O tópico do linux

Boas!
Estou aqui com umas dúvidas que não estou a conseguir dar-lhes solução. Quer dizer uma já me safei a outra é que é pior.
Tem tudo a ver com o ssh.

Como é que eu troco o comando "ssh user@192.168.xxx.xxx" por um, exemplo "ssh servidor"?
Não é no ficheiro bash?

A outra parte é que metendo o tal exemplo "ssh servidor" ele entra sem pedir a pass no servidor. Acho que esta já me safei é criar uma chave e copiá-la para o servidor e pronto.
Atenção que sou novato nestas andanças.[:cool:]

ssh user@servidor

Obrigado aos dois desde já.
Ordos o comando que estava a falar é o que o Nuno156 disse. É o user@servidor. Respondeste à segunda pergunta, mas à primeira não.

O problema certamente também é meu pois como sou novato não me sei explicar bem.
O que eu quero é que acedendo remotamente, em vez de estar a escrever "ssh user@servidor" escreva "ssh qualquercoisa". Ou seja fazer um atalho do comando para não ter que estar a escrever aquilo tudo ( o user e o ip ).
Expliquei-me bem agora?[;)]

Obrigado aos dois desde já.
Ordos o comando que estava a falar é o que o Nuno156 disse. É o user@servidor. Respondeste à segunda pergunta, mas à primeira não.

O problema certamente também é meu pois como sou novato não me sei explicar bem.
O que eu quero é que acedendo remotamente, em vez de estar a escrever "ssh user@servidor" escreva "ssh qualquercoisa". Ou seja fazer um atalho do comando para não ter que estar a escrever aquilo tudo ( o user e o ip ).
Expliquei-me bem agora?[;)]

Tens dois modos.
Ou crias um shell script (tipo ficheiro .BAT do Windows) com os comandos lá dentro.
Ou crias uma função.

Eu criaria uma função, e colocaria no .bashrc (ficheiro shell script que corre quando fazes login
na tua conta, de modo a teres sempre essa função disponível).

Exemplo:

Código:
function xxx() « ssh user@servidor; »

Onde está « e » é abrir e fechar chavetas: { e ** mas o fórum não deixa usar o fechar chavetas.

Tens dois modos.
Ou crias um shell script (tipo ficheiro .BAT do Windows) com os comandos lá dentro.
Ou crias uma função.

Eu criaria uma função, e colocaria no .bashrc (ficheiro shell script que corre quando fazes login
na tua conta, de modo a teres sempre essa função disponível).

Exemplo:

Código:
function xxx() « ssh user@servidor; »

Onde está « e » é abrir e fechar chavetas: { e ** mas o fórum não deixa usar o fechar chavetas.

Não precisa de tanto. Se colocar no bash_profile um alias resolve-lhe o problema

alias <algo>='ssh user@server'

Obrigado pelas ajudas.
Entretanto já me explicaram outra forma, não sei se está correcta.

Ir ao user à pasta .ssh. Depois no ficheiro config escrever lá o que queremos, por exemplo

Host Servidor
User Speedy
Port 22
HostName 192.168.100.1

Só ali falta a 2a parte da minha questão mas que me parece mais simples que é a workkey.
Mas vou experimentar o que vocês me disseram.

Obrigado pelas ajudas.
Entretanto já me explicaram outra forma, não sei se está correcta.

Ir ao user à pasta .ssh. Depois no ficheiro config escrever lá o que queremos, por exemplo

Host Servidor
User Speedy
Port 22
HostName 192.168.100.1

Só ali falta a 2a parte da minha questão mas que me parece mais simples que é a workkey.
Mas vou experimentar o que vocês me disseram.

Para reduzires o comando como querias na 1ª pergunta, a melhor forma é criares o alias como indicou e bem o ptsyndicate. Como te disse, se quiseres aceder a um servidor sem que esse servidor te peça a password, tens de criar um par de chaves SSH no servidor de destino (com o user específico a que queres que outros users tenham acesso).

Depois de criadas as chaves, o ficheiro com a chave privada fica nesse servidor e a chave pública tem de ser copiada/adicionada para dentro do ficheiro authorized_keys que está na pasta ".ssh" na home do utilizador do servidor a que queres dar acesso.

Se procurares no Google tens imensos tutoriais que te ensinam a fazer isto, tipo este:

https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-set-up-ssh-keys--2

Última edição:
Instalei à pouco tempo o Ubuntu LS14.04 e aquilo agora com unity ainda ficou pior... Se esperam atrair users Windows bem podem tirar o cavalinho da chuva! Já para não contar que está "pesado". E a para activar o remote desktop? E activar os icons do systray? Que pincel do cacete!

Actualmente o mais user friendly acaba por ser o Mint [:D]

Eu tive d durante 2 anos o Linux mint Nadia num celeron 1.6, e achei muito completo e f funcional, só troquei o pc pq mesmo com Linux já se engasgava a ver vídeos pesados mesmo no YouTube

Não estou a gostar muito do LXDE, aconselham outro? O mint é leve?

Eu recomendo-te que te habitues, mas podes tentar a outra que te falei em cima, o Bodhi Linux, usa o Enlightment em vez do LXDE como gestor de janelas e bem rápido :)

Para computadores antigos há outras distribuições até mais rápidas mas poem ter algumas limitações, uma muito engraçada é o SliTaz - http://www.slitaz.org/

O chato é que quanto mais leves e simplificadas, se quiseres manter o SO fresco e actualizado, normalmente torna-se um pouco mais difícil de gerir com o passar do tempo e quanto mais pequena e diferente é uma distribuição, menor é a comunidade que a suporta e começa a ser mais trabalhoso para noviços nisto (a não ser que o teu objectivo seja evoluir ou não tenhas receio nenhum de estar a trocar constantemente de distribuição).

Eu tive d durante 2 anos o Linux mint Nadia num celeron 1.6, e achei muito completo e f funcional, só troquei o pc pq mesmo com Linux já se engasgava a ver vídeos pesados mesmo no YouTube

Com o Chrome instalado?

Olha que tenho testado computadores bem antigos e o YT bomba 5 estrelas no Chrome.

No firefox é para esquecer...

Voltar
Superior