O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Essa das limitações fisicas ou desgaste pelo tempo passado em court é uma treta quando falamos de um atleta com a idade e caracteristicas fisicas de Alcaraz.

Essa questão coloca-se num atleta de 35 anos tipo Nadal ou Federer ou até Djokovic. A força e resistência vêm da massa muscular, da energia proveniente da alimentação, da intensidade e carga do treino, e das horas que este binómio necessita para recuperar.
Alcaraz e Ruud tinham o mesmo tempo de recuperação.

Até ficava com urticária quando ouvia estes comentários...

Tb fiquei com a sensação que era mais a cabeça a condicionar o corpo, do que o contrário, pq parece-me que o Alcaraz ainda tem algo que precisa melhorar, ele "só sabe jogar" muito galvanizado ou muito pressionado, e atinge um nível absurdo nesses momentos, mas quando se trata de gestão ou de um pico do adversário, ele "perde" um pouco o controlo, mas repito, sempre ou quase sempre numa altura em que as coisas não estão decididas, daí ter que ir alguma vezes ao 5º set.

Mas lá está...não acompanho o ténis diariamente, vou espreitando de vez em quando, pelo que este meu bitaite pode estar errado.

Última edição:
Mas ainda bem que chegou ao fim. Na minha idade é muito difícil recuperar de vários dias a ver ténis até às tantas da manhã. São dias e dias a dormir três horas por noite...

Aos 57 anos deve ser mais difícil para mim recuperar disso do que ao Alcarraz recuperar das horas de jogo. E isso apesar dele ter também andado a deitar-se tarde. eheheh
Há 25, 30 anos atrás, fazia torneios escada que começavam ao sábado e terminavam no fds seguinte, e fazia 3 jogos de 3 sets por dia se fosse necessário.
Hoje, com 79 kgs e mais 30 anos em cima, se tiver que fazer 2 jogos num dia, no dia seguinte a força cai 30% e a resistência cai 50%....

Tb fiquei com a sensação que era mais a cabeça a condicionar o corpo, do que o contrário, pq parece-me que o Alcaraz ainda tem algo que precisa melhorar, ele só sabe jogar muito galvanizado ou muito pressionado, e atinge um nível absurdo nesses momentos, mas quando se trata de gestão ou de um pico do adversário, ele "perde" um pouco o controlo, mas repito, sempre ou quase sempre numa altura em que as coisas não estão decididas, daí ter que ir alguma vezes ao 5º set.

Mas lá está...não acompanho o ténis diariamente, vou espreitando de vez em quando, pelo que este meu bitaite pode estar errado.
Boa leitura, para quem diz que não sabe muito de tenis
João Carlos Ferrer vai "domar" aquela fera que existe no miúdo, há ali uma predisposição para atacar, atacar, atacar a bola que por muitas vezes acaba mal, ontem por exemplo, perdeu pontos decisivos no 2⁰ set em que perdia por 30-40, e respondia ao serviço de Ruud com uma pancada de winner que acabava na rede, ou fora da linha, e entregava de imediato o jogo com essa decisão.
A gestão do ponto ao longo do jogo é ainda demasiado "voluntariosa" e Tiafoe e Sinner exploraram muito bem isto, e quase que o eliminavam.

E isto acaba por obrigá-lo a disputar mais sets, do que aquilo que eventualmente necessitaria para o talento que já possui. E apesar disto chegou a N⁰ 1 e ganhou como vimos ontem.

Por exemplo Djokovic é eximio, quase perfeito na gestão do ponto ao longo do jogo. Mas o JCF vai moldá-lo

João Carlos Ferrer vai "domar" aquela fera que existe no miúdo, há ali uma predisposição para atacar, atacar, atacar a bola que por muitas vezes acaba mal, ontem por exemplo, perdeu pontos decisivos no 2⁰ set em que perdia por 30-40, e respondia ao serviço de Ruud com uma pancada de winner que acabava na rede, ou fora da linha, e entregava de imediato o jogo com essa decisão.
A gestão do ponto ao longo do jogo é ainda demasiado "voluntariosa" e Tiafoe e Sinner exploraram muito bem isto, e quase que o eliminavam.

E isto acaba por obrigá-lo a disputar mais sets, do que aquilo que eventualmente necessitaria para o talento que já possui. E apesar disto chegou a N⁰ 1 e ganhou como vimos ontem.

Por exemplo Djokovic é eximio, quase perfeito na gestão do ponto ao longo do jogo. Mas o JCF vai moldá-lo

Um dos pontos mais importantes para o Alcaraz foi ter a capacidade com aquela idade de se entregar ao JCF, arranjar um treinador como ele que fez carreira e foi numero 1 na base do trabalho e que sabe o que é preciso para lá chegar, e que está disposto a acompanhar o ALcaraz para todo lado é algo extraordinário.

A diferença entre um Zverev que despediu o Ferrero e o Alcaraz vai ser traçada muito por ai.

Eu tambem, e somos os reis do Tenis na terra batida, temos dominado completamente Roland Garros, e com Alcaraz se calhar vamos continuar a dominar.

Sim, e também ganhamos a liga dos campeões o ano passado e campeonato do mundo de futebol de 2010... eu bem me lembro de ver toda a gente no Marquês e nos Aliados a celebrar as vitórias da .... Península Ibérica [:)][:)][:)]

Península Ibérica sempre a dominar!

Temos de ver que foi em circunstâncias muito especiais, o Djokovic está afastado, a guerra da Ucrânia fez com que os Russos não jogassem Wimbledon e não houvesse pontos a acrescentar (mas sim a perder...), enfim... em circunstâncias normais (sem covid e guerra) o dominador ainda por mais uns bons anos seria o Djokovic, o Alcaraz só conseguiria alcançar o nº1 lá para os 21 ou 22 anos, na melhor das hipóteses.

Além disso, o mais jovem a vencer um Grand Slam continua a ser o Nadal, e não precisou de guerras e covid´s para o conseguir com mérito próprio.

Temos de ver que foi em circunstâncias muito especiais, o Djokovic está afastado, a guerra da Ucrânia fez com que os Russos não jogassem Wimbledon e não houvesse pontos a acrescentar (mas sim a perder...), enfim... em circunstâncias normais (sem covid e guerra) o dominador ainda por mais uns bons anos seria o Djokovic, o Alcaraz só conseguiria alcançar o nº1 lá para os 21 ou 22 anos, na melhor das hipóteses.

Além disso, o mais jovem a vencer um Grand Slam continua a ser o Nadal, e não precisou de guerras e covid´s para o conseguir com mérito próprio.
Que visão tão redutora ó Diamondplus...

Há aí um padrão esquisito para justificares os teus idolos, seja na F1 seja no Tenis

Que visão tão redutora ó Diamondplus...

Há aí um padrão esquisito para justificares os teus idolos, seja na F1 seja no Tenis

Recordes e troféus quando os principais opositores estão coxos ou ausentes? Para mim não há muito mérito nisso... são sim, circunstâncias especiais que permitem fazer história, com toda a sorte do mundo.

Tens vários casos na história do desporto, Shumacher com a morte do Senna, Max campeão com a aldrabice da última corrida, no ténis agora nas pontuações ATP, o Covid e a guerra a terem uma importância fundamental nestes resultados.

Recordes e troféus quando os principais opositores estão coxos ou ausentes? Para mim não há muito mérito nisso... são sim, circunstâncias especiais que permitem fazer história, com toda a sorte do mundo.

Tens vários casos na história do desporto, Shumacher com a morte do Senna, Max campeão com a aldrabice da última corrida, no ténis agora nas pontuações ATP, o Covid e a guerra a terem uma importância fundamental nestes resultados.

O Djokovic está ausente por uma decisão dele. Nem sequer é regra do torneio, é regra do país e não me parece que vão mudar a lei só para ele poder jogar. Serve para todos os outros jogadores, tem de servir para ele também. Se decidir treinar de saltos altos e se lesionar, azar, consequências da escolha.

O Alcaraz pelo menos pode dizer que lhe ganhou no court durante o ano, não chega a número 1 de pára-quedas.

O Djokovic está ausente por uma decisão dele. Nem sequer é regra do torneio, é regra do país e não me parece que vão mudar a lei só para ele poder jogar. Serve para todos os outros jogadores, tem de servir para ele também. Se decidir treinar de saltos altos e se lesionar, azar, consequências da escolha.

O Alcaraz pelo menos pode dizer que lhe ganhou no court durante o ano, não chega a número 1 de pára-quedas.

Repara que também o Ruud poderia ter chegado a nº1 se vencesse o US Open, que fez ele? O máximo que tem são vitórias em torneios de ATP 250... nunca venceu um 500 nem um 1000.

Comparar isto aos Big 3? Não dá...

Sim, e também ganhamos a liga dos campeões o ano passado e campeonato do mundo de futebol de 2010... eu bem me lembro de ver toda a gente no Marquês e nos Aliados a celebrar as vitórias da .... Península Ibérica [:)][:)][:)]

Península Ibérica sempre a dominar!
Eu como cidadão do mundo, sinto-me sempre campeão mundial. Seja em modalidade for.

Afinal esta República das bananas tb faz parte do planeta terra.

Penínsulas é para meninos...

Isso!
Devia-se suspender todas as competições onde os teus idolos estejam coxos, doentes ou ausentes, só assim ficaria garantida a meritoracia dos restantes

Isso!
Devia-se suspender todas as competições onde os teus idolos estejam coxos, doentes ou ausentes, só assim ficaria garantida a meritoracia dos restantes

Não percebeste, é que eu não fico encantado quando atingem certos objectivos em situações atípicas, para mim têm de ganhar/vencer quando os melhores estão no auge, têm de ganhar na disputa e não na ausência dos melhores.

Mas não te preocupes, em principio o Djokovic vai poder jogar o próximo Australian Open, aí vamos ter os touros todos a jogar ao mesmo tempo, veremos quem faz o quê.

Afinal já dão autorização para ele jogar na Austrália.

O que terá mudado para ele receber esta benesse???

As regras já mudaram, já não é obrigatório estar vacinado para entrar na Austrália.

Novak Djokovic vai mesmo poder voltar ao sítio onde teve mais sucesso na sua carreira. O agora número sete do ranking ATP tem a porta para entrar na Austrália mesmo sem estar vacinado contra a Covid-19 e disputar o Australian Open, um torneio que já conquistou por nove vezes.

Segundo o Herald-Sun, o último obstáculo já terá mesmo sido desbloqueado. É que Djokovic ficou proibido de entrar em solo australiano durante três anos depois de ter sido deportado em janeiro deste ano, devido à falta de vacinação. Como lhe foi retirado o visto, ficou com essa proibição, mas a verdade é que os sinais apontavam para que essa penalização caísse mesmo.

Isto porque as medidas medidas restritivas relaxaram, sendo que deixou de ser obrigatório estar vacinado contra a Covid-19 para entrar na Austrália. Ora, tendo em conta que a base que castigou Djokovic já não está em vigor, o entendimento do Governo é de que não faria sentido manter o sérvio com essa proibição de três anos, uma hipótese que o próprio Primeiro-ministro, Scott Morrison, já tinha adiantado.

Agora, Djokovic pode começar a preparar-se para voltar a competir num dos seus torneios preferidos, aos 35 anos, e a perseguir o record de Grand Slams de Rafael Nadal.

Na Australia Djokovic, terá mais adversarios que nunca.
Por ordem:
- 36 anos
- Uma longa paragem sem competir a alto nivel
- Nick Kyrgios
- Sinner
- Alcaraz
- Ruud
- Medvedev

Retiro Nadal e Federer da equação porque estes dois já só ambicionam RG e WB

Friends and rivals

c073600f1a6884e2e97eb0c2299c99f9.jpg

Voltar