O tópico do linux

olha avespinhou-se... ai eu é que sou tóto..e pá eu convidava-te a instalar a impressora.. se quiseres vir a bragança tás à vontade...
quero lá saber se a microsoft cumpre as regras ou não, quero é instalar uma coisa que funcione, que pelos vistos não funciona..lololol
Ah e tal a culpa é desses malvados da microsoft que não cumprem as regras e tal..lololol
mas eu tenho outra explicação lideram o universo dos pc's porque é simples, funcional e eficaz! o lixux é o 3 que mete e se for só para trabalhar em casa..até vai servindo.. agora para trabalhar numa empresa e partilhar aplicações e hardware com outros pc's que tem outro sistema operativo.. ehh temos pena não serve..

Mais, antes de se avespinhar não insultei ninguém.. repara que até existem n guias sobre diveros temas "..para totós" se houvesse um de informatica o lixux devia estar lá..lololol
mais a liberdade de opinião felizmente ainda existe, e se o tópico é do ubuntu posso opinar sobre o mesmo e relatar a minha experiencia, pode ser que assim mudem alguma coisa..entretanto vai ficando para os totós..lololol eu ainda não tenho esse livro de ubuntu para totós.. lololol

(há que ter sentido de humor..) lolol

Garrett, deve ser por isso que os sistemas Unix lideram o mercado de servidores há várias decadas, e deveser por isso que a Red Hat é a empresa que tem o maior grau de satisfação dos seus clientes em todo o mundo da informatica..

É porque os sistemas não funcionam bem em rede.. ;) ..

Põe o Windows a partilhar a impressora por IPP, que é o protocolo standard, e vais ver que funciona logo. E mesmo com o SMB/CIFS se isso estiver bem configurado tem que funcionar.

mundano tens de concordar que é complicado de configurar seja o que for, para um utilizador que não esteja habituado a lidar com o sistema operativo
... o os por exemplo não acho nada complicado..
é obvio que red hat tem um grau elevado de satisfação só os informáticos trabalham a sério com ele..lol bem podem estar satisfeitos.. agora faz assim mete o linux (kdf, suse, caixa tragica o que quiseres) numa empresa e mete noutra o win. e ainda noutra o OS e depois vê quem provavelmente ficaria em ultimo a nivel de satisfacção.
:)

agora mesmo a sério, já desinstalei o ubuntu e tão cedo não me apetece tentar outra vez.. não tenho acesso fisico ao pc de onde está a impressora, apenas ip e pass

citação:Originalmente colocada por Garrett

citação:Originalmente colocada por mundano

Começo mesmo a achar que o ubuntu é uma valente m_erd_a ando há horas e horas para instalar uma impressora que está na rede.. pois fodi_as-te.. no windows instalo e desinstalo na maior.. nesta cagad@ complicam o simples.. meto endereço ip, pass... e esta bosta continua não dar.. que sistema tão amador.. dasss

Não uses.. Simples e eficaz..

Pois que remédio se não consegue encontrar uma impressora para que serve?[}:)]
[:p]

Em vez de estares a bater com a cabeça vai a http://www.ubuntuforums.org que pode ser que alguém já tenha batido com ela primeiro. Se houver solução (que de certeza que há) está lá.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Garrett, e tens tu muita sorte, há uns anos instalar qualquer hardware em linux era desesperante.

E sim, o Windows é melhor em termos de suporte de hardware devido à sua enorme popularidade. Para mim o Windows só perde nos repositórios de software, que estão muito bem organizados no Linux (em alguns, pelo menos) e nas possibilidades de alterações que se podem fazer no ambiente de trabalho (mas é algo secundário).

Tenta experimentar o openSUSE 10.2 que vai sair na próxima 5ª.

Do que tu me foste lembrar. Vamos a ver o que trás de novo para ver se vale a pena mandar o ubuntu ao ar. O que neste momento por acaso não me dava muito jeito.

mundano tens de concordar que é complicado de configurar seja o que for, para um utilizador que não esteja habituado a lidar com o sistema operativo
... o os por exemplo não acho nada complicado..
é obvio que red hat tem um grau elevado de satisfação só os informáticos trabalham a sério com ele..lol bem podem estar satisfeitos.. agora faz assim mete o linux (kdf, suse, caixa tragica o que quiseres) numa empresa e mete noutra o win. e ainda noutra o OS e depois vê quem provavelmente ficaria em ultimo a nivel de satisfacção.
:)

Depende... Se numa tiveres crashes constantes.. Despesa com licenças, anto-virus.. Indisponibilidade do sistema por virus.. Degradação da performance com o tempo de uso.. Etc.. Etc..

E se na outra tiveres um sistema, que funciona...

Qual achas que fica mais satisfeito?

Agora a grande questão é que a esmagadora maioria das pessoas tem formação/experiencia em Windows.. E nem sequer colocam essa questão. Além de que como é óbvio a maioria dos técnicos de informática, só conhecem o Windows. E não se pode por técnicos desses a montar e manter uma rede completa em Linux...

Porque... Por alguma coisa, nos grandes servidores e nas grandes empresas, o domínio continua a ser dos sistemas tipo Unix.. E por alguma coisa é.. E certamente, não será por causa das licenças, porque nesses casos o preço de uma licença do Windows são peanuts.. Num servidor Oracle por exemplo, o preço do SO é uma formiga ao lado do resto..

E já agora.. Se dizes que só informáticos trabalham com RedHat.. que dizer dos servidores da Sun, ou HP, ou IBM.. Ou que dizer do software da Oracle?

A RedHat vende sistemas para desktops e para servidores.. E é nesse mundo que é a empresa que consegue os clientes mais satisfeitos e com a menor taxa de clientes que pensam mudar..

E só para acabar.. Sinceramente, esta conversa de um é melhor que o outro, é uma conversa sem fim e em que cada um fica com a opinião que tinha antes..

não tenho acesso fisico ao pc de onde está a impressora, apenas ip e pass

Se não tens acesso como podes por logo a culpa no Ubuntu, se nem sequer sabes se a firewall do Windows está a bloquear isso?

[8)]

citação:Originalmente colocada por mundano

não tenho acesso fisico ao pc de onde está a impressora, apenas ip e pass

Se não tens acesso como podes por logo a culpa no Ubuntu, se nem sequer sabes se a firewall do Windows está a bloquear isso?

[8)]

não está não pq eu com o xp consigo por a impressora na boa ;)

Tinham o mesmo IP interno? A mesma netbios? Se não.. Como podes saber?

E sinceramente, acho isso muito estranho.. Porque já configurei varias coisas do tipo e foi quase sempre next, next, next.. Desde que a impressora em causa tenha drivers para Linux, que é o caso dessa, não tem dificuldade nenhuma..

E o PC com Windows que tem a impressora não estará a bloquear a porta ou o teu IP com a firewall? Que a conta do windows não tem uma password?

Olha, dei-me ao trabalho de desligar uma impressora do meu computador e ligá-la ao PC da minha mulher, que está em frente, e ligado à rede por um HUB. Arranquei o PC dela para o Windows XP, instalei a impressora, partilhei-a.

Fui no meu PC (Ubuntu) a System -> Administration -> Printers e carreguei no Icon New Printer.

Printer Type: local network, seleccionei windows printer (SMB). Ele pede-me a Identity e Password para WORKGRUP (o nome da rede), pus o username da conta do windows e a pass deixei em branco (não tem password essa conta do windows).

Carreguei em connect, selecionei o Host (detectou automaticamente o nome do PC windows), seleccionei o Printer (também detectou automaticamente o nome de reda da impressora partilhada pelo windows). Forward, instalei os drivers da impressora (Epson R200 USB).

Impressora instalada, print test page... MILAGRE! O Linux a imprimir numa impressora de rede partilhada por um computador com windows! E nem sequer tive que ir à linha de comandos ou editar ficheiros de configuração! Tudo em ambiente gráfico e em 5 minutos.

Por isso não penses que por não funcionar contigo, que o culpado é o lixux. Provavelmente ou estás a fazer alguma coisa mal, ou o mais certo é o PC que tem Windows e a impressora ter a rede mal configurada.

a impressora esta na rede administrativa dos serviços centrais da empresa, o endereço ip é diferente do meu.. tenho o username e a pass do adm. para poder aceder á partilha da impressora, faço exactamente como tu fizeste avant..mas quando vou imprimir diz que não encontra a rede..

a impressora esta na rede administrativa dos serviços centrais da empresa, o endereço ip é diferente do meu.. tenho o username e a pass do adm. para poder aceder á partilha da impressora, faço exactamente como tu fizeste avant..mas quando vou imprimir diz que não encontra a rede..

Mas reconhece automáticamente o Host e a Impressora de rede quando estás a configurar ou não?

Mas supostamente não deves ter que meter IP nenhum... se a rede está bem configurada, o Ubuntu "vê" automaticamente os computadores presentes na rede, não é preciso ires lá com o IP, aparece o nome que deram ao computador para a rede.

Provavelmente tens a firewall a bloquear o acesso à rede, ou ao IP desse computador... tens que instalar o firestarter (se ainda não estiver), procura por ele no synaptic. Depois desliga completamente a firewall (stop firewall). Inicia o nautilus (o "explorador") e vai ao menu go -> network. A mim aparece-me "Windows Network" e os grupos de trabalho, com os computadores (o PC da minha mulher e o portatíl wireless) e as pastas partilhadas. Se não aparece aí o PC que tem a impressora de rede, é aí que está o problema...

Isto não tem nada a ver com o Linux, é apenas redes e firewall. Tanto podem ser difíceis de configurar no windows como no ubuntu. Como viste até agora linha de comandos, nem vê-la: e sim, acredito que aí é que está o futuro do Linux.

Entretanto e antes de alguém tirar ideias erradas sobre a minha pessoa vou dar uma ideia global daquilo que há muito defendo.

Há muito tempo venho a defender que as escolas deveriam ensinar obrigatoriamente os 3 sistemas operativos, windows, linux e OS, só assim as pessoas poderiam verdadeiramente escolher o sistema operativo com que queriam ou desejam trabalhar. Obviamente para isto acontecer algumas parcerias "manhosas" entre o governo e a microsoft estariam postas em causa. Agora o Governo tem também de decidir se quer pessoas capazes de lidar e produzir know How ou se quer pessoas aliadas a multinacionais gigantescas a desenvolver ferramentas e parcerias para eles..

Os programas open source apenas têm uma hipotese de sucesso se forem ensinados nas escolas e as pessoas adoptarem o conceito de raiz.
Obviamente para mim que trabalho com os sistema windows ainda migrado do MS/DOS há mais de 12 anos é muito dificil hoje migrar para outro conceito que desconheço completamente. A verdade é que também nunca me foi dada outra alternativa na idade de aprendizagem e hoje com o stress do trabalho, produtividade prazos etc, não fica muito tempo livre para invenções informáticas. A questão numa empresa pública ou privada passa por se este está a funcionar porquê mudar? A verdade é que sempre fui um curioso e gosto de tentar novas visões e realidades, adoptei a 90% o open office não por uma birra com a microsoft mas por reconhecer que de facto o projecto tem pernas para andar e pode ser uma mais valia nas Instituições Públicas e privadas poupando uns valentes euros em licenças.
entrentando vou continuar a trabalhar:)

para a semana deve chegar o meu mac.. espero não stressar com o sistema operativo.. mas já trabalhei com mac's e até gostei bastante.

Voltar
Superior