O tópico do linux

Hoje saiu a Beta:

http://www.ubuntu.com/news/Ubuntu704Beta

onde destaco:
Windows migration tool: The new migration tool recognises Internet Explorer bookmarks, Firefox favourites, desktop wallpaper, AOL IM contacts, and Yahoo IM contacts, and imports them into Ubuntu during installation. This offers easier and faster migration for new users of Ubuntu and individuals wanting to run a dual-boot system.

PS: parecem haver ainda uns problemas com o VMWare e o Feisty...

O VMware Server não funciona bem ainda com a nova versão 2.6.20 do kernel...

Esperemos por uma solução por parte da VMware, ou um workaround por parte do Ubuntu...

Estou convencido que haverá uma solução muito em breve.

Vou entretanto experimentando o VirtualBox, a ver se o FOSS é melhor que o software da VMware. Mas acho que não corre as máquinas virtuais do VMWare, certo?

Vou entretanto experimentando o VirtualBox, a ver se o FOSS é melhor que o software da VMware. Mas acho que não corre as máquinas virtuais do VMWare, certo?

Pois... As maquinas virtuais são incompatíveis... Eu já experimentei o VirtualBox e apesar de porreiro parece-me um pouco mais lento. Mas este é um produto a observar, porque é relativamente novo, baseado no também open source Qemu e já tem algumas coisas muito boas, como suporte (ainda que basico) a 3D e afins...

É uma pena que o VMware não funcione out of the box agora que o Ubuntu inclui algumas tecnologias que prometem acelerar bastante a experiência.. MAs já há uma paches para o WMware server que permitem com****r o modulo do kernel sem problemas..Não tarda aparecem howto's que explicam timtim por timtim como instalar...

E fora isso é esperar pela versão 1.0.3 do VMware Server que provavelmente já suportará os kernels 2.16.19+...

EDIT: já agora, o Virtual Box não é todo open source.. Os *.deb que podes sacar são software proprietário.. Para teres uma versão full open source terias que com****r o source code deles Mas perdes duas ou tres funções, como o suporte a USB.. Parece que isto é assim porque eles não podem (ou não querem) lançar esses módulos como open source.

Última edição:
Já agora, dados mais reais...

A com****ção do Kernel Linux e fazre grep a mais de 100MB de dados:

make:
-- Máquina real: 64 minutos
-- VirtualBox: 107 minutos
-- VMware: 101 minutos

grep:
-- Máquina real: 7 segundos
-- VirtualBox: 20 segundos
-- VMware: 18 segundos

Pessoal, cada vez que circulo na area do off topic, vejo sempre topico do ubuntu, e eu pergunto o que é o ubuntu?

Devo tar a fazer pergunta parva mas pronto :sh)

Já lá vai o tempo em que eu ainda dava uma perninha no Linux (na altura o Red Hat e uma das primeiras versões do SuSe). Estou já muito por fora da temática e, apesar de haver vontade de voltar a pegar nisso (tenho lá em casa um PC parado à espera da tal vontade), não tenho tido tempo.

Vi isto do Ubuntu e fui ver o site, e achei esta distro muito simples e muito user-friendly, assim á primeira vista. Auto updates e tudo. A minha pergunta é: isso não estragou um bocado a filosofia do Linux?

Eu queria pegar na máquina que tenho parada e meter-lhe Linux para fazer pequenos desenvolvimentos, mas também queria fazer um servidor de Emule para ter na rede. Mas... não existe Emule para Linux, pois não?

Já lá vai o tempo em que eu ainda dava uma perninha no Linux (na altura o Red Hat e uma das primeiras versões do SuSe). Estou já muito por fora da temática e, apesar de haver vontade de voltar a pegar nisso (tenho lá em casa um PC parado à espera da tal vontade), não tenho tido tempo.

Vi isto do Ubuntu e fui ver o site, e achei esta distro muito simples e muito user-friendly, assim á primeira vista. Auto updates e tudo. A minha pergunta é: isso não estragou um bocado a filosofia do Linux?

Eu queria pegar na máquina que tenho parada e meter-lhe Linux para fazer pequenos desenvolvimentos, mas também queria fazer um servidor de Emule para ter na rede. Mas... não existe Emule para Linux, pois não?

Não estragou filosofia nenhuma, apenas o tornou mais acessível aos leigos e a quem não precisa ou não pode comprar Windows/MacOSX.

Queres distribuições técnicas, ainda tens o Slackware e o Gentoo, e outras bem interessantes como o Arch, o Yoper, o Slax, etc... [;)]

Última edição:

Estragou a filosofia porquê?

Quanto ao Emule, eu não uso esse tipo de software mas para o Ubuntu há TUDO [:p]

http://www.amule.org/

E se fores para torrents, então as possibilidades são imensas!!

Se a filosofia era perder um tempão para por uma placa de som a funcionar... Bem... em 99% dos casos perdeu a filosofia... [:D]

Mas todo o poder do Linux continua lá, actualmente é tão fácil instalar um programa no Ubuntu usando uma aplicação gráfica, como abrir a consola e mandar uma série de comandos que fazem a instalação. O que é optimo, porque para dar assistência ou para ler howtos na net, é MUITISSIMO mais fácil copiar e colar uns quantos comandos do que ter que fazer um guia ilustrado a explicar em que botões se carrega...

Quanto ao emule... Tens o amule, que grosso modo é a mesma coisa. E tens ainda o emule em versão linha de comandos, que permite teres um servidor e controla-lo por SSH de qualquer lado... até de um telemóvel... [;)]

Se a filosofia era perder um tempão para por uma placa de som a funcionar... Bem... em 99% dos casos perdeu a filosofia... [:D]

Mas todo o poder do Linux continua lá, actualmente é tão fácil instalar um programa no Ubuntu usando uma aplicação gráfica, como abrir a consola e mandar uma série de comandos que fazem a instalação. O que é optimo, porque para dar assistência ou para ler howtos na net, é MUITISSIMO mais fácil copiar e colar uns quantos comandos do que ter que fazer um guia ilustrado a explicar em que botões se carrega...

Quanto ao emule... Tens o amule, que grosso modo é a mesma coisa. E tens ainda o emule em versão linha de comandos, que permite teres um servidor e controla-lo por SSH de qualquer lado... até de um telemóvel... [;)]

Ontem saquei o Ubuntu e agora estou algo indeciso em relação a onde o instalar. Por um lado é bom saber que certos processos mais chatos do Linux estão, no Ubuntu, simplificados. E que existe uma alternativa ao Emule [:D] Isso é particularmente bom. Mas não vou instalá-lo no portátil (que traz o Media Centre [:vm)] ) porque uma das coisas que preciso de instalar é o Visual Studio .Net [s)] e o IIS...

Atenção que não sou nenhum cromo da programação em microinformática e vou ter que fazer uma "auto-reciclagem" de conhecimentos [:D]
Eu já há uns anos que é só letras verdes em fundo preto [;)]

Por falar em portáteis... Esse costumava ser o território negro do Linux.. E para alguns casos especificos de hardware ainda é complicado, mas mesmo ai a evolução é brutal..

No fim de semana estive a instalar Ubuntu num toshiba M100-157 da minha namorada e ficou absolutamente tudo a funcionar out of the box.. [:cool:]

Quem usou Linux há 3 ou 4 anos atrás sabe bem que isto parecia ser algo que nunca seria possível..

Penso que se chegou a um ponto em que daqui para a frente permitirá um processo de crescimento mais sustentado.. Porque o Linux está pronto para muita gente e vejo muita gente cada vez mais a interessar-se e a ficar.. E com esse aumento, virá o interesse dos fabricantes de hardware e software.. E com ainda melhor suporte a hardware e mais software, mais pessoas usarão Linux... E com mais pessoas, mais fabricantes ficarão interessados...

Enfim.. Isto é um processo lento.. Mas parece estar bem encaminhado apr:)

Só um conselho: para experimentar o Ubuntu, instalem a versão estável (6.10).

A 7.04 ainda é muito instável em alguns sistemas. No meu portátil funciona sem problemas desde para aí a herd 3, mas no desktop já empancou de vez com alguns updates e experiências que andei a fazer... O que vale é que a instalação completa demora 15 minutos [;)]

Voltar
Superior