O tópico do linux

Ora bem,depois de uns meses atribulados,com portátil para arranjar,voltou-se ao estaleiro e instalou-se o Beryl 0.2 rc1 no Ubuntu 6.10. Bem melhor que o Compiz e permite alternar entre o Metacity e o Beryl em tempo real,muito útil para jogos 3D,pois permite "desligar" o Beryl quando necessário.

Inicialmente parecia-me um pouco mais lento que o Compiz,mas alterando as configurações para "Forçar AIGLX" fez com que ficasse com a velocidade do primeiro...excelente!

A placa gráfica que tenho é uma Geforce 7300 Go e os drivers são os 9734 beta da Nvidia.A resolução usada é 1440x900 (17" WXGA).

Ainda bem que conseguiste fazer isso, eu ja tentei de tudo e ja mexi tanto no beryl que para além de tar lento como tudo(tanto que nunca o cheguei a usar com frequencia), as barras do topo, laterais e do fundo das janelas desaparecem quando ligo o beryl. Nao entendo o porquê disto, ja pesquisei e nada.. A minha placa grafica é um Ati 9200 SE.

Ainda bem que conseguiste fazer isso, eu ja tentei de tudo e ja mexi tanto no beryl que para além de tar lento como tudo(tanto que nunca o cheguei a usar com frequencia), as barras do topo, laterais e do fundo das janelas desaparecem quando ligo o beryl. Nao entendo o porquê disto, ja pesquisei e nada.. A minha placa grafica é um Ati 9200 SE.

Presumo que tenhas o mesmo problema que eu...a fatal combinação de ATI 9200 com uma Mainboard NVidia [8b]

Pelo que andei a ler na net isto só se deve resolver no Feisty :sh)

heys

Tenho kubuntu, abri um pdf que tem o texto ao contrário... precisava de o rodar... nada de especial no Windows... mas no todo poderoso linux onde estás o botão para isso?

Estás enganado, no Windows não consegues abrir pdf's sem instalar software adicional... [:D]

Instalas o acrobat reader, que és capaz de encontrar o botão no mesmo sítio que o do windows [;)]

PS: eu até gosto bastante do Kpdf... pdf's com texto ao contrário? mas que novidade é essa?

já agora, assim como ninguém quer nada, qual a utilidade de ter um cubo, como apresentado nas imagens em cima? aumenta a produtividade?

Não, mas 4 (ou 8 no meu caso) desktops virtuais independentes que se acedem com um atalho (ctrl+alt+seta) dão muito jeito.

Mas sejamos pragmáticos: as únicas funções que me lembro que possam aumentar a produtividade com o Beryl são o scale, as transparências, o negativo e o zoom. O resto é só para "fazer bonito", mas isso também o Aero do Vista é.

já agora, assim como ninguém quer nada, qual a utilidade de ter um cubo, como apresentado nas imagens em cima? aumenta a produtividade?

Quando se trabalha com 8, 10, 12 programas ou janelas simultaneamente, é muito interessante (e produtivo) dividir as aplicações por cada face do cubo, por exemplo numa face colocas o Eclipse para programar, noutra face o browser com vários sites abertos, noutra face o Brasero a gravar um CD e o unrar a descompactar uns ficheiros, noutra face alguns pfd's abertos, depois o Gaim ainda se distribui por um destes desktops e por aí fora.
Agora imagina isto tudo aberto num único desktop, fica muito mais confuso e é meio caminho andado para por engano ir para a janela errada.

Cumprimentos

Mas sejamos pragmáticos: as únicas funções que me lembro que possam aumentar a produtividade com o Beryl são o scale, as transparências, o negativo e o zoom. O resto é só para "fazer bonito", mas isso também o Aero do Vista é.

Já agora o Beryl tem um plugin "Anotar" ou coisa do género que permite escrever com o rato no ecran livremente, numa apresentação é interessante para explicar um esquema ou traçar um pequeno croqui explicativo...

Cumprimentos

Quando se trabalha com 8, 10, 12 programas ou janelas simultaneamente, é muito interessante (e produtivo) dividir as aplicações por cada face do cubo, por exemplo numa face colocas o Eclipse para programar, noutra face o browser com vários sites abertos, noutra face o Brasero a gravar um CD e o unrar a descompactar uns ficheiros, noutra face alguns pfd's abertos, depois o Gaim ainda se distribui por um destes desktops e por aí fora.
Agora imagina isto tudo aberto num único desktop, fica muito mais confuso e é meio caminho andado para por engano ir para a janela errada.

Cumprimentos

Mas há que ser franco, o desktop normal (2D) do Linux já suporta desktops virtuais há muito tempo... a única coisa que o beryl/compiz acrescentaram foi o efeito engraçadote de colocá-los nas faces de um cubo, mas ao mesmo tempo transmitir a sensação de passar de um desktop para outros, para a direita ou para a esquerda.

Já agora o Beryl tem um plugin "Anotar" ou coisa do género que permite escrever com o rato no ecran livremente, numa apresentação é interessante para explicar um esquema ou traçar um pequeno croqui explicativo...

Cumprimentos

Tem. Há um plug-in que é o "annotate" que faz exactamente aquilo que descreveste...[:p]

Mas há que ser franco, o desktop normal (2D) do Linux já suporta desktops virtuais há muito tempo... a única coisa que o beryl/compiz acrescentaram foi o efeito engraçadote de colocá-los nas faces de um cubo, mas ao mesmo tempo transmitir a sensação de passar de um desktop para outros, para a direita ou para a esquerda.

Viva. Deixem-me juntar-me à vossa discussão :)

Tenho um portátil Dell com Ubuntu Edgy, Beryl 0.2.0rc2 (o rc1 errebenta), numa Intel945GM (i810, portanto). Foi impressionante como em semanas a comunidade conseguiu colocar os modems E220 da Huawei (os tais do Kanguru USB) a funcionar. E até funcionam melohr que em Windows, mais estáveis.

Só para dizer que já uso Unix desde 1994. A minha experiência foi num Technix, com Unix por baixo, e o gestor de janelas era o CDE. Para quem não sabe, foi o avô do KDE, e já tinha 4 virtual desktops. O Windows ainda ia pelo 3.1. Acho inadmissível o Windows Vista ainda não ter virtual desktops. Eu uso o cubo com janelas em todas as faces, pena é não se poder colocar nos topos também.

Só alguém que nunca usou virtual desktops é que ainda pode perguntar qual a utilidade. Uma vez, num XP, ainda meti um programa que recriava virtual desktops no Windows, mas era tão fraquinho que atrapalhava mais do que simplificava.

Abraços,

http://portuguesesaovolante.blogspot.com

isto é um portatil compaq m700 :D grafica intel...
vou tentar

facílimo, nem precisas de fazer mais nada. Os drivers intel são opensource, e os que o ubuntu instala já têm aceleração 3d e tudo. Também tenho um portátil com uma gráfica intel, e depois de instalar o ubuntu, foi só acrescentar o repositório, instalar (podes correr o synaptic e procurar por beryl; não te esqueças de instlar o emerald também).

nem sequer tinha pensado nisso, mas é exactamente isso, tenho uma soltek com chipset da nvidia, nunca pensei que estivesse relacionado!

Pois é..primeiro que descobrisse qual era o problema foi do bom e do bonito. Julgava que o problema era dos drivers e fartei-me de seguir tutoriais:sh)

Perdi 2 a 3 semanas sempre de volta disso...depois comecei a encontrar pessoas com o mesmo problema mas nenhuma solução :(

A vantagem é que fiquei a conhecer muito mais sobre drivers e sobre o Linux "himself", pois segui tudo e mais alguma coisa que havia em foruns...em principio isso vai-se resolver com o Feisty. Mas agora que só uso Ubuntu vou começar a ter um pouco mais de cuidado com o hardware que compro [;)]

Pois é..primeiro que descobrisse qual era o problema foi do bom e do bonito. Julgava que o problema era dos drivers e fartei-me de seguir tutoriais:sh)

Perdi 2 a 3 semanas sempre de volta disso...depois comecei a encontrar pessoas com o mesmo problema mas nenhuma solução :(

A vantagem é que fiquei a conhecer muito mais sobre drivers e sobre o Linux "himself", pois segui tudo e mais alguma coisa que havia em foruns...em principio isso vai-se resolver com o Feisty. Mas agora que só uso Ubuntu vou começar a ter um pouco mais de cuidado com o hardware que compro [;)]

Pois eu agora também só uso ubuntu, também vou passar a ter mais cuidado com o hardware, e eu que até prefiro placas gráficas ATI às da nvidia.. Sempre tive ATI sem razão de queixa, até me virar para o linux! E mesmo assim nao me posso queixar muito, porque funciona impecavelmente, tirando a acelaração 3d para o beryl!

Eu queria comprar um portátil e queria que o SO fosse Linux.

Que cuidados devo ter com o suporte Linux?

(Só agora vi que ninguém respondeu a este post)

Posso-te dizer que o hardware do meu HP pavillion DV1140 funciona às mil maravilhas com o ubuntu.

A evitar, assim de repente, se calhar gráficas ATi, chipsets wireless esquesitos.

De qualquer das maneiras, apesar de poder causar estranheza ao vendedores, a maneira mais simples de ver se não vais ter problemas, é levar um live cd do ubuntu, e arrancar com ele. Logo vês o que é reconhecido e o que não é...

Voltar
Superior