O tópico do linux

Ja agora uma questão:

Eu estou a conectar-me às redes wireless através do connection manager que anda pelos foruns do ubuntu e até agora 5*.

No entanto, no ISEP para ligar-me à rede wireless tenho de fazer um ligação VPN para conseguir ter acesso à net.

Dai que alguém sabe uma aplicação simples com GUI que permita fazer uma ligação à rede VPN,tendo em conta que uso o connection manager?

Os dados que uso para me ligar à rede VPN são apenas estes:
Servidor:msvpn.dei.isep.ipp.pt
Username:username do aluno
Password:password do aluno

Eu na UMinho uso o vpnc, que tem uma interface gráfica para KDE chamada kvpnc, mas o vpnc é para vpn da Cisco, ou pelo menos Cisco-compliant.
Se esse servidor se chama msvpn é de colocar a dúvida se a parte "ms" é referente a algum tipo de vpn by Microsoft e aí se calhar é algo não-standard ou proprietário que obrigue a usar o cliente vpn do windows / para windows...

Cumprimentos

Viva mais uma vez...

Venho novamente pedir-vos ajudar...

Tentei intalar o Berly seguindo os passos indicados nesta página...

Mas ao correr o comando sudo apt-get install beryl emerald-themes obtenho um erro...

Alguma ideia do que se passa...!?!?

Já agpra, aproveito, podem indicar links de manuais para iniciantes, onde estejam descritos situações básicas tipo, fazer scripts, correr scripts, fazer atalhos para scripts, etc...

Obrigado,

Relativamente ao MS,não se será uma rede MS ao certo...preciso de consultar o helpdesk do departamento.

Para o Gnome,existe alguma aplicação para ligar a redes VPN com GUI?

Hoje saiu a Alpha 4.

http://www.ubuntu.com/testing/herd4

Easy Codec Installation

Double click on a media file for which you do not have the codec and you will be assisted with the process of installing the necessary codec.

Easy_Codec_Installation.png

Isto parece-me bastante interessante se funcionar a 100%.

Funciona. Isto é quase uma revolução...
1 - filme .avi em xvid
2 - click 2x no icon
57784996eg8.jpg

3 - aqui está
94794958ps6.jpg

40581761al0.jpg

4 - Instalar codec e filme a correr

(não, não é o que estão a pensar, era um sketch dos gato fedorento... [:D])

Excelente... este 7.04 promete e muito.

Última edição:
Viva mais uma vez...

Venho novamente pedir-vos ajudar...

Tentei intalar o Berly seguindo os passos indicados nesta página...

Mas ao correr o comando sudo apt-get install beryl emerald-themes obtenho um erro...

Alguma ideia do que se passa...!?!?

Já agpra, aproveito, podem indicar links de manuais para iniciantes, onde estejam descritos situações básicas tipo, fazer scripts, correr scripts, fazer atalhos para scripts, etc...

Obrigado,

Segue a solução que está uma páginas atrás. Não sigas esse tutorial.
Que placa gráfica tens?

PS: O X server 7.2 já está pronto... parece que vamos mesmo ter bullet-proof X no feisty apr:) Ou seja, quando as configurações estiverem erradas, ele arranca em modo "de segurança", tipo 640x480...

Experimentem lá apagar o xorg.conf a ver o que acontece... [kiss]

Definitivamente acho que o Linux cada vez mais está "pronto para o Desktop". Penso que o Ubuntu está a seguir o caminho mais que certo. Quem acha que deixa de ser uma distribuição "pura" por ter codecs e drivers não open-source (mas grátis), tem sempre a opção de dizer não antes de os instalar. Para o utilizador comum nada mais simples. Tenta correr um ficheiro multimedia, o SO procura o codec adequado e instala-o. Familiar?

Última edição:
E o 7.04 já trará o Beryl incorporado?

Não e sim...

A ideia inicial era ficar activo por omissão, mas agora que começa a chegar a hora foi considerado pela Tecnical Board do Ubuntu que nem o Compiz nem o Beryl estavam ainda suficientemente maduros para que valesse o risco de instalarem isso por defeito em todas as instalações do Ubuntu.

No entanto, deverá haver uma aplicaçãozinha que permitirá activar o Beryl/Compiz e instalar os drivers necessários com 2 ou 3 cliques.

Viva,

Tenho um portátil Toshiba com gráfica integrada...

Vou tentar seguir esse tutorial...

Obrigado,

:)

Se é uma Intel, é facílimo; os drivers da instalação do ubuntu já suportam 3d e tudo.
É apenas instalar o beryl de um repositório actual (por vezes esses dos "tutoriais" estão desactualizados; atenção que deves colocar o repositório do ubuntu, podes fazer como está indicado nos foruns do very

http://forum.beryl-project.org/viewtopic.php?f=43&t=51

Depois ou instalas como lá diz, ou vais ao synaptic, procuras por beryl, e instalas os packages que quiseres. Aqui está os que tenho instalados:

beryleu7.jpg
Depois é carregar em alt+F2 e escrever "beryl-manager" na linha de comandos

Pronto, o meu ubuntu já deu o que tinha a dar, agora não reconhece caracteres, não me lembro de ter mexido na codificação :rolleyes:

Já fiz o donwload do Ubuntu 6.10 Server, que vou instalar ainda hoje.

Ver se desta vez não invento e meto só o estritamente necessário.

Se é uma Intel, é facílimo; os drivers da instalação do ubuntu já suportam 3d e tudo.
...

Viva,

Já está impecavelmente a funcionar... ;)

Agora vou tratar de instalar o FireFox e o Thunderbird...

E já estou a começar a perceber a situação dos repositórios... e etc...

Ainda tenho que descobrir como colocar comandos (ou scripts) no arranque de uma sessão...

Obrigado,

Cmpt

Já fiz o donwload do Ubuntu 6.10 Server, que vou instalar ainda hoje.

Porquê o server? Não vejo vantagens obvias em meter o server, excepto se fores usar o computador mesmo para servidor, e nesse caso até há concorrentes bem mais famosos nessa área, caso do Red Hat ou do Suse...

O Beryl 0.2.0 RC1 que tenho estado a usar no portátil tem estado muito muito estável, julgo que estará pronto para integrar o Ubuntu 7, mesmo que não venha por default e se tenha de activar nos menus...
De resto o Ubuntu com o novo painel de controlo, com o xorg bullet-proof, e com o sistema de download automático de codecs parece-me que está a caminhar no bom sentido para se tornar mais user-friendly e recomendável a pessoas com menos skills informáticos...

Cumprimentos

Viva,
Ainda tenho que descobrir como colocar comandos (ou scripts) no arranque de uma sessão...

Obrigado,

Cmpt

Muito fácil.

System -> Preferences -> Sessions -> Startup Programs [;)]

Carregas em Add e escreves o comando (por exemplo beryl-manager, para iniciar sempre o Beryl quando se arranca) ou então em vez de escrever carregas em browse e indicas qual o script que ele deve executar.

E agora faço eu outra pergunta; Vou fazer um upgrade ao PC para dual-core; não foi fácil encontrar cpu para socket 939, mas lá consegui comprar um Opteron 175 [:p] no ebay a um preço decente.

Tenho o kernel 2.6.17-11-generic #2 SMP i686 GNU/Linux (uname -a). Neste momento tenho um Athlon64 3200+. Quando montar o novo cpu, o kernel vai-me reconhecer os 2 cores automaticamente, ou tenho que fazer mais alguma coisa?

E agora faço eu outra pergunta; Vou fazer um upgrade ao PC para dual-core; não foi fácil encontrar cpu para socket 939, mas lá consegui comprar um Opteron 175 [:p] no ebay a um preço decente.

Tenho o kernel 2.6.17-11-generic #2 SMP i686 GNU/Linux (uname -a). Neste momento tenho um Athlon64 3200+. Quando montar o novo cpu, o kernel vai-me reconhecer os 2 cores automaticamente, ou tenho que fazer mais alguma coisa?

Os kernel Generic suportam os dual core... Antigamente era preciso os SMP, mas a partir da versão 6.10 só há dois tipos de kernels na arquitectura x86, o i386 e o generic.. Deve-se usar o generic em quase todas as situações.

Os kernel Generic suportam os dual core... Antigamente era preciso os SMP, mas a partir da versão 6.10 só há dois tipos de kernels na arquitectura x86, o i386 e o generic.. Deve-se usar o generic em quase todas as situações.

Pois, eu também tenho essa ideia; agora a questão é, se trocar o cpu, a instalação que tenho do Ubuntu vai reconhecer automaticamente os 2 cores e usá-los, ou tenho que instalar de novo o sistema?

Pois, eu também tenho essa ideia; agora a questão é, se trocar o cpu, a instalação que tenho do Ubuntu vai reconhecer automaticamente os 2 cores e usá-los, ou tenho que instalar de novo o sistema?

Penso que detecta automaticamente... Mas já sabes como é... Não há nada como fazer um backup e testar [;)]

Voltar
Superior