O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Tenho um PC numa empresa... só serve para ir para a net... Ver sites basicos... nada de mais.

O ubunto serve?

Já agora... e instalar num Mac PPC? Programas free para o ubunto que transforme imgens normais em CMYK?
Pensei no GIMP... mas só passa para RGB...

Na minha opinião, se há local onde uma instalação de Linux faz sentido, é numa empresa... supostamente lá ninguém joga as últimas novidades 3D... E o que se poupa em licenciamento de software (eles andem aí aos pares e são 3, i.e. http://www.assoft.pt/) nem quero imaginar. Por acaso imagino o gozo que me daria virem lá os tipos da ASS-oft mais os da IGAE, perguntarem-me pelas licenças de software, e eu responder: Não uso disso...:D

Como já disse, faço TUDO no Ubuntu que fazia no Windows, algumas coisas até melhor. Apenas não posso jogar jogos Direct3d, porque os bons jogos OpenGL, há vesões nativas para Linux que correm que é uma maravilha. Mas isso tambem é académico, pois na verdade, já lá vai a altura em que tinha tempo para jogar... :)

Quanto a suporte CMYK, já há um plug-in para o Gimp (Google is your friend...) http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml

Quanto a Mac PPC, há uma versão nativa de Ubuntu Linux para PPC; olha aí o download e com tráfego nacional http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/edgy/ubuntu-6.10-desktop-powerpc.iso

citação:Originalmente colocada por mundano

Aqui corre o SVN ;)

Já instalaste o svn de 2007.01.01? Já dá para fazer o update, mas agora estou a meio de um trabalho um pouco delicado e não me convinha nada ficar com a instalação marada...

citação:Originalmente colocada por Avant

Por acaso imagino o gozo que me daria virem lá os tipos da ASS-oft mais os da IGAE, perguntarem-me pelas licenças de software, e eu responder: Não uso disso...:D

Ai isso é que usas... [:p]

GPL, LGPL, BSD, MPL, etc.. etc..

Aqui corre o SVN ;)

Já instalaste o svn de 2007.01.01? Já dá para fazer o update, mas agora estou a meio de um trabalho um pouco delicado e não me convinha nada ficar com a instalação marada...

Sempre que há updates eu actualizo...

Eles de momento estão a fazer mais bugfixes do que outra coisa. Não é de esperar que um SVN venha pior que o do dia anterior. Na fase de desenvolvimento em que estão a adicionar novas funções é que costuma ser critico.

Sempre que há updates eu actualizo...

Eles de momento estão a fazer mais bugfixes do que outra coisa. Não é de esperar que um SVN venha pior que o do dia anterior. Na fase de desenvolvimento em que estão a adicionar novas funções é que costuma ser critico.

Ok, não houve crise... tem é um pequeno bug, que não sei se será do Beryl ou dos drivers Nvidia, que quando se tem muitas janelas abertas (mas têm que ser mesmo muitas, para cima de 20, não dá para abrir mais, fica só a moldura e o resto preto. Se se fecharem outras janelas já dá, ou se se mudar o window manager para o metacity (2D) também não há problema...

Mas sim senhor, o beryl cada vez está mais estável e útil... quando vi que eles queriam que viesse por default no Ubuntu 7.04 pensei que estavam a brincar - a escolha lógica seria o compiz - mas têm feito grandes progressos... para aí desde o 0.1.3 que não vejo o beryl crashar em nenhuma ocasião, mesmo sendo muito mal tratado... :) E é como disse, há efeitos que só mesmo para impresionar os amigos, agora já não me consigo ver a usar o desktop sem scale e transparências...

Ai isso é que usas... [:p]

GPL, LGPL, BSD, MPL, etc.. etc..

Então se calhar era melhor ter à mão uma data de links da internet, pois normalmente esses não vêm em cd com certificado e manuais... :D isso é que podia confundir um bocado os homens...

Em Inglaterra também prenderam um homem em tempos por vender na sua loja CD's de distribuições Linux e do Firefox, gravados por ele em casa..

Depois contactaram a Mozilla Foudation e algumas das distribuições e foram informados que era completamente legal. Os agentes nem queriam acreditar, mas depois de ler e reler as licenças e de ouvirem as explicações lá mandaram o homem para casa com um pedido de desculpas.

Preciso de uma ajudazita.

1 - tentei instalar o mplayer por apt-get, instalei mas n o consigo correr, pois nao o encontro. Já tive a ler e o procediemnto baseia-se em acitvar o modo GUI, por uma skin, etc. A pergunta que surge é: existe alguma maneira de fazer isto de maneira mais simples? tipo um .deb(rpm) ou assim?

2- tenho uma red wireless com pass WPA. Saquei uma ferramenta qq de wireless, que me permite configurar uma WPA, lá pergunta se é WPA Personal ou Enterprise, e se é 1 ou 2. Eu pus Personal 1, pus a passe, o ssid e nada :(
Se fosse wep, por iwconfig ssid WLAN e iwconfig -s password (OU PARECIDO) dava, mas sendo WPA, estou me a ver à rasca.

Qualquer ajuda será mt bem vinda ;)

EDIT - se alguem pudesse dispensar 5min p me ajudar no msn (para ser mais facil), agradecia ;)

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Tenho um PC numa empresa... só serve para ir para a net... Ver sites basicos... nada de mais.

O ubunto serve?

Já agora... e instalar num Mac PPC? Programas free para o ubunto que transforme imgens normais em CMYK?
Pensei no GIMP... mas só passa para RGB...

Na minha opinião, se há local onde uma instalação de Linux faz sentido, é numa empresa... supostamente lá ninguém joga as últimas novidades 3D... E o que se poupa em licenciamento de software (eles andem aí aos pares e são 3, i.e. http://www.assoft.pt/) nem quero imaginar. Por acaso imagino o gozo que me daria virem lá os tipos da ASS-oft mais os da IGAE, perguntarem-me pelas licenças de software, e eu responder: Não uso disso...:D

Como já disse, faço TUDO no Ubuntu que fazia no Windows, algumas coisas até melhor. Apenas não posso jogar jogos Direct3d, porque os bons jogos OpenGL, há vesões nativas para Linux que correm que é uma maravilha. Mas isso tambem é académico, pois na verdade, já lá vai a altura em que tinha tempo para jogar... :)

Quanto a suporte CMYK, já há um plug-in para o Gimp (Google is your friend...) http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml

Quanto a Mac PPC, há uma versão nativa de Ubuntu Linux para PPC; olha aí o download e com tráfego nacional http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/edgy/ubuntu-6.10-desktop-powerpc.iso

A essa hora já estava instalado... instalei num PC... para ser usado por pessoas que nem sabem o que é linux... para eles é igual... mudaram as coisas de sitio... de resto é igual... fiquei fã... só em situações muito especificas é que vou usar linux... porque de resto.. chega e sobra...

Bem, após mt suor, já instalei o MPlayer, e a minha rede wireless está QUASE a funcionar.
Mas como é ainda Quase, vou pedir ajuda:

Em Root:
/etc/wpa_supplicant.conf
Código:
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
ap_scan=1
network={
	ssid="lalala"
	proto=WPA RSN
	key_mgmt=WPA-PSK
	pairwise=TKIP
	group=TKIP
psk=chave encriptada, e posta SEM usar aspas
}

Para saber a psk usei wpa_passphrase ssid password
no meu router, o canal está AUTO, logo nao sei se devo ou nao tirar o ap_scan=1 ou mudar para 0 ou 2... Que aconselham? (método tentativa erro?)

Pelo que vi, eu consigo conectar, e autenticar, mas por magia, nao funciona :(

Ora vejam:
iwconfig eth1
Código:
eth1      IEEE 802.11g  ESSID:"lalala"
          Mode:Managed  Frequency:2.412 GHz  Access Point: 00:xx:xx:xx:xx:BA
          Bit Rate:54 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   Sensitivity=8/0
          Retry limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality=93/100  Signal level=-34 dBm  Noise level=-85 dBm
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:25  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:0   Missed beacon:3

sudo wpa_supplicant -Dwext -ieth1 -c/etc/wpa_supplicant.conf

Código:
Trying to associate with SSID 'lalala'
Associated with 00:xx:xx:xx:xx:ba
WPA: Key negotiation completed with 00:xx:xx:xx:xx:ba [PTK=TKIP GTK=TKIP]
CTRL-EVENT-CONNECTED - Connection to 00:xx:xx:xx:xx:ba completed (auth)

Usando wpa_supplicant -Dwext -ieth1 -c/etc/wpa_supplicant.conf -dd

o resultado está aqui:
http://paste.uni.cc/12603

Em resumo:
Devo por chanel=x?
Ponho proto=WPA RSN ou proto=WPA?? ou outro qq?

Quanto aos restantes campos, penso estarem correctos:
key_mgmt=WPA-PSK
pairwise=TKIP
group=TKIP

Usei Dwext apesar da driver ser ipw2200, mas com -Dipw nao funciona mas segundo dizem, é correcto usar a genérica Dwext.

Agradeço o tempo dispendido
Cumprimentos
bug

Bug, eu gostava de te ajudar.. Mas Wireless em Linux é coisa que nunca usei.

MAs tenho boas noticias, no Ubuntu 7.04 virá um sistema Zero Conf, que permitirá usar Wireless out-of-the-box, praticamente sem qualquer configuração.. O sistema já está 100% implementado na versão de desenvolvimento..

Eu espero que o upgrade para 7.04 não corra como os upgrades que já fiz. PUM!
Do 5.10 para o 6.06 e do 6.06 para o 6.10. De uma forma ou de outra correram mal.

O mais provável é que a culpa tenha sido minha (99% :D), mas espero que para o 7.04, seja "automático" e à prova de "nabos". :D

Das outras distros que já experimentei (isto do VMWare é fantástico, haja espaço livre em disco), o Suse 10.2 não gostei nada, pesadão e pouco intuitivo, não consegui fazer nada com aquilo. Estou agora a experimentar o Fedora Core 6 e também estou a gostar muito, a filosofia é muito semelhante ao Ubuntu; os pacotes são RPM com um gestor próprio (yum/yumex), faz auto-updates, há uma coisa muito parecida com o automatix que se chama fedora frog... parece-me muito bom.

E o Fedora Core em termos de segurança pró-activa, tirando as distribuições especializadas em segurança e as distribuições profissionais como a RHEL, ou a SLED, é provavelmente a distribuição mais avançada..

E o Fedora Core em termos de segurança pró-activa, tirando as distribuições especializadas em segurança e as distribuições profissionais como a RHEL, ou a SLED, é provavelmente a distribuição mais avançada..

Pois... o problema é que é tão seguro, tão seguro, que nem arranjo maneira de partilhar uma pasta ou aparecer nos locais de rede... :D Os updates são leeeeeeeentos...

Mas de uma maneira geral, uma distro muito simpática e fácil de usar.

no kubunto que programa recomendam para gravação de cds e dvds! tou a usar o K3b, quer dizer nao estou porque el nao grava mas pronto
se me puderem dizer um porreiro agradecia

cumpts

tipuhhh_ya, eu uso o K3B.. E funciona perfeitamente, pelo que não faço ideia do que poderá ser.. Tenta procurar no fórum Ubuntu alguém que também tenha esse problema..

Tenho o Ubuntu 6.10 instalado, e não me consigo ligar à net numa rede que usa um proxy server. O que devo fazer para contornar este "obstáculo"?.
Obrigado desde já pela ajuda.

Voltar
Superior