O que é uma boa poupança?

Os meus CT são de maio 2018. Também penso resgatar e aplicar em CA.

Os CTPC devem manter o prémio máximo pelo menos até junho 2023. Os dois primeiros trimestres usados na média (1° e 2° de 2022) valem 11,9% e 7,1%. Por mais que os dois seguintes descam, a média muito provavelmente vai ficar acima dos 3% necessários para o prémio máximo de (3% x 40%) 1,20%.

Assim sendo, em maio 2023 receberias 1,65% + 1,20% = 2,85%. Claro que os CA nessa altura podem estar a dar mais, mas não estás a abrir mão de uma taxa má em 2023. Talvez depois já não tenhas mais prémio e recebas apenas os 1,95% e 2,25% base nos dois últimos anos, mas também quem sabe como a Euribor estará nessa altura?

Tem também em consideração que ao resgatares agora irás perder quase meio ano de juros (2,85% / 2 = 1,425%).

Não estou a dizer para manteres ou resgatares, é uma decisão tua. Apenas a prestar informação (que espero seja) útil. Está-se a criar uma "moda" de resgatar CTPC para reinvestir em CA que é compreensível, mas há casos e casos.

Última edição:
Os CTPC devem manter o prémio máximo pelo menos até junho 2023. Os dois primeiros trimestres usados na média (1° e 2° de 2022) valem 11,9% e 7,1%. Por mais que os dois seguintes desçam, a média muito provavelmente vai ficar acima dos 3% necessários para o prémio máximo de (3% x 40%) 1,20%.

Assim sendo, em maio 2023 receberias 1,65% + 1,20% = 2,85%. Claro que os CA nessa altura podem estar a dar mais, mas não estás a abrir mão de uma taxa má em 2023. Talvez depois já não tenhas mais prémio e recebas apenas os 1,95% e 2,25% base nos dois últimos anos, mas também quem sabe como a Euribor estará nessa altura?

Tem também em consideração que ao resgatares agora irás perder quase meio ano de juros (2,85% / 2 = 1,425%).

Não estou a dizer para manteres ou resgatares, é uma decisão tua. Apenas a prestar informação (que espero seja) útil. Está-se a criar uma "moda" de resgatar CTPC para reinvestir em CA que é compreensível, mas há casos e casos.
As tuas análises são muito importantes. E o que dizes ajuda me a analisar e decidir. Muito obrigado.

Como é que se deposita o dinheiro para os certificados de Aforro? Tem de ser na abertura da conta nos CTT? Podemos reforçar depois?

Ao abrir conta nos CTT podes pagar a primeira subscrição com cartão (com símbolo "MB" no verso), transferência para um IBAN, cheque ou numerário (até 3000€). Posteriormente, online podes fazer novas subscrições e pagar em homebanking ou multibanco (pagamento de serviços).

Não há própriamente reforços, cada subscrição é feita com as condições do momento e mantida em separado.

Ter dinheiro agora no banco , é um pessimo investimento , is juros são baixos e a inflação a subir , o que fazias há 3 anos atras com 10 mil euros , hoje em dia seriam preciso uns 12.000

Ter dinheiro agora no banco , é um pessimo investimento , is juros são baixos e a inflação a subir , o que fazias há 3 anos atras com 10 mil euros , hoje em dia seriam preciso uns 12.000

Qual a alternativa, na tua opinião? Investimentos sem garantia de capital (por exemplo)? Imobiliário?

Eu vou manter os CTPC que comprei em Novembro de 2020, dado o prémio interessante de 1,2% a acrescer ao juro do produto, mas vou resgatar os CTPC que comprei em Junho de 2021 e colocar nos CA. Vamos ver...

Diriam que para investir nos CA o melhor momento é "agora" certo? A formula "E3+1 %" acham que irá ser alterada para pior?

Desde janeiro 2022 que cada mês é "melhor" (taxa mais alta) que os anteriores para investir. Mas ter capital parado ou a render menos à espera também é perder dinheiro. Nos últimos dias do mês já se sabe a taxa do seguinte (assumindo que a série/fórmula se mantém) e pode-se decidir entre investir logo ou daí a alguns dias. De qualquer forma, a taxa será atualizada trimestralmente.

A criação de uma nova série é sempre uma possibilidade, tipicamente a acontecer será nos últimos dias do mês, e não será com uma fórmula mais vantajosa para o investidor.

Diriam que para investir nos CA o melhor momento é "agora" certo? A formula "E3+1 %" acham que irá ser alterada para pior?

Hoje voltei a fazer um "pacote" dos CA Serie E.
Tendo já série B, Série C e série E com datas desfasadas, agora todos os meses "pinga €" e todos os meses apanho taxas novas, ora nuns pacotes ora noutros [;)]

Tendo já série B, Série C e série E com datas desfasadas, agora todos os meses "pinga €" e todos os meses apanho taxas novas, ora nuns pacotes ora noutros [;)]

Onde estavas quando lançaram a série D? [:D]

Resgatei CTPC de 2019 que pagaram (2,25%) a 30/09 e estou a aplicar em CA. A 30/12 pagam outros que deverão ter o mesmo destino, caso a série E continue disponível.

Não foi uma decisão fácil, mas com a anunciada recessão receio que a partir de julho 2023 deixe de haver o prémio máximo nos CTPC (1,20%), logo com a taxa base de 1,35% que teria nesse ano achei que ficaria melhor servido com CA.

Estou-me a estrear este ano nos CA. Até agora só tive CT, todas as séries exceto os atuais CTPV.

Tb tenho dessas séries. Só não tenho A e D.

Entretanto os ctpc constituídos no 3.º T de 2017 vão dar 2,85%.

Onde estavas quando lançaram a série D? [:D]

Resgatei CTPC de 2019 que pagaram (2,25%) a 30/09 e estou a aplicar em CA. A 30/12 pagam outros que deverão ter o mesmo destino, caso a série E continue disponível.

Não foi uma decisão fácil, mas com a anunciada recessão receio que a partir de julho 2023 deixe de haver o prémio máximo nos CTPC (1,20%), logo com a taxa base de 1,35% que teria nesse ano achei que ficaria melhor servido com CA.

Estou-me a estrear este ano nos CA. Até agora só tive CT, todas as séries exceto os atuais CTPV.
Também tenho de tomar essa decisão mas vou deixar chegar ao final dos juros anuais.

Voltar
Superior