O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por Torque

Hoje deixei KO uma data de colegas de trabalho com o video do Beryl (o do Mundano no Youtube). Eles ficaram de rastos com os efeitos.

Gancho de direita (efeitos espectaculares), seguido de um directo (era em linux) e finalizei com um "upper" (era um P3 a 933!)

Nas Nvidia o Beryl bomba muito bem...

Nas ATI, depende... Porque a ATI, tal como acontece no windows, mas aqui ainda em maior escala, tem drivers de muito pior qualidade que os da Nvidia.. E nem sequer lançam drivers para toda a gama de placas..

Depois há modelos que funciona perfeitamente e há outros que é mais manhoso.

Já agora, uma excelente novidade, é que parece que a Intel vai entrar em força no mercado das gráficas dedicadas, com placas decentes.. E drivers completamente open source... Eu quando trocar de PC, se tiver essa possibilidade nem penso duas vezes..

Como é que posso por o beryl a arrancar no startup?

Tenho um problema, que é quando arranco o Beryl, as janelas não têm a barra superior, onde têm os shorts para maximizar, minimizar, etc. Como posso resolver isto?

Como é que posso por o beryl a arrancar no startup?

Tenho um problema, que é quando arranco o Beryl, as janelas não têm a barra superior, onde têm os shorts para maximizar, minimizar, etc. Como posso resolver isto?

Vais a System -> Preferences -> Session -> Startup Programs, carregas no Add, escreves "beryl-manager", ok. Pronto, agora vai carregar o beryl-manager de cada vez que iniciares o computador. É tipo pasta startup do windows.

Quanto a não teres a barra superior, é o window manager que não está a ser carregado. Carrega com o botão direito do rato no diamante vermelho, vai a select window decorator e vê lá se está selecionado o emerald. O beryl não funciona com o metacity (window manager por default no ubuntu), por isso quando instalaste o beryl, deves ter instalado também o emerald; que aparece se procurares no synaptic por beryl em "name and description". Tens também à disposição outros window managers, como o heliodor, que funciona com o metacity;

Se nada disto funcionar, vai à linha de comandos e escreve sudo gedit /etc/X11/xorg.conf e escreve
Option "AllowGLXWithComposite" "True"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"

Nas opções em baixo da Section "Screen".

Com as últimas versões do Beryl/Emerald, isto já não era preciso, mas nunca se sabe.

OK. Funciona, mas só quando alterei o xorg.conf.

A versão do Beryl que tenho instalada é a 2.0 Beta.

A única coisa que não seu certo foi carregar o Beryl automáticamente. De um erro ao carregar o HAL.

OK. Funciona, mas só quando alterei o xoeg.cong.

A versão do Beryl que tenho instalada é a 2.0 Beta.

A única coisa que não seu certo foi carregar o Beryl automáticamente. De um erro ao carregar o HAL.

Estranho. Devia ser a mesma coisa que carregar da linha de comandos. Funciona aqui.
Tenta contornar a questão da seguinte forma:

Cria um ficheiro de texto (botão direito -> create document -> Empty file
Abre com o editor de texto e faz copy e paste:

#! /bin/bash
beryl-manager

Grava, chama ao ficheiro o que quiseres (beryl, por exemplo :)) e coloca-o na pasta que quiseres. Carrega com o botão direito do rato no icon do ficheiro, escolhe properties -> permissions e selecciona "Allow executing file as a program".

Agora, vai outra vez ao sessions -> startup programs -> add, mas em vez de escreveres um comando, carrega em Browse e selecciona o ficheiro que criaste há pouco. Ok.

Pronto, basicamente criaste um script que irá ser executado de cada vez que iniciares o pc. É tipo um autoexec.bat ;)

Mas sinceramente não sei porque é fazendo como descrevi da 1ª vez dá esse erro...

Depois de muito ver este tópico crescer e de ver alguns portáteis pela faculdade com o autocolante "Ubuntu", decidi arriscar.

Para já vou instalar no meu portátil antigo. Faço lá as experiencias e tal...

Depois logo se vê :)

citação:Originalmente colocada por Levi

Depois de muito ver este tópico crescer e de ver alguns portáteis pela faculdade com o autocolante "Ubuntu", decidi arriscar.

Para já vou instalar no meu portátil antigo. Faço lá as experiencias e tal...

Depois logo se vê :)

Manda brasa. Que portátil é?

No meu HP fiz assim: encolhi a partição principal do windows e criei 10Gb de espaço vazio com o Partition Magic. Depois com o livecd criei as partições nesse espaço vazio, e instalou o ubuntu; ficou o grub instalado no MBR, que permite escolher fazer o boot para o linux ou para o windows quando se arranca o pc.

Atenção que para computadores com menos memória (256 Mb ou menos) é melhor fazer o download do "alternate install cd" que instala em modo de texto. Nada assustador, é como instalar o windows ;)

PS: para arranjar esses autocolantes, vai a https://shipit.ubuntu.com/ , regista-te, e eles mandam-te uns CD's do 6.06 à borla, com autocolantes incluídos.

Por acaso é interessante de ver que no meio académico, os portáteis "ubuntu" estão a ser muito "fashion". Parece que lá fora també está a ser assim...

citação:Originalmente colocada por pmct

topicos destes é que eu gosto.
apesar de que eu pasos o dia com ecrans pretos e letras branas.
consola rulez lol

Claro, fazer "$ chmod u+x ~/beryl" é sempre melhor e mais intuitivo do que carregar em properties e escolher "allow executing file" ;)

citação:Originalmente colocada por Avant

topicos destes é que eu gosto.
apesar de que eu pasos o dia com ecrans pretos e letras branas.
consola rulez lol

Claro, fazer "$ chmod u+x ~/beryl" é sempre melhor e mais intuitivo do que carregar em properties e escolher "allow executing file" ;)
não faço mesmo chmod 0755 beryl
ou 0644 o o que der jeito

Ora o portátil é um PIII 700mhz com 256mb ram e disco de 60gb.

Já tenho o Ubunto e o Xubunto em cd.

Ia primeiro experimentar em modo LIVE (Assim que lhe chamam certo?) e deu raia. O Xubunto dá um aviso relacionado com o IRQ15 e dai não passa. O Ubunto não arranca.

Vou agora experimentar no portátil actual ;)

Quanto às linhas de comandos, já tenho a minha quota parte com uma DreamBox

citação:Originalmente colocada por Avant

ext3; para poder ser lido por windows ;)
o windows le ext3 ???
essa não sabioa eu.
eu sabia que o windows kia UFS vulgo MAC OS FS .
agora ext3 não sabia que lia.

Lê... se instalares os drivers! http://www.fs-driver.org/

O bom do open source é que não há cá rabos de palha nem specs escondidas, por isso, há sempre um cromo que escreve qualquer coisa de interessante. Com esse driver, o windows passa a reconhecer e a ler/escrever nos discos ext3 na perfeição ;)
Muito melhor solução do que criar partições FAT32 para poderem serem lidas/escritas pelos 2 SO...

citação:Originalmente colocada por Levi

Ora o portátil é um PIII 700mhz com 256mb ram e disco de 60gb.

Já tenho o Ubunto e o Xubunto em cd.

Ia primeiro experimentar em modo LIVE (Assim que lhe chamam certo?) e deu raia. O Xubunto dá um aviso relacionado com o IRQ15 e dai não passa. O Ubunto não arranca.

Vou agora experimentar no portátil actual ;)

Quanto às linhas de comandos, já tenho a minha quota parte com uma DreamBox

Com esse sistema, usa o alternate cd http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/edgy/ubuntu-6.10-alternate-i386.iso

Não é linha de comandos, é um interface básico, tipo instalar o windows XP... um ecran azul em modo de texto onde vais selecionando as opções com enter, cursor e tab...

PS: Para maior compatibilidade, aconselho-te a tentar a versão 6.06 "LTS". http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/ubuntu/releases/dapper/ubuntu-6.06.1-alternate-i386.iso

O erro que dá é qualquer coisa do genero:

irq 15: nobody cared
handlers:
[ <uma data de numeros e caracteres>]
Disabling IRQ #15

E depois fica assim um bocado e volta a repetir o mesmo texto

Voltar
Superior