O tópico do linux

Mas antes detectava? Por acaso não tens placa de rede e wireless e ele tem o wireless por default e a placa de rede desactivada? Em system -> administration -> networking o que é que diz?

PS: experimenta o Suse 10.2 se não te entenderes com o ubuntu...

Já tive um ubuntu com tudo configurado, incluindo wireless.

Agora simplesmente não consegue configurar.

Mesmo durante a instalação ele tentou com o protocolo D qualquer coisa e não deu, não sei, e estaria a me borrificar se nao precisasse mesmo disto.

Amanha vou instalar o Fedora 6.0

Ubunteiros [:p], preciso da vossa ajuda.

Tenho aqui o PC aberto à uns meses e está na hora de o fechar. Porém tenho aqui 2 pequenos problemas que queria resolver e como não sei se há algum problema de ligações, é melhor resolver isto antes de o fechar.

Então é o seguinte:

1- Tenho um leitor DVD, (NEC DV-5700A) que sempre que ponho lá um CD ele pura e simplesmente bloqueia! Fica tudo bloqueado e tenho que carregar no botão de "reset". Por vezes quando reinicio com um CD lá dentro ele fica a funcionar. Será algum problema de controladores? Pelo menos a minha gráfica (ATI) stressa com a MB (NVidia) [s)]

2- O outro problema é com um leitor de cartões (marca NGS). Sempre que ligo o PC ele bloqueia se tiver ligado o leitor de cartões numa porta USB. Aliás, era por causa disso que quando tentava instalar o Ubuntu ele congelava logo no ínicio. Mas se o desligar durante o arranque e liga-lo depois ele funciona às mil maravilhar, detectando todos os cartões. Será que o Ubuntu considera aquilo como um disco de arranque?

Se não consegues configurar a rede e o wireless no Ubuntu, com o Fedora ainda vais ter mais trabalho, tens de meter o firmware na pasta correcta, fazer o load do driver já com o firmware e acaba por ser bem menos plug&play que no Ubuntu...

Cumprimentos

faz ai

sudo grep eth /var/log/messages

e depois mete aqui

e por fim mete aqui um cat do /etc/network/interfaces

Hoje de manhã voltei a pegar nisto, e a placa de rede, lá a consegui activar, no network tools, estava desligada :confused:, depois, lá ligou e configurou, a partir daí já foi facil, até estou a escrever isto agora a partir do wireless por ubuntu. Acabei por não instalar o fedora, embora tenha aqui ao lado o cd.

Curiosamente, continuava com um problema que tive poucos dias antes de o formatar, o gcc continuava a não reconhecer as bibliotecas, mas uma pesquisa pelo google descubri que faltava-me o pacote build-essencials, após instalação ficou optimo.

O msn é que continua estranhamente a dar "unable to connect" no ubuntu, seja qual for o programa usado.

Uma boa noite de sono faz milagres.

Curiosamente, continuava com um problema que tive poucos dias antes de o formatar, o gcc continuava a não reconhecer as bibliotecas, mas uma pesquisa pelo google descubri que faltava-me o pacote build-essencials, após instalação ficou optimo.

O build-essentials é um meta pacote que so serve para ter um sistemas como a capacidade ( todos os pacotes necessarios) para gerar pacotes DEBIAN (debs).

Acontece que entre os pacotes necessarios esta o gcc, a glibc o g++ .
seria certamente um destes que te faltava pois esse pacote em particlar não é mais que um meta pacote ( não é uma peça de software mas sim um conjunto de dependencias que garante que uma ves instalado tem uma maquina capaz de criar pacotes deb).

Percebes-te?[:D]

O build-essentials é um meta pacote que so serve para ter um sistemas como a capacidade ( todos os pacotes necessarios) para gerar pacotes DEBIAN (debs).

Acontece que entre os pacotes necessarios esta o gcc, a glibc o g++ .
seria certamente um destes que te faltava pois esse pacote em particlar não é mais que um meta pacote ( não é uma peça de software mas sim um conjunto de dependencias que garante que uma ves instalado tem uma maquina capaz de criar pacotes deb).

Percebes-te?[:D]

Perfeitamente [;)]

Eu já queimei 4 cd's a tentar fazer um cópia da imagem da instalação do Ubuntu... existe sempre qq coisa para me dar cabo do cd...

Vou por fim tentar fazer o download de outro servidor...

Estava a tentar da UP pois o velocidade é de perto de 1000 kb/s...

Agora vou tentar do servidor da Univ. de Coimbra... mas não passa dos 650 kb/s... :p

Mais 10 min...

Já agora, tenho duas duvidas,

1.) em que pacote está o ddd ? não o consigo achar.

2.) Como aceder às pastas do windows? não o consigo achar, antigamente estava na media/ mas agora vou lá e não o vejo.

Já agora, tenho duas duvidas,

1.) em que pacote está o ddd ? não o consigo achar.

2.) Como aceder às pastas do windows? não o consigo achar, antigamente estava na media/ mas agora vou lá e não o vejo.

na debian isso é um pacote

apt-get install ddd

quanto a segunda pergunta.
não percebi.
queres saber como aceder a partiçoes ntfs ?
[;)]

na debian isso é um pacote

apt-get install ddd

quanto a segunda pergunta.
não percebi.
queres saber como aceder a partiçoes ntfs ?
[;)]

Aqui não o tenho disponivel esse pacote, assim como também não está o jdk5 que eu tinha quase a certeza que já estava disponivel, mas pronto, o gdb também não morde e o java dk també não tenho pressa.

Sim, é aceder à partição ntfs, onde está o xp, e muito pdf que me dá jeito consultar eh, no ubuntu anterior que tinha instalado o acesso era bastante facil, neste está mais escondido e não o consigo achar/configurar.

Aqui não o tenho disponivel esse pacote, assim como também não está o jdk5 que eu tinha quase a certeza que já estava disponivel, mas pronto, o gdb também não morde e o java dk també não tenho pressa.

Sim, é aceder à partição ntfs, onde está o xp, e muito pdf que me dá jeito consultar eh, no ubuntu anterior que tinha instalado o acesso era bastante facil, neste está mais escondido e não o consigo achar/configurar.

Há uma aplicação engraçada chamada ntfs-3g que faz umas coisas giras, tipo alterar os ficheiros em NTFS sem stress :) ... googla por isso para ver como funciona ;)

"apt-get install ntfs-3g" deve chegar se ainda não estiver instalada :)

primeiro vez se a partição esta montada

com mount
né depois se não estiver
verificads se tens o dricer ntfs
se sim fazes o respectivo mount

mount -t ntfs /dev/hdwhatever /mountpoint
:)

não estava mount, entao fiz:

oem@portatil:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 * 1 7833 62918541 7 HPFS/NTFS
/dev/sda2 7834 9647 14570955 83 Linux
/dev/sda3 9648 9729 658665 5 Extended
/dev/sda5 9648 9729 658633+ 82 Linux swap / Solaris

para ver que era sda1, depois:

oem@portatil:~$ sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /mountpoint
mount: mount point /mountpoint does not exist

Depois tive a genial ideia de fazer isto:

oem@portatil:~$ sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /media

e pronto... agora fiquei com o acesso negado à pasta media e estou sem acesso a cdrom e pen usb :sh)

Voltar
Superior