O tópico do linux

não estava mount, entao fiz:

oem@portatil:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 * 1 7833 62918541 7 HPFS/NTFS
/dev/sda2 7834 9647 14570955 83 Linux
/dev/sda3 9648 9729 658665 5 Extended
/dev/sda5 9648 9729 658633+ 82 Linux swap / Solaris

para ver que era sda1, depois:

oem@portatil:~$ sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /mountpoint
mount: mount point /mountpoint does not exist

Depois tive a genial ideia de fazer isto:

oem@portatil:~$ sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /media

e pronto... agora fiquei com o acesso negado à pasta media e estou sem acesso a cdrom e pen usb :sh)

men mountponit foi uma coisa generica que eu criei .

fazes assi mkdir /pastawindows
umount /media para libertares a pasta media
mount -t ntfs /dev/sda1 /pastawindows

e assim fica montado na pasta windows..

se quiseres que monte no assrnaque mete isso no /etc/fstab

adicionas uma linha do genero

/dev/sda1 /pastawindows ntfs defaults 0 0

opu coisa parecida [:D][;)]

Quando tiver tempo (tenho que tirar a motherboard para mudar o cpu) vamos ver como é que o Ubuntu se porta com o novo amiguinho...[;)]

amdpt3.jpg

Malta, instalei ontem o Kubuntu 6.10 [kiss]

Estou a gostar muito, mas estou com uma dúvida e preciso da ajuda dos experts. É assim, a minha placa gráfica é uma geforce 6800, já instalei o Automatix e instalei os drivers da Nvidia que lá vêem. O meu monitor é o Samsung 940BW que é widescreen de 19" com resolução nativa de 1440*900, no Windows consigo usar esta resoluçao com refresh rate de 75Hz que é o ideal, mas agora no Kubuntu ele só me deixa usar no máximo 1024*768 @ 60Hz o que é muito mau já que a imagem fica super esticada (upscale) e perde muita qualidade. Portanto, queria saber o que tenho de fazer para poder utilizar a resoluçao de 1440*900 @ 75Hz que é a ideal e a que uso no Windows.

Obrigado

Estou a gostar muito, mas estou com uma dúvida e preciso da ajuda dos experts. É assim, a minha placa gráfica é uma geforce 6800, já instalei o Automatix e instalei os drivers da Nvidia que lá vêem. O meu monitor é o Samsung 940BW que é widescreen de 19" com resolução nativa de 1440*900, no Windows consigo usar esta resoluçao com refresh rate de 75Hz que é o ideal, mas agora no Kubuntu ele só me deixa usar no máximo 1024*768 @ 60Hz o que é muito mau já que a imagem fica super esticada (upscale) e perde muita qualidade. Portanto, queria saber o que tenho de fazer para poder utilizar a resoluçao de 1440*900 @ 75Hz que é a ideal e a que uso no Windows.

Obrigado

Antes de começarem a dizer para editares /etc/X11/xorg.conf :) vai ao menu system settings -> Monitor & Display -> Hardware (tens que seleccionar o administrator mode e pôr a password). Onde diz monitor escolhe configure; selecciona o teu monitor ou um com as mesmas características da samsung, ou então escolhes um genérico "flat panel 1440x900".

Reeinicias o computador, ou apenas o X (ctrl + alt + backspace) e provavelmente tens o teu problema resolvido.

Obrigado

O automatix não é a melhor forma de instalar drivers..

Faz o seguinte:

Saca este pacote e instala-lo:
http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.8.2-0ubuntu1_all.deb

Depois sai do ambiente gráfico carregado em CTRL+ALT+F1, faz login e dá o comando:

envy

E pronto, é só seguir os passos e ficas com os melhores drivers da Nvidia que houver na hora instalados.

Em principio o refresh rate correcto será detectado. MAs de qualquer forma, voltas ao ambiente gráfico e no menu vai aparecer um novo programa, o: Nvidia X-Server Settings. Podes mudar ai o refreesh rate.

Quando por algum motivo os drivers deixarem de funcionar (upgrade ao kernel por exemplo) é fazer o mesmo de sempre: CTRL+ALT+F1 e envy...

Se mesmo assim não ficar perfeito, faz o seguinte, na consola das o comando:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf (Ubuntu)
sudo kate /etc/X11/xorg.conf (Kubuntu)

E procuras pela seguinte linha:

Section "Screen"

Na linha imediatamente a seguir acrescentas esta linha:

Option "DynamicTwinView" "FALSE"

Gravas, sais e pronto... Com o Twin View desactivado esses problemas desaparecem de certeza. Pelo menos eu também tenho uma nvidia e assim resolvi o assunto.

Última edição:
não estava mount, entao fiz:

oem@portatil:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Device Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 * 1 7833 62918541 7 HPFS/NTFS
/dev/sda2 7834 9647 14570955 83 Linux
/dev/sda3 9648 9729 658665 5 Extended
/dev/sda5 9648 9729 658633+ 82 Linux swap / Solaris

para ver que era sda1, depois:

oem@portatil:~$ sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /mountpoint
mount: mount point /mountpoint does not exist

Depois tive a genial ideia de fazer isto:

oem@portatil:~$ sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /media

e pronto... agora fiquei com o acesso negado à pasta media e estou sem acesso a cdrom e pen usb :sh)

Tenta com o ntfs-3g...

Instalas, ou vês se já tens instalado, e substituis "mount -t ntfs ..." por "mount -t ntfs-3g ..."

Viva colegas,

Procurar um programa de mensagens instantenas que seja compatível com o MSN e com suporte para webcam (perferencialmente)..

O que aconselham...!?!

Obrigado,

Última edição:
Antes de começarem a dizer para editares /etc/X11/xorg.conf :) vai ao menu system settings -> Monitor & Display -> Hardware (tens que seleccionar o administrator mode e pôr a password). Onde diz monitor escolhe configure; selecciona o teu monitor ou um com as mesmas características da samsung, ou então escolhes um genérico "flat panel 1440x900".

Reeinicias o computador, ou apenas o X (ctrl + alt + backspace) e provavelmente tens o teu problema resolvido.

Isso não resolveu, mas obrigado na mesma [;)]

O automatix não é a melhor forma de instalar drivers..

Faz o seguinte:

Saca este pacote e instala-lo:
http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.8.2-0ubuntu1_all.deb

Depois sai do ambiente gráfico carregado em CTRL+ALT+F1, faz login e dá o comando:

envy

E pronto, é só seguir os passos e ficas com os melhores drivers da Nvidia que houver na hora instalados.

Em principio o refresh rate correcto será detectado. MAs de qualquer forma, voltas ao ambiente gráfico e no menu vai aparecer um novo programa, o: Nvidia X-Server Settings. Podes mudar ai o refreesh rate.

Quando por algum motivo os drivers deixarem de funcionar (upgrade ao kernel por exemplo) é fazer o mesmo de sempre: CTRL+ALT+F1 e envy...

Se mesmo assim não ficar perfeito, faz o seguinte, na consola das o comando:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf (Ubuntu)
sudo kate /etc/X11/xorg.conf (Kubuntu)

E procuras pela seguinte linha:

Section "Screen"

Na linha imediatamente a seguir acrescentas esta linha:

Option "DynamicTwinView" "FALSE"

Gravas, sais e pronto... Com o Twin View desactivado esses problemas desaparecem de certeza. Pelo menos eu também tenho uma nvidia e assim resolvi o assunto.

apr:)
Obrigadão!
Problema resolvido [kiss]

Se for SMP reconhece logo e sem stress.
Se iss for derivado da debian unstable o kernel 2.6 ja vem com SMP activo pelo que é sempre a a viar.

Para os windows tambem é um processo simples.
basta ir a my computer

propriedades /device manager e mudar de ACPI para ACPI multiprocessor PC

Honra seja feita ao XP, também detecta os 2 processadores e muda automaticamente para ACPI multiprocessor PC...

Um conselho ao pessoal com AMD socket 939: Aproveitem enquanto se arranjam Opterons 1xx, é um upgrade fantástico. [;)]

Gracias... :)

Mas o gajo tem tão mau aspecto... o Gamp incluindo no Ubuntu é interessante... só é pena não possuir suporte para Webcam (ou eu não encontrei como usar... :sh) )...

A versão 0.95 tinha realmente mau aspecto.. A questão é que o aMSN já vai na versão 0.97..

Há um pequeno script que te instala isso com fontes anti-aliased que fica impecável..

Segue este link:

http://www.guiaubuntupt.org/forum/index.php?topic=89.msg407

Ainda regressando à questão da resolução. Como eu disse o que o mundano sugeriu resolveu-me o problema, mas agora a cada vez que reinicio o pc a resoluçao volta aos 1024*768 e tenho de ser eu a ir lá mudar para os 1440*900 pretendidos [8b]

Portanto, queria saber o que fazer para que fiquem os 1440*900 "para sempre" [:p]

Ainda regressando à questão da resolução. Como eu disse o que o mundano sugeriu resolveu-me o problema, mas agora a cada vez que reinicio o pc a resoluçao volta aos 1024*768 e tenho de ser eu a ir lá mudar para os 1440*900 pretendidos [8b]

Portanto, queria saber o que fazer para que fiquem os 1440*900 "para sempre" [:p]

Isso devia ficar no system settings... Não fica?

PS: Por causa de coisas como essas é que eu deixei o Kubuntu para o Ubuntu, sinceramente eu acho o KDE bem superior ao Gnome, com aplicações mais maduras, mais funcionalidades, etc.. etc.. Mas no caso dos *buntus, 90 e tal por cento dos investimento é feito no Gnome.. Actualmente porque há várias distros a trabalharem sobre o Kubuntu (como a Mepis) muitos bugs têm sido resolvidos porque
eles recebem os relatórios dos bugs.. Mas já houve uma altura em que no Kubuntu era praticamente tudo feito apenas pelo Jonathan Riddell.. E o homem até podia ser um génio, mas sozinho não dá para fazer milagres..

Isso devia ficar no system settings... Não fica?

PS: Por causa de coisas como essas é que eu deixei o Kubuntu para o Ubuntu, sinceramente eu acho o KDE bem superior ao Gnome, com aplicações mais maduras, mais funcionalidades, etc.. etc.. Mas no caso dos *buntus, 90 e tal por cento dos investimento é feito no Gnome.. Actualmente porque há várias distros a trabalharem sobre o Kubuntu (como a Mepis) muitos bugs têm sido resolvidos porque
eles recebem os relatórios dos bugs.. Mas já houve uma altura em que no Kubuntu era praticamente tudo feito apenas pelo Jonathan Riddell.. E o homem até podia ser um génio, mas sozinho não dá para fazer milagres..

Nopes, não fica.

Eu vou lá à tal aplicação da Nvidia e meto os 1440*900, tudo bem. No System Settings fica lá a resolução máxima 1440*900 que é a que está seleccionada com refresh rate de 75Hz como pretendo. Fazendo restart vou ao system settings e a máxima resoluçao é a tal 1024*768 que é a que está seleccionada e tenho de ir à aplicação da Nvidia para pôr nos 1440*900.

Nopes, não fica.

Eu vou lá à tal aplicação da Nvidia e meto os 1440*900, tudo bem. No System Settings fica lá a resolução máxima 1440*900 que é a que está seleccionada com refresh rate de 75Hz como pretendo. Fazendo restart vou ao system settings e a máxima resoluçao é a tal 1024*768 que é a que está seleccionada e tenho de ir à aplicação da Nvidia para pôr nos 1440*900.

A aplicação da Nvidia é o nvidia-settings? Experimenta iniciar assim: Alt+F2 -> gksu nvidia-settings, muda a resolução e selecciona "save to X Configuration File". Penso que isso tem que ser feito como root, pois o utilizador normal não tem previlégios para escrever no xorg.conf...

Voltar
Superior