O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por Avant

Pois... o problema é que é tão seguro, tão seguro, que nem arranjo maneira de partilhar uma pasta ou aparecer nos locais de rede...

Isso não tem propriamente a ver com a segurança que eu falava, mas sim com o facto de a Fedora por vezes parecer mais uma distribuição de testes da Red Hat do que propriamente uma distribuição fortemente orientada para o desktop e para o user comum..

A segurança que eu falo são os patches que eles aplicam ao Kernel que tentam prevenir que falhas que possam existir possam ser aproveitadas..

Por exemplo, uma das formas mais comuns de explorar uma maquina é explorar os buffer overflow, há patches que impedem que possíveis falhas nesse campo possam ser aproveitadas.. Tentando explicar com um exemplo, imagina que um programa está à espera de algo com 5 bytes por exemplo. E um hacker manda propositadamente algo com 10 bytes.. Ora, o programa se tiver uma falha, vai gravar esses 10 bytes na memoria. E na melhor das hipóteses isso causa um erro, na pior, os 5 bytes extra poderão ser instruções que o CPU vai alegremente executar fazendo o que o hacker manda. O modo normal de corrigir isto é lançar um patch que corrige essa falha no programa. Mas existe algum tempo entre a identificação da falha e a sua correcção.. Então existem mecanismos de protecção de hora zero.. Existem por exemplo patchs que se podem aplicar no Kernel que vão impedir que essas falhas possam ser aproveitadas, mesmo antes de estarem identificadas as falhas..

Isto e coisas mais complicadas que ultrapassam os meus conhecimentos...

E é nesse tipo de coisas que a Fedora Core está um passo à frente em relação a distribuições como a Ubuntu, Suse, Mandriva.. Mas, não quero com isto dizer que as outras são inseguras.. Porque per si, a arquitectura e os conceitos seguidos pelo Linux são muito mais seguros do que os seguida pelo Windows por exemplo.

citação:Originalmente colocada por tipuhhh_ya

no kubunto que programa recomendam para gravação de cds e dvds! tou a usar o K3b, quer dizer nao estou porque el nao grava mas pronto
se me puderem dizer um porreiro agradecia

cumpts

Vai ao System Settings -> advanced -> disk & filesystems, vê onde está o cd rom (deve ser Optical Disc "qualquer coisa" /media/cdrom. Carrega na tecla administrator mode, escreve a password, e carrega com o botão dto do rato na linha do cdrom e vê se está em "automatic", se "enable at start up" e "writable" estão seleccionados. Uma boa ideia é também por a Mount permission em "any user...".

Já agora, a nível de software para gravar CD's e DVD's, a Ahead disponibiliza no site a versão Linux do conhecido Nero, tem uma versão 100% funcional durante 30 dias, estive a testar e funciona muito bem, para quem gosta do Nero do windows, é uma alternativa possível em Linux, pena é ser paga!

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Já agora, a nível de software para gravar CD's e DVD's, a Ahead disponibiliza no site a versão Linux do conhecido Nero, tem uma versão 100% funcional durante 30 dias, estive a testar e funciona muito bem, para quem gosta do Nero do windows, é uma alternativa possível em Linux, pena é ser paga!

Cumprimentos

O K3b bate aos pontos o nerolinux... que não tem nada a ver com a versão para windows.
Experimenta também o brasero, é só instalar com o synaptic.

Voltando ao Fedora, apesar de estar muito bom dá para perceber porque é que o Ubuntu está na mó de cima por estes dias... apesar de por vezes requerer um bocadinho de linha de comandos, o Ubuntu é muito mais fácil de configurar... Fazer uma rede é tão ou mais fácil que no windows... é só carregar com o botão direito do rato e seleccionar "share folder", ele instala automaticamente a rede. No Fedora essa opção não existe, estou farto de ligar e desligar coisas e não há maneira de me aparecer a máquina virtual na rede...

É fácil configurar o Ubuntu com ligações ADSL e um router? Fizeram-me esta pergunta e não soube responder.
O cabo está sempre ligado, mas a ligação ADSL não, certo?

Queria ligar um Mac com ubuntu a outro mac mas com osx... e nao consigo... o osx por vezes ve o ubuntu mac, mas depois não me consigo ligar... há algum truque?

É fácil configurar o Ubuntu com ligações ADSL e um router? Fizeram-me esta pergunta e não soube responder.
O cabo está sempre ligado, mas a ligação ADSL não, certo?
O que está do router para a frente é transparente.

Basta encaixar o cabo na placa de rede e pronto :)

Qualquer configuração (username, definições da linha, do sinal, etc) é o router que trata, e é alterado no router, não num qualquer programa/driver/etc. no Linux.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Queria ligar um Mac com ubuntu a outro mac mas com osx... e nao consigo... o osx por vezes ve o ubuntu mac, mas depois não me consigo ligar... há algum truque?
Por acaso estou com um problema parecido...

Tenho 2 pcs no escritório (calvin e hobbes), e ora o Ubuntu vê o que está a correr Windows, ora deixa de ver. E o estranho é que basta fazer refresh umas 4 ou 5 vezes para ele aparecer...

citação:Originalmente colocada por worldtiki
O que está do router para a frente é transparente.

Basta encaixar o cabo na placa de rede e pronto :)

Qualquer configuração (username, definições da linha, do sinal, etc) é o router que trata, e é alterado no router, não num qualquer programa/driver/etc. no Linux.

Então os problemas com modems ADSL e linux é só com ligações USB, certo?
Já percebi. Estive a navegar no meu router e tem uma opção para PPPoE, que suponho que seja para ligar a modems ADSL!

Boas

Eu sei que este tópico é sobre as versões Ubunto, mas tenho de fazer esta pergunta, já alguém experimentou o Enterprise 10 da Novell, é que eu tenho este OS mas não o consigo instalar.

Abraço

citação:Originalmente colocada por PedroUMM

Boas

Eu sei que este tópico é sobre as versões Ubunto, mas tenho de fazer esta pergunta, já alguém experimentou o Enterprise 10 da Novell, é que eu tenho este OS mas não o consigo instalar.

Abraço

É muito diferente do OpenSuse 10.2? Não consegues instalar porquê?

Boas

Abraço

Boas.

Eu fiz o download da pag da Novell e segui os passos correctos para a gravação do DVD como bootable CD, criei uma partição de 20 Gb em swap e o DVD arranca para fazer a instalação, mas depois segue para uma especie de DOS em que não sei colocar os comandos.

Assim que tiver um tempinho tiro um scren shot da tal especie de DOS para postar aqui.

Eu penso que não seja muito diferente do Open Suse, porque o enterprise 10 é o open suse mas modificado pela Novell, acho que a diferença fica-se só pelo grafismo mais amigavel.

Abraço

Boas

Abraço

Boas.

Eu fiz o download da pag da Novell e segui os passos correctos para a gravação do DVD como bootable CD, criei uma partição de 20 Gb em swap e o DVD arranca para fazer a instalação, mas depois segue para uma especie de DOS em que não sei colocar os comandos.

Assim que tiver um tempinho tiro um scren shot da tal especie de DOS para postar aqui.

Eu penso que não seja muito diferente do Open Suse, porque o enterprise 10 é o open suse mas modificado pela Novell, acho que a diferença fica-se só pelo grafismo mais amigavel.

Abraço

Estranho. Cá para mim o DVD não ficou bem gravado. Gravar o DVD como bootable CD como, não é só gravar o iso com um programa de gravação qualquer?

Estou a instalar agora o enterprise 10 numa máquina virtual, mas fiz o download do 1º e 2º CD... arrancando do CD, até agora está a instalar tudo em modo gráfico...

Olha aí a instalação...

novelex8.jpg

PS: alguém ainda me há-de ensinar como é que se põem os links correctos para o imageshack neste forum...

Ora aí está. Simpático, mas nada extraordinário. Aliás, estou a escrever isto do SUSE enterprise,

Basicamente é como o Open Suse. Não gosto do menu das aplicações (a copiar descaradamente o windows vista, consegue ser ainda mais confuso), trás aplicações um bocado desactualizadas (firefox 1.5 e OOo 2.0.2) e a instalação é um bocado morosa, mas muito completa e dá sempre as opções todas em modo gráfico. Também não gosto das fontes minúsculas do desktop e dos menus.

Pessoalmente, não vejo nada em que o Ubuntu fique atrás, bem pelo contrário... Se calhar ias melhor servido com ele.

Voltar
Superior