O tópico do linux

Avant,

um dos cd's que estava a utilizar não passou no teste.

Outra questão, esta versão alternate permite instalar num pc que tenha apenas 128mb de ram? Ou existe alguma versão que permita?

Avant,

Outra questão, esta versão alternate permite instalar num pc que tenha apenas 128mb de ram? Ou existe alguma versão que permita?

Eu instalei ontem o xubuntu num Pentium II (acho) 450 com 64 Mb e aquilo mexe-se. Para tarefas básicas julgo que serve, ainda tenho que experimentar melhor, mas a performance parece aceitavel

Avant,

Ora aí está. Tem erros na gravação. Tenta gravar com CD's de outra marca, ou a uma velocidade mais baixa.

A versão alternate install é também para esse fim, para instalar em PC's com menos de 256 Mb de RAM.

então se calhar tenho o disco rigido marado?

ainda bem que é pequenito...

Ou isso ou o BIOS do pc tem os discos mal configurados.
Experimenta isto

All you have to do is go into your CMOS setting in your bios. Make sure all of your hard drives are set to manual (or user) and to LBA mode. Ohh, and make sure your the third boot device, after floppy and cd-rom is your primary HD on your master line. It could have been changed one way or the other.

Apenas um questão mesmo de um newbie nisto do linux.

Instalo tudo na boa no pc, e depois entra na consola, não vai directo para modo gráfico. Parece o DOS aquilo lol

Tenho de entrar com o oem, etc.

O que preciso de fazer para ir para o modo gráfico?

Apenas um questão mesmo de um newbie nisto do linux.

Instalo tudo na boa no pc, e depois entra na consola, não vai directo para modo gráfico. Parece o DOS aquilo lol

Tenho de entrar com o oem, etc.

O que preciso de fazer para ir para o modo gráfico?

Mas ao arrancar pelo CD ou depois de instalado no PC?

Se já está instalado no PC faz login e depois dá o comando:
Código:
startx

Ve o erro que dá e diz aqui para a gente te poder ajudar.

Mas ao arrancar pelo CD ou depois de instalado no PC?

Se já está instalado no PC faz login e depois dá o comando:
Código:
startx
Ve o erro que dá e diz aqui para a gente te poder ajudar.

Será que não foste muito "ambicioso" na resolução do monitor ou na capacidade da placa gráfica configurada?

Um conselho que recomendo a todos os que instalam Linux, e isto é por culpa dos fabricantes: na instalação, escolham sempre monitores genéricos com resolução genérica (tipo 1024x768), e um driver de placa gráfica também genérico (tipo VESA ou i810). Só depois é que tentem mexer na resolução ao máximo ou colocar o driver nvidia ou ATI.

Já agora, vê o teu /var/log/Xorg.0.log, e vê o teu xorg.conf. Dá as specs do teu PC, se o startx não funcionar.

Se funcionar, vai ao menu de configuração Sistemas - Preferências - Sessões no Ubuntu e marca para o X começar a correr.

http://portuguesesaovolante.blogspot.com

Já funciona, voltei a instalar.

Tou a tentar perceber o funcionamento disto e como se podem obter determinados plugins.

O que fiz para ficar a dar, acedi a root depois coloquei o seguinte código:

sudo aptitude update && sudo aptitude install xubuntu-desktop

ele começou a fazer as actualizações necessárias e ficou a funcionar.

TUTORIAIS

1º Instalar placas gráficas:

Se é verdade que no caso das Intel tudo funciona perfeitamente out of the box porque usa drivers open source, também é verdade que instalar os drivers proprietários da Nvidia ou da ATI pode ser uma dor de cabeça. Mas não tem que ser mais, graças a um excelente script criado por um utilizador do Ubuntu..

O primeiro passo é ir a esta página: http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html sacam o pacote estavel, mais recente que lá tiver, neste momento é o: envy_0.8.1-0ubuntu6_all.deb. E de seguida instalam o pacote com o Gdebi (ou Kpackage no caso do Kubuntu).

O passo seguinte é sair do ambiente gráfico, e como tal convém decorar os passos seguintes.

Para sairem do ambiente gráfico carregam em CTRL+ALT+F1, serão levados para o modo consola, caso seja pedido o login metam o username e password.

De seguida digitem o comando:

Código:
envy
O script arranca e serão apresentadas várias opções, basta carregarem no numero correspondente à opção que pretendem e confirmar com o enter.

Quando o script acabar saem do mesmo e podem voltar ao X, bastando para isso dar o comando:

Código:
startx
Caso por causa de um update do kernel ou algo do genero fiquem com a instalação da gráfica danificada só precisam de repetir estes passos.

2º Dicionarios PT no Open Office.

Instalar os dicionarios portugueses no OO.org é a coisa mais simples do Mundo.

O primeiro passo é abrir uma qualquer aplicação do OO, o Writer serve.

Vão ao menu: Ficheiro > Assistentes > Instalar Novos Dicionários.

E pronto, é só seguir os passos e instalar os dicionários ortográfico, gramatical e de sinónimos em Português de Portugal.

3º Melhorar a renderização de fontes para monitores LCD.

Um defeito por vezes apontado ao Ubuntu é a aparência das fontes em monitores LCD, mas isso pode ser resolvido aplicando um patch que melhora em muito o seu aspecto.

O primeiro passo é adicionar os repositórios com o patch..

Para isso na consola digitam o seguinte comando:
Código:
sudo nano /etc/apt/sources.list

Vão até à ultima linha e colam estes dois repositórios.
Código:
deb http://www.elisanet.fi/mlind/ubuntu edgy fonts
deb-src http://www.elisanet.fi/mlind/ubuntu edgy fonts

Salvam com o comando CTRL+X.

Depois executam os seguintes comandos um por um:
Código:
gpg --recv-keys 937215FF
gpg --export --armor 937215FF | sudo apt-key add -
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

No ultimo comando serão feitas algumas perguntas, deverão responder da seguinte forma: Autohinter, Sempre, Não.

Depois quando reiniciarem o ambiente gráfico poderão apreciar as novas fontes.

OPCIONAL: Caso achem que as fontes a negrito ficam "gordas" demais deverão acrescentar as seguintes linhas ao ficheiro /etc/fonts/fonts.conf.

Para isso usem o comando:
Código:
sudo nano /etc/fonts/fonts.conf

Vão até à ultima linha e colam as seguintes linhas:
Código:
<match target="font">
 <test name="weight" compare="more"><const>medium</const></test>
 <edit mode="assign" name="autohint"><bool>false</bool></edit>
</match>

Gravam com o CTRL+X e para activarem as alterações deverão reiniciar o ambiente gráfico..

Já agora, não sei se já postaram aqui, mas fica aqui o melhor método para meter os Modem HSPDA USB 3.5G a bombar com Ubuntu (os tais do Kanguru e afins). No meu portátil, funcionam até melhor que em Windows...

1) Procurem um ficheiro binário na net chamado huaweiAktBbo-i386.out. Coloquem-no na directoria /usr/bin, e chmod +x /usr/bin/huaweiAktBbo-i386.out

2) façam um link com um nome mais simpático, tipo ln -fs huaweiAktBbo-i386.out huawei.

3) Escrevam um script "kanguru" no /usr/bin (não se esqueçam do chmod +x /usr/bin/kanguru), com: wvdial kanguru 3gonly 640k

4) Editem o /etc/wvdial.conf, e nas secções respectivas, coloquem:

[Dialer Defaults]
Phone = *99***1#
Username = (o vosso username)
Password = (a vossa password)
Stupid Mode = 1
Dial Command = ATDT

[Dialer kanguru]
Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 460800
Init2 = ATZ
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem

[Dialer 3gonly]

Init4 = AT+COPS=0,0,"Vodacom-SA",2

[Dialer 640k]

Init6 = AT+CGEQMIN=1,4,64,640,64,640
Init7 = AT+CGEQREQ=1,4,64,640,64,640

5) executem 'huawei'. Agora, metam o modem. Esperem um pouco (podem ver o /var/log/messages, esperem até aparecerlinhas com ttyUSB0 e ttyUSB1).

6) Agora executem 'kanguru'. Esperem até vos ser atribuído um IP e já está. Quem usa muitas vezes, recomendo colocar no /etc/rc.local a executar o 'huawei' todas as vezes que o PC arranca. Depois é só meter o modem e executar 'kanguru'. Quem disse que Linux é difícil?

http://portuguesesaovolante.blogspot.com

é um cadinho OT mas compo é linux fica aqui para ser indexado pelo goolge.
[:D]

Eliminar P2P de uma rede

apt-get source kernel
apt-get source iptable

descarregar http://www.ipp2p.org/

configurar a Makefile

Nota uma vez compilada não funcionam em baixo segue um DIff a Make para fubcrionbar correcatmente em Debian/etch

-------------- next part --------------
--- ipp2p-0.8.2/Makefile 2006-12-09 03:17:52.000000000 +0200
+++ ipp2p-0.8.2-fix/Makefile 2006-12-09 03:10:37.000000000 +0200
@@ -64,7 +64,7 @@

libipt_ipp2p.so: libipt_ipp2p.c ipt_ipp2p.h
$(CC) $(CFLAGS) $(IPTABLES_OPTION) $(IPTABLES_INCLUDE) -fPIC -c libipt_ipp2p.c
- ld -shared -o libipt_ipp2p.so libipt_ipp2p.o
+ $(CC) -shared -o libipt_ipp2p.so libipt_ipp2p.o

clean:
-rm -f *.o *.so *.ko .*.cmd *.mod.c

por fim

iptables -A FORWARD -m ipp2p --edk --kazaa --gnu --bit --apple --dc --soul --winmx --ares -j DROP

Arriverderci p2p [:D]

Fico satisfeito por ver o que começou por poucos alastrou-se a uma série enorme de pessoas.
Eu pela minha parte tento mostrar as vantagens do OPEN SOURCE e mais especificamente do Ubuntu. Tenho dado muito uso aos CDs grátis do Ubuntu.

Acho que agora que o Vista exige muito do hardware e é muito caro e que há uma maior interiorização de que piratear é "roubar", o Linux vai aumentar a sua cota.

Então, alguém que me ajude neste pequeno problema: alguns ficheiros com letras acentuadas, escritos provavelmente em windows, exibidos no nautilus apresentam alguns símbolos esquesitos

ex:
gfan7.jpg

isto é um dvd gravado de um iso

De salientar que os acentos no teclado funcionam perfeitamente, e se copiar o ficheiro para o desktop e emendar, escrevendo os "é" e os "á", fica bem.

Voltar
Superior