O tópico do linux

Viva colegas...

Antes de mais, as minhas desculpas por estar novamente a questionar a comunidade...

Muito fácil.

System -> Preferences -> Sessions -> Startup Programs [;)]
...

Infelizmente ainda não consegui... a minha distribuição é Kubuntu... mas vou descobrir como... é só dedicar-me mais um pouco...

Procurar um gestor de redes Wireless (em modo gráfico) para Kubuntu.

Podem sugerir um bom?

Obrigado,

Última edição:
Porquê o server? Não vejo vantagens obvias em meter o server, excepto se fores usar o computador mesmo para servidor, e nesse caso até há concorrentes bem mais famosos nessa área, caso do Red Hat ou do Suse...

O Beryl 0.2.0 RC1 que tenho estado a usar no portátil tem estado muito muito estável, julgo que estará pronto para integrar o Ubuntu 7, mesmo que não venha por default e se tenha de activar nos menus...
De resto o Ubuntu com o novo painel de controlo, com o xorg bullet-proof, e com o sistema de download automático de codecs parece-me que está a caminhar no bom sentido para se tornar mais user-friendly e recomendável a pessoas com menos skills informáticos...

Cumprimentos

se é servidor é debian [:p]

Viva colegas...

Antes de mais, as minhas desculpas por estar novamente a questionar a comunidade...

Infelizmente ainda não consegui... a minha distribuição é Kubuntu... mas vou descobrir como... é só dedicar-me mais um pouco...

Procurar um gestor de redes Wireless (em modo gráfico) para Kubuntu.

Podem sugerir um bom?

Obrigado,

Eu confesso que não ligo muito as estes untus[:D], embora lhe de todo o merito por estarem a contibuir para a divulagão do open-source em gerakl e do Linux em particular.
QUanto a questão

Isto é UN*X pelo que funciona por run levels.
Um run level é uma personalidade da maquina por assim dizer assim quando o So arranca corre os scrits que estão em determinado rum Level

Por exemoplo estes buntus se são sobre debia irão correr os scripts do run level 2, ou seja os que estão em /etc/rc2.d
irão encontrar ficheiros com o nome S20anithyngyouwunttart O prefixo S significa START por opisição quando fazem shutdown ele executa o que esta no run level 6 niota o prefixo K significa stop .

Bom na pratica se eu tiver um programa x que quero arrancar possio fazer um script do genero :

#/bin/ s h
case "$1" in
start) echo -n "Starting Demonio do PMCT"
nohup /usr/local/bin/demonio_do_opmct &
echo "."
;;
stop) echo -n "Stopping demonio do PMCT"
killall -9 demonio_do_pmct
echo "."
;;

Coloco este script em /etc/init.d
chomod 0755 /etc/init.d/demonio_pmct

agora n directorio /etc/rc2.d coloco um simbolic link

ln -s ../init.d/demonio_pmct S90pmct

no directorio /etc/rc6.d
ln -s ../init.d/K90pmct

done

ele ira ancar de inicio e sera morto quando for feito o shutdown.

espero que isto seja utial a alguem lololol

BTW na red heat o run level de arranuqe rpor omição é o 3

é possivel ter varior run levels cada 1 com scripts diferentes assiom nudaddo de run level uma maquina que era um servidor web passa a ser um setrvidor SQL e por ai fora

Pois, eu também tenho essa ideia; agora a questão é, se trocar o cpu, a instalação que tenho do Ubuntu vai reconhecer automaticamente os 2 cores e usá-los, ou tenho que instalar de novo o sistema?

Se for SMP reconhece logo e sem stress.
Se iss for derivado da debian unstable o kernel 2.6 ja vem com SMP activo pelo que é sempre a a viar.

Para os windows tambem é um processo simples.
basta ir a my computer

propriedades /device manager e mudar de ACPI para ACPI multiprocessor PC

[;)]

Outra coisa voces deviam aprender a com****r um kernel é mais simpkles do que pensam e muito utili

BAsicamente

apt-get source kernel

descompactar

cd /usr/src/linux ou onde descompactaram

e agora um passe de magica

make oldconfig

com isto ele vai buscar a config do kernel que esta activo, o que significa que se com****rem ja ficam com um kernel igaul e funcional.

Depois para o xwindows boys make xconfig

e para os console boye make menuconfig

por fim

make bzImage

ate agora nada os aconteceu.

agora make install

mesmo qeu não façam o make install deviam fazer os restantes passos para ver como é [;)] SIMPLES

Definitivamente acho que o Linux cada vez mais está "pronto para o Desktop". Penso que o Ubuntu está a seguir o caminho mais que certo. Quem acha que deixa de ser uma distribuição "pura" por ter codecs e drivers não open-source (mas grátis), tem sempre a opção de dizer não antes de os instalar. Para o utilizador comum nada mais simples.

A debian quie eu considero pura tem um repositorio OFicial non-free [;)]

E durante muitos anos usei o driver da intel para as placads de rede (e100.o) so mais tarde paessei a usar o d Donald Becker o epro100.o

nem por isso morri [:D]

Oh PMCT tu a falar de runlevels, seja lá o que isso for, até assustas o pessoal.. [;)]

Eu agora uso o Ubuntu (Gnome) porque, pronto, este é o filho previlegiado da distribuição e a qualidade de integração não se compara com a do Kubuntu...

Mas a melhor maneira de por programas a arrancar automaticamente era criar um pequeno script e coloca-lo dentro da pasta /home/arnaldo/.KDE/Autostart
...

Já agora PMCT, só por curiosidade...

Os servidores que correm o fórum são os mesmos da versão anterior, ou além do software também houve um upgrade ao hardware?

...

Eu agora uso o Ubuntu (Gnome) porque, pronto, este é o filho previlegiado da distribuição e a qualidade de integração não se compara com a do Kubuntu...
...

Infelizmente... ou não... já tinha chegado a essa conclusão... [8b] acho que ainda vou mudar....

Nos entretantos... já encontrei uma aplicação GUI para a gestão das redes Wireless... o KNetworkManager... o problema é que quando tento instalar obtenho o erro que se vê na imagem em anexo... este erro já apareceu algumas vezes... e sinceramente não estou a entender o problema... :confused:

Se puderem explicar... agradeço... :)

Já agora PMCT, só por curiosidade...

Os servidores que correm o fórum são os mesmos da versão anterior, ou além do software também houve um upgrade ao hardware?
O sql tem cpu de 2 cores ( melhor poranto)

O apahe de 3 maquinas passou par 1 de 2 cores (reduziu portanto)
tudo somado deve ser mais ou menos a mesma coisa

Infelizmente... ou não... já tinha chegado a essa conclusão... [8b] acho que ainda vou mudar....

Nos entretantos... já encontrei uma aplicação GUI para a gestão das redes Wireless... o KNetworkManager... o problema é que quando tento instalar obtenho o erro que se vê na imagem em anexo... este erro já apareceu algumas vezes... e sinceramente não estou a entender o problema... :confused:

Se puderem explicar... agradeço... :)

O debian packager dpkg so pode corer uma instacia de cada vez.

tens mais que uma a correr e por iso o erro de lock

O debian packager dpkg so pode corer uma instacia de cada vez.

tens mais que uma a correr e por iso o erro de lock

Mas como se pode ver na imagem... eu, intencionalmente, não corri mais nenhuma instância... e este erro tanto aparece como Automix como directamente na consola... :confused: mais logo vou investigar um pouco melhor...

Obrigado,

Edit:

mais tarde vou tentar colocar os scripts a correr no arranque...

e quanto ao com****r... deêm mais tempo... e lanço mãos à obra... para já... estou a gostar de "voltar aos velhos tempos" da linha de comandos... :p

Última edição:
Outra coisa voces deviam aprender a com****r um kernel é mais simpkles do que pensam e muito utili

Eheh, eu aprendi a com****r kernels e a fazer device drivers muito simples na cadeira de Sistemas Operativos 2 na UMinho, foi meu professor o sr. responsável pela integração do portal AEIOU no grupo Impresa! [:p]

Por acaso gostei muito do que aprendi!

Cumprimentos

Mas como se pode ver na imagem... eu, intencionalmente, não corri mais nenhuma instância... e este erro tanto aparece como Automix como directamente na consola... :confused: mais logo vou investigar um pouco melhor...

Obrigado,

Edit:

e quanto ao com****r... deêm mais tempo... e lanço mãos à obra... para já... estou a gostar de "voltar aos velhos tempos" da linha de comandos... :p

pidof dpkg

kill -9 a cada um dos pids

apt-get install pacjakename

ou nessas distros mais userr frindly
sudo apt-get install packename

Obrigado,

Edit:

Tens o adept aberto...

Só podes usar um programa que use o sistema de gerenciamento de pacotes de cada vez, porque precisam de acesso exclusivo ao dpkg..

O sql tem cpu de 2 cores ( melhor poranto)

O apahe de 3 maquinas passou par 1 de 2 cores (reduziu portanto)
tudo somado deve ser mais ou menos a mesma coisa

É que nunca mais se notou os tradicionais problemas de performance que no outro eram o prato do dia...

Debian quinje, Windows jero.. [:p]

É que nunca mais se notou os tradicionais problemas de performance que no outro eram o prato do dia...

Debian quinje, Windows jero.. [:p]

querias ter a certeza que era mais rapido?
podias ter perguntado logo[:D]

O sql que da suporte a este forum da tambem a:

forum.motorclassico.pt
www.xt-pc.com
www.extreme-computers.pt
www.dakar.autohoje.com
www.sitca.com.pt
www.guiadoautomovel.pt
www.delta-cafes.pt
servidres de banners da motorpress.

www.epigripave.net e sirea.epigripave.net ( todos os galinaceos do pais estao la registados, e tens todas as freguesias do paiz a actualizar estas dados são ais de 5mil utilizadores noemados)
so para citar alguns sites que reposam no mesmo sql .
[:D][;)]

Eu confesso que não ligo muito as estes untus[:D], embora lhe de todo o merito por estarem a contibuir para a divulagão do open-source em gerakl e do Linux em particular.
QUanto a questão

Isto é UN*X pelo que funciona por run levels.
Um run level é uma personalidade da maquina por assim dizer assim quando o So arranca corre os scrits que estão em determinado rum Level

Por exemoplo estes buntus se são sobre debia irão correr os scripts do run level 2, ou seja os que estão em /etc/rc2.d
irão encontrar ficheiros com o nome S20anithyngyouwunttart O prefixo S significa START por opisição quando fazem shutdown ele executa o que esta no run level 6 niota o prefixo K significa stop .

Bom na pratica se eu tiver um programa x que quero arrancar possio fazer um script do genero :

#/bin/ s h
case "$1" in
start) echo -n "Starting Demonio do PMCT"
nohup /usr/local/bin/demonio_do_opmct &
echo "."
;;
stop) echo -n "Stopping demonio do PMCT"
killall -9 demonio_do_pmct
echo "."
;;

Coloco este script em /etc/init.d
chomod 0755 /etc/init.d/demonio_pmct

agora n directorio /etc/rc2.d coloco um simbolic link

ln -s ../init.d/demonio_pmct S90pmct

no directorio /etc/rc6.d
ln -s ../init.d/K90pmct

done

ele ira ancar de inicio e sera morto quando for feito o shutdown.

espero que isto seja utial a alguem lololol

BTW na red heat o run level de arranuqe rpor omição é o 3

é possivel ter varior run levels cada 1 com scripts diferentes assiom nudaddo de run level uma maquina que era um servidor web passa a ser um setrvidor SQL e por ai fora

O saber não ocupa lugar, mas, se quisermos que mais pessoas usem Linux, não se pode ir por aí.

Colocar um programa a correr quando se inicia o computador tem que ser mais fácil do que isso, senão...

Quanto a com****r kernels, a mesma coisa. Claro que não é difícil, mas, para o utilizador comum é mais fácil ir ao synaptic e procurar por "linux-" e instalar outro kernel... [;)] Já é complicação suficiente quando o update-manager instala um kernel novo (por ex, há uns dias passou do 2.6.17-10 para o 2.6.17-11) ter que instalar de novo os drivers da placa gráfica, que só funcionam para o kernel para que foram com****dos...

Voltar
Superior