O tópico do linux

Por falar em portáteis... Esse costumava ser o território negro do Linux.. E para alguns casos especificos de hardware ainda é complicado, mas mesmo ai a evolução é brutal..

No fim de semana estive a instalar Ubuntu num toshiba M100-157 da minha namorada e ficou absolutamente tudo a funcionar out of the box.. [:cool:]

Quem usou Linux há 3 ou 4 anos atrás sabe bem que isto parecia ser algo que nunca seria possível..

Penso que se chegou a um ponto em que daqui para a frente permitirá um processo de crescimento mais sustentado.. Porque o Linux está pronto para muita gente e vejo muita gente cada vez mais a interessar-se e a ficar.. E com esse aumento, virá o interesse dos fabricantes de hardware e software.. E com ainda melhor suporte a hardware e mais software, mais pessoas usarão Linux... E com mais pessoas, mais fabricantes ficarão interessados...

Enfim.. Isto é um processo lento.. Mas parece estar bem encaminhado apr:)

Sim, dois marcos negros do Linux nessa altura eram os portáteis e as redes wireless. Drivers? Quais drivers? [:D]

Viva meus caros...

Eu no meu portátil tenho Ubuntu 6.10...

Como se adiciona repositórios para fazer o update para a versão 7.04? :sh)

Obrigado

Viva meus caros...

Eu no meu portátil tenho Ubuntu 6.10...

Como se adiciona repositórios para fazer o update para a versão 7.04? :sh)

Obrigado

vai à linha de comandos (ou alt + F2) e escreve "update-manager -c -d".
Aparece-te a opção de fazer o upgrade para o 7.04, que é feito de modo inteiramente automático.

Mas mais uma vez, façam o upgrade para o 7.04, mas depois não venham cá dizer que o Linux é uma bosta, e mais não sei o quê. :) É beta, e as possibilidades das coisas correrem mal são bastantes.

Esperem até ao fim do mês de Abril quando sair a versão final...

Um amigo arranjou um Silicon Graphics 320 e pensou instalar o Ubuntu, mas aquela coisa tem uma bios maluca, que não permite arrancar pelo CD e formatar. Nem sequer arranca pela diskette.

Alguém sabe alguma coisa sobre Ubuntu em SGI 320?

A instalação de novo do Ubuntu 7.04 (instalação, não upgrade) é facílima. Acho que a Canonical tomou a decisão certa ao não ter pruridos em incluir codecs e drivers não-livres, de facílima instalação. Afinal sempre há "composite by default". Tem uma versão reduzida do compiz, que é activada, ao mesmo tempo que os drivers proprietários (no meu caso, da Nvidia) são instalados automaticamente, quando se escolhe preferences -> desktop effects. Para correr qualquer ficheiro multimedia, ele seleciona o codec apropriado e pede autorização para fazer o download e instalar. O flash instala-se automaticamente a partir do firefox. Para outras coisas (java, por ex) é só instalar o ubuntu-restricted-extras.

Sim senhor, verdadeiramente extraordinária a evolução na facilidade de utilização... promete e muito.

O upgrade para o Ubuntu 7.04 também está facílimo... E os problemas que aconteciam no 6.06->6.10 foram resolvidos...

Agora, pacotes instalados sem ser dos repositórios oficiais poderão ser uma fonte de pequenos problemas... E drivers proprietários devem ser desinstalados antes do upgrade.

Hello esso ubunto que falam é melhor que

Hello esso ubunto que falam é melhor que

o Opensuse 10.2

É que eu estou neste momento com o opensuse 10.2 com o xgl instalado e o driver da minha nvidia gforce, e é muiot fixe!

Tenho tudo a funcionar: netcabo, bloothooth, wireless,openoffice,adobe,o gimp

3 giga de software no dvd tem tudo!

E até agora não crashou as vezes ficava bloqueado como o firefox mas já descobri porque.

o Opensuse 10.2

É que eu estou neste momento com o opensuse 10.2 com o xgl instalado e o driver da minha nvidia gforce, e é muiot fixe!

Tenho tudo a funcionar: netcabo, bloothooth, wireless,openoffice,adobe,o gimp

3 giga de software no dvd tem tudo!

E até agora não crashou as vezes ficava bloqueado como o firefox mas já descobri porque.

Eu também tenho aqui o OpenSuse 10.2, só que depois de instalado, não consegui por a net a funcionar (tinha que usar um proxy) e não deu (não sei porque, até dei com o sitio onde se alterava isso e tudo)...E depois como sou um gajo que percebe pouco de linux, acho que o OpenSuse não tem tantos fóruns de volta dele como o Ubuntu (pelo menos não encontrei).

A ATI x700 tenho quase a certeza que já é suportada pelos drivers da ATI...

Espero bem que sim, é que com o Edgy, nem conseguia começar a instalação (ecrã negro). E como sou um zero em Linux, nem tentei com o modo manual. Será o Edgy que me vai converter? Não me apetecia fazer o download do Vista, só preciso Windows para o Catia.

Espero bem que sim, é que com o Edgy, nem conseguia começar a instalação (ecrã negro). E como sou um zero em Linux, nem tentei com o modo manual. Será o Edgy que me vai converter? Não me apetecia fazer o download do Vista, só preciso Windows para o Catia.

A maioria dessas situações já foi resolvida... Mas não há nada como esperar pelo dia 23 e experimentar... [;)]

A maioria dessas situações já foi resolvida... Mas não há nada como esperar pelo dia 23 e experimentar... [;)]

Pois, mas infelizmente meu gravador de dvds pifou (ainda gostava de saber o que é que a Asus enfiou aqui) e agora tenho que andar a passar tralha do meu disco para um PC para depois gravar, para depois formatar. E isso só em Maio...

O upgrade para o Ubuntu 7.04 também está facílimo... E os problemas que aconteciam no 6.06->6.10 foram resolvidos...

Agora, pacotes instalados sem ser dos repositórios oficiais poderão ser uma fonte de pequenos problemas... E drivers proprietários devem ser desinstalados antes do upgrade.

Uma instalação limpa é sempre preferível... A minha experiência com o Feisty melhorou imenso depois disso.

Já há muito tempo que queria limpar o meu computador.
Vou aproveitar o Feisty Fawn para o fazer.

Vou gravar toda a minha tralha e as definições que estão no /home e vou formatar tudo outra vez.

Uma pergunta: É melhor criar partições para o /home /usr ... ou instalar tudo numa só partição?
Eu até ao momento tenho o /home numa partição separada do resto, mas não sei se será uma boa ideia, especialmente para os upgrades!

Já há muito tempo que queria limpar o meu computador.
Vou aproveitar o Feisty Fawn para o fazer.

Vou gravar toda a minha tralha e as definições que estão no /home e vou formatar tudo outra vez.

Uma pergunta: É melhor criar partições para o /home /usr ... ou instalar tudo numa só partição?
Eu até ao momento tenho o /home numa partição separada do resto, mas não sei se será uma boa ideia, especialmente para os upgrades!

Eu normalmente faço uma para a raiz, uma para a /home e uma swap... Quando quero formatar apenas apago a partição raiz, a /home deixo ficar sempre para não perder os documentos e as minhas definições, atalhos e afins...

Eu tenho o SO, documentos e downloads em partições separadas. Para instalar de novo ( o instalador formata a partição /), faço backup da pasta /home para um disco usb, ou para outra partição, e depois volto a copiar o que interessa. No meu PC, fico com um sistema completo após 30 minutos de instalação (ligação rápida à net também ajuda).

Devo dizer que o Feisty está espectacular. Finalmente pode-se dizer sem reservas que é o verdadeiro Linux "para as massas". É facílimo de instalar, até tem uma opção para ir à partição do windows importar documentos e favoritos! Afinal o "desktop 3d" também vem incluido com o compiz. Escolhendo-se "enable desktop effects", o SO faz o download e instala automaticamente os drivers para a placa gráfica. Já não é preciso automatixes para codecs e afins. Tenta-se correr um DVD, mp3 ou um wmv, e o SO automaticamente faz o download dos codecs apropriados. O flash player instala-se automaticamente a partir do firefox, e para o resto, é só ir a add/remove aplications e instalar o ubuntu-restricted-extras. Fantástico.

PS: e finalmente, com o novo networkmanager, o wireless com encriptação WPA é tão simples como no windows... é só descobrir a rede, ligar e por a password... antes era um castigo para configurar wireless com WPA no ubuntu, inclusivamente estava a usar WEP para não ter o trabalho...

Última edição:
Pois eu qando tinha o SAPO ADSL

Pois eu qando tinha o SAPO ADSL

Eu também tenho aqui o OpenSuse 10.2, só que depois de instalado, não consegui por a net a funcionar (tinha que usar um proxy) e não deu (não sei porque, até dei com o sitio onde se alterava isso e tudo)...E depois como sou um gajo que percebe pouco de linux, acho que o OpenSuse não tem tantos fóruns de volta dele como o Ubuntu (pelo menos não encontrei).

Também não conseguia, nem a unha pela consola conseguia meter os drivers.
Mas desde que mudei para a net cabo como é por ethernet mal ligas o pc ficas com a net ligada não precisas de fazer mais nada.

Já tive o sabayon linux instalado com o Beryl o novo projecto em Aixgl e Xgl mas foi a primeira versão e com o KDE dava granel até dizer chega já para não falar que os efeitos eram mais lentos utilizando o beryl em relação ao Xgl normal, para além que trazia pouco software.

De qq forma hei-de experimentar esta ultima versão do ubuntu e o opensuse 10.3 que esta ai a saltar.

Voltar
Superior