O tópico do linux

Nuno156, por acaso já tentei vários tutorials (esse incluído e não fica a funcionar bem, até já deixou de ser suportado por esse programa, se fizer pesquisa já nem aparece o itunes lá, quer por ai quer pelo WINE o resultado não é grande coisa, como tenho dual boot acabo por ir ao 7. [;)]

o gtkpod ou o rhythmbox não te servem? ou queres ligar-te à loja itunes? é que se for só para gerir o ipod....

edit: já vi no teu post que o que escrevi não te serve... sorry.

Nuno156, por acaso já tentei vários tutorials (esse incluído e não fica a funcionar bem, até já deixou de ser suportado por esse programa, se fizer pesquisa já nem aparece o itunes lá, quer por ai quer pelo WINE o resultado não é grande coisa, como tenho dual boot acabo por ir ao 7. [;)]

Também dá numa máquina virtual (Windows). Dás acesso ao device USB à máquina virtual,
e acedes como se estivesse ligado fisicamente a uma máquina física. Sempre poupas dois
reboots (um para ir do Linux para o Windows, e outro para voltar ao Linux).

Por acaso devo ir por aí, lembrei-me de outro dispositivo onde não vou ter suporte em Linux e se no ipod acabo por passar mts dias sem passar musicas o outro ligo diariamente. Se precisar de ajuda para configurar isto venho chatear.

As 3am são sempre uma boa hora para começar a fazer algo. Como sempre qual Calimero, nada corre bem... [:D]

Instalei o Oracle VM VirtualBox pelo repositório do Mint, configurei e instalei um XP original com SN original, como tenho que ter net na VM e a placa wireless que uso não é suportada nativamente pelo XP instalei os drivers (oficiais e já usados em XP) no fim da instalação dá um erro. Fechei a VM, mas agora decidi ir tentar mais uma vez, e não é que se no XP activar a placa de rede é BSOD imediato...

Já agora qd activo a placa wireless na VM ela deixa de funcionar no Mint, é normal?

Há maneira de ter net nos dois ao mesmo tempo?

Obg.

Última edição:
As 3am são sempre uma boa hora para começar a fazer algo. Como sempre qual Calimero, nada corre bem... [:D]

Instalei o Oracle VM VirtualBox pelo repositório do Mint, configurei e instalei um XP original com SN original, como tenho que ter net na VM e a placa wireless que uso não é suportada nativamente pelo XP instalei os drivers (oficiais e já usados em XP) no fim da instalação dá um erro. Fechei a VM, mas agora decidi ir tentar mais uma vez, e não é que se no XP activar a placa de rede é BSOD imediato...

Já agora qd activo a placa wireless na VM ela deixa de funcionar no Mint, é normal?

Há maneira de ter net nos dois ao mesmo tempo?

Obg.

A maneira de ter net nos 2 é configurares a placa de rede da VM em modo NAT, nos Settings da própria VM. Outra coisa, tu na VM não usas os drivers da placa de rede original, ele usa placas de rede virtuais. Tenta selecionar a PCNet-FAST III para tentar que funcione.

Mas também te recomendo uma coisa que não sei se fizeste, que é instalar o Extension Pack do VirtualBox (Oracle VM VirtualBox Extension Pack - https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads - All Supported Platforms), fazes o download, vais a File -> Preferences -> Extensions -> Add Package, selecionas o ficheiro que sacaste e instalas isso.
Depois de instalares o Extension Pack no VirtualBox, arrancas o sistema operativo na VM e quando entrares no Desktop, no menu da própria VM (na janela da VM), tens um menu que se chama Devices, lá vês a opção "Install Guest Additions", click nisso, instalas as Guest Additions e reinicias a VM. Em princípio não deves ter mais problemas com a placa de rede, podes é ter de alterar de PCNet-Fast III para uma outra (normalmente uma das Intel) nos settings da plcada de rede da própria VM.

Espero que ajude.

Depois de andar aqui às voltas montes de tempo sem resultado nenhum, reinstalei o XP e no primeiro login tenho logo net... [:D]

Agora n sei se vou conseguir ligar um pacer do micoach lá pq o mesmo n é reconhecido em linux e não aparece nos USB a partilhar, já agora para partilhar a pasta VM n devia ser algo como

sudo mount -t vboxsf VM /home/mrgreen/Downloads/ ou sudo mount -t vboxsf VM /home/mrgreen/Downloads/VM

é que dá-me sempre, "/sbin/mount.vboxsf: mounting failed with the error: No such device"

Última edição:
Depois de andar aqui às voltas montes de tempo sem resultado nenhum, reinstalei o XP e no primeiro login tenho logo net... [:D]

De qualquer das formas, não te esqueças de instalar as Guest Additions como te referi em cima, permite melhorar o desempenho da máquina virtual, permite redimensionar as janelas do VirtualBox e ajustar a resolução automaticamente, também como permitir ao rato alternar entre a VM e a máquina base (no teu caso, o Mint) [;)]

De qualquer das formas, não te esqueças de instalar as Guest Additions como te referi em cima, permite melhorar o desempenho da máquina virtual, permite redimensionar as janelas do VirtualBox e ajustar a resolução automaticamente, também como permitir ao rato alternar entre a VM e a máquina base (no teu caso, o Mint) [;)]

E fazer COPY&PASTE...
[;)]

Sim, isso também, embora isso (ficheiros e texto entre VM e a máquina local ou outras VMs) seja das funcionalidades que mais bugs tem (tipo, deixar de funcionar de um momento para o outro [8b] )

Ficheiros não dá com COPY&PASTE.
Ficheiros tem de ser DRAG&DROP.

Nunca tive problemas com COPY&PASTE.
Sempre funcionou bem.

DRAG&DROP, pelo que me disseram (porque não uso Windows), não funciona bem
na Oracle VirtualBox entre Windows e outros sistemas. Entre sistemas Linux funciona
bem.

Ontem instalei o Zorin OS num portatil já com uns anos para oferecer ! Fiquei agradavelmente surpreendido! Muito funcional estavel e com bom look ...

Instalei porque vi uma review no PPLware

Chegou o ZorinOS 7

Adorei a mascara OSX :)

zorinos_05.jpg

(não vem na versao free)

Ficheiros não dá com COPY&PASTE.
Ficheiros tem de ser DRAG&DROP.

Nunca tive problemas com COPY&PASTE.
Sempre funcionou bem.

DRAG&DROP, pelo que me disseram (porque não uso Windows), não funciona bem
na Oracle VirtualBox entre Windows e outros sistemas. Entre sistemas Linux funciona
bem.

Sim, é mais se o host for Win7 e as VMs não importam o SO. O Copy&Paste tanto funciona como deixa de funcionar de um momento para o outro (e vice-versa), o drag&drop não funciona. Entre LINUXs não tive problemas, entre LINUX como host e Windows (seja 7 ou XP) não experimento há já algum tempo.

O Compiz já vem com a distro ...

Problema é saber os comandos para ele dar aqueles efeitos todos...

ctrl+alt + setas ... e mais ?

1. Cubo: Girar: CTRL + ALT + Botão 1 do Mouse

2. Cubo: Girar com o Teclado: CTRL + ALT + Setas para esquerda ou direita

3. Cubo: Girar com o Teclado levando a Janela: CTRL + ALT + SHIFT + Setas para esquerda ou direita

4. Cubo: Girar com o mouse: No Desktop, girar o Scroll do Mouse

5. Alternador de aplicativos: Padrão: ALT + TAB

6. Alternador de aplicativos: Padrão invertido: ALT + SHIFT + TAB

7. Alternador de aplicativos: Em Anel: SUPER + TAB

8. Alternador de aplicativos: Em Anel invertido: SUPER + SHIFT + TAB

9. Chuva: Iniciar e parar: SHIFT + F9

10. Chuva: Limpador de Para-brisa: SHIFT + F8

11. Scrrenshot (Print Screen): SUPER + Botão 1 do Mouse selecionando a área

12. Agrupador de Janelas: Selecionar Janelas: SUPER + S

13. Agrupador de Janelas: Agrupar: SUPER + T

14. Agrupador de Janelas: Desagrupar: SUPER + U

15. Agrupador de Janelas: Alternar: Super + Teclas para esquerda ou direita