O tópico do linux

Caríssimos, caso eu pretenda adquirir um portátil novo, como é que me safo do windows?
O LG bomba bem.....a comprar é mesmo só para prevenir a avaria do LG e tb porque me apetece e mereço pq me fasrtei de trabalhgar este ano...[8b][:D]
Ou seja, posso meter cd de linux e instalar sem problemas?
A alternativa caso não dê é um insys de 11,6" da worten que vem com ubuntu...neste possok meter mint sem problemas, certo?

A alternativa caso não dê é um insys de 11,6" da worten que vem com ubuntu...neste possok meter mint sem problemas, certo?

a questão é sobre a legalidade ou sobre o hardware?

sobre o hardware: exceptuando algumas placas de rede com mau suporte em linux (o que eu sofri com uma ralink! as atheros tb não são amigas), não deverás ter problemas. podes, para te sentires seguro, fazer uma lista dos componentes e buscar na net se há posts "complicados".

sobre a legalidade: não conheço o tipo de "contrato" assinado entre o fabricante e a canonical... mas ficaria bem surpreendido se houve alguma objeção!
por isso, força!

ps. mint é ubuntu derived. porque não ficas com o ubuntu?

só li linha-sim, linha-não do teu post! desculpa!
sim, podes instalar no teu LG. o liveCD corre bem nesse LG? (refiro-me a hardware).
terás que fragmentar o teu disco, no windows, e criar uma partição sem nada. o windows, na era pós vista, só permite que cries uma partição com max metade do disco. é nesta nova partição que deves instalar o linux.
*eu* gosto de ter, na partição com linux, várias partições: / (sistema), /home (users) e /swap.

só li linha-sim, linha-não do teu post! desculpa!
sim, podes instalar no teu LG. o liveCD corre bem nesse LG? (refiro-me a hardware).
terás que fragmentar o teu disco, no windows, e criar uma partição sem nada. o windows, na era pós vista, só permite que cries uma partição com max metade do disco. é nesta nova partição que deves instalar o linux.
*eu* gosto de ter, na partição com linux, várias partições: / (sistema), /home (users) e /swap.

O Bruno já tem Linux Mint no LG.
E já não usa Windows.

Caríssimos, caso eu pretenda adquirir um portátil novo, como é que me safo do windows?
O LG bomba bem.....a comprar é mesmo só para prevenir a avaria do LG e tb porque me apetece e mereço pq me fasrtei de trabalhgar este ano...[8b][:D]

Quando vires um computador que te agrade, procura saber como se acede à UEFI para
desactivar o secure boot.
Sendo possível fazer isso facilmente, deve dar para instalar o Linux Mint na boa.

Se der problemas... devolves e pedes o dinheiro de volta.
Não te podem obrigar a ter um computador onde não possas instalar o software que
pretenderes.

Também podes perguntar ao vendedor antes de comprar.

Este site do Ubuntu é um bom sítio para procurares portáteis (ver em "laptop") totalmente compatíveis com o Ubuntu (e, consequentemente, com Linux, salvo excepções como versões de distros antigas com versões de Kernel antigos):

Ubuntu Desktop certified hardware | Ubuntu

Aqui a questão é mesmo adquirir um portátil novo
A drive wireless do LG é atheros e funciona muito bem no linux. Por aí não deve haver problema.
Aqui a questão é se eu comprar um portátil e chegar a casa e meter o Mint, se correrá tudo bem sem problemas....:sh)
O Secureboot não me vai lixar a instalação de Linux?

Aqui a questão é mesmo adquirir um portátil novo
A drive wireless do LG é atheros e funciona muito bem no linux. Por aí não deve haver problema.
Aqui a questão é se eu comprar um portátil e chegar a casa e meter o Mint, se correrá tudo bem sem problemas....:sh)
O Secureboot não me vai lixar a instalação de Linux?

Como eu já disse, tens de desactivar o secure boot.

Bem, falei com o rapaz da informática aqui da empresa e ele diz que sabe desligar o secure boot.....tem de fazer isso a todos os Dell daqui para instalar o DVD com a imagem da empresa nos computadores.
Portanto ele diz que se eu precisar é só trazer o portátil e ele faz isso. Menos mal.
Assim sendo talvez vá optar por uma Worten/Jumbo/Fnac

Há um programinha (da Microsoft inclusivé) que faz isso. Se não quiseres ter trabalho o novo Ubuntu até te instala como se fosse parte do Windows.

Há um programinha (da Microsoft inclusivé) que faz isso. Se não quiseres ter trabalho o novo Ubuntu até te instala como se fosse parte do Windows.

[:vm)] [:vm)] [:vm)] [:vm)]
Não há necessidade de instalar lixo num vírus.

Why Do People Hate Wubi? 62% People Do (28 opinions)
http://discuss.howtogeek.com/t/rip-...nto-windows-installer-destined-for-death/1883
Ubuntu 13.04 'Raring Ringtail' drops Wubi in final beta | PCWorld

Já houve aqui no fórum quem tivesse instalado o lixo (Ubuntu)
no vírus (Windows), e lixou-se.

Installing Ubuntu with the Windows installer | Ubuntu
[h=4]Windows installer is not compatible with Windows 8 or UEFI firmware, and is not available for Ubuntu 13.10.[/h]Please download a 64-bit flavour of Ubuntu Desktop.

Que distro recomendam para um portátil i5 com 4Gb de ram? Tem que ser uma coisa "eye candy" que permita evitar ao máximp a utilização da consola.

Que distro recomendam para um portátil i5 com 4Gb de ram? Tem que ser uma coisa "eye candy" que permita evitar ao máximp a utilização da consola.

Talves o Elementary OS ...

Linux Mint Cinnamon/KDE?

Quando me perguntam EYE-CANDY, recuso-me sempre a responder...
depende demasiado de gostos pessoais. O que para uns é EYE-CANDY,
para outros é asqueroso... basta ver que estão todos de acordo sobre
qual é mais eye-candy... NOT!
[;)] [:D]

Quando me perguntam EYE-CANDY, recuso-me sempre a responder...
depende demasiado de gostos pessoais. O que para uns é EYE-CANDY,
para outros é asqueroso... basta ver que estão todos de acordo sobre
qual é mais eye-candy... NOT!
[;)] [:D]

Um que já venha a mimetizar o interface do OS X, por exemplo.

Voltar
Superior