Se for trocar por um povo nórdico concordo, agora quanto mais conheço as pessoas do nosso país vizinho, mais gosto do portugueses!
Por acaso até tenho uma história engraçada para contar sobre isto.
Eu sempre tive fetiche e gosto por outros países adorava ir a todos eles.
Mas nunca tinha ido a nenhum, o unico sitio que tinha como experiência era a Espanha Ayamonte que é quase como Portugal, apesar de já ter algumas diferenças.
As unicas experiências que tinha fora disso foi a minha mãe que sempre imigrou pela a Europa fora e contava muitas coisas.
O ano passado estive nos países Nórdicos e fiquei completamente pedrado e adorei o modo como eles encaram a civilização.
Este ano fui para Espanha e o meu gosto por Espanha desceu quase 50%, pensava que era um povo diferente, mais evoluido, civilizado, inteligente etc.
Mas não são!
Fiquei com a ideia de serem iguais a nós, mas com mais dinheiro e talvez um pouco mais de confiança o que faz com que tenham mais sucesso no mercado e por essa razão mais poder económico.
Sobre os outros países não posso dizer muito, só mesmo o que a minha mãe me conta, mas penso que o que seja mais diferente no meio da Europa central seja a Suiça tanto que é o unico país da Europa central que entra com cidade para o IDH (indice de desenvolvimento humano) com Zurique e Genebra, o resto das cidades da Europa só mesmo Oslo,Helsinquia,Estocolmo,Copenhague que é Fino-Escândinavia.
A Polónia apesar de ser um país que esta a crescer a um ritmo enorme e futuramente até acredito que vai ser uma potência europeia, ainda têm uma população com um trauma muito grande em termos de guerra, eles nunca estiveram descansados geograficamente, ou tinham a Alemanha de um lado ou a União Sovietica do outro e ainda tem o defeito de no país deles haver a planice principal da Europa para atacar zonas importantes, tanto Napoleão como Hitler usaram esta rota para chegar a Moscovo e também é a unica que existe.
Por essa razão e outras mais ainda falta um pouco de confiança aos Polacos e isso nota-se na maneira de eles serem, mas com o tempo isso vai mudar.
Em relação aos Nórdicos eles são o que são mas também têm muitos factores que nós não temos
Devido ao clima é um povo que nos meses de inverno pouco sai de casa e para isso têm que fazer algo criativo em casa e isso desenvolve o lado intelectual, e no passado o clima extremo fazia com que o povo se uni-se mais e isso criou a tal parte aberta deles e de se poder confiar na palavra deles.
Agora desvantagens de viver imigrar para lá têm algumas.
É dificil criar amizades com nativos.
Cumprem as regras ao maior pormenor, seja elas quais for.
São pessoas que não são frontais e nunca sabemos se gostam de nós ou não.
E no geral são um povo muito fechado para o resto da Europa e por isso torna dificil para muitos latinos ir para lá.
Agora nós, o noso ponto fraco é mesmo o clima, qualquer país com muito calor e praia a mais fica lento e relaxado, isso até se vê bem na Europa que os piores países são os de sul
Portugal,Grécia,Itália e Espanha, apesar de Espanha ser o que têm mais PIB dos 4 ainda fica atrás de o resto da Europa Central
Desculpem um post tão grande mas geografia e geopolitica é um assunto que me interessa..:sh)