O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Esse é mesmo o problema pois, quando o corpo berrar, Nadal não tem a técnica do Federer ou do Andy Murray, por exemplo, para conseguir impor-se no court.
A questão que se coloca é: Quanto tempo conseguira Nadal manter este poder fisico ?!? (Espero que seja durante muitos anos )

Por falar no Murray, ele este ano provavelmente vai ser a chave do que pode acontecer esta temporada em relação ao nº1 e nº2. Já provou que pode ganhar aos dois, por isso...

Digam o que disserem o Federer é o melhor de sempre. Psicologicamente é o melhor jogador neste momento e fisicamente é dos melhores. Agora... é óbvio que o poderio que o Nadal tem em termos físicos é muito superior ao do qualquer outro tenista. Psicologicamente o Nadal também é muito forte mas não chega aos calcanhares do Federer. Mas quando se joga contra um tenista que chega a qualquer bola, mesmo depois de tantos set's em cima... é complicado.

Mas para mim o Federer é de outro mundo. Não consegue transparecer uma gota de nervosismo ou fustração durante um jogo inteiro com esta intensidade. Claro que um gajo que engole tudo em seco... depois dá nisto:

http://www.youtube.com/watch?v=iKA-RuGmznY

E depois dum jogo daqueles imagino a frustração que é não ganhar.

Nadal... Completamente imbatível! apr:)apr:)apr:)apr:)[kiss]

Concordo que o Federer seja um dos melhores jogadores de ténis de todos os tempos, é um facto, mas o Nadal é fantástico e superioriza-se bastante ao jogo do Federer.

Só tenho pena que o Nadal seja tão "mal amado"... Talvez por vir desmistificar o heroísmo do Federer. Acontece [:p]

Sem dúvida que o jogo de Federer é muito bonito, ele tem um estilo fantástico. Mas o que importa é ganhar.

NADAAAAAAAAAAAAAL![:cool:]

O Nadal provavelmente está acabado aos 25 anos, ou até antes.
Parte do jogo dele vem do físico.

Não podemos prever o futuro, mas algo que me diz que essa teoria poderá tornar-se realidade (apesar de esperar que não seja assim tão línear).

Para mim, é completamente compreensível e aceitável essa teoria.

A não esquecer que o Nadal já desde muito novo que se tem vindo a destacar... Aliás, com 18 anos já tinha ganho quantos Grand Slam e ATP Master? [;)]

Ah, e outra coisa, também diziam que o Verdasco estava acabado e viu-se agora o potencial dele, principalmente nesta meia-final.

Estes Espanhois não se deixam ir abaixo facilmente... [:D]

Última edição:
Boas.

Apesar de assentar o seu jogo na parte física, porque consegue chegar a "todas" as bolas, certamente terá quem o aconselhe a conjugar esse aspecto com a melhoria da táctica e técnica. E certamente não faltarão treinadores a querer fazer isso!

Das contas que fiz não ganhou nenhum Grand Slam até aos 18 anos. Ganhou Roland Garros de 2005 poucos dias depois de completar 19 anos, se estão bem feitas as contas.
ATP Master Series ganhou Monte Carlo e Roma antes de Roland Garros de 2005.
Isto dados do site atpworldtour.com.

Certamente que a este ritmo baterá o record de Grand Slam's ganhos.

Boas.

Apesar de assentar o seu jogo na parte física, porque consegue chegar a "todas" as bolas, certamente terá quem o aconselhe a conjugar esse aspecto com a melhoria da táctica e técnica. E certamente não faltarão treinadores a querer fazer isso!

Das contas que fiz não ganhou nenhum Grand Slam até aos 18 anos. Ganhou Roland Garros de 2005 poucos dias depois de completar 19 anos, se estão bem feitas as contas.

Um pequeno à parte que me passou ao lado.

Boas.

O "problema" [:D] é que consegue chegar e "rodar" o jogo na outra direcção, bolas praticamente garantidas por parte do adversário e o gajo é que finaliza.
E outra grande vantagem é o excessivo spin com que ele joga.

Acho que hoje onde o NAdal ganhou foi no jogo mental e táctico.

O Federer ficou 3 sets a jogar no fundo do court e de forma conservadora.
Era o Nadal a massacrar a esquerda do Federer.
O serviço do Federer estava fraco.

A partir dali viu que só ao ataque, e conseguiu bons resultados com agressividade e a subir á rede, mas o Nadal hoje estava forte.

O Federer tem que aprender que com o Nadal tem que jogar pontos rápidos e sempre ao ataque... se fica a jogar no fundo do court é massacrado na esquerda.

Boas.

Será!?

É complicado, porque de hoje para amanhã, surgem mais jogadores, os próprios Federer, Djokovic, Murray, Roddick e o resto da pandilha vão querer fazer-lhe a folha, e quando se é número todos te querem "bater".

Eu pelo que tenho seguido do Atp, acho que o Nadal tem muito do Carlos Moya e Marcelo Rios, em termos físicos são jogadores que dão tudo e em algumas fases da carreira parecem imbatíveis, mas o físico ressente-se mais tarde ou mais cedo.

Acho que hoje onde o NAdal ganhou foi no jogo mental e táctico.

O Federer ficou 3 sets a jogar no fundo do court e de forma conservadora.
Era o Nadal a massacrar a esquerda do Federer.
O serviço do Federer estava fraco.

A partir dali viu que só ao ataque, e conseguiu bons resultados com agressividade e a subir á rede, mas o Nadal hoje estava forte.

O Federer tem que aprender que com o Nadal tem que jogar pontos rápidos e sempre ao ataque... se fica a jogar no fundo do court é massacrado na esquerda.

Concordo com o que está a bold, mas no resto tenho uma opinião diferente.
Este foi o jogo em que eu vi o Federer subir menos vezes à rede, fez bem sem dúvida, subir à rede com o Nadal mesmo com bolas perfeitas não é garantia de sucesso.
A chave do sucesso era mesmo manter-se no fundo do court, mas variando o jogo como estava a fazer e com bolas de ataque e cruzadas, só subindo à rede para finalizar o ponto, nunca na tentativa de surpreender.
O problema foi mesmo o 1º serviço quase nunca entrar e em algumas situações de break não ter continuado com o jogo agressivo, isso custou-lhe certamente o 3º set... e o 4º set foi o que se viu, o Federer ao seu melhor nível. [;)]

Digam o que disserem o Federer é o melhor de sempre. Psicologicamente é o melhor jogador neste momento e fisicamente é dos melhores. Agora... é óbvio que o poderio que o Nadal tem em termos físicos é muito superior ao do qualquer outro tenista. Psicologicamente o Nadal também é muito forte mas não chega aos calcanhares do Federer. Mas quando se joga contra um tenista que chega a qualquer bola, mesmo depois de tantos set's em cima... é complicado.

Mas para mim o Federer é de outro mundo. Não consegue transparecer uma gota de nervosismo ou fustração durante um jogo inteiro com esta intensidade. Claro que um gajo que engole tudo em seco... depois dá nisto:

Nada mais errado. É precisamente no plano psicológico que o Federer perde para o Nadal. Fez um torneio espectacular, atropelou por completo dois jogadores em grande forma (Roddick e Del Potro) e na final treme que nem varas verdes contra o Nadal.

Quanto ao facto de ser o melhor de todos os tempos, é bastante questionável. O Nadal ainda é novo, e se conseguir manter este nível até aos 26-27 anos ultrapassará facilmente os títulos de GS conquistados pelo Federer. Não se esqueçam que aos 20 anos o Federer era um jogador BANAL!

Outro facto é que em confrontos entre ambos, o Nadal ganhou 13 (TREZE) jogos e o Federer apenas 6 (SEIS) jogos. Ora, se o Federer é o melhor de todos os tempos, e no confronto directo o Nadal tem clara supremacia sobre ele, o que será o Nadal?

Nada mais errado. É precisamente no plano psicológico que o Federer perde para o Nadal. Fez um torneio espectacular, atropelou por completo dois jogadores em grande forma (Roddick e Del Potro) e na final treme que nem varas verdes contra o Nadal.

Quanto ao facto de ser o melhor de todos os tempos, é bastante questionável. O Nadal ainda é novo, e se conseguir manter este nível até aos 26-27 anos ultrapassará facilmente os títulos de GS conquistados pelo Federer. Não se esqueçam que aos 20 anos o Federer era um jogador BANAL!

Outro facto é que em confrontos entre ambos, o Nadal ganhou 13 (TREZE) jogos e o Federer apenas 6 (SEIS) jogos. Ora, se o Federer é o melhor de todos os tempos, e no confronto directo o Nadal tem clara supremacia sobre ele, o que será o Nadal?

Analise demolidora mas ......... real, por muito que custe a todos os que preferem o Federer ( e eu sou um deles! [;)][:D]) ainda hoje torci o jogo todo para que Federer vencesse, e era isso que parecia que iria acontecer.
Só que Nadal é mais forte nos momentos em que TEM que o ser.
No entanto Nadal ainda tem que "suar" muito para conquistar o que Federer já conquistou. (apenas P.Sampras fez melhor)

Última edição:
Por acaso estive hoje a ver um bom bocado do jogo, e devo confessar que não percebo muito de ténis (na verdade quase nada), mas o que mim me perceu foi a vitória da força bruta contra a arte. Claro que isto tem que ser relativizado, porque o Nadal tem com certeza muita arte assim como o Federer tem com certeza bastante força. Desculpem se estou a dizer qualquer calinada mas foi o que me pareceu. Devo dizer que estava a torcer pelo Federer, mas pareceu-me que psicológicamente falhou. Pareceu-me que cometeu demasiadas duplas faltas. De qualquer acho que tinha condições físicas e técnicas para ganhar, mas o jogo também é psicológico...

O Federer para mim é o melhor de todos os tempos... é a minha opinião. Não tenho nada contra quem tiver opinião contrária. De qualquer das maneiras o Nadal é superior e tem sido melhor desde o ano passado.

O Federer teve uma carreira absolutamente normal e regular. Não era nenhum puto maravilha e nunca teve a forma física que tem agora o Nadal. O facto de o Nadal estar a jogar assim agora, com esta idade, não quer dizer muito, principalmente quando o seu jogo ainda se apoia tanto no seu físico. Aliás... o Nadal também vai ter de aguentar com os putos maravilha que a seu tempo vão aparecendo. De qualquer maneira é cedo para especular o que poderá vir a ser a carreira do Nadal. São 2 jogadores espectaculares e há que aproveitar vê-los jogar.

Sem com isto pretender diminuir o valor de Nadal, a historia tem-nos dados excelentes jogadores espanhois, mas todos eles muito efemeros, em 3/4 anos caem nas profundezas do ranking, e com isto não digo que gostaria que acontecesse com Nadal.

Sem Nadal, Federer continuaria mais 5 ou 6 anos a "esmagar" todos os outros (!!!) [;)][:D][:)]
Ainda bem que os dois se defrontam é excelente para o tenis.[:cool:][kiss]

O Federer para mim é o melhor de todos os tempos... é a minha opinião. Não tenho nada contra quem tiver opinião contrária. De qualquer das maneiras o Nadal é superior e tem sido melhor desde o ano passado.

O Federer teve uma carreira absolutamente normal e regular. Não era nenhum puto maravilha e nunca teve a forma física que tem agora o Nadal. O facto de o Nadal estar a jogar assim agora, com esta idade, não quer dizer muito, principalmente quando o seu jogo ainda se apoia tanto no seu físico. Aliás... o Nadal também vai ter de aguentar com os putos maravilha que a seu tempo vão aparecendo. De qualquer maneira é cedo para especular o que poderá vir a ser a carreira do Nadal. São 2 jogadores espectaculares e há que aproveitar vê-los jogar.

Atenção que não tenho qualquer preferência pelo Nadal ou pelo Federer, mas sou um amante de ténis. O Federer contra o Nadal tem um bloqueio mental, só isso explica os erros que comete contra ele.

Basta ver que entregou vários jogos de serviço com duplas faltas, quando toda a gente sabe que o Federer é um dos jogadores do circuito que menos duplas faltas comete. Precisou de 7 bp para converter o primeiro, o Nadal fez logo break. O ténis é um jogo momentos importantes, nada interessa ganhares os jogos todos em branco, se no momento decisivo levares break, e nisso o Federer é mestre contra todos os outros, menos contra o Nadal.

Quando ao ser melhor do mundo, é uma questão interessante. Aquele que é considerado o melhor jogador de todos os tempos é totalmente dominado pelo Nadal, o que será o Nadal então? E não esquecer que isto foi jogado no piso favorito do Federer, porque em terra batida o Federer nem cheira...

Dizer que este ou aquele é o melhor de todos os tempos...é muito relativo!
Mudam os tempos, mudam as características, muda muita coisa.
Agora é Federer e Nadal, amanha é Andy Murray e Verdasco, ontem foi Pete Sampras e André Agassi, antes deles foram muitos outros...mas nunca os vamos ver todos juntos, nunca saberemos como seria.
Assim como não podemos dizer se o C.Ronando, Messi, Aguero, Figo Zidane, são melhores do que Péle, Eusébio, Puskas...são tempos completamente diferentes. Corremos sempre o risco de estar a ser injustos

O Carl Lewis foi o mais rápido do mundo durante muito tempo, mas á vários anos, tinha uma preparação física inferior e com menos tecnologia, do que aquele que ajudou Usain Bolt a pulverizar o recorde do mundo de velocidade...quem garante que o 1º actualmente não competeria com o 2º? É muito relativo!

Cada um é o melhor do mundo...no seu tempo.

No que toca ao ténis...Pete Sampras será sempre Pete Sambras, que jogador!![:D]

Escolher Raquete!!

Escolher Raquete!!

Boas pessoal.. como disse noutro tópico..estou em dúvida na compra de 2 raquetes..

uma para mim: 21 anos, 1,78 mts, 70-72 kgs
uma para rapariga: 21 anos, 1,64 mts, 50-52 kgs

ambos somos novatos e pensamos jogar 2 vezes por semana!

Vimos estas raquetes na sportzone e gostámos destas 3..talvez mais a nano pro e da six one comp!

Babolat contact tour - 50€
http://www.milletsports.co.uk/productmore.php?pid=25114

Wilson six one comp - 50€
http://www.milletsports.co.uk/productmore.php?pid=24895

Wilson nano pro - 70€
http://www.milletsports.co.uk/productmore.php?pid=24892

No site playmoretennis aconselharam-nos estas para mim e para ela respectivamente

Head FlexPoint Fire Team - 80€
http://www.playmoretennis.pt/produc...d=613&osCsid=c694b6e2073788b0318929871e7572d9

Head Nano Titanium Sonic - 60€
http://www.playmoretennis.pt/produc...d=614&osCsid=c694b6e2073788b0318929871e7572d9

que têm a dizer pessoal? qual nos aconselham? Obrigadão!! [:cool:];)

Última edição:
Voltar
Superior