O tópico do linux

Caríssimos,

Fiquei com o bicho do Linux e estou com vontade de experimentar o Linux Mint 15
No entanto sou um 0 em Linux (bem...ou quase!)

É tudo igual em termos de instalação ao Xubuntu e Kubuntu?

Que dificuldades poderei encontrar no uso do Mint?

E já agora do Ubuntu vs Linux Mint 15? Qual seria o melhor para um utilizador como eu?
O software do Mint é o mesmo do Ubuntu Software Centre?

PS: de vez em quando tenho vontade de mudar de Linux só mesmo por curiosidade de experimentar. Desculpem as perguntas.

Caríssimos,

E já agora do Ubuntu vs Linux Mint 15? Qual seria o melhor para um utilizador como eu?

PS: de vez em quando tenho vontade de mudar de Linux só mesmo por curiosidade de experimentar. Desculpem as perguntas.

Mint com XFCE. Em termos de instalação presumo que seja a mesma coisa, muito simples.

Ubuntu vs Mint basicamente é uma questão de preferências. Eu gosto de XFCE, dai que escolhesse Xubuntu ou Mint XFCE. As diferenças entre dois são minimas, sendo que neste ultimo já vem instalado com in programas ( pode poupar-te algum trabalho, já que não estás a vontade ).

Quanto aos repositórios, penso que usa grande parte dos do Ubuntu e ainda mais alguns próprios ( a confirmar )

Ou seja, isto tudo para dizer que entre Xubuntu ou Mint XFCE não vais encontrar grandes diferenças.

Mint com XFCE. Em termos de instalação presumo que seja a mesma coisa, muito simples.

Ubuntu vs Mint basicamente é uma questão de preferências. Eu gosto de XFCE, dai que escolhesse Xubuntu ou Mint XFCE. As diferenças entre dois são minimas, sendo que neste ultimo já vem instalado com in programas ( pode poupar-te algum trabalho, já que não estás a vontade ).

Quanto aos repositórios, penso que usa grande parte dos do Ubuntu e ainda mais alguns próprios ( a confirmar )

Ou seja, isto tudo para dizer que entre Xubuntu ou Mint XFCE não vais encontrar grandes diferenças.

O problema é que o Xubuntu/Kubuntu 13.10 matou-me o teclado do portátil...tive de instalar Xubuntu e depois Kubuntu 12.10.....(mudei para Kubuntu pelo aspecto mais polished)

Daí que talvez vá para Mint 15 XFCE a ver se o teclado sobrevive.....

Uma questão.

Tenho um SLES10 SP2 com kernel 2.6.16.60-0.21. Já antiguinha.

Detectei que um processo está a esgotar o limite de open file descriptors (default 1024/processo)

X:~ # ulimit -n
1024

Acrescentei:

X:~ # cat /etc/security/limits.conf | grep nofiles
* soft nofiles 32800
* hard nofiles 32800

Mas o limite continua nos 1024, mesmo após fazer novo login, até tentei reboot..

Se colocar para esta sessão fica ok:

X:~ # ulimit -n 32800
32800

Que falta para isto ficar persistente sem ser colcoar no .bashrc e afins..?

Outra pergunta: tenho o Muon Software Centre do Kubuntu
Mas como posso aceder ao software centre do Ubuntu/Xubuntu ou outros?
Ou os software centre são iguais e têm as mesmas apps?

Digo isto porque tenho a nítida sensação que tinha mais aplicações em Xubuntu no Software Centre do que em Kubuntu no Muon......ou é mesmo só impressão minha?

É que para além do básico, o Muon parece-me pobrezinho.....:sh)

Última edição:

Digo isto porque tenho a nítida sensação que tinha mais aplicações em Xubuntu no Software Centre do que em Kubuntu no Muon......ou é mesmo só impressão minha?

Possivelmente porque apenas são aplicações para KDE? Não tenho grande experiência nisso.

O Mint 15 foi lançado em Março, diria que não deves ter problemas. Também não estou a entender esse bug. Mas podes experimentar com uma live pen. Basta teres o .iso e isto:

http://www.linuxliveusb.com/ ( É para Windows )

Que crias uma pen num instante e arrancas para experimentar.

Os repositórios oficiais são exactamente os mesmos, pelo que o software será igual em ambos.
Podes é ter apenas alguns repositórios ligados agora, enquanto que em xubuntu tinhas mais... é questão de os adicionares:
https://help.ubuntu.com/community/Repositories/Ubuntu

Não.
ppa:kubuntu-ppa é um repositorio nao oficial que te disponibiliza updates kde ainda nao disponiveis nos repositorios oficiais.

O que percebi que querias era o software normal do ubuntu, e nao estava no teu kubuntu.
O que disse é que provavelmente só tens o repositorio oficial Main, tens de activar os Restricted/Multiverse/Universe também.

Isto pode ser feito com o rato no teu software manager, ou editando o ficheiro /etc/apt/sources.list

Não.
ppa:kubuntu-ppa é um repositorio nao oficial que te disponibiliza updates kde ainda nao disponiveis nos repositorios oficiais.

O que percebi que querias era o software normal do ubuntu, e nao estava no teu kubuntu.
O que disse é que provavelmente só tens o repositorio oficial Main, tens de activar os Restricted/Multiverse/Universe também.

Isto pode ser feito com o rato no teu software manager, ou editando o ficheiro /etc/apt/sources.list

Desculpa o trabalho mas tens de ser um pouco mais específico...é seguir aquelas screenshots do link que pus e "ticar" todos os que lá estiverem?

A bold, é isso mesmo que quero![;)]

Caríssimos,

Mint com XFCE é "igual" a Xubuntu.
Mint com KDE é "igual" a Kubuntu.

Os packages do Mint são "os mesmos" dos *BUNTU.
Alguns são MESMO os mesmos (directamente dos repositórios *BUNTU).

*BUNTU vs Mint:
Para um utilizador normal, as diferenças são muito poucas.
Tipicamente deixas de ter upgrades (não confundir com updates) automáticos.
De resto as diferenças não são muitas (visíveis) para uma utilização normal,
sem falar (obviamente) dos temas gráficos dos ambientes (verde no Mint,
laranja e preto nos *BUNTU, ícones, decoração das janelas, etc.).

Mint com XFCE é "igual" a Xubuntu.
Mint com KDE é "igual" a Kubuntu.

Os packages do Mint são "os mesmos" dos *BUNTU.
Alguns são MESMO os mesmos (directamente dos repositórios *BUNTU).

*BUNTU vs Mint:
Para um utilizador normal, as diferenças são muito poucas.
Tipicamente deixas de ter upgrades (não confundir com updates) automáticos.
De resto as diferenças não são muitas (visíveis) para uma utilização normal,
sem falar (obviamente) dos temas gráficos dos ambientes (verde no Mint,
laranja e preto nos *BUNTU, ícones, decoração das janelas, etc.).

Bem...então se muda só a cor...não vale a pena![:D]

[;)]

Obrigado a todos!

Tá feito.
Instalei alguns temas, ícones e splash screens
O Software Centre de facto parece outro! Variedade enorme!
Agora é dar uma vista de olhos a ver o que me faz mais falta mas sem encher o portátil de lixo, claro!

Vou manter o Kubuntu até porque a minha mulher também já gosta mais do que do Win 7 que tem lá no trabalho!! Acha-o muito lento![:D]

Tudo finalmente a funcionar a 100% e ao meu gosto![;)]

images

Boas!
Acontece-vos estar a navegar pelo fórum e sempre que abre alguma página não carrega tudo ?
por exemplo isto:

Do que será ? por vezes a abrir uma página nova tenho de fazer refresh para conseguir.

Boas!
Acontece-vos estar a navegar pelo fórum e sempre que abre alguma página não carrega tudo ?
por exemplo isto:
(...)
Do que será ? por vezes a abrir uma página nova tenho de fazer refresh para conseguir.

É daquilo que tens no canto superior direito.
Sinal de stop com uma mão, e o contador a 8.
O que funciona bem é o AdBlock Plus.

Voltar
Superior