O que é uma boa poupança?

Atrás já discutimos isso.
Aquela lista não é minimamente acessível a 98% dos clientes tugas.
A que acresce ter que andar a mudar o dinheiro de 3 em 3 meses ou nem tanto de banco em banco para na maioria ganhar uns cêntimos que é o que os tugas têm.
Quem tiver os CA E ou até anteriores acaba por não está nada mal servido para poupanças deste tipo e sem chatice nenhuma.

Os CA E são ótimos, mas já não se podem subscrever. Felizmente, servi-me bem enquanto esse buffet esteve aberto.

Quanto às alternativas atuais, já se consegue garantir 3,00% durante 4 anos (sem mobilização). Bem mais que os CA F nesse prazo. Se for capital para realmente prender nesse prazo, já merece consideração. Sem descartar uma nova subida de taxas até ao fim do verão.

Este é o único fórum onde publico a tabela de DPs com taxa decente e a primeira reação é sobre os que ficam pelas alternativas de taxa inferior da banca tradicional.

Nada contra, é curioso. :)

O BiG por exemplo só paga de jeito no super-depósito para novos clientes e com limites. CGD idem. Tem de se andar na transumância bancária, ir pôr o dinheiro a pastar noutro sítio de três em três meses [:p]

Klarna paga os mesmos 3,00% a 4 anos sem saltos.

"Ah, mas aí não se pode levantar mais cedo". Não se pode ter tudo [;)]

Este é o único fórum onde publico a tabela de DPs com taxa decente e a primeira reação é sobre os que ficam pelas alternativas de taxa inferior da banca tradicional.

Nada contra, é curioso. :)

Não tem nada de curioso, daquela lista que publicas diria que o público alvo em Portugal não passa de uma % completamente residual do país, já bem por alto não sei se chega a uns 5% do país.
Se perguntares aqui quem tem conta nesses bancos todos, exceptuando o Ativo/Ctt, os outros devem ter uma percentagem inferior a 1%.
Além disso por exemplo por cada 1000€ a diferença da taxa dos CA para as maiores taxas anda em 75centimos (ou nem isso) por cada mil euros por mês.
Para valores residuais que é o que a maioria dos tugas tem, incluindo os que aqui andam é diria que insignificante, não compensa o trabalho.

E isto em nada desvaloriza o teu trabalho e aquilo que fazes cá, pelo menos nunca foi esse o meu objetivo, para mim é apenas a constatação da realidade que temos. Pouca literacia financeira, pouco dinheiro para investir, pouca literacia informática que é necessária para aderir quase à totalidade das propostas que apresentas.

O negócio "bancos" ainda é uma coisa que precisa de muita confiança e que a maioria prefere presencial, então se falarmos em pessoal mais velho ainda mais.

JRJordao fazes ideia de quanto tempo demora a validação de identidade na Trade Republic?
Criei conta no passado dia 27 de Maio e ainda está em validação. Não tenho forma de contactar o suporte pois na app e site só dão acesso a essa parte depois da validação estar concluída.

Quem adere agora fica só com 1,5% no plano gratuito. Os 2,5% foram para adesões até 20 março.

Eu já tinha conta há 7 anos mas hoje fiz a atualização para o IBAN PT, deve ter sido por isso.
Digo isto porque antes da atualização vi 2.25% e entretanto alterou o valor quando fiquei com o novo IBAN atribuído.

Eu já tinha conta há 7 anos mas hoje fiz a atualização para o IBAN PT, deve ter sido por isso.
Digo isto porque antes da atualização vi 2.25% e entretanto alterou o valor quando fiquei com o novo IBAN atribuído.

Só com o IBAN PT ganhaste acesso às Poupanças de Acesso Imediato.

Click image for larger version  Name:	image.png Size:	15.1 KB ID:	14713450

Eu faço isso de transumância trimestral de depósitos a prazo. Tenho paciência para essas tretas... :sh)

Ando com taxas 2.25% ou 2.5%. +-

Agora com os 2.5% do Banco Invest mandei para lá o meu dinheiro todo à exceção de algum que tenho no Bankinter a render 5%.

Não tem nada de curioso, daquela lista que publicas diria que o público alvo em Portugal não passa de uma % completamente residual do país, já bem por alto não sei se chega a uns 5% do país.
Se perguntares aqui quem tem conta nesses bancos todos, exceptuando o Ativo/Ctt, os outros devem ter uma percentagem inferior a 1%.
Além disso por exemplo por cada 1000€ a diferença da taxa dos CA para as maiores taxas anda em 75centimos (ou nem isso) por cada mil euros por mês.
Para valores residuais que é o que a maioria dos tugas tem, incluindo os que aqui andam é diria que insignificante, não compensa o trabalho.

E isto em nada desvaloriza o teu trabalho e aquilo que fazes cá, pelo menos nunca foi esse o meu objetivo, para mim é apenas a constatação da realidade que temos. Pouca literacia financeira, pouco dinheiro para investir, pouca literacia informática que é necessária para aderir quase à totalidade das propostas que apresentas.

O negócio "bancos" ainda é uma coisa que precisa de muita confiança e que a maioria prefere presencial, então se falarmos em pessoal mais velho ainda mais.
Acresce que para os que têm dinheiro a sério, e onde umas décimas há fazem diferença nos valores absolutos dos juros, os bancos tradicionais pagam com facilidade mais de 2%, sendo já habitual chegarem aos 2,25%, em depósitos a prazo absolutamente normais.

Contas remuneradas

Produtos mais rentáveis com capital garantido que permitem reforços e levantamentos sem penalização.

As TANB sem prazo podem sempre ser ajustadas.

A coluna IRS assinala os estrangeiros, que requerem declaração da conta e juros recebidos.

Quanto ao Tipo de cada produto,
  • Ordem: Conta bancária principal, de onde são feitos pagamentos e transferências
  • Poupança com IBAN: Conta bancária adicional, com reforços/levantamentos diretos
  • Poupança sem IBAN: Conta bancária adicional, com reforços/levantamentos via uma conta principal
  • Seguro: Seguro financeiro
image.png
* Bankinter oferece 25€ a 75€, com permanência de mínimo 1000€ por seis meses, na adesão por convite, forneço o meu em privado [detalhes]

** Trade Republic oferece 10€ na adesão por convite​​​

*** bunq oferece 50€, com permanência de 1000€ por um ano, na adesão por convite, forneço o meu em privado (preciso do vosso número móvel)

Last edited:
Certificados de aforro

A taxa base para julho 2026 utiliza a média da Euribor 3 meses entre 12/06 e 25/06.

Taxas finais para novas subscrições (série F) e novos trimestres de subscrições existentes
  • série F < 1 ano: 2,356%
  • série F > 1 ano: 2,606%
  • série E < 5 anos: 3,856%
  • série E > 5 anos e série D: 4,356%

Eu faço isso de transumância trimestral de depósitos a prazo. Tenho paciência para essas tretas... :sh)

Meh, a CGD também treina bem os clientes - os depósitos e.g. de 3 meses renovam automaticamente a 0.1% ou coisa do género ...

Uma pessoa fica embasbacada com a colossal esperteza :sh)

Isto dos juros diários é interessante, eu no aplicativo que tenho lá as cripto estou a receber 3,55% ao ano[;)]

Back