O tópico do linux

Ubunteiros [:p], preciso da vossa ajuda.

Tenho aqui o PC aberto à uns meses e está na hora de o fechar. Porém tenho aqui 2 pequenos problemas que queria resolver e como não sei se há algum problema de ligações, é melhor resolver isto antes de o fechar.

Então é o seguinte:

1- Tenho um leitor DVD, (NEC DV-5700A) que sempre que ponho lá um CD ele pura e simplesmente bloqueia! Fica tudo bloqueado e tenho que carregar no botão de "reset". Por vezes quando reinicio com um CD lá dentro ele fica a funcionar. Será algum problema de controladores? Pelo menos a minha gráfica (ATI) stressa com a MB (NVidia) [s)]

2- O outro problema é com um leitor de cartões (marca NGS). Sempre que ligo o PC ele bloqueia se tiver ligado o leitor de cartões numa porta USB. Aliás, era por causa disso que quando tentava instalar o Ubuntu ele congelava logo no ínicio. Mas se o desligar durante o arranque e liga-lo depois ele funciona às mil maravilhar, detectando todos os cartões. Será que o Ubuntu considera aquilo como um disco de arranque?

Entao pessoal, ninguém me dá umas dicas? Só me falta resolver isto :confused:

ja procuraste pelos foruns do ubuntu? eu resolvi todos os meus "problemas" por lá, ha quase sempre alguem que ja teve o mm problema que tu, experimenta por no google o problema e a palavra ubuntu a seguir, eu arranjo sempre soluçao ;)

Viva!

Sim, já procurei. Normalmente é assim que resolvo todos os pequenos problemas que tive (a comunidade "Ubunteira" é excelente [:blush:]).

O problema é que para o caso de DVD apenas descobri uma pessoa com o mesmo problema...mas nenhuma solução [s)]

O caso do leitor de cartões ainda não encontrei vitimas [:D]

Viva!

Sim, já procurei. Normalmente é assim que resolvo todos os pequenos problemas que tive (a comunidade "Ubunteira" é excelente [:blush:]).

O problema é que para o caso de DVD apenas descobri uma pessoa com o mesmo problema...mas nenhuma solução [s)]

O caso do leitor de cartões ainda não encontrei vitimas [:D]

mas no caso do leitor de cartoes isso nem é grave porque se ele reconhece tudo se calhar é suposto funcionar assim..

No caso do leitor de DVD estará bem montado no ubuntu?

mas no caso do leitor de cartoes isso nem é grave porque se ele reconhece tudo se calhar é suposto funcionar assim..

No caso do leitor de DVD estará bem montado no ubuntu?

No leitor de cartões só é chato porque, como está ligado à porta USB traseira, das poucas vezes que reinicio o PC (bye bye Windows, welcome Ubuntu [:D]), tenho que desligar a porra do leitor senão o Ubuntu não arranca :sh)

No caso do leitor de DVD resolvi desligar o "mount" automático mas mesmo assim bloqueou tudo :sh)

Bem... Cada vez está mais próximo o lançamento da versão 7.04 do Ubuntu..

Foi lançado na semana passada mais uma build de testes, o Herd 5, cuja principal novidade é a entrada do Xorg 7.2, que apresenta melhorias muito significativas na performance gráfica relativamente ao passado..

Outra novidade relativamente ao Herd 4 é a introdução do "Desktop Effects" que é um pequeno aplicativo que com 2 cliques permite activar/desactivar os efeitos visuais do desktop (Compiz)..

Daqui para a frente não deverá haver mais novidades, mas apenas a estabilização e integração dos pacotes actuais e a correcção dos bugs que possam ainda existir. No entanto será ainda lançado a 5 de Abril o Herd 6, que será uma especie de release candidate e que servirá para os testes finais de uso em massa para tentar detectar alguns bugs eventualmente não corrigidos.

http://www.ubuntu.com/testing/herd5

Configurar proxy no Ubuntu 6.10

Configurar proxy no Ubuntu 6.10

O mount teima em não dar, mas isso agora também não é muito relevante, ( mas ainda hei-de conseguir), o que me está aqui a dar realmente as voltas é configurar a internet, via proxy,

tenho todos os dados necessários ( tanto que estou a escrever via esse proxy, em windows) mas em linux, configurei o firefox (menu igual ao do windows..) e nada, depois o ubuntu no "Proxy qualquer coisa", pede ip's de http, https e mais uns quantos que eu não sei nem faço ideia.

Calculo que me falta algum passo, porque não insiri o Network IP e Gateway em lado nenhum.. mas não sei onde o que fazer.

Bem... Cada vez está mais próximo o lançamento da versão 7.04 do Ubuntu..

Foi lançado na semana passada mais uma build de testes, o Herd 5, cuja principal novidade é a entrada do Xorg 7.2, que apresenta melhorias muito significativas na performance gráfica relativamente ao passado..

Outra novidade relativamente ao Herd 4 é a introdução do "Desktop Effects" que é um pequeno aplicativo que com 2 cliques permite activar/desactivar os efeitos visuais do desktop (Compiz)..

Daqui para a frente não deverá haver mais novidades, mas apenas a estabilização e integração dos pacotes actuais e a correcção dos bugs que possam ainda existir. No entanto será ainda lançado a 5 de Abril o Herd 6, que será uma especie de release candidate e que servirá para os testes finais de uso em massa para tentar detectar alguns bugs eventualmente não corrigidos.

http://www.ubuntu.com/testing/herd5

Tou precisamente com a versão Herd5 instalada e tou a gostar, tem mais features o que é bastante bom, mas infelizmente nao consigo activar os 3d effects, diz que nao pode e fica-se por aí.. Outra coisa que reparei é que para tirar pen's ou discos portateis ja nao existe o eject, tem de se desmontar a drive e depois podemos retirar. É estranho, mas é assim que ta a funcionar neste momento pelo menos!

Instalei também hoje a herd4 porque ja tinha gravado para um cd e deu-me incompatibilidade com as 2 placas de rede o network config crashava[:)] e ja tinha reparado que tinha saido a herd5 so que tava a pensar fazer os updates para essa depois pela 4, resultado: tive de sacar a 5 e nesta esse problema ja tava resolvidoapr:)

Acabei de passar do Edgy para o Feisty.
Problemas? 0!

O que notei logo: ao contrário de outros SO, este está bem mais rápido do que na versão anterior. O Beryl desliza que é uma coisa doida! Noto tudo a abrir mais rápido do que com o Edgy. Fantástico!

Um upgrade de Edgy para o Feisty à pala e sempre a trabalhar, só tive de fazer um reinício no final... Bill Gates, beat this! [:D]

Por acaso eu já segui o processo de desenvolvimento do Dapper, e depois do Edgy...

E quanto a mim, o Feisty parece-me sem duvida o que vai nascer melhor de todos eles... O Dapper era muito, muito bom e muito estavel, mesmo faltando alguns meses para o lançamento, coisa que o Edgy nunca foi.. Mas o Feisty ao voltar ao ciclo normal de 6 meses de desenvolvimento, parece-me que está a sair especialmente bom..

E para os newbies vai ter uma série de maravilhas..

- Assistente de migração do Windows, que vai copiar documentos, mails, contactos, e outras coisas do Windows para o Linux.

- Assistente de instalação de codecs. Quando tentarem ver um Divx ou um MP3, cujo codec não esteja instalado, o proprio sistema trata de instala-lo.

- Aplicações para Wireless completamente redesenhadas.. O que torna-rá o Ubuntu (Linux) virtualmente num dos sistemas em que é mais simples usar redes wireless protegidas. Mesmo com protecções manhosas como as de algumas universidades.

etc.. etc... etc...

Espero que ao sair, o Feisty venha com o último kernel mais estável possível [:cool:] O que eu gostava de ver, era o Ubuntu com uma versão toda em i586/i686 e não apenas em i386 ou só o kernel em i586/i686. Às vezes faz a diferença...

Espero que ao sair, o Feisty venha com o último kernel mais estável possível [:cool:] O que eu gostava de ver, era o Ubuntu com uma versão toda em i586/i686 e não apenas em i386 ou só o kernel em i586/i686. Às vezes faz a diferença...

Agora nem sequer têm o kernel i686...

Depois de muitos testes feitos chegaram à conclusão que as diferenças entre um Kernel i686 e um Kernel genérico eram inferiores a 1%...

As vezes é mais o efeito de Placebo do que outra coisa..

Agora nem sequer têm o kernel i686...

Depois de muitos testes feitos chegaram à conclusão que as diferenças entre um Kernel i686 e um Kernel genérico eram inferiores a 1%...

As vezes é mais o efeito de Placebo do que outra coisa..

Não sabia disso. Mesmo assim podiam fazer uma distro i586.

Não sabia disso. Mesmo assim podiam fazer uma distro i586.

Pois podiam... A questão é que os recursos são limitados, convém não esquecer que este ainda assim é um projecto maioritariamente comunitário. Tem alguns programadores pagos pela Canonical mas são relativamente poucos.

E para manter mais uma arquitectura completa seria preciso usar alguns desses recursos que teriam que ser retirados de outro lado.

Será que vale a pena isso quando os testes já mostraram que as diferenças entre essas arquitecturas em termos de performance não são nada por ai além?

É preciso ver que mesmo a arquitectura PowerPC deixou de ser oficial, porque estava a consumir demasiados recursos para uma utilização muito baixa..

A tendência tem sido criar apenas duas arquitecturas e torna-las tão boas quanto possível, a x86 e AMD64.. E eu até concordo com isso.. Perdemos uns pozinhos na performance, mas ganhamos nos outros projectos em que são aplicados os recursos..

Depois há também na vertente server a arquitectura para os servidores da SUN.

Agora, quem for um performance freak.. Não deve usar uma distro com os objectivos que tem o Ubuntu.. Porque o kernel do Ubuntu vem cheio de coisas que provavelmente nunca vamos precisar, mas já lá estão para garantir que quando precisarmos funcionam...
Para esses, há melhores alternativas, como o Gentoo, em que numa instalação completamente optimizada para o vosso PC, podem ter ganhos de 10 a 20% de performance em relação ao Ubuntu. Agora, o preço dessa performance, é a complexidade acrescida...

O RHEL é fixe, mas com o Security Enhanced ligado quase nada funciona.. LOL

Praticamente tudo o que interaja com o exterior, nos procedimentos de instalação diz: "If you're using RHEL, disable SE Linux" LOL

O RHEL não é propriamente a melhor distro para usar no desktop... É boa para servidores e ambientes corporativos..

Por isso mesmo é que a propria RH patrocina o projecto Fedora.. [;)]

A partir de hoje vou começar a deixar de vez em quando alguns previews do que poderão encontrar no Feisty Fawn para ir abrindo o apetite..

E hoje começo por algo que muitas dores de cabeça dava.. Drivers proprietários...

No Feisty será tão simples quanto isto:

Bildschirmfoto-restricted-manager.png

A partir de agora instalar os drivers da Nvidia/ATI e de outro hardware que requer drivers proprietários no Ubuntu será uma questão de carregar num botão.

apr:)apr:)apr:)

Ainda mais facil configurar um sistema dual boot....

Agora quando instalam o Ubuntu numa maquina que já tem o Windows é oferecida a opção de importar automaticamente documentos e settings..

392017955_7f32a759cc.jpg

Última edição:
E por fim, outra dor de cabeça tipica do Ubuntu... Wireless e redes protegidas...

Actualmente é super facil configurar uma rede wireless no Ubuntu.

nm1.png

nm-create-new-wireless-network.png

E para aqueles que precisam de VPN para se ligarem à faculdade por exemplo...

screenshot-edit-vpn-connection.png

screenshot-edit-vpn-connection-1.png

Voltar
Superior