O tópico do linux

Por acaso alguém utiliza o Opensuse?

Foi-me dito que é muito mais avançado que o Ubuntu e que em termos de interface e funcionamento é o mais parecido com o windows.

Que dizem?

O SuSE, tradicionalmente, tem a vantagem de:

Trazer já imenso software.

Ter drivers próprios incluídos.

Tando num caso como noutro, hoje em dia, não creio que o UBUNTU lhe fique atrás (embora, neste caso, necessite de uma ligação à net para ir buscar os restantes pacotes que desejamos instalar).

Quanto ao interface ser mais próximo do Windows, se o consideras uma vantagem, tanto podes escolher o OpenSuSE, como o KUBUNTU, uma vez que o interface em causa não é exclusivo de nenhuma distrubuíção, mas um ambiente gráfico, chamado KDE ( http://www.kde.org/ ).

Tando num caso como noutro, hoje em dia, não creio que o UBUNTU lhe fique atrás (embora, neste caso, necessite de uma ligação à net para ir buscar os restantes pacotes que desejamos instalar).

Quanto ao interface ser mais próximo do Windows, se o consideras uma vantagem, tanto podes escolher o OpenSuSE, como o KUBUNTU, uma vez que o interface em causa não é exclusivo de nenhuma distrubuíção, mas um ambiente gráfico, chamado KDE ( http://www.kde.org/ ).

Obrigado pelo esclarecimento.
Qual usas? Suse ou kubuntu?

Hmmm. Atenção que o SuSE tráz "drivers" (codecs) não-grátis, como para mp3 e dvd, mas é uma distro comercial e paga. O OpenSuSE é que é a versão livre e não trás nada disso. É preciso o utilizador "descobri-los" na internet e instalar.

Tráz muito software porque é lançado em DVD. Para quem não tem acesso fácil à internet ou banda estreita, também há versões de (K)ubuntu em DVD com muito mais software do que a versão CD.

Hmmm. Atenção que o SuSE tráz "drivers" (codecs) não-grátis, como para mp3 e dvd, mas é uma distro comercial e paga. O OpenSuSE é que é a versão livre e não trás nada disso. É preciso o utilizador "descobri-los" na internet e instalar.

Não era a isso que me referia. A questão é que praticamente todas as distribuíções acrescentam alguns drivers ao kernel oficial. No caso do SuSE, desde cedo criaram drivers próprios, sendo históricamente, das distribuições melhor servidas em termos de suporte a dispositivos.

Testei o boot pelo cd e gostei bastante, principalmente dos efeitos 3D.

Depois instalei pelo DVD e não tinha efeitos 3d, sem em KDE nem em GNOME, será normal? Reconheceu a gráfica e estava tudo ok.

é necessário activar algures os efeitos 3D?

alguem me ajuda a instalar os drivers para a nvidia 8600gt ("mobile", este nome não existe mas é para perceberem que é para portátil lol)? instalo os que estão no site da nvidia e diz que a gráfica não é compatível :(( pelo menos em quase todas as distros que instalei - fedora7,8, ubuntu,suse)

quanto ao mandriva, brutal mesmo -> downloading =)

CUmps

sou muito maçarico no linux ainda vou verificar mas o ubuntu é capaz de ter detectado a placa tv (tem lá um driver conexant instalado). Agora como ver TV no ubuntu? Isso que já não sei :sh)

Muito mais fácil que no windows. System -> Administration -> Synaptic pakage manager. Procura por TVTime. Instala... e já está [;)]

Muito mais fácil que no windows. System -> Administration -> Synaptic pakage manager. Procura por TVTime. Instala... e já está [;)]

instalei e mandou-me passear pq nao tem o video0...

Tive a verificar e só tem um device em video1...

Dead End

screenshotmc9.png

Última edição:
Já tentei.

Aparece uma nova janela que diz "Change video source" e ao seleccionar essa opção nao aparece nada (fica na mesma).

Estranho. É que a placa é semelhante à minha, por isso problema de drivers não é.

Agora de facto a minha está instalada em /dev/video0, não sei porquê. Tens mais algum hardware de captura de vídeo? Nesta altura é que era bom que os gurus do linux entrassem para um bocadinho de magia na linha de comandos... :sh)

Voltar
Superior