O tópico do linux

Na próxima semana começo uma formação de 120h em Linux, espero que valha a pena.
Vai desde o iniciado ao perito, o que acho pouco tempo para tanta ambição... vamos a ver como as coisas correm! O que é mesmo mau é que a empresa depois não dá os certificados.
[s)]

Edd :)

Na próxima semana começo uma formação de 120h em Linux, espero que valha a pena.
Vai desde o iniciado ao perito, o que acho pouco tempo para tanta ambição... vamos a ver como as coisas correm! O que é mesmo mau é que a empresa depois não dá os certificados.
[s)]

Quais são os teus objectivos com essa formação?

Quais são os sistemas operativos mais usados no Linux?

A terminologia não está propriamente correcta, pois normalmente não se fala em sistemas operativos, mas sim em distribuições (distros). [;)] Ainda assim, a pergunta tem razão de ser, pois se quisermos ser completamente correctos, o linux não é um sistema operativo, mas sim um kernel, o coração de um sistema operativo.

De qualquer das maneiras, em DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD. costuma estar lá o ranking das distros. O Mint deve andar a ganhar de longe.

Por xubuntu não... por XFCE.
Depois no login basta escolher o ambiente que se quer usar.

mmmmm, eu não ia por aí. É preciso não esquecer que o mint é basicamente ubuntu com Mate (ou outro), e o XFCE no ubuntu é o Xubuntu.

Instalando o xubuntu-desktop, ele instala automaticamente todas as aplicações, configurações e dependências para XFCE no ubuntu. Instalar isoladamente o XFCE, posso-me enganar, mas é pedir por problemas e passar algum tempo em configurações desnecessárias.

Mas até vou ver aqui uma cópia da máquina virtual de mint a ver o que é melhor.

mmmmm, eu não ia por aí. É preciso não esquecer que o mint é basicamente ubuntu com Mate (ou outro), e o XFCE no ubuntu é o Xubuntu.

Instalando o xubuntu-desktop, ele instala automaticamente todas as aplicações, configurações e dependências para XFCE no ubuntu. Instalar isoladamente o XFCE, posso-me enganar, mas é pedir por problemas e passar algum tempo em configurações desnecessárias.

Mas até vou ver aqui uma cópia da máquina virtual de mint a ver o que é melhor.

No SOFTWARE MANAGER, se escreveres XFCE o primeiro da lista é um META-package
que te instala tudo o que é necessário.

I stand corrected, por acaso é ao contrário, instalar o xubuntu-desktop trás muito mais problemas do que só o metapackage XFCE. [;)]

Quais são os teus objectivos com essa formação?
Os meus objectivos, é claro, aprender o máximo! Básico...
Infelizmente por agora a empresa não tem onde aplicar esses ensinamentos.

Que eu me lembre só a Red Hat é que dava certificações.

É o mesmo curso?
Sinceramente não sei, não creio... não tive acesso ao programa de formação.
Vai ser esperar e ver!

Os meus objectivos, é claro, aprender o máximo! Básico...
Infelizmente por agora a empresa não tem onde aplicar esses ensinamentos.

Sinceramente não sei, não creio... não tive acesso ao programa de formação.
Vai ser esperar e ver!

Tenho-te a dizer que não vale a pena fazeres as formações da Red Hat se não pensas seguir administração de sistemas Linux.

Se pensas vir a trabalhar nessa área, as formações da RedHat são altamnte recomendáveis. A 1ª é fácil, mas a(s) seguinte(s) já são puxadas [:cool:]

Tenho-te a dizer que não vale a pena fazeres as formações da Red Hat se não pensas seguir administração de sistemas Linux.

Se pensas vir a trabalhar nessa área, as formações da RedHat são altamnte recomendáveis. A 1ª é fácil, mas a(s) seguinte(s) já são puxadas [:cool:]

Já estive a ver, o preço de cada formação upa upa :sh)[:D]

Já estive a ver, o preço de cada formação upa upa :sh)[:D]

A verdade é que a 1ª (Red Hat Certified System Administrator (RHCSA)) podes e deves fazer mal comeces a trabalhar na área ou já tenhas alguma experiência inicial, as outras são mais difíceis (a de Red Hat Certified Engineer (RHCE), por exemplo) e deves dominar praticamente tudo o que aprendeste na 1ª.
Essas formações com certificação têm imenso valor no mercado para as áreas de administração de sistemas, daí a dominares outros tipos de máquinas UNIX (IBM AIX, HP-UX, Solaris, ...) é depois um passinho [;)]

A verdade é que a 1ª (Red Hat Certified System Administrator (RHCSA)) podes e deves fazer mal comeces a trabalhar na área ou já tenhas alguma experiência inicial, as outras são mais difíceis (a de Red Hat Certified Engineer (RHCE), por exemplo) e deves dominar praticamente tudo o que aprendeste na 1ª.
Essas formações com certificação têm imenso valor no mercado para as áreas de administração de sistemas, daí a dominares outros tipos de máquinas UNIX (IBM AIX, HP-UX, Solaris, ...) é depois um passinho [;)]
baseado no que vi aqui: http://formacao.rumos.pt/mmedia/calendarios/calendario_redhat_2013-2014.pdf
é do género uma média de 5 dias de formação "arrotas" 1500€ ?
se assim for é um abuso...

Não me parece caro. Há uns anos quanto fiz 5 dias por um da Microsoft e outro da CA, também de 5 dias, foi o triplo desse valor.
porra, se calhar sou eu que tenho uma ideia diferente dos valores que deviam de ser.
na curiosidade fui parar o site da galileu e os valores também são idênticos, estou a ver é que não é para todas as carteiras.
acho "piada" é que por vezes são formações de 20h/ 30h... um gajo vai a escola no dia a seguir já tem o certificado, basicamente. não é demasiado pouco o tempo de formação ?

Rumos e Galileu são do mesmo grupo, é normal que os preços sejam similares. Tudo o que sejam certificações pagam-se, mas podem ser chamariz para as empresas. As aulas por norma são bastante caras, contudo não precisam de ir às aulas, podem estudar pelos vossos meios, marcar exame e pronto.

porra, se calhar sou eu que tenho uma ideia diferente dos valores que deviam de ser.
na curiosidade fui parar o site da galileu e os valores também são idênticos, estou a ver é que não é para todas as carteiras.
acho "piada" é que por vezes são formações de 20h/ 30h... um gajo vai a escola no dia a seguir já tem o certificado, basicamente. não é demasiado pouco o tempo de formação ?

Ahahahaha, para seres certificado tens depois de passar nos exames da RedHat, não é fazer apenas formação e já está [;)] Normalmente esse preço já inclui o preço do exame.

Ou então estudas por ti (ou usas a tua experiência) e fazes depois fazes e pagas apenas os testes online (os testes da RedHat costumam ser a parte mais barata).

A certificação de RHCE, conjuntamente com alguma experiência dão bastante valor de mercado, rapidamente se recupera o dinheiro investido (isto, claro, para quem quiser seguir a carreira de Administrador de Sistemas mas não são valiosos aí, são valiosos para todo o emprego que esteja relacionado com interacção intensiva com Linux) [;)]

Voltar
Superior