O tópico do linux

quando instalaste de ceretza que te pediu primeiro a password de root
para ser root nao preciso do sudo
su apenas ou su root
e esta feito

Já lá vai um tempo, mas penso que os Ubuntus (e não só) não têm conta de root com password.

Em vez disso, o utilizador que instalou pode fazer "sudo <comando>" ou "sudo su" se quiser mesmo ter uma sessão de root.

Mais explicado aqui: https://itsfoss.com/root-user-ubuntu/

(O Linux do andred era dos outros, com password de root)

O tópico do linux

Já lá vai um tempo, mas penso que os Ubuntus (e não só) não têm conta de root com password.

Em vez disso, o utilizador que instalou pode fazer "sudo " ou "sudo su" se quiser mesmo ter uma sessão de root.

Mais explicado aqui: https://itsfoss.com/root-user-ubuntu/

(O Linux do andred era dos outros, com password de root)

O Debian tem e o Ubuntu ou qualquer outro tambem
No Debian escolhes a passwd na instalação

No ununto após instalares se quiseres fazes como eu

sudo bash
passwd root
E pronto já está

Já agora no macosx também se muda a password de root da mesma forma
As vezes da jeito ter

para desbloquear o disco ?
escolheste encrypted filesystem?

Sim, escolhi sem querer.

escolhe o ambiente grafico que mais te agradar.
tens imensas opçoes

Altero aonde? Eu tinha preferência no XFCE.

quando instalaste de ceretza que te pediu primeiro a password de root
para ser root nao preciso do sudo
su apenas ou su root
e esta feito

Já consegui. Era só para instalar o Zoom.

Sim, escolhi sem querer.

Altero aonde? Eu tinha preferência no XFCE.

Já consegui. Era só para instalar o Zoom.

Se escolheste encrypted file system para mudar, embora existam forma de o fazer são complicadas para te explicar por aqui, obriga a montar o disco read only fazer de da partição para um disco externo , apagar a original e voltar a meter com o de outra vez.
Na Debian a forma mais fácil de gerir pacotes einstalare o velhinho dselect
apt-get install dselect
Depois dselect
Update
E procurar o xfce
Usas a “\” para procurar
Escolhes o xfce e enter
O deselect instalará tudo o que faz falta

Se escolheste encrypted file system para mudar, embora existam forma de o fazer são complicadas para te explicar por aqui, obriga a montar o disco read only fazer de da partição para um disco externo , apagar a original e voltar a meter com o de outra vez.
Na Debian a forma mais fácil de gerir pacotes einstalare o velhinho dselect
apt-get install dselect
Depois dselect
Update
E procurar o xfce
Usas a “\” para procurar
Escolhes o xfce e enter
O deselect instalará tudo o que faz falta

Agradeço as dicas.

Instalei o dselect, mas não consegui procurar o xfce.

Tenho que arranjar um dia para instalar de raiz novamente.
Não estou a conseguir que o sistema reconheça do scanner da impressora multifunções. As anteriores versões(Xfce, Mint e Xubuntu) instalaram a impressora e nunca tive problemas.
Uma coisa que nunca mencionei... para instalar um O.S de raiz tem de ser sempre com CD porque ele não arranca com USB Boot. Apesar de aparecer essa informação na BIOS.

E a pen foi criada como deve ser? É que a pessoal que copia para lá a imagem mas não funciona.

E a pen foi criada como deve ser? É que a pessoal que copia para lá a imagem mas não funciona.

Não copio para lá a imagem. Faço da mesma maneira como faço com o CD RW.

Edit: Com o Mint o Zoom não trabalhava bem. Agora o Debian tenho o Zoom a funcionar bem e não tenho impressora. Não estou a conseguir que o sistema a reconheça para a digitalização.

Last edited:
Não copio para lá a imagem. Faço da mesma maneira como faço com o CD RW.

Edit: Com o Mint o Zoom não trabalhava bem. Agora o Debian tenho o Zoom a funcionar bem e não tenho impressora. Não estou a conseguir que o sistema a reconheça para a digitalização.

Escrevo esta mensagem porque ninguém não deve ter reparado na edição que realizei no meu comentário.

Agradeço as dicas.

Instalei o dselect, mas não consegui procurar o xfce.

Tenho que arranjar um dia para instalar de raiz novamente.
Não estou a conseguir que o sistema reconheça do scanner da impressora multifunções. As anteriores versões(Xfce, Mint e Xubuntu) instalaram a impressora e nunca tive problemas.
Uma coisa que nunca mencionei... para instalar um O.S de raiz tem de ser sempre com CD porque ele não arranca com USB Boot. Apesar de aparecer essa informação na BIOS.

Raramente se precisa reinstalar um Unix
A menos que faças merd* da grossa

apt-update
apt install task-xfce-desktop

Deve chegar para instalar o xfce todo

Escrevo esta mensagem porque ninguém não deve ter reparado na edição que realizei no meu comentário.

Qual é o modelo da impressora? Há algumas impressoras que têm software proprietário para Linux, infelizmente não há muita hipótese senão instalá-lo para ter comunicação fiável com a impressora, é o que é.

Raramente se precisa reinstalar um Unix
A menos que faças merd* da grossa

apt-update
apt install task-xfce-desktop

Deve chegar para instalar o xfce todo

Agradeço a ajuda.
Como coloco esses comandos no terminal? Tentei copy+paste e não resultou.

Qual é o modelo da impressora? Há algumas impressoras que têm software proprietário para Linux, infelizmente não há muita hipótese senão instalá-lo para ter comunicação fiável com a impressora, é o que é.

A impressora é a HP DeskJet 3059A. Tem funcionado com as outras versões do Linux.

Agradeço a ajuda.
Como coloco esses comandos no terminal? Tentei copy+paste e não resultou.

A impressora é a HP DeskJet 3059A. Tem funcionado com as outras versões do Linux.

Nao resultou?
O que tens em /etc/apt/sources.list

Nao resultou?
O que tens em /etc/apt/sources.list

Ora aqui a resposta...

# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 11.1.0 _Bullseye_ - Official i386 NETINST 20211009-10:11]/ bullseye main

#deb cdrom:[Debian GNU/Linux 11.1.0 _Bullseye_ - Official i386 NETINST 20211009-10:11]/ bullseye main

deb Index of /debian bullseye main
deb-src Index of /debian bullseye main

deb Index of /debian-security bullseye-security main
deb-src Index of /debian-security bullseye-security main

# bullseye-updates, to get updates before a point release is made;
# see https://www.debian.org/doc/manuals/debian-reference/ch02.en.html#_updates_and_backports
deb Index of /debian bullseye-updates main
deb-src Index of /debian bullseye-updates main

# This system was installed using small removable media
# (e.g. netinst, live or single CD). The matching "deb cdrom"
# entries were disabled at the end of the installation process.
# For information about how to configure apt package sources,
# see the sources.list(5) manual.

É impressionante como um PC sem futuro para o Windows se transforma numa máquina poderosa com o Linux.

tão verdade

Tenho um Clevo com um amd turion tl-58 Dual-Core com freqüência de 1,9 GHz, 3G Ram e um mal amado SSD baratuxo. (um kinston a400 que curiosamente à uns dias deu problemas no meu desktop e aqui está a bombar. estranho)
Comprado em 2011 pela minha esposa para lazer, tendo sido o 1º e único portatil cá em casa até hoje, apenas para office e web.
Atualizado desde o Xp, para W7 e parado no tempo porque nao suporta mais nada...e ficava lento lentinho com o passar do tempo.

Fartei-me. Instalei o Mint esta semana - ja tinha dado uns toques apenas para ver como era linux - com a versão Cinnamon, depois passei pelo mate e pelo xfce.
Optei pelo Mate

Vou começar a dedicar-me mais e desde já gradeço qualquer ajuda que me possam dar, e começo por:

1. melhor sofwtare para um webcam deste portatil? o cheese dá-me muitos freezes.
2. onde posso ver os comandos de como instalar o zoom?

obrigado à comunidade

Last edited:
Sei que ainda ha muitas mais, e hei-de abrir uma partição apenas para conhecer as mais rudimentares, porque tenho essa curiosidade de ver como funcionam e de que forma tornam o meu velho pc ainda com vida.

Last edited:
passei uns dias com o EndeavourOS.

porreiro, mas tal como tinha sentido com outras distros, nomeadamente o Mint, sentia arrasto na execuçao das tarefas.
Rendi-me e fidelizei-me de novo ao Lubuntu
só peca por não ter um pouco mais de elemento grafico, fora isso dá-me toda a fluidez e rapidez num clevo amd dual core 1.9Ghz de 2009 e 3G ddr2
há para todos os gostos e feitios.

Back