O tópico do linux

E acho o sistema um bocado estranho... Pelo menos tem uma "ergonomia" completamente diferente dos sistemas que estou habituado a usar.. O menu daquilo mais parece de um device tipo um telemovel do que propriamente de um Laptop..

Desculpem lá, mas eu tinha que mostrar isto... Ando aqui às voltas com o Compiz, e isto é simplesmente alucinante. Finalmente uma placa gráfica serve para mais alguma coisa do que para jogar... Acham que o Vista tem grandes visuais? É só mostrar isto a alguém e ficam de boca aberta.

É impressionante o que se consegue por a correr ao mesmo tempo. Primeiro, o compiz trabalha perfeitamente com 2 monitores, acelerando um desktop de 2560x1024. Acreditem que nas diferentes faces do cubo e nos 2 monitores consegui por a correr um DVD (Resident Evil) no totem, A Sic notícias no TV time, 2 janelas do VLC player, um a correr um episódio do futurama e outro do family guy, ambos em divx, uma folha de cálculo a todo o comprimento do ecran, o Gimp e o Amule. E mudar de uns para os outros como se nada fosse. Impressionante.

Fiz um videozeco com o telemóvel, ficou um bocado ranhoso pois queria apanhar os 2 ecrans, o youtube ainda o distorceu mais, mas dá para perceber a ideia.

Façam lá isto no Vista...

http://video.google.com/videoplay?docid=-34728577018995139&hl=en

Edit: no video.google ficou melhor...

citação:Originalmente colocada por Avant

Desculpem lá, mas eu tinha que mostrar isto... Ando aqui às voltas com o Compiz, e isto é simplesmente alucinante. Finalmente uma placa gráfica serve para mais alguma coisa do que para jogar... Acham que o Vista tem grandes visuais? É só mostrar isto a alguém e ficam de boca aberta.

É impressionante o que se consegue por a correr ao mesmo tempo. Primeiro, o compiz trabalha perfeitamente com 2 monitores, acelerando um desktop de 2560x1024. Acreditem que nas diferentes faces do cubo e nos 2 monitores consegui por a correr um DVD (Resident Evil) no totem, A Sic notícias no TV time, 2 janelas do VLC player, um a correr um episódio do futurama e outro do family guy, ambos em divx, uma folha de cálculo a todo o comprimento do ecran, o Gimp e o Amule. E mudar de uns para os outros como se nada fosse. Impressionante.

Fiz um videozeco com o telemóvel, ficou um bocado ranhoso pois queria apanhar os 2 ecrans, o youtube ainda o distorceu mais, mas dá para perceber a ideia.

Façam lá isto no Vista...

http://video.google.com/videoplay?docid=-34728577018995139&hl=en

Edit: no video.google ficou melhor...

Isso é o Compiz ou o Beryl?

É o Compiz. Anda tudo entusiasmado com o Beryl, mas o Compiz é muito mais estável, e tem os efeitos mais "uteis"; aliás o compiz até se pode instalar dos repositórios do Ubuntu com o Synaptic; com os drivers 9xxx da Nvidia, nem é preciso instalar um servidor XGL, eles têm suporte nativo para o Compiz (e se calhar para o Beryl também...). Há um guia muito bom e detalhado para configurar o Compiz em https://help.ubuntu.com/

É só instalar o Compiz com o synaptic e depois escrever na linha de comandos, compiz --replace.

O Beryl nem multiplos monitores suporta em condições (fica um em branco) e tem um bug qualquer que tem que se fazer kill ao "emerald" e voltar a arrancá-lo, senão não há barras nas janelas para ninguém.

O Compiz apresenta uma estabilidade impressionante, aliás, um sistema que permite passar vídeo de 4 fontes diferentes e correr mais 4 ou 5 aplicações em desktops virtuais a 3D, e passar de uns para os outros com fluidez é simplesmente notável.

Só há um pequeno bug? que foi de fácil resolução, e ao menos é da maneira que o sistema fica radicalmente diferente do windows: com as barras de tarefas em baixo, a maximizar as janelas, a parte de baixo fica atrás das barras, parece que não as reconhece como o fim do ecran... em cima ou nos lados não há problema.

Pode ser mais complicado de configurar, pode não ser muito "user-friendly" e definitivamente é muito pouco à prova de erros do utilizador (como root), mas pela sua modularidade, e pelo que permite fazer, desculpem lá, mas está muito à frente do Windows. Como já disse, tenho o Vista RTM instalado noutra partição, mas acho que vou mandá-lo à vida com o Gparted, para arranjar uma partição em ext3 como deve ser, para editar vídeo e essas coisas...

É natural que o Compiz seja mais estável..

Basta ver a historia deles para perceber que isso é mais do que natural.. Tudo isto começou com o trabalho da Novell que lançou o Compiz.. Depois, apareceram uma serie de developers que começaram a adicionar coisas porreiras, a aumentar a performance, etc.. etc.. E lançavam esses pacotes sobre o nome Compiz-quinnstorm.. Que era o que quase toda a gente usava..

Algumas coisas foram sendo integradas nas releases oficiais da Novell, mas a Novell começou a rejeitar coisas que considerava demasiado experimentais e os dois projectos começaram a ficar demasiado diferentes para que continuasse a fazer sentido manter o mesmo nome. Do Compiz-Quinnstorm nasceu o Beryl.

E por isso mesmo, as diferenças são mais do tipo. Compiz, tem menos coisas experimentais e é mais estável, o Beryl é muito mais experimental.. Anda uns passos à frente e por isso mesmo, é menos estável. E por isso o Beryl dispõe de mais efeitos.. Mas crasha mais.. É bem possivel que quando os bugs estiverem resolvidos as inovações do Beryl sejam adoptadas pela Novell para o Compiz..

Anyway, para mim a grande vantagem do Beryl é que é independente do window manager que se usa. Enquanto que o Compiz é dependente do Gnome.. Para quem usa Gnome é indiferente, mas como eu uso KDE, não é muito bom essa situação.

boas ... acabei de instalar o kubuntu aqui num outro disco, teoricamente fiquei com o xp e kubuntu mas mal ribotei fez load automatico para o xp sem aparecer nenhum menu de dual boot para escolher o sistema :S:S o que correu mal???

citação:Originalmente colocada por NelsonMC

boas ... acabei de instalar o kubuntu aqui num outro disco, teoricamente fiquei com o xp e kubuntu mas mal ribotei fez load automatico para o xp sem aparecer nenhum menu de dual boot para escolher o sistema :S:S o que correu mal???

Usaste o instalador gráfico ou o instalador em modo texto?

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por NelsonMC

Usaste o instalador gráfico ou o instalador em modo texto?

foi o grafico...

Começo mesmo a achar que o ubuntu é uma valente m_erd_a ando há horas e horas para instalar uma impressora que está na rede.. pois fodi_as-te.. no windows instalo e desinstalo na maior.. nesta cagad@ complicam o simples.. meto endereço ip, pass... e esta bosta continua não dar.. que sistema tão amador.. dasss

e querem estes tótos fazer frente à Microsoft e convencer as pessoas a utilizar isto...
lolololllll onde precisas tirar um curso para fazer uma coisa simples como ir buscar uma impressora que está partilhada na rede..

Garret, mas tu já sabes como é...

não percebo porque insistes... se não tens conhecimentos em linux nem tempo/paciência/whatever esquece o Linux. Só te vais chatear.

não vale a pena é seres tão redutor e dizeres que linux é uma cagad@/bosta/etc só porque não tens os requesitos necessários de mexer num SO ainda bastante complexo. ;)

Não penso que o linux seja para qualquer um... é preferencialmente para pessoas que queiram e possam dispender tempo com ele...

citação:Originalmente colocada por Jacare

não percebo porque insistes... se não tens conhecimentos em linux nem tempo/paciência/whatever esquece o Linux. Só te vais chatear.

não vale a pena é seres tão redutor e dizeres que linux é uma cagad@/bosta/etc só porque não tens os requesitos necessários de mexer num SO ainda bastante complexo. ;)

Não penso que o linux seja para qualquer um... é preferencialmente para pessoas que queiram e possam dispender tempo com ele...

a questão não é eu ter os requisitos básicos.. a questão é que NÃO DÁ!!
somos 2 duas pessoas e uma impressora está ligada a outro pc (com win 2000) e partilhada na rede.. eu através do ip deveria ir poder busca-la.. pois ás 11 nos semaforos... meto tudo, ip, username, pass.. e simplesmente não dá.. portanto uma cagad@ que acabei de meter no lixo juntamente com os cd's que me deram, formatei a maquina e meti o win que tantos criticam mas funciona..

citação:Originalmente colocada por Garrett

citação:Originalmente colocada por Jacare

a questão não é eu ter os requisitos básicos.. a questão é que NÃO DÁ!!
somos 2 duas pessoas e uma impressora está ligada a outro pc (com win 2000) e partilhada na rede.. eu através do ip deveria ir poder busca-la.. pois ás 11 nos semaforos... meto tudo, ip, username, pass.. e simplesmente não dá.. portanto uma cagad@ que acabei de meter no lixo juntamente com os cd's que me deram, formatei a maquina e meti o win que tantos criticam mas funciona...

Acho que isso é um caso de PLBKAC (Problem Lies Between Chair And Keyboard) [:p]

Mas pronto, cada um usa o que é melhor para si. Se não tens paciência para aprender a usar o Linux, também ninguém obriga, certo? Acho que não é preciso chamar tótós a ninguém...

Pois Avant eu sei que tenho um problema de controlo e por vezes perco muiiiiito rápidamente a paciência.. a questão é que já experimentei fedore, suse, e agora ubuntu e embirra sempre no mesmo.. impressora partilhada népia.. o pessoal fão do lixux já foi lá todo valentão e depois.. ah e tal..a impressora não devia estar partilhada assim..ah se calhar era melhor meter aqui a impressora e depois partilhar para o win a ver se dá..
ok, ok,ok desta vez não vou stressar mais..foi a última oportunidade que lhe dei.. simplesmente e esta é a minha opinião, sublinho mais uma vez é a minha opinião, aquilo não serve absolutamente para coisa nenhuma... muito trabalho para nada.. nunca irá ter futuro, demasiado stressante e irritante para fazer seja o que for.. o que eu acho piada é por norma o pessoal fã destas coisas lixux e afins criticarem o windows..olol o que me rio.. um gajo tem de meter e fazer uma série de truques para as coisas funcionarem e criticam o win.. em mais de 10 anos de utilização nunca tive uma falha critica como muitos querem fazer pensar..estou ligado á web 24 horas e NUNCA apanhei um virus ou tive de formatar o pc.. ás vezes tem coisas irritantes tem é certo..mas superior ao lixux lá isso é.

Garrett, e tens tu muita sorte, há uns anos instalar qualquer hardware em linux era desesperante.

E sim, o Windows é melhor em termos de suporte de hardware devido à sua enorme popularidade. Para mim o Windows só perde nos repositórios de software, que estão muito bem organizados no Linux (em alguns, pelo menos) e nas possibilidades de alterações que se podem fazer no ambiente de trabalho (mas é algo secundário).

Tenta experimentar o openSUSE 10.2 que vai sair na próxima 5ª.

Começo mesmo a achar que o ubuntu é uma valente m_erd_a ando há horas e horas para instalar uma impressora que está na rede.. pois fodi_as-te.. no windows instalo e desinstalo na maior.. nesta cagad@ complicam o simples.. meto endereço ip, pass... e esta bosta continua não dar.. que sistema tão amador.. dasss

Não uses.. Simples e eficaz..

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Garrett, e tens tu muita sorte, há uns anos instalar qualquer hardware em linux era desesperante.

E sim, o Windows é melhor em termos de suporte de hardware devido à sua enorme popularidade. Para mim o Windows só perde nos repositórios de software, que estão muito bem organizados no Linux (em alguns, pelo menos) e nas possibilidades de alterações que se podem fazer no ambiente de trabalho (mas é algo secundário).

Tenta experimentar o openSUSE 10.2 que vai sair na próxima 5ª.

não consegue ir buscar a impressora que está partilhada..parto desse princípio pois todos os que experimentei acontece o mesmo[8)] os ditos "experts" já lá andaram e népia.. ah e tal.. eu meto o win et voila em 5 segundos vou pela impressora.. acho que não vou perder mais tempo com e desculpem se é ofensa para alguns, mas para mim é mesmo inutilidades;)

citação:Originalmente colocada por mundano

Não uses.. Simples e eficaz..

Pois que remédio se não consegue encontrar uma impressora para que serve?[}:)]
[:p]

Já agora, será que é o Ubuntu que não consegue aceder à impressora, ou é o teu Windows que se integra mal com outros SO's?

Será que é o Linux que não consegue ligar-se, ou é o Windows que usa protocolos não standard, que nem sequer têm as especificações publicadas e a própria Microsoft ameaça ao abrigo das patentes processar as empresas que providenciam tecnologia para "inter-agir" com o Windows?

Enfim...

E por fim, se não és capaz de te entender com isso, não uses é simples. Agora, não sejas é mal educado, porque aqui ninguém te tratou mal.. E se há alguém que é tótó, pelos vistos és tu.. Porque o que para muitos de nós até foi simples e fácil, no teu caso ultrapassa nitidamente as tuas capacidades..

E se já apagaste e já deitaste os CD's fora, tens ai muitos tópicos sobre o Windows, segue o teu caminho que nós seguimos o nosso.. Um bem haja..

Voltar
Superior