O tópico do linux

Noé, vê as definições da Firewall do Windows... Deverá ser isso que está a bloquear.

Eu aqui não uso em vários PC's, mas as vezes uso o Windows XP no VMware, que em termos de rede é como se tivesse mais um PC ligado a um router.. E basta-me criar uma pasta partilhada, definir a firewall para permitir a partilha de pastas, e navegar pelo nautilus até à pasta que tudo funciona a 100%..

Eu ainda não experimentei... Mas pelo que já vi de aparencia não anda longe do KDE 3.5...

Quando tiver mais tempo quero ver se faço aqui uma instalação no VMware..

Até convem ser no Ubuntu (dá para iniciar com uma nova sessão) para apreciar os fantaśticos efeitos (NOT!) acelerados por OpenGL.

http://kubuntu.org/announcements/kde-4.0.php

Posso não estar a ver bem, mas acho que o gnome + compiz (i.e. instalação default do Ubuntu 7.10) bate o KDE 4 aos pontos...

Eu antes gostava muito do KDE e usei o Kubuntu, o SUSE, Gentoo com o KDE também, etc.. etc..... Mas depois de algum tempo a usar o Gnome e o Ubuntu confesso que fiquei rendido à simplicidade deste e ao caracter "Just Works TM" que o Ubuntu apresenta..

Actualmente o KDE parece-me demasiado "grosseiro" e complicado [:D]

Eu antes gostava muito do KDE e usei o Kubuntu, o SUSE, Gentoo com o KDE também, etc.. etc..... Mas depois de algum tempo a usar o Gnome e o Ubuntu confesso que fiquei rendido à simplicidade deste e ao caracter "Just Works TM" que o Ubuntu apresenta..

Actualmente o KDE parece-me demasiado "grosseiro" e complicado [:D]

Experimenta o novo KDE4, para além de ser mais leve, tem a usabilidade mais trabalhada.

Já resolvi a quetão das partilhas (ok , mais ou menos...)

- Aceder com ubuntu - vista - nao consegui (nao tentei mais)

- Aceder com vista a ubunto - consegui, MAS:
- O que esta na partiçao NTFS (maior parte do disco), tem como owner um nome esquesito (deve ser da aplicação que faz a conversao ou assim), e não consigo dar direito de leitura / escrita ao grupo de users "others" (mesmo em linha de comandos). Tenho quase a certeza que o problema vem daí.. Imagino que seja dificil de resolver, mas se alguem tenha uma solução, toda a ajuda é bem-vinda

- Os ficheiros que "escrevo" na parta partilhada através do vista, vem com o owner "other" ou algo do genero (nao estou lá agora), ou seja o meu user "normal" não pode modificar / apagar ficheiros nessa pasta

Mais uma pergunta:
Qual a melhor maneira de fazer com que possa aceder a esses ficheiros de "fora" (por exemplo como agora em que estou em Paris e o PC esta na minha universidade em inglaterra)?
Fazer um FTP server ? Como ? Há soluções melhores ?

Obrigado!

Já agora, existe algum programa de leitura de MP3 bom para o ubunto 7.10 ?

Por "bom" significa ter:
- Organização de directorios automática (como no iTunes)
- Search "live" de músicas (como no iTunes)
- Playlists inteligentes / automáticas segundo lista de critérios (como no iTunes)

Ou seja, uma "copia" do iTunes (nao precisa de ter suporte para iPod nem apple store, é só isso)

Já resolvi a quetão das partilhas (ok , mais ou menos...)

- Aceder com ubuntu - vista - nao consegui (nao tentei mais)

- Aceder com vista a ubunto - consegui, MAS:
- O que esta na partiçao NTFS (maior parte do disco), tem como owner um nome esquesito (deve ser da aplicação que faz a conversao ou assim), e não consigo dar direito de leitura / escrita ao grupo de users "others" (mesmo em linha de comandos). Tenho quase a certeza que o problema vem daí.. Imagino que seja dificil de resolver, mas se alguem tenha uma solução, toda a ajuda é bem-vinda

- Os ficheiros que "escrevo" na parta partilhada através do vista, vem com o owner "other" ou algo do genero (nao estou lá agora), ou seja o meu user "normal" não pode modificar / apagar ficheiros nessa pasta

Mais uma pergunta:
Qual a melhor maneira de fazer com que possa aceder a esses ficheiros de "fora" (por exemplo como agora em que estou em Paris e o PC esta na minha universidade em inglaterra)?
Fazer um FTP server ? Como ? Há soluções melhores ?

Obrigado!

Acede a um site chamado www.logmein.com e verifica se essa solução te interessa.

Pessoal tenho uma questão:

No Ubuntu há maneira de eu, através do meu login com direitos de administrador, conseguir definir o tipo de acesso que cada perfil de grupo tem a determinada pasta?

Caso concreto: queria passar umas coisas para o \desktop da minha irmã mas só o consegui fazer depois de ela dar autorização de leitura e escrita ao grupo. Não há maneira de ser o admistrador a definir isso?

Por "bom" significa ter:
- Playlists inteligentes / automáticas segundo lista de critérios (como no iTunes)

Ou seja, uma "copia" do iTunes (nao precisa de ter suporte para iPod nem apple store, é só isso)

Instala o banshee ou o amarok e vê por ti próprio.

Por "bom" significa ter:

O Amarok é o melhor para mim, mas é do KDE e do Gnome, mas é claro que podes sempre instalar, ele faz é o download das bibliotecas do QT para poder correr.
Para Gnome, no Ubuntu, tens o Exaile que também é jeitoso, mas acho que o Amarok não tem concorrente. Experimenta e dá o teu feedback [;)]

Pessoal quero desinstalar o Ubuntu do disco e devolver a partição e o seu espaço ao Win XP, alguem me da uma ajuda por favor?

Arrancas com um cd do windows e vais à consola de recuperação e fazes fix mbr, penso que é este o comando. Isto é só para "desinstalares" o Grub.

Depois no windows vais ao painel de controlo/ferramentas administrativas/computer management(não sei qual é a tradução correcta) e procuras a opção "disk storage" e aí podes seleccionar a partição do ubuntu e formata-la!

Quando fui pelo boot do cd do XP fazer isso deu me um aviso a dizer que não existia nenhuma partição com boot principal definido ( acho que foi isto que disse ) e que se consigo aceder a todas as partições o melhor é nao instalar um mbr novo.

Voltar
Superior