O tópico do linux

Os novos drivers da ATI acabam de sair.

Podem ir ver mais informações neste blog: http://www.formatds.org/ati-8423-is-out-aiglx-support/

Lá vou eu explodir com isto outra vez [:)]

EDIT 1: Afinal, acho que não dá para minha placa...É só para as hd2000

EDIT 2: Fui induzido em erro devido a uns drivers mais antigos, afinal parece que dá...http://www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.42.3.html agora tenho que ganhar coragem e torcer para que não me apareça mais um bsod...

Last edited:
Ok, é desta que vou meter o Vista... [:D]

Ubuntu May Be Killing Your Laptop's Hard Drive

from Slashdot by kdawson
wwrmn writes "There's a debate going on over at bugs.launchpad.net on whether it's the Ubuntu, BIOS, hard-drive manufacturer, or pick-any-player's fault, but Ubuntu (and perhaps any OS) may be dramatically shortening the life of your laptop's hard drive due to an aggressive power-saving feature / acpi bug / OS configuration. Regardless of where the fault lies or how it's fixed, you might want to take some actions now to try to prevent the damage."Read more of this story at Slashdot.

Boa tarde a todos,

Eu sei que este tópico é espectacular, e que deve estar tudo explicado nas páginas anteriores, mas se me puderem responder a algumas questões sem me obrigarem a ler o tópico todo eu agradecia.[;)] [:blush:]

Estou a pensar em instalar o Ubuntu 7.10, já fiz o download, e tambem pedi um Free CD.

De momento tenho o XP Home, e gostava de saber, se possivel claro, se me podiam dizer que cuidados devo ter antes de instalar o Ubuntu.

O que devo fazer, como devo preparar o meu disco ( não é particionado ), o meu SO actual, o que tenho que fazer para não "avariar" o pc ao instalar o Ubuntu e ter de formatar tudo para resolver a questão e ficar na mesma como estou agora. :sh)

Agradeço a todos os que me puderem ajudar desde já [:cool:]

Boa tarde a todos,

Eu sei que este tópico é espectacular, e que deve estar tudo explicado nas páginas anteriores, mas se me puderem responder a algumas questões sem me obrigarem a ler o tópico todo eu agradecia.[;)] [:blush:]

Estou a pensar em instalar o Ubuntu 7.10, já fiz o download, e tambem pedi um Free CD.

De momento tenho o XP Home, e gostava de saber, se possivel claro, se me podiam dizer que cuidados devo ter antes de instalar o Ubuntu.

O que devo fazer, como devo preparar o meu disco ( não é particionado ), o meu SO actual, o que tenho que fazer para não "avariar" o pc ao instalar o Ubuntu e ter de formatar tudo para resolver a questão e ficar na mesma como estou agora. :sh)

Agradeço a todos os que me puderem ajudar desde já [:cool:]

O que eu sugiro:

1 - Tu consegues, durante a instalação do Ubuntu, redimensionar a tua partição activa e criar outras, para meter lá o Ubuntu, sem perderes os dados. Agora, para quem não é experiente, é sempre boa ideia fazeres um backup das coisas importantes! Grava 1 DVD ou 2 DVD com as tralhas mais preciosas primeiro, só para salvaguardar algum imprevisto.

2 - O gestor de partições do Ubuntu não é lá muito simpático... tira o Gparted live, acho que facilmente googlas, encontras e gravas um CD com isso; é tipo PartitionMagic, mas gratuito. Estou a falar sem saber quanto tens em disco, etc mas cá vai:
2a: Suponho que tens um disco de 300 GB, com 200 GB ocupado. Só podes "encolher" essa partição mais 100GB. Dá pelo menos 50GB de espaço, o Ubuntu pode ocupar 4 GB (mas com todas as tralhas, atenção: offices, tudo).
Encolhe a partição NTFS, por exemplo, 50GB
2b No espaço livre, cria mais uma partição primária de 50 - 2GB = 48 GB. Já te explico o porquê. Nessa partição, dizes para montar o "/" (raiz). Ou, então, se quiseres separar os documentos do SO, como eu faço, faz 2 partições primárias: uma de 25GB para o "/", outra com 23GB montada em "/home". Escolhe ext3 (podes usar o xfs, reiserfs, mas não vale a pena complicar)
2c nos restantes 2 GB (ou seja, + - o que tens de RAM) cria uma nova partição primária (nota que só podes ter no máximo 4 primárias... podes usar lógicas e extendidas, mas estou apenas a dar uma instalação simples) e escolhe "swap".
3 Manda instalar tudo, e não te procupes com nada. Ele detecta-te o Windows, e ele próprio depois mete-te um programinha para sempre que ligares o PC, tu escolheres se queres arrancar com Ubuntu ou com XP.

O que eu sugiro:

1 - Tu consegues, durante a instalação do Ubuntu, redimensionar a tua partição activa e criar outras, para meter lá o Ubuntu, sem perderes os dados. Agora, para quem não é experiente, é sempre boa ideia fazeres um backup das coisas importantes! Grava 1 DVD ou 2 DVD com as tralhas mais preciosas primeiro, só para salvaguardar algum imprevisto.

2 - O gestor de partições do Ubuntu não é lá muito simpático... tira o Gparted live, acho que facilmente googlas, encontras e gravas um CD com isso; é tipo PartitionMagic, mas gratuito. Estou a falar sem saber quanto tens em disco, etc mas cá vai:
2a: Suponho que tens um disco de 300 GB, com 200 GB ocupado. Só podes "encolher" essa partição mais 100GB. Dá pelo menos 50GB de espaço, o Ubuntu pode ocupar 4 GB (mas com todas as tralhas, atenção: offices, tudo).
Encolhe a partição NTFS, por exemplo, 50GB
2b No espaço livre, cria mais uma partição primária de 50 - 2GB = 48 GB. Já te explico o porquê. Nessa partição, dizes para montar o "/" (raiz). Ou, então, se quiseres separar os documentos do SO, como eu faço, faz 2 partições primárias: uma de 25GB para o "/", outra com 23GB montada em "/home". Escolhe ext3 (podes usar o xfs, reiserfs, mas não vale a pena complicar)
2c nos restantes 2 GB (ou seja, + - o que tens de RAM) cria uma nova partição primária (nota que só podes ter no máximo 4 primárias... podes usar lógicas e extendidas, mas estou apenas a dar uma instalação simples) e escolhe "swap".
3 Manda instalar tudo, e não te procupes com nada. Ele detecta-te o Windows, e ele próprio depois mete-te um programinha para sempre que ligares o PC, tu escolheres se queres arrancar com Ubuntu ou com XP.

Obrigado pela ajuda :)

Eu tenho um disco de 320Gb, a minha ideia era criar 3 partições no disco, uma para o XP que já está instalado, uma para instalar o Ubuntu ( SO + programas + jogos + software etc ) e outra que funciona-se como "partição backup" onde ficariam todos os ficheiros tipo musicas, videos, imagens, ficheiros pessoais, downloads etc etc, e que esta ultima partição fosse comum para os dois SO's ( XP e Ubuntu ).

Agora a minha pergunta é: Isto pode ser feito? :confused: :sh)

Eu tenho um disco de 320Gb, a minha ideia era criar 3 partições no disco, uma para o XP que já está instalado, uma para instalar o Ubuntu ( SO + programas + jogos + software etc ) e outra que funciona-se como "partição backup" onde ficariam todos os ficheiros tipo musicas, videos, imagens, ficheiros pessoais, downloads etc etc, e que esta ultima partição fosse comum para os dois SO's ( XP e Ubuntu ).

Claro que sim! [;)]

Pode,das duas uma ou tens a partição em Fat32 ou ntfs ou então em ext3 e instalas um plugin no windows. A ultima opção para mim é a melhor porque o ext3 auto-desfragmenta-se por assim dizer, não necessita de manutenção por aí além.

Pode,das duas uma ou tens a partição em Fat32 ou ntfs ou então em ext3 e instalas um plugin no windows. A ultima opção para mim é a melhor porque o ext3 auto-desfragmenta-se por assim dizer, não necessita de manutenção por aí além.

Eu sinceramente recomendo que fique em NTFS. A fragmentação do disco pouco interessa se for para fazer backup, mas se for necessário sempre se pode usar o windows para o fazer, ou então uma ferramenta como o ntfsprogs ( http://www.linux-ntfs.org ), mas eu cá não recomendo fazê-lo fora do windows.

Para ler e escrever, recomendo usar o ntfs-3g ( http://www.ntfs-3g.org/ ), e este já reduz um pouco a fragmentação quando escreve para disco [;)]

Last edited:

Eu sinceramente recomendo que fique em NTFS. A fragmentação do disco pouco interessa se for para fazer backup, mas se for necessário sempre se pode usar o windows para o fazer, ou então uma ferramenta como o ntfsprogs ( http://www.linux-ntfs.org ), mas eu cá não recomendo fazê-lo fora do windows.

Para ler e escrever, recomendo usar o ntfs-3g ( http://www.ntfs-3g.org/ ), e este já reduz um pouco a fragmentação quando escreve para disco [;)]

A minha ideia é mesmo deixar todas as partições em Ntfs, a do Xp do Ubuntu e a de "backup".

Agora isto é tudo muito bonito dizer, o meu problema vai ser saber fazer...[:D] :sh)

A minha ideia é mesmo deixar todas as partições em Ntfs, a do Xp do Ubuntu e a de "backup".

Agora isto é tudo muito bonito dizer, o meu problema vai ser saber fazer...[:D] :sh)

Para o ubuntu tens que criar 2 partições no minimo, uma /home em Ext3 e uma partição swap! não pode ser ntfs!

No teu caso, então, é o seguinte:
se queres um XP, um Ubuntu e um backup, dá 5 partições. Ou seja, mais do que 4 primárias. Para isso é hua há partições lógicas e extendidas. Mais um motivo para usares o Gparted, ou seja, um CD auto-executável que gere as partições de uma maneira gráfica e fácil de utilizar.

- Encolhe a tua NTFS do XP até o valor que querss, tipo 100GB. O teu C:, ou em linux, o sda1.
- Depois, ficas com 220gb de espaço "cinzento", sem nada. Cria outra partição primária, em NTFS, com digamos 100GB; o teu D:, ou sda2.
- Com o resto que te sobra (120GB), cria uma partição extendida. É o sda3. Dentro dela, cria 3 partições lógicas: uma de 60B em ext3, outra de 58GB para ext3, e outra de 2GB para swap.

Brinca um pouco com o Gparted; podes fazer estas alterações todas, porque ele vai guardando uma pilha de execução, e só faz quando deres ordem paa fazer, tipo um botão "Execute"; assim, ambientas-te com estas coisas de partições.

Claro, ANTES FAZ BACKUP, não vá fazers "asneira". Uma vez correu-me mal, perdi todas as partições e tudo o que tinha (quer dizer, depois lá usei um programa que deu para recuperar ficheiros, mas não foi uma semana agradável)

Boas..

Decidi atirar-me, e lá saquei o Mandriva 2008..

Instalação não foi assim tão fácil para um newbie como eu.. em primeiro lugar escolher a partição, nao tinha a certeza se nao ia apagar os meus dados.

2o: Por a resolução para 1920x1080 porque utilizo com o meu LCD - Resolvido passado muitos reboots e muita pesquisa na net

3o: Por a escrita NTFS ... O atalho para o programa de configuração NTSF esta mal definido ../bin/.. em vez de ../sbin/... Resolvido, e ja funciona

Agora os nao resolvidos, agredecia AJUDA!

- Por os botoes do rato a funcionar.. Supostamente já instalei todo os softwares da logitech e assim mas nao consigo mesmo por os botoes back a dar. O rato é um MX1000 laser

- Font no Mozilla - é horrivel, como é que se pode mudar ?

Agradecia resposta a esses problemas... A nao ser isso, estou a gostar, mas realmente fazer o set-up inicial não é tao pera doce como se publicita...

Ok, é desta que vou meter o Vista... [:D]

Ubuntu May Be Killing Your Laptop's Hard Drive

from Slashdot by kdawson
wwrmn writes "There's a debate going on over at bugs.launchpad.net on whether it's the Ubuntu, BIOS, hard-drive manufacturer, or pick-any-player's fault, but Ubuntu (and perhaps any OS) may be dramatically shortening the life of your laptop's hard drive due to an aggressive power-saving feature / acpi bug / OS configuration. Regardless of where the fault lies or how it's fixed, you might want to take some actions now to try to prevent the damage."Read more of this story at Slashdot.

Pelo que eu percebo, é um "não-problema". Isso nem sequer tem a ver com o Ubuntu, mas sim com o BIOS de cada portátil, como é que ele está configurado para gerir as formas de poupança de energia. O Windows faz exactamente a mesma coisa. Estou mesmo a ver os fabricantes de hardware fazerem BIOS que rebentassem com os HDD dos portáteis a cada 6 meses.

Para o ubuntu tens que criar 2 partições no minimo, uma /home em Ext3 e uma partição swap! não pode ser ntfs!

Embora "possa" ser recomendavel tal não é necessário, pode-se ter apenas uma unica partição para o linux que contenha o SO completo e para além disso tenha o swap file . Conheço alguns casos que nem swap tem mas, a RAM é mais que suficiente...

Acabei de testar o LIVE CD e aquilo tem uma função que permite instalar logo se gostares usando espaço livre no disco sem apagar o win XP!!!

Não arrisquei porque apesar de giro e tudo mais, não me trás nenhuma vantagem real em relação ao windows.

Mas está de facto muito conseguido!!!![;)]

Back