O tópico do linux

limpa como assim?!

tirar o XP... não quero, porque Às vezes o meu pai tmb precisa do portatil
e ainda sei trabalhar mt pouco com o ubuntu

Em vez de fazeres o update, fazes uma instalação nova. Faz o download do CD daquele site que te indiquei, fazes um backup dos teus documentos e instalas o Ubuntu por cima do outro. Não tens que te preocupar com o Windows (porque não vais tocar nessa partição) nem com o Ubuntu porque formatas as partições que onde tiver o 6.06.

ahhh, ok!
já estou a fazer o download

mas assim, não preciso de apagar o ubuntu que tenho aqui?
ele "substitui" um por o outro?

Mais fácil (para o VISTA):

1 - Ir ao Control Panel->Administrative Tools->Computer Management->Disk Management.
2- Apagar (delete) das partições do linux e criar se pretendida uma(s) partição do tipo windows (fat32 ou NTFS).
3- inserir dvd do vista e fazer reboot. Depois de carregado selecionar Repair current installation (ou algo do género).
4-De seguida puderá deixar o sistema automáticamente procurar pelo erro ou seleccionar a opção relativa a verificar/corrigir erros no arranque (boot) do sistema. Será corrigido automáticamente e pedido para reiniciar.

É mais ou menos isto.

Cumprimentos

Só para avisar que isto não funciona (pelo menos comigo).
Ele detectava o erro do boot mas sempre que arrancava dava um erro do grub (apesar de ter já a partição ext3 e do swap apagadas)...
Lá desencantei um cd do miniPe e tinha lá uma ferramenta chamada mbrfix que funciona perfeitamente.
Mas depois fiz asneira, ao tentar juntar a antiga partição do linux a outra, esqueci-me que o partition magic dá barraca com o Vista...E foi o que aconteceu...Já tentei mil e uma coisas e não consigo por o vista a dar sem o formatar, dá sempre BSOD...

Mas já deu para ver a evolução que houve no Ubuntu, que gostei, diga-se já (mas não o suficiente para troca-lo pelo XP)

Última edição:
ahhh, ok!
já estou a fazer o download

mas assim, não preciso de apagar o ubuntu que tenho aqui?
ele "substitui" um por o outro?

Não precisas de apagar o actual. Na instalação ele vai-te pedir as partições onde queres instalar. Só tens que "substituir" as actuais partições pelas novas. Depois só tens que escolher no menu que as queres formatar. Tem atenção que vais perder TUDO o que tiveres nessas partições! As definições e documentos também vão há vida. Aproveita e faz uma partição para o /home e assim, da próxima vez não perdes as definições, os favoritos, etc. E também tem cuidado para não tocares na partição do Windows. Faz um particionamento manual. Na pag.7 (acho eu) deste tópico tens lá um tutorial feito pelo mundano...guia-te por ele [;)]

por agora não tenho nada que me interesse gravado no ubuntu. ainda ta td no windows

se calhar é melhor esperar ter net em casa, para fazer uma coisa em condições. de qq das maneiras ja tenho 80% do download feito!

Ora bem, este fds dediquei-me um pouco a configurar algumas cenas no Ubuntu.

Instalei o Beryl e pus aqueles efeitos todos pipis [:D] Sem dúvida, um regalo para os olhos. E atá agora, ainda não me deu nenhum bug!!

Acabei de instalar também a minha webcam. Nunca me tinha dedicado a ela, porque é muito raro usa-la. Com a instalação do Feisty vi que era detectada automaticamente mas não funcionava nenhum programa com ela. Resolvi seguir este tutorial

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=191770&highlight=Logitech+Quickcam+Messenger

e agora já esta a bulir apr:) Já tenho o Ekiga a funcionar assim como o Camoramaapr:) Já agora, é uma Logitech Quickcam Messenger!

Em compensação, apareceu-me um problema novo. O Google Earth deixou-me de funcionar. Ao iniciar diz-me que a minha placa gráfica já não é suportada! Que é necessário um placa gráfica 3G com 16Mb de VRAM! Para eu comprar uma nova! Como é que é possível? Eu tenho o Beryl a funcionar às mil maravilhas mas não serve para o GE!?

Great news....

A Dell, o maior fabricante de PC's do mundo depois de vários estudos e de várias auscultações as opiniões dos consumidores decidiu que era tempo de juntar a opção Linux ao Windows, que era a única opção que se tinha até agora..

A distribuição escolhida foi o Ubuntu. apr:)apr:)apr:)apr:)

http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/6610901.stm

http://www.ubuntu.com/news/dell-to-offer-ubuntu

http://direct2dell.com/one2one/archive/2007/05/01/13147.aspx

Para já não há grandes detalhes, mas é uma excelente noticia, especialmente se mais fabricantes seguirem a onda, não tanto porque simplifique muito comprar um PC com o ubuntu já instalado, mas porque podemos ter a certeza que é 100% compatível..

Além disso é de esperar uma maior adopção o que no futuro poderá significar mais software e jogos mainstream portados para Linux..

Já à uns tempos perguntei a quem tinha por aqui o VMWare player, se o espaço ocupado pelo ficheiro *.vmdk (o disco virtual) não era muito maior que o o disco virtual. Acontece que o meu não para de crescer :confused:

O meu Windows virtual tem um disco ocupado com 1.9 Gb e o ficheiro *.vmdk já vai em 6Gb!! Como é que isto é possível? Já andei a ler e parece que o VMWare tem uma opção
que são as chamadas "snapshots" e que isso consome muito espaço. Ora, o VMWare Player não tem essa opção embora ja tenha lido que há uns truques para fazer snapshots com o VMWare Player.

Afinal, qual a minha alternativa? Instalar tudo de novo ou fazer um upgrade po VMWare Workstation para ver se consigo lidar com isso das snapshots?

Great news....

A Dell, o maior fabricante de PC's do mundo depois de vários estudos e de várias auscultações as opiniões dos consumidores decidiu que era tempo de juntar a opção Linux ao Windows, que era a única opção que se tinha até agora..

A distribuição escolhida foi o Ubuntu. apr:)apr:)apr:)apr:)

http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/6610901.stm

http://www.ubuntu.com/news/dell-to-offer-ubuntu

http://direct2dell.com/one2one/archive/2007/05/01/13147.aspx

Para já não há grandes detalhes, mas é uma excelente noticia, especialmente se mais fabricantes seguirem a onda, não tanto porque simplifique muito comprar um PC com o ubuntu já instalado, mas porque podemos ter a certeza que é 100% compatível..

Além disso é de esperar uma maior adopção o que no futuro poderá significar mais software e jogos mainstream portados para Linux..

De facto continuo a achar que o Windows Vista foi o melhor que podia ter acontecido para o Linux... nestes últimos tempos penso que a base de utilizadores de Linux, e Ubuntu em particular está a atingir uma massa crítica que vai começar a obrigar os OEM e as companhias de software a olharem para o software open source com outros olhos.

Já era tempo era de a Adobe fazer um photoshop para Linux... aí é que era o boom...

Pessoal, más noticias aqui.

Instalei o Ubuntu, tudo bem, a funcionar a 1024x768 (não tinha ligação a internet quando instalei). Agora cheguei a casa, ligo o portátil a net, instalo o controlador da placa gráfica e mais uns updates e voilá, ecrã preto apôs a barrinha de iniciação do Ubuntu!!! Fiquei na *****, ainda por cima já estava a dar-lhe forte num ficheiro de openoffice (relatório final do projecto) e agora está na partição do linux e eu sem acesso a ele...

Sabem de algum truque para voltar a por o Ubuntu a funcionar??

A placa é a ATI X700...[8b]

Instalei o Ubuntu, tudo bem, a funcionar a 1024x768 (não tinha ligação a internet quando instalei). Agora cheguei a casa, ligo o portátil a net, instalo o controlador da placa gráfica e mais uns updates e voilá, ecrã preto apôs a barrinha de iniciação do Ubuntu!!! Fiquei na *****, ainda por cima já estava a dar-lhe forte num ficheiro de openoffice (relatório final do projecto) e agora está na partição do linux e eu sem acesso a ele...

tens o windows instalado tambem? instala o driver para ler partiçoes ext2 e 3 é só procurares no google que encontras, e recuperas o ficheiro, quanto ao resto nao te sei ajudar :sh)

tens o windows instalado tambem? instala o driver para ler partiçoes ext2 e 3 é só procurares no google que encontras, e recuperas o ficheiro, quanto ao resto nao te sei ajudar :sh)

Já fiz isso, já recuperei o ficheiro, obrigado.

Agora o estranho é que instalei o OpenOffice, e abro o ficheiro de texto e ele aparece-me todo encostado a esquerda (a folha de papel) e não consigo centra-lo (pelo menos não encontro a opção) e mete me impressão a escrever com o texto "descaído" para a esquerda...

Obrigado, mas isso é muito evoluido para mim! Tentei fazer o que lá dizem e foi tudo ao poste...Não percebo.

Estou a ver que não há DC++ nos pacotes já prontos a instalar...

Os entendidos que me auxiliem..
não consigo correr o novo Ubuntu nem Kubuntu numa máquina virtual..uso o Microsoft Virtual PC..é mt lento e a imagem aparece muito esquisita, depois chega a uma parte que bloqueia..cheiram a falta de drivers..o que me dizem?

Tks ;)

Experimenta dar uma olhadela num dos meus posts da página 37. Pode ser que ajude.

Cumprimentos

Mandriva 2007 Spring (LINUX)

Mandriva 2007 Spring (LINUX)

Criei este topico para quem como eu instalou e usa o Mandriva 2007 Spring.

Instalei (tinha o XP PRO + o Vista Ultimate) e estou a ficar viciado. Sempre usei o Mandriva, e esta versão usando aqueles efeitos 3D é um mimo.

Sou novato no linux, mas gosto de ir aprendendo. Instalou tudo, sem espiga, coisas que até para o windows é complicado drivers. Só tenho um problemazito com o som, uma SB Live value, que tenho de configurar sempre que entro, mas hei-de resolver isso.

Quero aprender a meter aquelas cenas no desktop, da temperatura e uso do CPU, Memoria, etc.. por isso peço ajuda..

Abraço

Viva, benvindo ao fantástico mundo dos Linux :) Foi com o Mandrake que aprendi a brincar com o Linux, em 2000...

Quanto aos efeitos 3D, apenas chamo a atençaõ que não são exclusivo do Mandriva; podes encontrar esse mesmo Beryl a funcionar em Ubuntu, Fedora ou Suses...

Para te dizer como metes as 'cenas', tens de especificar o quê... :) Primeiro, diz se usas o KDE ou o Gnome como gestor de janelas...

Voltar
Superior