[Sociedade] O que lá fora existe e que nunca existiu em Portugal

Mas isso de ser um país multicultural só traz vantagens. O Mundo cada vez é mais global e o movimento de pessoas cada vez é mais intenso e isso é bom para todos, menos para aqueles que não sabem lidar com as diferenças e nesse aspecto os Ingleses percebem como ninguém como tirar partido disto mesmo. Eles sabem que o Mundo é constituído por imensas raças e culturas e nós só temos vantagens se aproveitar-mos o bom que há em cada cultura, porque não há só culturas más ou culturas perfeitas, todos temos algo a aprender com todos. Os ingleses são espertos como ninguém, não é por acaso que Londres actualmente é a capital da Europa, uma das cidades mais cosmopolitas do Mundo, quando toda a gente que eu conheço gostava de ir estudar para Londres, isto é uma arma fortíssima e eles só o conseguiram porque são inteligentes e acima de tudo conseguiram construir uma sociedade equilibrada, sem conflitos como os magrebinos em França, sem xenofobia como na Alemanha, etc

Last edited:
Considero a Europa Central como a Alemanha, Austria, Eslovenia, Rep. Checa, Eslovaquia e Polónia mas sei que a Polónia ja fica 'meio' entre a Europa Central e de Leste (Ucrania, Bielorussia, Federacao Russa, Bulgaria, Romenia, Moldavia...)

olha que os polacos ficam fulos se lhes dizem que não são bem europa central!

Mas isso de ser um país multicultural só traz vantagens. O Mundo cada vez é mais global e o movimento de pessoas cada vez é mais intenso e isso é bom para todos, menos para aqueles que não sabem lidar com as diferenças e nesse aspecto os Ingleses percebem como ninguém como tirar partido disto mesmo. Eles sabem que o Mundo é constituído por imensas raças e culturas e nós só temos vantagens se aproveitar-mos o bom que há em cada cultura, porque não há só culturas más ou culturas perfeitas, todos temos algo a aprender com todos. Os ingleses são espertos como ninguém, não é por acaso que Londres actualmente é a capital da Europa, uma das cidades mais cosmopolitas do Mundo, quando toda a gente que eu conheço gostava de ir estudar para Londres, isto é uma arma fortíssima e eles só o conseguiram porque são inteligentes e acima de tudo conseguiram construir uma sociedade equilibrada, sem conflitos como os magrebinos em França, sem xenofobia como na Alemanha, etc

Eterna divisão entre portugueses, os pró ingleses e os contra. [:D]

Na Irlanda usam os termos "protestantes" e "católicos".

Eu sou mais "protestante", mas sou dos contra...contra os canhões, marchar, marchar! [:)]

É tudo muito bonito até a realidade bater forte e feio...

A verdade é que o multiculturalismo para além dessas vantagens acarreta muitos problemas, então quando falamos de culturas muito díspares e/ou de um volume grande de imigrantes (Polacos por exemplo...não podem com eles) nem se fala.

Como disse anteriormente equilíbrio não encaixa bem no estado actual das coisas. Se por um lado os franceses têm os problemas que têm, os ingleses têm encapotado e detorpado toda a sociedade. Eu não acho normal que para os outros (imigrantes) se sentirem bem no RU se apague com aspectos culturais e tradicionais importantes do país em nome duma suposta prevenção contra o racismo.
Esquece o "black board", porque black pode ser associado a um termo perjurativo como bem sabes. Esquece as festas das crianças a celebrarem o Natal e o nascimento do menino Jesus (a temática das festas não pode ser de todo associado à religião tradicional...)
Acredita podia estar aqui a dissertar várias páginas com pequenos grandes pormenores que me fazem ter a certeza que este tipo de "multiculturalismo" não me apraz.

Algo parecido com as políticas Australianas e Neo Zelandezas é capaz de trazer mais vantagens (tanto aos locais como aos que são autorizados a imigrar)

A verdade é que o multiculturalismo para além dessas vantagens acarreta muitos problemas, então quando falamos de culturas muito díspares e/ou de um volume grande de imigrantes (Polacos por exemplo...não podem com eles) nem se fala.

Como disse anteriormente equilíbrio não encaixa bem no estado actual das coisas. Se por um lado os franceses têm os problemas que têm, os ingleses têm encapotado e detorpado toda a sociedade. Eu não acho normal que para os outros (imigrantes) se sentirem bem no RU se apague com aspectos culturais e tradicionais importantes do país em nome duma suposta prevenção contra o racismo.
Esquece o "black board", porque black pode ser associado a um termo perjurativo como bem sabes. Esquece as festas das crianças a celebrarem o Natal e o nascimento do menino Jesus (a temática das festas não pode ser de todo associado à religião tradicional...)
Acredita podia estar aqui a dissertar várias páginas com pequenos grandes pormenores que me fazem ter a certeza que este tipo de "multiculturalismo" não me apraz.

Algo parecido com as políticas Australianas e Neo Zelandezas é capaz de trazer mais vantagens (tanto aos locais como aos que são autorizados a imigrar)

E qual é o mal? Preocupante era se eles tomassem medidas xenófobas que limitassem a liberdade dos estrangeiros, mas como eles são inteligentes e equilibrados sabem que também eles têm que se adaptar à convivência de novas culturas.

Isto só demonstra a clarividência dos ingleses e por esse tipo de consciência eles conseguem ter as influência ao redor do Mundo. O Mundo é constituído por pessoas, e a primeira exigência para existir uma sã convivência é haver respeito mutuo.

A Inglaterra como qualquer país evoluído é um Estado Laico, não percebo qual o problema desse tipo de medidas que permitem uma saudável socialização entre todos o tipo de religiões . Tu como imigrante só tens é a ganhar com isso, não percebo a tua preocupação. Não te preocupes que o RU nunca será tomado de assalto pelos estrangeiros ou pelos fundamentalistas islâmicos. Podes ter a certeza disso[:D]

Last edited:
olha que os polacos ficam fulos se lhes dizem que não são bem europa central!

ehehe

Com esses gajos até lhes chamo russos... principalmente quando me dizem buenos dias ou pensam que Portugal é uma espécie de Espanha. [:D]

Infelizmente por uns pagam outros mas é verdade. A emigração de polacos em Inglaterra foi tal - e a maior parte uns labregos que nem inglês querem falar - que a imagem desse povo está pelas ruas da amargura. Por isso não me admira que muitos deles nem se interessem pelas suas comunidades quando estão no estrangeiro. [;)]

Dizer que o RU não cresceu depois da WW2 é de todo falso. Foi um país que levou "porrada" a sério nesta guerra (até em Bristol se vêem ainda edifícios destruídos) e tiveram de se erguer.

Sim cresceu e muito mesmo, mas perdeu o lugar para os EUA e outros países.
Mas dentro da EU poucos foram os países que não sofreram, somente a Suiça,Suécia e Portugal ficaram de fora, a Espanha também ficou, mas estava devastada ainda com uma guerra civil que tinha tido.

A industria está moribunda na maioria dos países Europeus, para não dizer quase todos; "Made in Asia" é o que está a dar:sh).
Envelhecimento da população (sem ver dados estatísticos...apenas pelo que vejo na rua) diria que têm uma taxa de natalidade superior à nossa por exemplo.
O RU já é um país multi-cultural (proventura o mais multi-cultural da Europa), daí os problemas e vantagens que isso acarreta

Verdade, a Europa está toda a sofrer das coisas Made in Asia e o facto da população envelher não ajuda muito.
Por exemplo em UK os casais têm muitos filhos porque o estado ajuda muito, mas mesmo assim não é o suficiente, o aumento da qualidade de vida e por concequente o aumento da esperança media de vida levou a que o que nasce não consegue repor as pessoas que entram na reforma.

Respondido a azul

ehehe

Com esses gajos até lhes chamo russos... principalmente quando me dizem buenos dias ou pensam que Portugal é uma espécie de Espanha. [:D]

Xiça já na Finlândia me diziam o mesmo [:)][:)]

Uma vez falei com um Finlândes e o gajo vira-se para mim e pergunta de onde sou.
Depois de eu dizer que sou de PT, ele vira-se para mim e diz.

Ah eu tenho pai Espanhol e falo um pouco de Espanhol também.[:D]

Eu fiquei naquela....:confused: e depois? [:)]

Depois lá expliquei a diferença [:)][:)]

E qual é o mal? Preocupante era se eles tomassem medidas xenófobas que limitassem a liberdade dos estrangeiros, mas como eles são inteligentes e equilibrados sabem que também eles têm que se adaptar à convivência de novas culturas.

Isto só demonstra a clarividência dos ingleses e por esse tipo de consciência eles conseguem ter as influência ao redor do Mundo. O Mundo é constituído por pessoas, e a primeira exigência para existir uma sã convivência é haver respeito mutuo.

A Inglaterra como qualquer país evoluído é um Estado Laico, não percebo qual o problema desse tipo de medidas que permitem uma saudável socialização entre todos o tipo de religiões . Tu como imigrante só tens é a ganhar com isso, não percebo a tua preocupação. Não te preocupes que o RU nunca será tomado de assalto pelos estrangeiros ou pelos fundamentalistas islâmicos. Podes ter a certeza disso[:D]

Eu preocupado, nem por isso, não é o meu país de origem...mas podia ser.

E se este tipo de normas e comportamentos fosse imposto porque eventualmente podiamos ferir a "susceptibilidad"e de uma qualquer pessoa de determinada raça/religião em Portugal te garanto que não ficaria nada contente.

Estás a ver uma peça de teatro na escolinha com o menino jesus, a vaca, a mula e companhia...pois agora já não vês algo que era costume e tradição (pelo menos em Bristol). Eu acho que não é uma adaptação é um corte grave na história/cultura local/nacional. Pessoalmente até posso considerar um acto xenófobo contra os próprios ingleses:sh)

O respeito mútuo não implica alterar costumes e maneiras que nada têm de xenófobo.

Eu sou um emigrante português e com certeza nunca apoiaria alterarem os costumes locais para se aproximarem dos costumes portugueses. Porquê? Porque na casa dos outros sou convidado e se não gosto da maneira como a casa dos outros funciona, tenho bom remédio e voltar para a minha.

ehehe

Infelizmente por uns pagam outros mas é verdade. A emigração de polacos em Inglaterra foi tal - e a maior parte uns labregos que nem inglês querem falar - que a imagem desse povo está pelas ruas da amargura. Por isso não me admira que muitos deles nem se interessem pelas suas comunidades quando estão no estrangeiro. [;)]

Pois acredito, até porque tenho uma colega polaca e é 5*. Mas de facto muitos deles não falam inglês, exigem o que não podem e principalmente são desconfiados.
Antes da minha colega vir para cá trabalhar, apanhava muitos, e se há coisa que me virava o estômago era a desconfiança sempre presente.

Mas se for a ver bem estou a descrever o grosso dos imigrantes:rolleyes:

Eu sou um emigrante português e com certeza nunca apoiaria alterarem os costumes locais para se aproximarem dos costumes portugueses. Porquê? Porque na casa dos outros sou convidado e se não gosto da maneira como a casa dos outros funciona, tenho bom remédio e voltar para a minha.

apr:)apr:)
Aqui está a maneira como eu penso que as coisas deviam funcionar sempre que um imigrante está num país novo.

Pois acredito, até porque tenho uma colega polaca e é 5*. Mas de facto muitos deles não falam inglês, exigem o que não podem e principalmente são desconfiados.
Antes da minha colega vir para cá trabalhar, apanhava muitos, e se há coisa que me virava o estômago era a desconfiança sempre presente.

Mas se for a ver bem estou a descrever o grosso dos imigrantes:rolleyes:

Acredito! [:p]

O melhor povo Europeu são simplesmente os Ingleses. São os mais equilibrados e sensatos, a prova disso é que têm uma influência ao redor do Mundo invejável.

Os povos escandinavos são demasiado "frios", os Ingleses são pessoas de personalidade "quente" e com os valores fortes dos países escandinavos, é um povo muito equilibrado que conjuga da melhor forma as virtudes dos povos latinos e dos povos nórdicos e a prova prática disso mesmo disso é que são hoje os mais influentes, onde abarcaram criaram as melhores civilizações do Mundo, EUA, Canadá, Austrália, etc

Não eu não estou errado, tu começas por falar na revolução industrial mas falas nisso como se tivesse caído do céu, se essa Rev ocorreu no RU é porque os ingleses tiveram uma visão vanguardista e é mérito deles. Mas a principal arma de influência inglesa ao redor do Mundo é a sua Língua e o momento mais importante aconteceu quando foi oficialmente declarada Língua Oficial em 1776 aquando da Independência dos EUA por vantagem mínima em relação à Língua Francesa.

Nisso dos países fechados não poderias estar mais errado:sh) Pode ser que quando tu queiras ir para lá te fechem as fronteira por seres português e aí consigas perceber melhor o quão errado estás.

GOD SAVE THE QUEEN! :rolleyes:

Vamos todos para Inglaterra que eles são os Maiores! Eles aturam-nos a todos sem pestanejar. Afinal de contas eles como inteligentes que são sabem bem que o páis deles fica muito mais bem servido carregadinho de portugueses... [:D]

Vê-se mesmo que tens uma visão romântica da coisa e antes que venhas com tretas digo-te já que adoro aquele país e aquele povo mas daí a dizer disparates como eles serem os melhores do mundo... :sh)

Mas não foi na Inglaterra que surgiu o fenómeno skinhead?

Não foi o inglês Roger Waters que inspirou o fenómeno Hammerskins?

Quando passo férias no sul da europa (Algarve, Costa do Sol, etc.) ou nas ilhas (Madeira, Canárias, etc.) a maioria dos ingleses (talvez 40%), são neonazis (pelas tatoos).

Não entendo muito bem como têem essa fama de tolerantes...

Até o W. Churchill teve uma dificuldade imensa para convencer os seus compatriotas que o Hitler era realmente mau...

A minha mãe quando esteve no UK ela como têm o cabelo muito preto chegava a ter decriminações.
E uma amiga dela que era black então nem se fala, eram muito maus mesmo.
Isto em 1999.

Ajudem-me a fazer uma lista de coisas que podiam ajudar a população deste país, mas que a classe política teima em não por em prática.

Educação, combater a corrupção e criminalidade em geral, Saúde...etc

-Primeiro um sistema educativo com uma filosofia semelhante ao do sistema Dinamarquês, em muitos países do mundo, Espanha e EUA são dos que estão mais próximos deste exemplo, é já a norma, por cá, continua-se a avaliar a habilidade de empinar sem entender ou pior, o facilitismo.

-Um sistema de segurança social baseado, mais uma vez, no sistema Dinamarquês, é um sistema que tem diferentes nuances em vários países, mas sempre baseado neste modelo.

-As constantes alterações à constituição da republica, há países sem constituição ou com uma que não é alterada desde que foi escrita e aprovada e são países mais desenvolvidos.

-O combate a todas as formas de corrupção.

Concordo, que o comportamento das pessoas, tal como um enxame sem rainha, é um dos problemas, mas só o é, porque falham os pontos anteriores.

Back