O tópico do linux

Já anda alguém com o Beryl 0.2.0 SVN? Supostamente a versão 0.2.0 definitiva será aquela considerada "estável".
Está muito bom, um pouco mais rápido que as versões 0.1.x e sem problemas a referir... O problema das janelas "pretas" é dos drivers Nvidia e não do Beryl. Pode ser contornado quando necessário indo ao Beryl-manager e selecionando advanced beryl options -> rendering path -> copy.

citação:Originalmente colocada por Avant
PS: alguém ainda me há-de ensinar como é que se põem os links correctos para o imageshack neste forum...

Ao Rpalma: obrigado, mas não era bem isso o que pretendia; era por o link com uma imagem em thumbnail correctamente, como o worldtiki me ensinou; assim só vê quem quer e não se desperdiça largura de banda...

Bem... Tenho andado desaparecido, mas quem é vivo sempre aparece...

Recomendo a todos a instalação do Beryl 2.0 Beta 2.. Está muito bom e já se pode perfeitamente usar numa base diária. Quase tudo o que era puro show off foi retirado, e actualmente da forma como está, penso sinceramente que é o maior salto na usabilidade do desktop que experimento desde que passei do msdos para o Windows 95..

Com o Beryl temos à distancia de um atalho inúmeras funções únicas que melhoram imenso a produtividade e a usabilidade do desktop:

* temos informação visual de onde vêm e para onde vão as janelas, quando minimizamos, maximizamos ou fechamos.
* O cérebro humano está especialmente adaptado para pensar em 3 dimensões. E o Cubo, especialmente se activarmos a transparência, dá uma noção muito mais realista de como temos os 4 desktops virtuais organizados.
* Funções como o "negativo", o zoom, e o controlo da saturação, tornam fácil a leitura de sites com esquemas de cores manhosos, ou letras pequenas.
* A transparência permite trabalhar numa janela sempre com um olho no que se passa por baixo. E activando o blur, o que fica por baixo das janelas transparentes fica ligeiramente desfocado de forma a eliminar as formas solidas e a não perturbar a leitura da janela transparente.
* É muito fácil mudar de janela e encontrar a janela que se quer, tanto com o ALT + TAB, como com o efeito estilo Exposé, ou com o CTRL+ALT+Page Down.

E pronto.. A tudo isto obviamente soma-se o factor eye candy.. É sempre engraçado quando digo a alguém que uso Linux, e perguntam logo se faço tudo na linha de comandos e coisas do género, porque ainda há muito a ideia que no Linux os desktop managers são arcaicos e é quase tudo feito de forma manual a mexer em ficheiros de configuração e a dar comandos na consola, e depois mostro isto e ficam todos de boca aberta..

Já agora, para quem estiver interessado.. Um videozito do Beryl 2.0 Beta 2 a bombar no meu PC.

http://www.youtube.com/watch?v=5BoU75XKaO8

Se decidirem ver, vejam também a Video Response.

citação:Originalmente colocada por mundano

Bem... Tenho andado desaparecido, mas quem é vivo sempre aparece...

Recomendo a todos a instalação do Beryl 2.0 Beta 2.. Está muito bom e já se pode perfeitamente usar numa base diária. Quase tudo o que era puro show off foi retirado, e actualmente da forma como está, penso sinceramente que é o maior salto na usabilidade do desktop que experimento desde que passei do msdos para o Windows 95..

Com o Beryl temos à distancia de um atalho inúmeras funções únicas que melhoram imenso a produtividade e a usabilidade do desktop:

* temos informação visual de onde vêm e para onde vão as janelas, quando minimizamos, maximizamos ou fechamos.
* O cérebro humano está especialmente adaptado para pensar em 3 dimensões. E o Cubo, especialmente se activarmos a transparência, dá uma noção muito mais realista de como temos os 4 desktops virtuais organizados.
* Funções como o "negativo", o zoom, e o controlo da saturação, tornam fácil a leitura de sites com esquemas de cores manhosos, ou letras pequenas.
* A transparência permite trabalhar numa janela sempre com um olho no que se passa por baixo. E activando o blur, o que fica por baixo das janelas transparentes fica ligeiramente desfocado de forma a eliminar as formas solidas e a não perturbar a leitura da janela transparente.
* É muito fácil mudar de janela e encontrar a janela que se quer, tanto com o ALT + TAB, como com o efeito estilo Exposé, ou com o CTRL+ALT+Page Down.

E pronto.. A tudo isto obviamente soma-se o factor eye candy.. É sempre engraçado quando digo a alguém que uso Linux, e perguntam logo se faço tudo na linha de comandos e coisas do género, porque ainda há muito a ideia que no Linux os desktop managers são arcaicos e é quase tudo feito de forma manual a mexer em ficheiros de configuração e a dar comandos na consola, e depois mostro isto e ficam todos de boca aberta..

Já agora, para quem estiver interessado.. Um videozito do Beryl 2.0 Beta 2 a bombar no meu PC.

http://www.youtube.com/watch?v=5BoU75XKaO8

Se decidirem ver, vejam também a Video Response.

Muito bom [:I]

O que é engraçado, e demonstra bem a mafia entre a Microsoft e os fabricantes de PC, é que com o Beryl conseguem-se efeitos pelo menos semelhantes ao "grande" aero do Windows Vista, em hardware em que este nem sequer permite ligar esses efeitos...

Livra, o beryl até funciona num laptop com gráfica integrada Intel 855 (leeeeento em 3D, capacidades de para aí DirectX 6) com 32 Mb de memória partilhada! Pronto, é curto, mas uma Geforce4 MX440 de 64Mb que tenho noutro PC chega perfeitamente para correr os efeitos (pelo menos os mais úteis) do Beryl com toda a fluidez.

PS: por falar nisso, ganhei coragem e arranjei 10Gb de espaço livre no portátil e instalei o Ubuntu. Fiquei pasmado. Funciona TUDO após a instalação! Até os drivers da gráfica vêem com aceleração 3d ligada (os drivers da intel são opensource). Wireless, bluetooth, gestão da bateria, resolução widescreen, touchpad, teclas de atalho, modo de suspensão ao fechar a tampa, tecla para alternar a saída VGA (para monitores/projectores). Fiquei literalmente de boca aberta. Foi mesmo instalar, escolher a rede, por a password e está a andar!

E vão 3 PC livres do monopólio microsoft... ;)

Avant.. O PC em que eu gravei o video é um P3@ 933, com 512 MB de SDRAM 133, e uma GeForce 440MX.. ;)

E corre perfeitamente fluido. Podem ver a quantidade de aplicações abertas que tinha, estava a ler um DVD e aquele programa com os gráficos é um programa em JAVA..

Há pela Internet videos de pessoal a correr o Beryl em Pentium's II.. Embora isso já seja levar a coisa ao extremo.

Fiz a actualização do Beryl para a 0.2.0 Beta 2, e continua a funcionar impecavelmente, tranquilo...
Gostei do novo Beryl Settings Manager, está mais limpo e organizado.
Aqui por casa Windows deixou de se utilizar a praticamente 100%, o meu irmão fez o switch do Windows ME para um iMac, eu em casa também tenho um Mac Mini e o portátil corre o Ubuntu desde o ano passado, começa-se a viver tranquilamente por aqui, pelo menos já não formato um computador há bastante tempo (ou seja, desde que se largou o Windows, eheh)...
Estou curioso para ver as evoluções que o Ubuntu 7.04 Feisty Fawn vai trazer!

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por mundano

Avant.. O PC em que eu gravei o video é um P3@ 933, com 512 MB de SDRAM 133, e uma GeForce 440MX.. ;)

E corre perfeitamente fluido. Podem ver a quantidade de aplicações abertas que tinha, estava a ler um DVD e aquele programa com os gráficos é um programa em JAVA..

Há pela Internet videos de pessoal a correr o Beryl em Pentium's II.. Embora isso já seja levar a coisa ao extremo.

Sim, mas no caso do laptop (centrino 1.6Ghz), o factor limitante é mesmo a placa gráfica... deve ter uma performance em 3D para aí semelhante a uma TNT2... ainda assim corre o Beryl com alguma rapidez (20-30fps) desde que não se ande a por efeitos beam-up ou fire. a Geforce MX é várias vezes mais rápida. O outro PC que falei é um Athlon 900 com 384 Mb de SDRAM, e também se desenrasca muito bem.

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Estou curioso para ver as evoluções que o Ubuntu 7.04 Feisty Fawn vai trazer!

Cumprimentos

Já se falam de algumas coisas bem interessantes..

Além da inclusão do Beryl, que é aquela feature que tem ofuscado tudo o resto, há uma série de novidades bem interessantes.

A começar o novo Kernel tem algumas novidades bem interessantes. Como a virtualização a nível do kernel. Ou seja, temos a possibilidade de fazer o que faz o VMWare mas ao nível do Kernel, o que permitirá melhorias de performance significativas e suporte a tudo o que funcionar no Kernel (3d, som, etc.. etc..).. Depois há uma série de drivers actualizados para suportar mais hardware, etc.. etc..

Da parte do Ubuntu\Kubuntu há duas novidades que se destacam.

1º Configuração zero para wifi. O que permitirá melhorar em muito a facilidade de utilização do wireless.

2º bullet prof xorg.. Ou seja.. OS updates da gráfica que deixam o xorg fdd vão acabar. O Xorg vai arrancar por que meios forem necessários. Se não arrancar no modo ideal arranca de outra forma qualquer, em vesa por exemplo.

E depois, naturalmente haverá actualizações a nível gráfico.. Fala-se de algumas coisas engraçadas como o face login, que usará as potencialidades do beryl para fazer um novo login screen muito bonito.

Etc.. etc...

Estou neste momento a acabar de configurar o kubuntu cá em casa, e gostava (por pura diversão) de configurar o Beryl, caso dê.

Após consultar este tutorial - http://element14.wordpress.com/2007/01/16/how-to-install-beryl-on-kubuntu-610/

Das duas uma, ou ficou mal instalado ou não tou a ver isto a funcionar. Questão, há por ai algum tutorial de jeito para beryl em kubuntu 6.10 desktop?
A minha placa grafica é uma Geforce Fx Go5200 será que funciona com o beryl?

Outra questão, tendo apenas eu 512 mb de Ram será que isto aguenta bem?

Obrigado pela atenção, abraços

citação:Originalmente colocada por ricardop

Estou neste momento a acabar de configurar o kubuntu cá em casa, e gostava (por pura diversão) de configurar o Beryl, caso dê.

Após consultar este tutorial - http://element14.wordpress.com/2007/01/16/how-to-install-beryl-on-kubuntu-610/

Das duas uma, ou ficou mal instalado ou não tou a ver isto a funcionar. Questão, há por ai algum tutorial de jeito para beryl em kubuntu 6.10 desktop?
A minha placa grafica é uma Geforce Fx Go5200 será que funciona com o beryl?

Outra questão, tendo apenas eu 512 mb de Ram será que isto aguenta bem?

Obrigado pela atenção, abraços

Abre a linha de comandos (terminal), escreve beryl-manager e vê o que acontece. O beryl pode ter ficado instalado, mas tu é que o tens de abrir... Tens também de ter os drivers da Nvidia instalados, o driver de origem só acelera 2d. Essa placa chega e sobra para o Beryl, como disse em cima até com uma Intel 855 integrada de 32 Mb consigo por o beryl a correr.

Soluções para uma instalação muito mais simples do Beryl - essa aí que mostraste é mesmo à linux :) :

Abre o adept. Vai a view -> manage repositores. Em "New repository" escreve "http://download.tuxfamily.org/3v1deb edgy beryl-svn" -sem as aspas. Carrega em "add"; "apply"; "close". Carrega em "fetch updates". Agora em search escreve "beryl", selecciona os pacotes que aparecerem e instalas.

Para instalar o driver nvidia (e muito mais coisas) faz o download de http://www.getautomatix.com/apt/dists/edgy/main/binary-i386/automatix2_1.1-2.11-6.10edgy_i386.deb , instala (só carregar com o botão direito do rato e dizer para instalar) e depois corre o automatix do menu.

Quanto à memória, está descansado que o Ubuntu/beryl corre muito bem num PC com 384Mb de RAM...

Pergunta: há algum leitor como o foobar que abra os ficheiros rar para ler musicas? Tou a pensar instalar o xubuntu mas um leitor de mp3 desse género é importantissimo para mim

citação:Originalmente colocada por GansoLFM

Pergunta: há algum leitor como o foobar que abra os ficheiros rar para ler musicas? Tou a pensar instalar o xubuntu mas um leitor de mp3 desse género é importantissimo para mim

Qual, este foobar? ;)

foobar9wk.jpg

citação:Originalmente colocada por GansoLFM

sim esse mesmo, explica la bem essa situaçao que se passa com no teu pc! :P

Nada, pelos vistos esse tal de foobar2000 instala e corre bem no linux com o wine... é mesmo só clickar e instalar, até fica um atalho no desktop e tudo...:D

Mas eu cá por mim fico-me pelo Banshee music player, gosto bastante.

pois eu sei que corre com o wine mas eu queria um leitor que abrisse sozinho os ficheiros comprimidos e que corresse nativamente sem estar a recorrer ao wine. Ja tou farto de pesquisar no google e não acho nada, achei um parecido o Limp mas ainda nao tem suporte a ficheiros comprimidos..

Não tem nada que saber, o wine instala-se com o automatix e abre os ficheiros *.exe do windows... não é preciso andar cá com instalações/configurações malucas e linhas de comandos. Obviamente que não corre todo o software para windows, mas os que corre, corre bem.

Como já te disse, com o wine instalado, instalar o foobar em linux é só carregar 2x no ficheiro de instalação para windows. Faz lembrar alguma coisa? ;)

Voltar
Superior