[Sociedade] O que lá fora existe e que nunca existiu em Portugal

O que existe em PT e nunca existiu lá fora? Essa é a pergunta que nos devemos por e não andar a tentar copiar e acompanhar os passos dos outros...

Ontem tive a ver um debate entre os candidatos a PM na Inglaterra, e lembrei-me deste tópico.
Imaginem vocês que, entre outras coisas, os candidatos deixam-se falar uns aos outros, não se tratam por Doutor (o que acho muito refrescante) e não usam do ataque pessoal :O
Fiquei muito bem impressionado no plano formal, no plano material é que já nem tanto, aquela ***** deve tar mesmo mal, há pessoas que tem de vender a casa quando são idosas para poderem ter cuidados médicos, coisa que nem sequer imaginamos em Portugal...ás vezes falamos mal sem razão [;)]

Pelo o que sei que pode estar errado, fomos nós que começamos a chegar 1º ás Américas.
O Colombo foi o 1º não foi? mas esse também ninguém sabe de que país é [:D]
Mas depois disso nós começamos a explorar bem a zona do Brasil.

Em relação á potência mundial, fomos durante pouco tempo, mas acho que até fomos.
Tinhamos boas rotas maritimas, chegava-mos bem à India, tinhamos varias colonias em Africa, já exploravamos o Brasil etc
O unico pais que competia com a gente era a Espanha.

Quanto a sermos potência mundial, tenho as minhas dúvidas se realmente poderemos dizer que Portugal assim o foi alguma vez, eu prefiro considerar Portugal como sendo um dos pioneiros no que viriamos a conhecer como "globalização" (alias há alguns livros que abordam este assunto). Infelizmente éramos extremamente mal organizados e tivemos pouca visão, explorámos o Novo Mundo e não tínhamos realmente uma organização concisa nem uma política para as colónias (ao contrário dos espanhóis). Apenas aproveitamos o arrojo de Dom Manuel I. Chegou a um ponto que nem o transporte das mercadorias que vinham das colónias, faziamos, confiando essa tarefa a países estrangeiros, pagando por esse serviço[8b]. Depois os reis seguintes não souberam lidar com a inflação que tanto Portugal como Espanha viriam a sofrer uns anos a seguir, com a chegada e concentração de tanta riqueza vindo das colónias. Resumindo, tínhamos as condições para sermos uma potência, mas deixamos a oportunidade fugir.

Acho muita piada a malta por aqui falar sem conhecimento de causa. Catalogar os Alemães de nazis é mesmo de quem nunca conheceu realmente os alemães.

Passar uma semana a Londres ou a Paris, cidades em que são tantos os turistas quanto os locais e há muita emigração não permite propriamente ficar a conhecer o povo.

Da minha experiência pessoal, vivi durante a faculdade com Alemães, Franceses e Brasileiros. Não só tive a oportunidade de conviver com os que moravam comigo como também os amigos que foram convidados.

Os franceses eram altamente civilizados, mas algo arrogantes. Sempre que possível gozavam com o de que de menos bom havia por cá. Mas não tive qualquer razão de queixa deles, foi um ano sem qualquer chatice!

Os brasileiros prefiro nem comentar.

Os Alemães foram uma agradável surpresa, viviam dois na minha casa mas muitas vezes estavam lá os amigos e não eram poucos, por isso acho que deu para ter uma boa ideia de como são. Sabiam ver as coisas boas da vida, era raro ouvi-los a queixarem-se do que quer que fosse e mesmo num país como o nosso conseguiam ver as coisas boas que tínhamos. Eram unidos e não perdiam uma oportunidade para confraternizar, muitos jantares houve lá em casa!!! Só havia um caramelo com manias de chico esperto... era filho de pais portugueses. [:)]

Também li por aqui que os Italianos são um povo acolhedor, mas no verão passado tive lá uma semana em várias cidades, do norte ao sul e até numa das ilhas, e não posso concordar bem com esta afirmação. Eles não têm o respeito que deviam ter para com os turistas e nem precisam, a história joga a favor deles, mais de dois mil anos de publicidade gratuita. São algo simpáticos, não viram as costas se precisares de alguma coisa ou informação, mas acolhedores de todo não o são.

My two cents.

(...) e mesmo num país como o nosso conseguiam ver as coisas boas que tínhamos. (...)
Permite-me um comentário. [;)]

Quando não se vive em Portugal, é facil ver o que de bom cá existe...

( isto válido para outros paises como é obvio )

Quando se vive cá não deixamos de ver as coisas boas, mas as más já são tantas que moem...

Permite-me um comentário. [;)]

Quando não se vive em Portugal, é facil ver o que de bom cá existe...

( isto válido para outros paises como é obvio )

Quando se vive cá não deixamos de ver as coisas boas, mas as más já são tantas que moem...

Viveram cá um ano. Mas concordo com o que dizes, qualquer das formas os franceses estiveram cá um ano também e nunca os ouvi a falar bem de Portugal, estavam constantemente no bota-abaixo.

E tal como dizes, a maior parte das afirmações feitas cá têm com base a não vivência da realidade dos países em causa, por um período de tempo considerável. A maior parte fala da experiência das férias.

A minha mãe quando esteve no UK ela como têm o cabelo muito preto chegava a ter decriminações.
E uma amiga dela que era black então nem se fala, eram muito maus mesmo.
Isto em 1999.

Cabelo muito preto? LOL, pelo cabelo "muito preto" não foi de certeza. Foi mais pela cor da pele (mais escura), porque também há muitos ingleses com cabelo preto [:cool:]

Back