O que é uma boa poupança?

Parece que os bancos vão finalmente começar a aumentar os juros pagos pelos depósitos a prazo,pelo menos o Barclays aqui no Uk este mês aumentou o juros em 1300%!!!

Pagava práticamente zero agora paga 0.01318!![:)]

Tenho uma duvida com os juros dos Certficados de Aforro.

Supondo que compro agora por exemplo 5000€.

Passados 3 meses recebo X de juros. Esses juros são automaticamente reinvestidos criando um efeito composto, certo?

E se passado 6 meses eu tiver necessidade de resgatar dinheiro? Perco esses juros?

Tenho uma duvida com os juros dos Certficados de Aforro.

Supondo que compro agora por exemplo 5000€.

Passados 3 meses recebo X de juros. Esses juros são automaticamente reinvestidos criando um efeito composto, certo?

E se passado 6 meses eu tiver necessidade de resgatar dinheiro? Perco esses juros?

Sim, nos CA's os juros ganhos a cada trimestre somam ao capital inicial. E depois de ganhos já são sempre teus.

Como é que funciona o juro nos CA? Se colocar agora x€ com a taxa atual, essa taxa mantém-se por um período de 10 anos?

A taxa é revista todos os meses, mas mantém-se igual por um trimestre para cada subscrição.

Se fizeres agora (Outubro) apanhas os 2,106% brutos durante 3 meses. Depois em Janeiro (3 meses depois) apanhas a taxa que vigorar na altura e assim sucessivamente.

Alguém entendido em PPRs que me possa esclarecer uma dúvida?

De há cerca de 4 anos para cá comecei a subscrever pprs de forma a obter o benefício máximo no IRS em cada ano.
Tendo crédito habitação, o meu objetivo é, após fazer 5 anos do 1º Ppr subscrito, utilizar esse valor para ir pagando as prestações mensais do CA e durante esse tempo colocar o valor que estaria a pagar para subscrever novamente outro ppr.

No fundo o meu objetivo é criar um ciclo em que anualmente recebo 700 euros "limpos" (1 por meu e outro da minha esposa) via irs.

A minha questão é se quando chegar a altura de dar ordem ao banco para me irem buscar a prestação ao ppr e não a conta, o valor é referente a prestação na totalidade (incluindo os juros), ou se só poderei usar na parte do abatimento da casa e continuarei a pagar juros durante esses meses.

Já agora, é para quem já fez esta operação, se é um processo relativamente simples junto do banco ou se eles ligam o complicometro.

A minha questão é se quando chegar a altura de dar ordem ao banco para me irem buscar a prestação ao ppr e não a conta, o valor é referente a prestação na totalidade (incluindo os juros), ou se só poderei usar na parte do abatimento da casa e continuarei a pagar juros durante esses meses.

Aplica-se à totalidade da prestação.

pagamento de prestações de contratos de crédito garantidos por hipoteca sobre imóvel destinado a habitação própria e permanente do participante. O valor resultante do reembolso apenas pode ser afeto ao pagamento das prestações vencidas – incluindo capital, juros remuneratórios e moratórios, comissões e outras despesas conexas com o crédito – e ao pagamento de prestações por vencer, à medida que se vão vencendo.
fonte: https://www.asf.com.pt/NR/exeres/7AD202A1-E3AA-4C55-B18E-9F22C8923EFC.htm

Não posso comentar sobre o processo, pois nunca o fiz.

Parabéns pelo plano, bastante inteligente. [;)]

Alguém entendido em PPRs que me possa esclarecer uma dúvida?

De há cerca de 4 anos para cá comecei a subscrever pprs de forma a obter o benefício máximo no IRS em cada ano.
Tendo crédito habitação, o meu objetivo é, após fazer 5 anos do 1º Ppr subscrito, utilizar esse valor para ir pagando as prestações mensais do CA e durante esse tempo colocar o valor que estaria a pagar para subscrever novamente outro ppr.

No fundo o meu objetivo é criar um ciclo em que anualmente recebo 700 euros "limpos" (1 por meu e outro da minha esposa) via irs.

Já agora, é para quem já fez esta operação, se é um processo relativamente simples junto do banco ou se eles ligam o complicometro.

A prestação irá ser sempre paga da conta. O que acontecerá é um reembolso do PPR para a mesma conta e no mesmo montante da mensalidade, juros incluídos.

O processo é simples, é só solicitar junto do banco, que poderão ter algum documento para assinar e poderem pedir o reembolso junto do PPR.

Também faço isso em constante rollover do PPR. Não tenho interesse me manter PPR a longo prazo, e os 5 anos "bloqueados" acabam por ser mais uma almofada.

Voltar
Superior