O tópico do linux

Lá está, depende dos casos, imagina que o disco é de 20 ou 40GB, 1GB faz diferença! Agora se tivermos a falar de discos de 250GB até podes por 10GB que é indiferente![;)]

Nunca é indiferente![;)]

E o espaço em disco sempre foi significativamente mais barato que a RAM, e não há indícios que isso esteja a mudar...

Eh pá, obrigado a todos!!!

Agora mais umas dúvidas...

Ao instalar o suse no meu pc, o boot do mesmo vai ficar por defeito a ser feito no suse?

Se mais tarde desinstalar o suse, boot do pc fica danificado, sendo necessário repará-lo com o cd do windows?

Eh pá, obrigado a todos!!!

Agora mais umas dúvidas...

Ao instalar o suse no meu pc, o boot do mesmo vai ficar por defeito a ser feito no suse?

Se mais tarde desinstalar o suse, boot do pc fica danificado, sendo necessário repará-lo com o cd do windows?

O boot fica por defeito para o Suse, mas na altura da instalação ou posteriormente podes modificar para que por defeito vá para o windows... mas dá-te sempre alguns segundos no arranque para escolheres.

Se desinstalares o suse... basta usares um dispositivo com ficheiros do sistema... diskette, usb, cd de instalação do xp... e fazeres (exemplo):
A:\> FDISK.EXE /MBR

O boot fica por defeito para o Suse, mas na altura da instalação ou posteriormente podes modificar para que por defeito vá para o windows... mas dá-te sempre alguns segundos no arranque para escolheres.

Se desinstalares o suse... basta usares um dispositivo com ficheiros do sistema... diskette, usb, cd de instalação do xp... e fazeres (exemplo):
A:\> FDISK.EXE /MBR

CUIDADO! Isso só se a partição do XP for fat32; se for NTFS, com esse comando nunca mais consegues fazer o boot para o Windows!

O comando correcto é "fixmbr" e pode ser acedido fazendo o boot do CD de instalação do XP e selecionando a opção "recovery console".

http://www.microsoft.com/resources/.../proddocs/en-us/bootcons_fixmbr.mspx?mfr=true

Última edição:
Volto a dizer: independentemente do SO, há ocasiões em que necessitas de facto de mais memória (não quer dizer que seja necessariamente o teu caso actualmente). Essa afirmação, já faz lembrar um tal de William Gates, quando disse que 640Kb seriam mais que suficientes para qualquer um...:rolleyes:

Bom talvez eu nao tenha explicado bem mas, o ponto de vista e que para um utilizador normal a regra -2x- ja nao faz sentido. De modo geral devemos ter memoria virtual, nao eh necessario em todos os caso mas nao com a regra de 2x. Claro que todas as regras tem excepcoes mas,...

Repara teres 2G de ram vais fazer uma particao de 4G?? Para que? Para o utilizador normal quando tiver um 1G de swap a ser utilizado ja possivelmente o sistema esta tao lento que nao vai ser usavel.

Bom talvez eu nao tenha explicado bem mas, o ponto de vista e que para um utilizador normal a regra -2x- ja nao faz sentido. De modo geral devemos ter memoria virtual, nao eh necessario em todos os caso mas nao com a regra de 2x. Claro que todas as regras tem excepcoes mas,...

Repara teres 2G de ram vais fazer uma particao de 4G?? Para que? Para o utilizador normal quando tiver um 1G de swap a ser utilizado ja possivelmente o sistema esta tao lento que nao vai ser usavel.

Aí, já vais ter que definir o que consideras "utilizador normal". É que, hoje em dia, até para retocar fotos de férias, tiradas com máquinas de 10 ou 12MP, vais necessitar de bastante memória? O sistema é lento? Pode ser. Mas tb pode ser a diferença entre poder ou não executar determinada operação.[;)]

E enganas-te em relação à utilização do swap. É usado, precisamente para ter sempre RAM disponível. Podes ter 2GB de RAM, 1GB de swap ocupado, e outro tanto ocupado de RAM. Tb por isso, dependendo da utilização, pode ser mais produtivo suprimir de todo o SWAP.[;)]

Aí, já vais ter que definir o que consideras "utilizador normal". É que, hoje em dia, até para retocar fotos de férias, tiradas com máquinas de 10 ou 12MP, vais necessitar de bastante memória? O sistema é lento? Pode ser. Mas tb pode ser a diferença entre poder ou não executar determinada operação.[;)]

E enganas-te em relação à utilização do swap. É usado, precisamente para ter sempre RAM disponível. Podes ter 2GB de RAM, 1GB de swap ocupado, e outro tanto ocupado de RAM. Tb por isso, dependendo da utilização, pode ser mais produtivo suprimir de todo o SWAP.[;)]

Bom acho que esta a ficar um pouco off-topic mas, mas tudo bem. Novamente tento reforcar a ideia que estou a dizer que a regra de 2x nao faz sentido.
Portanto vou pegar no teu exemplo das maquinas e supor um utilizador normal com 2G de ram e 1G de swap. Partindo do principio que o utilizador tem toda a ram ocupada, vai abrir cerca de 100 imagens ao mesmo tempo? Para as trabalhar?

Bom em relacao ao modo como a swap trabalha, no caso de teres memoria livre suficiente para as tuas operacoes nao vais colocar as cenas na ram. O acessos ao disco sao varias ordens de grandeza superiores as da ram. So se comeca a utilizar a swap quando a ram se vai.No meu ponto de vista faz sentido ter muita swap, quando estas a fazer tratamento de dados-nao estou a falar de imagens das ferias- e precisas de alocar muita memoria para tratares esses dados. Ficando a maquina sozinha a processar aquilo, agora estares a ocupar mais de 1G de swap e sem memoria ram para utilizares e muito penoso para um utilizador.

So se comeca a utilizar a swap quando a ram se vai.

Aí é que te enganas. Por muita RAM que tenhas, o SO vai sempre usar SWAP, e é o próprio kernel (seja Linux, NT, Mach, BSD... ) que efectua essa gestão. Tendo RAM suficiente para o uso que se pretende, aí sim, pode-se suprimir o swap por completo, usando apenas RAM, aumentando assim o desempenho.[;)]

Aí é que te enganas. Por muita RAM que tenhas, o SO vai sempre usar SWAP, e é o próprio kernel (seja Linux, NT, Mach, BSD... ) que efectua essa gestão. Tendo RAM suficiente para o uso que se pretende, aí sim, pode-se suprimir o swap por completo, usando apenas RAM, aumentando assim o desempenho.[;)]

Desculpa mas, como podes achar que aumentas o desempenho duma maquina utilizando uma "memoria"-disco rigido- mais lenta??? Como te disse antes os acessos ao disco sao de ordens de grandeza diferentes. Como ultimo recurso e que o gestor de memoria ira escrever no disco pois encontra-se optimizado para desempenho.

Atencao que os varios SO fazem a gestao de memoria de forma diferente embora, no caso do unix like a abortagem seja semelhante...

If your computer needs to run several programs simultaneously, and the memory that all these programs require exceeds the amount of physical memory available, the operating system allocates virtual memory to meet the total memory requirements of each program, and then manages the available physical memory to meet the actual memory requirements at each point in time. Therefore, the amount of virtual memory that is allocated can be much greater than the amount of physical memory that is installed in the computer.
link
Swapping is done by the kernel. When memory space is running low the kernel looks for a process that isn't likely to run in the near future. That process is written entirely to disk, and the newly-freed memory is reassigned to another process or job.

Ando com uns problemas, isto encrava-me de vez em quando, completamente aleatorio..

No windows xp está tudo bem, portanto é algo relacionado com o ubuntu. Já desactivei o cubo e isso, mas continua na mesma..

Sugestões?

Bem... Hoje foi lançado, com vários meses de atraso, o KDE4... apr:)apr:)apr:)

O Kubuntu 8.04 virá provavelmente em 2 versões, uma com KDE 3.5.x e outra com o KDE4.0.. Por causa disso não será uma versão LTS, tal como vai ser o Ubuntu, porque realisticamente não seria possivel à Canonical dar 5 anos de suporte ao KDE 3.5.x que deverá desaparecer rapidamente, nem era possivel garantir a estabilidade necessária com o KDE 4.0...

Bem... Hoje foi lançado, com vários meses de atraso, o KDE4... apr:)apr:)apr:)

O Kubuntu 8.04 virá provavelmente em 2 versões, uma com KDE 3.5.x e outra com o KDE4.0.. Por causa disso não será uma versão LTS, tal como vai ser o Ubuntu, porque realisticamente não seria possivel à Canonical dar 5 anos de suporte ao KDE 3.5.x que deverá desaparecer rapidamente, nem era possivel garantir a estabilidade necessária com o KDE 4.0...

KDE4 all the way!!! [:cool:] Mal posso esperar para testar a versão final, visto que me tenho dado a abster-me de o instalar [:blush:]

Boas!

Formatei as particoes do mandriva que so dava problemas, e instalei o ubunto 7.10

Até agora estou muito satisfeito!

Instalação rapida (embora dificil para um leigo por causa da definição de partições)

Reconheceu imediatamente o meu monitor (LCD 40'' Full HD), tinha batalhado no mandriva para conseguir ALTERAR a resolucao

Nao tive nenhum problema de drivers ! ate o botao "sleep" do meu teclado sem fios funciona!!

Ah, e cereja no bolo, ele le/escreve em ntfs sem necessidade de se perder 2 dias a pesquisar forums para ver como fazer

Agora tenho uma pergunta:

Tenho o linux no fixo, vista o portatil, e rede em casa (e para ja esta fora de opcao tirar o vista, porque ainda ha aplicacoes tipo excel com que o freeware nao rivalisa)

Queria abrir uma partilha de pastas entre os 2

Tentei 2 opcoes:

Abrir uma pasta partilhada no linux. Consegui fazer a tal pasta, e com o vista tento:

\\noe-desktop (nome do computador)
- Aparece-me uma janela que pede nome de utilisador e palavra passe.
- Ponho o user e pass do linux, mas nao aceita e aparece depois da seguinte forma a janela a voltar a pedir, mas com os campos ja pre-preenchidos
- noe-laptop\user. a password nao funcioa

Tentei depois abrir uma pasta partilhada no vista (o que consegui),mas quando tento ir a essa pasta, faço:
places
network
windows networks
workgroup
e aí ele da uma mensagem de erro que nao consegue entrar ou assim, ou seja nao consigo sequer aceder ao "pc" vista

Alguem ja passou por alguma coisa semelhante ou sabe resolveR?
obrigado!

Decidi dar descanso ao Ubuntu e instalar o novo mandriva one 2008 (live-cd).

Já tinha experimentado o 2007 Spring mas não me tinha agradado, tal como anteriores versões. Contudo este 2008 tem-se revelado uma agradável surpresa. Uma distribuição bastante polida quer a nível visual (decoração de janelas, botões, fontes) como a nível de funcionalidade, com o mandriva Control Center a permitir realizar inúmeras configurações sem necessidade de editar ficheiros manualmente.

Fiquei surpreendido pela positiva. Sem dúvida uma das melhores distribuições KDE que experimentei.

Cumprimentos

Voltar
Superior