O tópico do linux

HAvia 3 clusters VMW na UTL, o do IST o do ISEG e o do ISA, e sim tinhas internet em modo texto com o lynx
Correção, não tinhas outro modo senão o texto. Máquinas com X vieram depois.
E tanta vez que fiz telnet para o 80 do webserver e enviar GET e POSTs.
Ainda uso o lynx quase diariamente.

HAvia 3 clusters VMW na UTL, o do IST o do ISEG e o do ISA, e sim tinhas internet em modo texto com o lynx

:confused: :confused: :confused: Em 1986/87?!

Por volta de 1988 a novidade no IST era o e-mail nos VAX/VMS, e apenas o corpo docente, investigadores, e pouco mais tinham acesso.

Em 1991 estive na universidade de Tromsø, e aí já tinham Internet "a sério" em X Window no UNIX.

Repara que o WWW foi inventado em 1989/90.

As primeiras máquinas com X Window ao "público" (ler alunos), apareceram na RNL (Rede das Novas Licenciaturas), termo que deve ter surgido nos inícios dos anos 90. Pela mesma altura da torre norte.

:confused: :confused: :confused: Em 1986/87?!

Por volta de 1988 a novidade no IST era o e-mail nos VAX/VMS, e apenas o corpo docente, investigadores, e pouco mais tinham acesso.

Em 1991 estive na universidade de Tromsø, e aí já tinham Internet "a sério" em X Window no UNIX.

Repara que o WWW foi inventado em 1989/90.

Ainda compilei o NCSA Mosaic para X num solaris

As primeiras máquinas com X Window ao "público" (ler alunos), apareceram na RNL (Rede das Novas Licenciaturas), termo que deve ter surgido nos inícios dos anos 90. Pela mesma altura da torre norte.
Eu comecei a trabaçhar e Agronomia ao mesmo tempo que era estudante , o primeiro servidor X para os alunos era precisamente um Pentium 133MHS com 4 MB de RAM , debian 0.98 com Xwindows , e claro o NCSA mosaic, acho que so leivei duas semanas a por aquilo a funcionar.

Pior so mesmo instalar o AIX apartir de TApes no RS6000
quando a terceira tape ficava cheio de numeros nao sai dali nem ninguem sabia porque

Última edição:
De facto o Ubuntu está fantástico.

Gostava muito de usar Linux nos meus computadores de secretária mas hoje-em-dia é muito difícil sair de macOS. Teria de arranjar mil e uma apps para substituir o que a Apple me oferece de forma nativa e ainda iria perder a integração perfeita com o iOS.

Ainda por cima agora com os novos Macs ARM, mudar para Ubuntu seria estar a apostar em tecnologias obsoletas. Enfim, vou aguardar mais uns anos e lá para 2025 volto a pegar nisto. [:D]

Gostava muito de usar Linux nos meus computadores de secretária mas hoje-em-dia é muito difícil sair de macOS. Teria de arranjar mil e uma apps para substituir o que a Apple me oferece de forma nativa e ainda iria perder a integração perfeita com o iOS.

Ainda por cima agora com os novos Macs ARM, mudar para Ubuntu seria estar a apostar em tecnologias obsoletas. Enfim, vou aguardar mais uns anos e lá para 2025 volto a pegar nisto. [:D]

Tens os Raspberry Pi... são ARM, são rápidos, são silenciosos, e consomem pouco.

Tenho um porradão deles à minha espera, mas não tenho tido pachorra para mexer neles.

Boa noite pessoal.

Preciso muito da vossa ajuda, sff.
Necesssito de visualizar o conteúdo dos forms de um pdf mas eles "desaparecem" cada vez que clico em outra parte do pdf. Não ficam permanentes.
Cheguei a instalar o Acrobat Reader mas o problema mantém-se.

O Linux já tem suporte para ARM há algum tempo, tens aqui a versão do Ubuntu como exemplo:

- Ubuntu 20.04.1 LTS (Focal Fossa)

Eu uso Arch Linux, gosto de andar na crista da onda, nada de *****s desactualizadas. Se partir, arranjo ou espero que arranjem (podia usar Manjaro para estar mais estável, mas assim também não aprendo nada quando alguma coisa quebra [:D] o que acontece poucas vezes)

Saiu o Mint 20.1, upgrade sem stresses.

Por acaso é impressionante como comecei a usar isto como carolice (mais uma vez) e desde há meses que uso praticamente em exclusivo o Mint no Laptop e Desktop.

Bastante mais rápido que o Windows em termos de ambiente gráfico, as fontes com melhor antialiasing (de longe) tudo parece mais polido e funcional. Até o feeling da deslocação do rato / touchpad, parece muito mais natural. É difícil de explicar.

Boas.

Já tinha problemas com o microfone interno do portátil mas esta semana comprei um microfone simples e resolvi o problema. Só que hoje de manhã fiquei sem som das colunas. Também não tenho som nos headphones. Ainda bem que experimentei-os antes de comprar umas colunas.
Desinstalei o Pulseaudio e instalei o AlsaMixer. Mas não consigo resolver o problema. Será que a placa de som avariou?

Edit: Ainda tenho o Mint 18.3 Sylvia, ainda está atualizado?

Última edição:
Bem melhor, podes instalar coisas fora da App Store que ele não se parte todo. [:)]

Antes pelo contrário.
Foi precisamente com o Linux que aprendi a não instalar nada de fora do repositório.
90% das vezes que o fiz precisei de instalar o Linux novamente.

Só muitos anos depois é que tive o meu primeiro Mac, e as regras aplicam-se, embora com muito menos restrições que no Linux. E menos impacto também. O Linux é muito mais sensível a instalações de fora dos repositórios do que o Mac. E Windows idem, agora que tem também uma loja de aplicações.

Boas.

Já tinha problemas com o microfone interno do portátil mas esta semana comprei um microfone simples e resolvi o problema. Só que hoje de manhã fiquei sem som das colunas. Também não tenho som nos headphones. Ainda bem que experimentei-os antes de comprar umas colunas.
Desinstalei o Pulseaudio e instalei o AlsaMixer. Mas não consigo resolver o problema. Será que a placa de som avariou?

Edit: Ainda tenho o Mint 18.3 Sylvia, ainda está atualizado?

Quando tive mint, já há bastante tempo, tinha um PC q era conhecido por ter problemas com a falta de drivers nativos do mundo mint para a placa de som acho eu, resolvi isso com um tweak q vi no YouTube ou no Google.

Voltar
Superior