O tópico do linux

Por cá até ao momento está a correr sem espinhas.

PS: E a gráfica é uma ATI mobility x700... [;)]

MCAG...tb tenho uma ATI X700 mobility radeon no meu Asus A6va... e quando activo a aceleração 3D o ecrã simplesmente fica a negro no proximo arranque. Tiveste o mesmo problema?

MCAG...tb tenho uma ATI X700 mobility radeon no meu Asus A6va... e quando activo a aceleração 3D o ecrã simplesmente fica a negro no proximo arranque. Tiveste o mesmo problema?

Estás a usar o Feisty (7.04)?

Esse portátil tem ecrâ panorâmico. Experimenta primeiro ver se no xorg.conf tens lá a resolução 1280x800. Se não tiveres adiciona da mesma forma que as outras que já lá estão.
No meu tive de o fazer porque o máximo que aparecia no xorg.conf era 1024x768. Como não tentei activar o 3d antes de colocar 1280x800 não sei se puderá ser daí. Senão...

No Edgy também apanhava com o ecrâ preto mesmo sem aceleração.
Na seccção device (do ficheiro /etc/X11/xorg.conf), o driver tinha de ser, em vez de "radeon", "ati" e ainda na secção device, acrescentava Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto".

Mas no 7.04 não precisei de fazer nada disto (só a resolução para 1280x800), foi só instalar.

Cumprimentos

Última edição:
"Estás a usar o Feisty (7.04)?"

Sim, estou.

"É que neste não precisei de fazer nada. Mas no Edgy também apanhava com o ecrâ preto."

Eu tb não.

Não me refiro à instalação, pois nesta versao a grafica fica a funcionar à 1ª.
Os efeitos de desktop, também os tenho a correr bem, mas a placa continua sem aceleração 3D .

Neste momento a única coisa que nao é reconhecida pelo meus Asus é a porta de infravermelhos, de resto tudo funciona.

Última edição:
bem, enquanto tento "comprar" o codeweaver e trabalhar com o wine

tenho o Ubuntu 6.06 instalado. para instalar por cima deste o Feisty Fawn é facil?
tenho que sacar isto tudo para um cd, né?

iso.png
ubuntu-7.04-desktop-i386.iso 15-Apr-2007 14:52 698M Desktop CD for PC (Intel x86) computers (standard download)
torrent.png
ubuntu-7.04-desktop-i386.iso.torrent 19-Apr-2007 07:53 27K Desktop CD for PC (Intel x86) computers (BitTorrent download)
list.png
ubuntu-7.04-desktop-i386.list 15-Apr-2007 14:52 14K Desktop CD for PC (Intel x86) computers (file listing)
list.png
ubuntu-7.04-desktop-i386.manifest 15-Apr-2007 13:05 31K Desktop CD for PC (Intel x86) computers (contents of live filesystem)

"Estás a usar o Feisty (7.04)?"

Sim, estou.

"É que neste não precisei de fazer nada. Mas no Edgy também apanhava com o ecrâ preto."

Eu tb não.

Não me refiro à instalação, pois nesta versao a grafica fica a funcionar à 1ª.
Os efeitos de desktop, também os tenho a correr bem, mas a placa continua sem aceleração 3D .

Neste momento a única coisa que nao é reconhecida pelo meus Asus é a porta de infravermelhos, de resto tudo funciona.

:confused: Não tinhas dito que assim que activavas o 3d ficavas com o ecrâ preto?

Se tens os efeitos 3d do desktop (os efeitos das janelas e o cubo) de certeza que tens a aceleração 3d activa.

Vê lá se quando fazes na consola, glxinfo, não aparece no inicio dos resultados um, direct rendering: Yes.

Cumprimentos

Confirmo, Direct rendering = YES.

Mas experimenta instalar um jogo , por exemplo o CUBE....nada de aceleração... tudo leeeeennnntoooooo

Tenho um LG LW65 com uma Ati X700 Mobility e pura e simplesmente não consigo correr o LiveCD do Ubuntu, nem do Kubuntu 7.04, ele não arranca o X [8b] alguém mais teve este problema, é que pelo vistos há pessoal com a X700 Mobilty que consegui instalar.

A quem puder ajudar, o meu muito obrigado.

Tenho um LG LW65 com uma Ati X700 Mobility e pura e simplesmente não consigo correr o LiveCD do Ubuntu, nem do Kubuntu 7.04, ele não arranca o X [8b] alguém mais teve este problema, é que pelo vistos há pessoal com a X700 Mobilty que consegui instalar.

A quem puder ajudar, o meu muito obrigado.

Se com o Ubuntu 7.04 acontecer o mesmo, quando devia carregar o x fica preto... faz CTRL+ALT+F1 para passar a linha de comandos.

Faz, sudo pico /etc/X11/xorg.conf . De seguida experimenta o que disse anteriormente.

"Na seccção device (do ficheiro /etc/X11/xorg.conf), o driver tinha de ser, em vez de "radeon", "ati" e ainda na secção device, acrescentava Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto". "

Depois de alterar, CTRL+X para sair e escolher Y(es) para gravar.

Depois Reiniciar, sudo shutdown -r now

Talvez funcione [:p]

Cumprimentos

Bem, e o primeiro problema está resolvido apr:)

Pelos vistos sou o único por estas bandas com este problema, mas se entretanto alguém aparecer com o mesmo problema que eu, ou seja, quando activa os efeitos 3D do Desktop, deixa de aparecer imagem nos vídeos, só som, então o truque é o seguinte:

Abrir a consola e escrever:

Código:
 $ gstreamer-properties
e depois na nova janela, escolher a tab que diz vídeo e no plugin de saída por omissão, que deve estar a dizer "Autodetectar", escolher "Sistema de janelas X, (sem XV)

Os vídeos ficam a funcionar apesar de a qualidade já ter sido melhor :(

A pasta tem estas permissões:

Acho que o problema está aqui....

Pois está, tens que seleccionar "permitir executar ficheiro..."; tens lá um traço. Depois já podes correr os programas normalmente.

Eu sei que pode causar alguma confusão, mas se o windows tivesse todos estes níveis de segurança, se calhar não era o viveiro de virus em que se transformou.

Pois está, tens que seleccionar "permitir executar ficheiro..."; tens lá um traço. Depois já podes correr os programas normalmente.

Eu sei que pode causar alguma confusão, mas se o windows tivesse todos estes níveis de segurança, se calhar não era o viveiro de virus em que se transformou.

Claro...eu quando tentei por passwords e impedir o acesso as certas pastas no Windows, também fiquei com um problema de uma das vezes. Aquilo tava tão protegido que quando instalei o novo windows não me deixava la aceder [:)]

Mas voltando ao Ubuntu...Isto aconteceu porque fiz uma instalação nova mas mantive a pasta home que estava numa partição à parte. Julgava que ia ser automático porque o user é o mesmo. Ele não me deixa selecionar aquele item, tenho mesmo que ir pela linha de comandos. Podem me confirmar se para o /home são estes as permissoes?

Código:
sudo chmod 0744 /home

Não entendo :confused:

Na linha de comando fiz
Código:
sudo chmod -R 700 /home/drachen
No entanto se for ver as permissões na pasta através do Nautilus continua lá aquele item para carregar para executar ficheiros!

Se fizer ls -la obtenho

Código:
drwx------ 67 drachen drachen  2048 2007-04-21 11:51 drachen
Ou seja, permite-me executar! Já não percebo nada :sh)

Não entendo :confused:

Na linha de comando fiz
Código:
sudo chmod -R 700 /home/drachen
No entanto se for ver as permissões na pasta através do Nautilus continua lá aquele item para carregar para executar ficheiros!

Se fizer ls -la obtenho

Código:
drwx------ 67 drachen drachen  2048 2007-04-21 11:51 drachen
Ou seja, permite-me executar! Já não percebo nada :sh)

eu costumo fazer como ja disse e depois defino as permissoes so para mim nas propriedades[;)]

Já descobri o problema![kiss]

Haviam certos ficheiros que só tinham permissão para o root. As pastas e as maioria dos ficheiros eram meus e tinham permissão para escrever/executar mas havia uma minoria que só sendo root.

Fiz:

Código:
sudo chown -R drachen:drachen /home/drachen/ 
sudo chmod -R 700 /home/drachen/
E a maioria dos programas já estão a funcionar [kiss]apr:)

Voltar
Superior