O que é uma boa poupança?

Nao sei com que intencao o comentario foi feito. Mas o que ele disse é um facto e que se constata muito facilmente. Nao é querer dizer para ficarem em casa a pao e agua, mas sim ser um bocado mais responsavel financeiramente

Mas quem é ele para tecer considerações sobre isso?

Se eu pedir 1/2M de empréstimo e for todas as sexta ao Ramiro e com isso não conseguir pagar a casa ao banco, coitadinho dele que fica cheio de pena de mim.

Nem lucra nadinha se eu lhe entregar a casa…

Se eu pedir 1/2M de empréstimo e for todas as sexta ao Ramiro e com isso não conseguir pagar a casa ao banco, coitadinho dele que fica cheio de pena de mim.

Ok, o problema é o mensageiro e nao a mensagem, entendi. Foquei-me apenas no conteudo da mensagem

Como ficou claro na última crise as coisas estão bem longe de serem assim tão preto ou branco.
Os bancos não querem as casas dos clientes para nada, o negócio deles é o dinheiro não as casas.

(em todo o caso o que disse o homem é bem diferente daquilo que se anda a discutir nas redes sociais)

Acho que a critica que se pode fazer à frase é que ele não disse algo como:

conseguimos ver pela utilização dos cartões da nossa marca, em levantamentos, pagamentos etc que os padrões de consumo se mantêm. E Mostrava uma gráfico com uma linha mais ou menos estável, com um breakdown por setores etc

Mas ele disse:
mano, falam em crise mas os shoppings continuam cheios pá! Vou jantar fora à sexta e vejo tudo cheio! Falam, falam mas o Rock in Rio esgotou mano!!

No fundo, foi uma cena a olho. Foi um parece-me que!

Também suponho que os números mostram o que ele diz, i.e não há decréscimo. Mas disse-o de forma tipicamente tuga. Mandou uma crlhada sobre... Mete o Mantorras!

É assunto que nem tenho feito questão de andar completamente a par, dado as confusões/incertezas, burocracias e ao fim ao cabo o parco valor que se por retirar!
Nem faço questão de fazer uso disso.
E ao ler isso que está nesse último link parece que nem acertam com o valor final exato do IAS para 2023.. "Em 2023, o valor do IAS subiu para 478,70 €​..." 😒

Para quem não precisa do dinheiro (que também é o meu caso) ainda faz mais sentido resgatar os PPR.
porquê?

Porque em meia dúzia de meses tens o valor disponível e necessário para abrir um novo PPR e sacar mais 350€ no IRS sem empatar nenhum cêntimo...

Para quem não precisa do dinheiro (que também é o meu caso) ainda faz mais sentido resgatar os PPR.
porquê?

Porque em meia dúzia de meses tens o valor disponível e necessário para abrir um novo PPR e sacar mais 350€ no IRS sem empatar nenhum cêntimo...

É mesmo isso. É o que estou a fazer. Em 4 meses saca-se o suficiente (1750 EUR) para ir buscar os 350 EUR de IRS. Na prática, são 1750 EUR que renderam 700 EUR de benefícios fiscais em 2 anos. Com jeito, esses 1750 EUR ainda podem estar a render 6 meses em CA antes de voltarem ao PPR (valor irrisório, mas sempre serão uns 10 ou 11 EUR).

porquê?

Por aqui igual, estou a resgatar, investir e depois volto a colocar em PPR antes do fim do ano no....

porquê?

Tenho um "PPR" - fundo pensões, através de empresa.. não tiro grande partido fiscalmente fazer por fora PPR's. 😉

É lixado estar a ficar descapitalizado com a movimentação das poupanças para os CA.

Os bancos são uns abutres. Vejam lá se agora aliviam nas comissões. Ta bem abelhas

Porque é que haviam de aliviar as comissões ? Não são a Santa Casa da Misericórdia.

Quanto às declarações do presidente do Santander, muitas vezes referidas mas descontextualizadas, retenho que felizmente até ver a generalidade das pessoas está a lidar razoavelmente com o aumento das tx de referência e felizmente ainda conseguem levar uma vida digna e com alguma qualidade, não estando ainda em modo sobrevivência, felizmente.

Na verdade hoje é tudo altamente exagerado pelos media na ansia de audiências.

Porque é que haviam de aliviar as comissões ? Não são a Santa Casa da Misericórdia.

Quanto às declarações do presidente do Santander, muitas vezes referidas mas descontextualizadas, retenho que felizmente até ver a generalidade das pessoas está a lidar razoavelmente com o aumento das tx de referência e felizmente ainda conseguem levar uma vida digna e com alguma qualidade, não estando ainda em modo sobrevivência, felizmente.

Na verdade hoje é tudo altamente exagerado pelos media na ansia de audiências.

Porque as comissões , ao nível que se encontram, surgiram no contexto de taxas baixas ou negativas. Forma dos bancos se sustentarem.

No contexto actual não fazem sentido, dado o peso dos Juros.

Ademais, são mais taxas dos que comissões. Taxa por disponibilidade de cc ou cartão de débito? Manutenção de conta?

Uma falácia, a coberto de uma taxa.

E o moey, para quem não precise de balcões, cheques e depósitos (cheques e numerário).
Como fazes para depositar dinheiro no moey? É possível?

E pode servir como conta para tudo? Receber salários, agendar pagamentos, débitos directos, etc?

Nunca usei moey, uso revolut como back up, mas não confio no revolut para o dia a dia ... Não duvido que mais dia menos dia o activo também meta taxas, aliás já deram os primeiros passos com os níveis de status.

Como fazes para depositar dinheiro no moey? É possível?

E pode servir como conta para tudo? Receber salários, agendar pagamentos, débitos directos, etc?

Nunca usei moey, uso revolut como back up, mas não confio no revolut para o dia a dia ... Não duvido que mais dia menos dia o activo também meta taxas, aliás já deram os primeiros passos com os níveis de status.

Depósito de numerário ou cheque não é possível. Podes transferir de outra conta, enviar por mbway, receber lá o salário.
Tem débitos diretos e podes agendar transferências.
Transferências (não agendadas) imediatas quando o banco destino o permita.
Pagamento de serviços (entidade+referência) sem agendamento.
Um cartão de débito físico, outro virtual com opção ativar/desativar.
Operações mbway.

A gestão é feita por app apenas, não tem interface browser/pc.

FAQ: https://support.moey.pt/hc/pt-pt

Se alguém quiser aderir por meu convite, avise em privado [;)]

Última edição:
A gestão é feita por app apenas, não tem interface browser/pc.

FAQ: https://support.moey.pt/hc/pt-pt

Se alguém quiser aderir por meu convite, avise em privado [;)]

Já só tenho uma única conta, justamente por causa das comissões. Sucede que agora tenho o ordenado, todos os débitos em conta e todos os investimentos associados a essa conta, pelo que tenho algum receio de estar a mudar. Mas irrita-me supinamente este condicionamento que me mantém refém das comissões que o banco entende cobrar.

Voltar
Superior