O que é uma boa poupança?

Então qual será a justificação para eu ter recebido apenas 475,84? Será alguma comissão de resgate?

Tanta coisa que tenho de lá ir presencialmente todos os meses pedir o resgate e não dizem tudo... tão típico!

Tens a certeza que o teu resgate não inclui valorização? É um PPR em forma de fundo? Deves ter acesso (em breve) a algum tipo de recibo com essa informação.

Edit: (480,43 - 475,84) / 480,43 = ~1% , pode-se tratar também de uma comissão de resgate

Última edição:
Tens a certeza que o teu resgate não inclui valorização? É um PPR em forma de fundo? Deves ter acesso (em breve) a algum tipo de recibo com essa informação.

Edit: (480,43 - 475,84) / 480,43 = ~1% , pode-se tratar também de uma comissão de resgate
É um seguro PPR.

Também fiz essa conta e suspeito que seja uma comissão.

Já estou a ficar irritado com a Fidelidade.

Nas condições gerais da apólice do seguro PPR informam que o reembolso é concretizado no prazo máximo de 5 dias úteis e têm ultrapassado constantemente esse prazo.
Já abordei esse assunto e do outro lado dizem-me que o prazo são 10 dias para processamento e mais 3 a 5 dias para transferência bancária. Além disso dizem que, para a AT, conta a data do pedido. Tenho muitas dúvidas mas, como nunca passou para o mês seguinte, não insisti.

Agora para o mês de janeiro diz o pedido de resgate de 478,70€ (sendo que o IAS é de 480,43€) e, por iniciativa própria, decidiram proceder ao resgate de 480,50€ (que resulta num valor líquido de 480,39€.

A ter problemas com a AT será pelo diferencial de 0,07€, mas é uma questão de rigor com os pedidos que são efetuados.

Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.

Estas subidas constantes das taxas de juro tornaram novamente mais interessante o mercado obrigacionista. Há por aí uns titulos a remunerar quase 1% acima dos certificados de aforro cujo risco é bastante aceitável.

Quais.

Só tenho visto boas oportunidades do outro lado do atlântico, mas a UE não os deixa comprar [:D] e tem o risco cambial.

Então, para uma subscrição que efectuei em Novembro de 2022, segundo as tabelas publicadas, terei a nova taxa 3,403% aplicada a partir deste mês (independentemente do dia em que subscrevi?)?

Em fevereiro, no dia em que subscreveste, vão pagar (capitalizar) os juros calculados com a taxa que estava em vigor. A partir daí, passas a ter a nova taxa 3,403%.

Tirem-me uma duvida pois sou um pouco ileterado financeiramente.
neste momento 10k€ em certificados a esses 3.4% davam cerca de 245€ liquidos ao fim de 1 ano? É isso?
é essa hipotese que hatualmente se considera mais vantajosa?

Tirem-me uma duvida pois sou um pouco ileterado financeiramente.
neste momento 10k€ em certificados a esses 3.4% davam cerca de 245€ liquidos ao fim de 1 ano? É isso?
é essa hipotese que hatualmente se considera mais vantajosa?

Não necessáriamente,

Porque se investires 10000 agora essa taxa vai ser aplicada durante 3 meses, ao fim desses 3 meses é renovado à taxa em vigor na altura (que pode ser uma taxa mais elevada ou menor, mas a previsão é que continue a subir) e são juros compostos, ou seja nos primeiros 3 meses são 10000, nos 3 meses seguintes são os 10000+juros e assim sucessivamente.

Por isso é dificil calcular exactamente os juros liquidos que vais receber ao final de um ano pois a taxa é revista trimestralmente

Além de que mesmo que seja uma hipotese mais remota já não era a primeira vez que o Estado mudava as regras a meio do jogo, e alterar a forma de calculo da taxa mesmo em séries em vigor.

Mas tendo em conta o risco vs retorno também acho uma das melhores opções no momento

Última edição:
  • Gosto
Reações: DMA
Não necessáriamente,

Porque se investires 10000 agora essa taxa vai ser aplicada durante 3 meses, ao fim desses 3 meses é renovado à taxa em vigor na altura (que pode ser uma taxa mais elevada ou menor, mas a previsão é que continue a subir) e são juros compostos, ou seja nos primeiros 3 meses são 10000, nos 3 meses seguintes são os 10000+juros e assim sucessivamente.

Por isso é dificil calcular exactamente os juros liquidos que vais receber ao final de um ano pois a taxa é revista trimestralmente

Além de que mesmo que seja uma hipotese mais remota já não era a primeira vez que o Estado mudava as regras a meio do jogo, e alterar a forma de calculo da taxa mesmo em séries em vigor.

Mas tendo em conta o risco vs retorno também acho uma das melhores opções no momento

Tinha ideia de a taxa ser fixa no momento da subscrição, dai não ser permitido reforços mas sim novas subscrições com o valor em vigor no momento.

Então dizes que subscrevendo hoje posso eventualmente ter 6 meses a 3.4% e outros 6 a 2.1% ou 4% e o calculo feito com essas variantes?

Voltar
Superior