O tópico do linux

Agradecido aos dois.

Tinha isso no Xubuntu mas tinha ideia que já vinha e não tinha instalado.

Outra coisa que está a chatear é que, no Xubuntu, conseguia editar o que queria ter nos sub-menus.
Por exemplo: quando passo o rato por cima de "Definições" aparece lá um monte de porras que não preciso e queria eliminar por ex. "ecrã de boas vindas", "gestor de envios", etc...

Há maneira de remover?

Para editar o menu podes usar o MenuLibre. O alacarte já é considerado 'obsoleto'.
Tambem podes experimentar o novo menu Wisker Menu que vai passar a ser default no xubuntu.

r

Boas.

Tenho um portatil com W7 e infectado com um virus marado. Formatei, mas tenho ainda a partiçao Recovery lá...

Quero formatar tudo e instalar Linux para depois poder ligar os meus discos externos (infectados também) para ver o que posso salvar.

Nao percebo muito de informática, queria conselhos/dicas/tutoriais de como fazer isto.

Obrigado pela ajuda

Boas.

Tenho um portatil com W7 e infectado com um virus marado. Formatei, mas tenho ainda a partiçao Recovery lá...

Quero formatar tudo e instalar Linux para depois poder ligar os meus discos externos (infectados também) para ver o que posso salvar.

Nao percebo muito de informática, queria conselhos/dicas/tutoriais de como fazer isto.

Obrigado pela ajuda

Basta inserires o CD/DVD de instalação e é tudo muito básico e auto-explanatório.
Vai-te dar uma opção para instalares o Linux ao "lado" ou então substituir o Windows. Se a ideia é esta, é isso que deves escolher, mas atenção faz um backup de todos os teus documentos primeiro, pois pura e simplesmente apaga a partição que contém o SO da Microsoft.

PS: para teres acesso aos discos externos em linux, não é preciso formatar e susbtituir o windows. Basta iniciar o sistema através do DVD, ficas com o ambiente de trabalho do linux, e ele vai reconhecer os discos que ligares ao computador.

Última edição:
Para editar o menu podes usar o MenuLibre. O alacarte já é considerado 'obsoleto'.
Tambem podes experimentar o novo menu Wisker Menu que vai passar a ser default no xubuntu.

Agradeço a sugestão, tgrego. Vou experimentar esse Menulibre.
Na verdade o menu Wisker foi a primeira coisa a ir ao ar. No me gusta. :sh)

Boas.

Obrigado pela ajuda

Mete um live CD no computador e pesquisa os discos.

Com as pen's costumo fazer o seguinte: coloco a pen e abro um gestor de ficheiros, por ex. o Catfish, e pesquiso todos os ficheiros executáveis (*.exe). Os que apanhar, são logo eliminados. E depois pesquiso os *.inf e autoruns. Os que me não conhecer, elimino.

Preciso da vossa ajuda porque estou com um problema que não consigo resolver.

Estive a criar uma nova no mint conseguir faz uma nova conta de utilizador, para tal instalei o Gnome-system-tool depois no menu ferramentas - Administração - grupos e usuários e partir daí criei a conta.

O meu problema é que na conta que criei mesmo esta estando defendia como administrador não consigo abrir o Gestor de Programas, pede a password, aceita a password e depois não acontece nada, nas actualizações acontece o mesmo.

Preciso da vossa ajuda porque estou com um problema que não consigo resolver.

Estive a criar uma nova no mint conseguir faz uma nova conta de utilizador, para tal instalei o Gnome-system-tool depois no menu ferramentas - Administração - grupos e usuários e partir daí criei a conta.

O meu problema é que na conta que criei mesmo esta estando defendia como administrador não consigo abrir o Gestor de Programas, pede a password, aceita a password e depois não acontece nada, nas actualizações acontece o mesmo.

Vai ao outro utilizador ver a que grupos é que ele pertence.
O modo mais fácil é ver o conteúdo do ficheiro /etc/group.

Depois vai ao novo utilizador e coloca-o nos mesmos grupos.
(ATENÇÃO: não é o grupo do utilizador, que é apenas um, é
aos quais ele tem acesso)

Tipicamente deverá estar associado aos grupos:
adm
cdrom
sudo
dip
plugdev
lpadmin
sambashare

Vai ao outro utilizador ver a que grupos é que ele pertence.
O modo mais fácil é ver o conteúdo do ficheiro /etc/group.

Depois vai ao novo utilizador e coloca-o nos mesmos grupos.
(ATENÇÃO: não é o grupo do utilizador, que é apenas um, é
aos quais ele tem acesso)

Tipicamente deverá estar associado aos grupos:
adm
cdrom
sudo
dip
plugdev
lpadmin
sambashare

Segui a tua dica mas não resultou, no sudo estava apenas um dos utilizadores pus os dois mas continuou na mesma.

Realmente torna-se viciante andar a "tweakar" o Linux.......pareço uma criança............:sh):sh):sh):sh)

Mais uma mudança

Screenshot_07_03_2014_23_05_11.jpg

Tenho um Asus EeePC com uns 4 anos com o W7 starter, já à algum tempo que ando com ideias de experimentar o Linux, o portátil não tem leitor de cd/dvd, portanto para fazer a alteração terei que arranjar o Linux em pen, acham que vale a pena? Nunca utilizei Linux, mas também aprende-se...

Já vi isso em qualquer lado, mas não me recordo.

Nenhuma das minhas máquinas (reais ou virtuais) pede password do keyring.
E não me recordo de alguma vez ter feito em nenhuma delas algo que fosse evitar
que aparecesse.

Portanto, deves ter feito qualquer coisa a mais.
Ou instalaste um keyring adicional (do Mate, Cinnamon, ou outro), ou então da
primeira vez que o keyring foi chamado deste uma password diferente da do
utilizador.

Podes experimentar mudar a password do keyring para a mesma do login, ou
meter em branco (remover a password). Ou ver qual é o que está a ser usado.

linux mint for noobs: Default Keyring asks password every login

linux - Why am I always asked to unlock my login keyring at startup? - Super User

10.10 - Chrome asks for password to unlock keyring on startup - Ask Ubuntu

How to get rid of “Enter password to unlock your login keyring” prompt in Ubuntu | Black God

Tens de verificar primeiro qual é a tua situação, ou seja, a razão pela qual tens
esse pedido.

Bem, já abri o chrome ontem à noite várias vezes, hoje também e nem sinal de keyring.
Se calhar o gajo lá se orientou.....[:D]

Não precisei de fazer nada até ver.

[;)]

No tópico da Mudança de Sistema Operativo, disse que quando usei Linux (Ubuntu) não consegui encontrar alguns programas imprencindiveis para o uso que faço do meu PC.

Mas vinha aqui esclarecer-me melhor sobre essa questão com os entendidos:

Está disponível o Spotify para Linux?

E o Google Drive?

E um programa que consoante a versão do filme me vá buscar as legendas diretamente só com um clique? (No Windows uso o BS Player)

Obrigado

No tópico da Mudança de Sistema Operativo, disse que quando usei Linux (Ubuntu) não consegui encontrar alguns programas imprencindiveis para o uso que faço do meu PC.

Mas vinha aqui esclarecer-me melhor sobre essa questão com os entendidos:

Está disponível o Spotify para Linux?

E o Google Drive?

E um programa que consoante a versão do filme me vá buscar as legendas diretamente só com um clique? (No Windows uso o BS Player)

Obrigado

Spotify:
https://www.spotify.com/pt/download/previews/
Alternativamente podes usar a versão de Windows em WINE.
Wine (software) - Wikipedia, the free encyclopedia

GoogleDrive:
SyncDrive | Synchronize your data easily
Também há outras soluções.

Quanto a legendas de filmes... não é a minha praia.
Deve haver aí mais pessoal que te saiba responder.

Quanto às legendas, só com um clique, como? Vai buscá-las à net?

Não estou familiarizado com esse BS player, mas o VLC para Linux não me parece que tenha problemas em ler qualquer tipo de legenda...

PS: por acaso, quanto ao google drive, é um vergonha a Google ainda não ter um cliente nativo para linux... a Dropbox já tem há anos.

Obrigado Nuno!

Quando ao BS Player, sim, ele vai buscar as legendas sozinho. Pré defines a linguagem, e ele vai procurar sozinho legendas para essa versão do filme em 3 ou 4 bases de dados (nomeadamente uma é do próprio BS Player).

Boas, eu uso o xbmc para ver filmes, e vai buscar as legendas com o add on xbmc subtitles.

O VLC também faz isso há um plugin que vai buscar legendas, só que essas busca automáticas seja em que programa for fazem cada escolha de trampa que fico sem vontade de as usar. Eu vou o Opensubtitles ou ao LegendasDivx e faço o download, são 2 minutos e meia dúzia de clicks e sempre de consegue arranjar melhores legendas.

O VLC também faz isso há um plugin que vai buscar legendas, só que essas busca automáticas seja em que programa for fazem cada escolha de trampa que fico sem vontade de as usar. Eu vou o Opensubtitles ou ao LegendasDivx e faço o download, são 2 minutos e meia dúzia de clicks e sempre de consegue arranjar melhores legendas.

Nunca apanhei legendas más com o BS Player.

E já vi mais de uma centena de filmes com ele.

Nunca? So tendo as portuguesas selecionadas? As vezes ia buscar brasileiras ate. De todas as maneiras o melhor que fiz foi deixar de por legendas. Aconselho:)

Voltar
Superior