O que eu sugiro:
1 - Tu consegues, durante a instalação do Ubuntu, redimensionar a tua partição activa e criar outras, para meter lá o Ubuntu, sem perderes os dados. Agora, para quem não é experiente, é sempre boa ideia fazeres um backup das coisas importantes! Grava 1 DVD ou 2 DVD com as tralhas mais preciosas primeiro, só para salvaguardar algum imprevisto.
2 - O gestor de partições do Ubuntu não é lá muito simpático... tira o Gparted live, acho que facilmente googlas, encontras e gravas um CD com isso; é tipo PartitionMagic, mas gratuito. Estou a falar sem saber quanto tens em disco, etc mas cá vai:
2a: Suponho que tens um disco de 300 GB, com 200 GB ocupado. Só podes "encolher" essa partição mais 100GB. Dá pelo menos 50GB de espaço, o Ubuntu pode ocupar 4 GB (mas com todas as tralhas, atenção: offices, tudo).
Encolhe a partição NTFS, por exemplo, 50GB
2b No espaço livre, cria mais uma partição primária de 50 - 2GB = 48 GB. Já te explico o porquê. Nessa partição, dizes para montar o "/" (raiz). Ou, então, se quiseres separar os documentos do SO, como eu faço, faz 2 partições primárias: uma de 25GB para o "/", outra com 23GB montada em "/home". Escolhe ext3 (podes usar o xfs, reiserfs, mas não vale a pena complicar)
2c nos restantes 2 GB (ou seja, + - o que tens de RAM) cria uma nova partição primária (nota que só podes ter no máximo 4 primárias... podes usar lógicas e extendidas, mas estou apenas a dar uma instalação simples) e escolhe "swap".
3 Manda instalar tudo, e não te procupes com nada. Ele detecta-te o Windows, e ele próprio depois mete-te um programinha para sempre que ligares o PC, tu escolheres se queres arrancar com Ubuntu ou com XP.