[Sociedade] O que lá fora existe e que nunca existiu em Portugal

Mas tu percebes de História? Ingleses e índios? Mas por acaso os Ingleses foram os primeiros europeus a explorar o "Novo Mundo"?

E até parece que os portugueses e todos os outros povos europeus e árabes não andaram a escravizar os africanos durante séculos. Os Ingleses são uns demónios, ok.

Continua que eu quero me rir mais.

Sim acho que quem não percebe mesmo nada de história és tu.
Os Ingleses mataram quantidades enormes de indios na America do Norte, tanto que hoje em dia já quase não existem.
Nós e os espanhois também fizemos o mesmo com os indios por isso também somos culpados claro.

Quase todas as civilizações modernas hoje em dia mataram indios ou Africanos no passado.

Na Escandinavia tinhas os Vikings.
Na Ibérica fomos para as Americas e Africas
Os teus amigos Bifes, foram desde a America do Norte até á Oceânia sempre a matar.
França também têm a sua dose de mortes no Novo Mundo.
Holanda e Belgica tinham montes de piratas que andavam a saquear todos os navios que apanhavam.
Os Alemães andaram a fazer das suas pela a Europa.

Destes todos os Alemães são os que menos importancia têm devido á sua localização e ao dificil acesso aos mares, por isso é que são um povo com pouca relevancia na altura dos descobrimentos

Claro que os bifes não são uns demónios mas dizer que são o povo melhor da europa é de rir, basta olhar para a sua história e vê-se logo que não o são.

Mas tu percebes de História? Ingleses e índios? Mas por acaso os Ingleses foram os primeiros europeus a explorar o "Novo Mundo"?

E até parece que os portugueses e todos os outros povos europeus e árabes não andaram a escravizar os africanos durante séculos. Os Ingleses são uns demónios, ok.

Continua que eu quero me rir mais.

Eu percebo, e tu?!

É que, o que os portugueses fizeram, tem tudo a ver, não haja duvida....:sh)

Queres-te rir mais?!

Então, já falas em África, que tal o Apartheid?!
Já ouviste falar?!
Era só, o ÚNICO regime racista do mundo!!
Claro que, o facto de serem INGLESES, foi pura coincidência.... ou não!!!:sh):sh)

Last edited:
Se existe algo que me irrita, é culpar os Portugueses (por serem "pioneiros" dos Descobrimentos) por todos os males/escravaturas/genocídios por aí em diante:sh)

Era só o que faltava![8b]

Ingleses,Franceses,Holandeses,Árabes (em geral do norte de África)Italianos,Alemães,Americanos,Japoneses,fizeram muito pior que nós...

E só quem não percebe nada (mesmo nada) de Historia/Geopolítica é que afirma que os Portugueses eram uns demónios e os outros uns santinhos:sh)

Last edited:
Eu percebo, e tu?!

É que, o que os portugueses fizeram, tem tudo a ver, não haja duvida....:sh)

Queres-te rir mais?!

Então, já falas em África, que tal o Apartheid?!
Já ouviste falar?!
Era só, o ÚNICO regime racista do mundo!!
Claro que, o facto de serem INGLESES, foi pura coincidência.... ou não!!!:sh):sh)

Epah, isso é algo relativo...Ingleses?Sim talvez...Mas muitos são de ascendencia Boer/Holandesa...

Aí o assunto é algo controverso...

Se existe algo que me irrita, é culpar os Portugueses (por serem "pioneiros" dos Descobrimentos) por todos os males/escravaturas/genocídios por aí em diante:sh)

Ingleses,Franceses,Holandeses,Árabes (em geral do norte de África)Italianos,Alemães,Americanos,Japoneses,fizeram muito pior que nós...

E só quem não percebe nada (mesmo nada) de Historia/Geopolítica é que afirma que os Portugueses eram uns demónios e os outros uns santinhos:sh)

A escravidão sempre existiu e ainda existe. Não fomos nós que o descobrimos, apesar de haver gente que assim pense...

Epah, isso é algo relativo...Ingleses?Sim talvez...Mas muitos são de ascendencia Boer/Holandesa...

x2! Dos sul africanos que conheço até há quem culpe mais os holandeses pelo Apartheid do que os ingleses...

Sim acho que quem não percebe mesmo nada de história és tu.
Os Ingleses mataram quantidades enormes de indios na America do Norte, tanto que hoje em dia já quase não existem.
Nós e os espanhois também fizemos o mesmo com os indios por isso também somos culpados claro.

Quase todas as civilizações modernas hoje em dia mataram indios ou Africanos no passado.

Na Escandinavia tinhas os Vikings.
Na Ibérica fomos para as Americas e Africas
Os teus amigos Bifes, foram desde a America do Norte até á Oceânia sempre a matar.
França também têm a sua dose de mortes no Novo Mundo.
Holanda e Belgica tinham montes de piratas que andavam a saquear todos os navios que apanhavam.
Os Alemães andaram a fazer das suas pela a Europa.

Destes todos os Alemães são os que menos importancia têm devido á sua localização e ao dificil acesso aos mares, por isso é que são um povo com pouca relevancia na altura dos descobrimentos

Claro que os bifes não são uns demónios mas dizer que são o povo melhor da europa é de rir, basta olhar para a sua história e vê-se logo que não o são.

Rapaz mas é isso mesmo tu só me estás a dar razão todos os povos têm os seus podres, os ingleses nesse aspecto não são melhores nem piores que os outros em nada. Nessa altura era assim que se resolviam os problemas, não têm nada a ver com raças ou culturas.

Sim, também....

De qualquer modo, a ideia não é mostrar o que os outros tem de mau, mas sim o que tem que nos poderia/poderá tornar-nos num povo melhor!

Eu só referi esses casos porque já estavam a fazer de outros povos (que não são exemplo para minguém!), os melhores do mundo e arredores!!!:sh)

Também acho isso muito errado, nós simplesmente só fomos os primeiros, nada mais, depois houve quem mata-se muito mais que nós.

Portugal na era dos descobrimentos foi a 1º potência mundial e claro que isso implica derrotar outros povos, mas agora acusar portugal se ser o pior de todos os assasinos dessa época acho errado

Rapaz mas é isso mesmo tu só me estás a dar razão todos os povos têm os seus podres, os ingleses nesse aspecto não são melhores nem piores que os outros em nada. Nessa altura era assim que se resolviam os problemas, não têm nada a ver com raças ou culturas.

Toda esta discussão advém do facto de teres endeusado o povo inglês mas agora já dizes que têm podres como todos os outros. Em que é que ficamos? [;)]

Já te perguntei uns posts atrás e volto a perguntar porque tenho curiosidade: de onde vem essa imagem positiva que tens do povo inglês?

Há uma coisa que nós temos e que nenhum país mais tem, e que nos faz ser um povo bem superior aos demais.

É algo cultural, patrimonial, grandioso, genuinamente Português e que os demais povos deviam invejar.

Estou a falar, naturalmente do:

P3060385.JPG

...belo bitoque! [br:)] [:D]

Está visto!
Não te contaram a história toda....:sh)

Também acho isso muito errado, nós simplesmente só fomos os primeiros, nada mais, depois houve quem mata-se muito mais que nós.

Portugal na era dos descobrimentos foi a 1º potência mundial e claro que isso implica derrotar outros povos, mas agora acusar portugal se ser o pior de todos os assasinos dessa época acho errado

Desculpe? Os Portugueses foram os primeiros no quê?:confused:[:D]

A fazer escravos? Bom, isso existe desde sempre, mas os primeiros Povos a ter um sistema realmente organizado de trafico de escravos devem ter sido ou o Sumérios ou Babilónicos (nem vou entrar no Império do Meio, que esse ainda hoje em dia utiliza mão de obra escrava, mas adiante)[;)]

Mesmo assim, sendo mais meiguinho, os Romanos colocavam os Portugueses a um canto em termos proporcionais[:D]

Agora mais a sério, parem de uma vez por toda de colocar os Portugueses em situações, em que, meramente foram mais uns nos parágrafos da história Mundial[;)]

Last edited:
Desculpe? Os Portugueses foram os primeiros no quê?:confused:[:D]

A fazer escravos? Bom, isso existe desde sempre, mas os primeiros Povos a ter um sistema realmente organizado de trafico de escravos devem ter sido ou o Sumérios ou Babilónicos (nem vou entrar no Império do Meio, que esse ainda hoje em dia utiliza mão de obra escrava, mas adiante)[;)]

Mesmo assim, sendo mais meiguinho, os Romanos colocavam os Portugueses a um canto em termos proporcionais[:D]

Agora mais a sério, parem de uma vez por toda de colocar os Portugueses em situações, em que, meramente foram mais uns nos parágrafos da história Mundial[;)]

Percebo completamente a tua parte.

Mas eu estava a referir-me á época dos descobrimentos e ai já não existia os Romanos.

Em termos praticos é coisas diferentes, os Romanos expandiram-se muito dentro da Europa e Norte de Africa.
Os Tugas foram os que quebraram o caminho para o Novo Mundo onde ainda ninguém tinha estado e isso foi passado já uns 500 anos.

A primeira civilização a fazer grandes conquistas para ser sincero nem sei.
Foi o Egipto? não sei.

Quase me vieram lágrimas ao olhos... há muito tempo que não ouvia um discurso tão do peito. Impressionante. apr:)

Esta Srª deputada desde esta intervenção no parlamente passou a ter protecção policial 24h.

Sem conhecer o seu passado a sua intervenção não me pareceu nada demagógica. Mas sim sentida profundamente.

Com a idade que a Srª tem, para quê meter-se ao barulho? Já deve estar perto de uma reforma descansada.
Arriscar a integridade fisíca ou talvez a vida?
Sem os ter por natureza, tem mais tomates que muitos homens.

Percebo completamente a tua parte.

Mas eu estava a referir-me á época dos descobrimentos e ai já não existia os Romanos.

Em termos praticos é coisas diferentes, os Romanos expandiram-se muito dentro da Europa e Norte de Africa.

Os Romanos chegaram à Índia, região c a qual os gregos e, aindas antes, as civilizações do Crescente Fértil também já tinham relações e opela qual foram influenciados.

Os Tugas foram os que quebraram o caminho para o Novo Mundo onde ainda ninguém tinha estado e isso foi passado já uns 500 anos.

A primeira civilização a fazer grandes conquistas para ser sincero nem sei.
Foi o Egipto? não sei.

A ver se te percebi bem...
Importas-te e explicar melhor a parte a bold?

Hoje já é bem mais pacífico q esta opinião gloriosa está errada. Fomos, isso sim, por ali fora porque já nada tinhamos a perder. DEpois, nada construimos de palpável q fizesse de nós essa potencia. E nada conseguimos q n nos tenham deixado conseguir, como mais tarde se veio aprovar.
Mesmo quem defende q foi uma oportunidade perdida, pouco conhecerá da história demográfica, social e económica de Portugal e da Europa.

Pelo o que sei que pode estar errado, fomos nós que começamos a chegar 1º ás Américas.
O Colombo foi o 1º não foi? mas esse também ninguém sabe de que país é [:D]
Mas depois disso nós começamos a explorar bem a zona do Brasil.

Em relação á potência mundial, fomos durante pouco tempo, mas acho que até fomos.
Tinhamos boas rotas maritimas, chegava-mos bem à India, tinhamos varias colonias em Africa, já exploravamos o Brasil etc
O unico pais que competia com a gente era a Espanha.

Back