O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Uma vitória é tão grande quanto o tamanho do nosso adversário e, por isso mesmo, a vitória do Alcaraz hoje é uma vitória monumental pois derrotou um gigante numa forma tremenda.
Quase 5h00 do melhor que o ténis tem para dar e os jogadores a mostrarem no court o porquê de serem, respectivamente, uma lenda da modalidade e de estar a caminho de o ser. Vamos pôr alguns números nisto:
  • Djokovic ganhou as últimas quatro edições
  • Não perdia um encontro no centre court há 10 anos
  • Tinha 13 vitórias consecutivas em tie-breaks em 2023
  • 15 vitórias consecutivas em tie-breaks em Grand Slams
Estes números são uma barbaridade e intimidam qualquer um que entre em campo do outro. Eu vi o jogo dele contra o Hurkacz, um jogo que foi interrompido após dois sets devido à hora, e termina com o Novak a ganhar 2-0 sem que o polaco tivesse sofrido qualquer break e levasse mais de 20 ases. Hurkacz chegou a ter vantagem em ambos os tie-breaks que disputaram nesses e, salvo erro, teve mesmo um set point. A diferença é que vacilou e não se pode contra um jogador destes. No final, 32 ases e apenas um break sofrido mas quem ganhou foi o Novak 3-1.

E foi contra toda esta força que o Alcaraz ganhou hoje. Depois de um primeiro set onde parecia destino a ser vítima do rolo compressor do Djokovic, não só foi buscar força para voltar ao jogo depois desse set desastroso como, perante um Novak invencível em tie-breaks, conseguiu ser capaz de não vacilar e transformar um 2-0 num 1-1. E não vacilou novamente quando teve o Championship Point e fechou logo o encontro.

No final, 167 pontos para Alcaraz e 166 para Djokovic. 23 jogos para cada um. Uma batalha incrível. E, pela primeira vez desde que Carlos Alcaraz nasceu, o campeão de Wimbledon não se chama Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer nem Andy Murray.

Por mim, para o ano no mesmo domingo, à mesma hora estamos cá outra vez.

o texto é teu?

Orgulho por um conterrâneo enteder da coisa :)

Dei aulas quase 1 década, pelo que vou dar os meus 50 cents e colocar um pouco de água na fervura (apesar de ter torcido por ele).

O Alcaraz é muito competo mas não tem uma arma excepcional (se calhar o dropshot).

Não tem o serviço ou a direita do Fed ou a esquerda do Djokovic. Mas fruto de uma nova geração desinspirada vejo-o a ganhar muitos GS.

O Tsitsipas anda ocupado com a Badosa (jesus), o Sinner é mt bom mas ainda tem algo a provar e o Rune ainda tem de crescer um pouco mais

Ao contrário da crítica não achei o encontro espetacular, basta ver o nº de erros não forçados (elevado).

Tenho saudades do Federer lol

Cumpr.s

100% de acordo, no meu entender não tem a classe de jogo que um Pete Sampras e um Roger Federer tinham, mesmo quando eram jovens.
E sempre tiveram ao longo da carreira adversários de altíssimo nível.
Saudades desses dois.

o texto é teu?

Dei aulas quase 1 década, pelo que vou dar os meus 50 cents e colocar um pouco de água na fervura (apesar de ter torcido por ele).

O Alcaraz é muito competo mas não tem uma arma excepcional (se calhar o dropshot).

Não tem o serviço ou a direita do Fed ou a esquerda do Djokovic. Mas fruto de uma nova geração desinspirada vejo-o a ganhar muitos GS.

O Tsitsipas anda ocupado com a Badosa (jesus), o Sinner é mt bom mas ainda tem algo a provar e o Rune ainda tem de crescer um pouco mais

Ao contrário da crítica não achei o encontro espetacular, basta ver o nº de erros não forçados (elevado).

Cumpr.s
Curiosamente, Djokovic, definiu-o como, se fosse um herdeiro directo das melhores skills dos três 😎

À excepção do mágico suíço, que já nasceu "perfeito", Rafa e Djoko aprimoraram-se ao longo dos anos. Será esse o caminho do Alcaraz, nomeadamente ao nível do serviço.
IMO...

o texto é teu?

Cumpr.s

Para mim a grande vantagem do Alcaraz é o preparo físico, vai a todas as bolas, ainda não tem a inteligência de se guardar porque não precisa, de todos os outros que estão no activo só o Djokovic e Nadal foram assim, mas a idade não perdoa, só estou a ver o Ruud e o Rune a aproximar-se do espanhol a nível físico.

100% de acordo, no meu entender não tem a classe de jogo que um Pete Sampras e um Roger Federer tinham, mesmo quando eram jovens.
E sempre tiveram ao longo da carreira adversários de altíssimo nível.
Saudades desses dois.

Nesse tempo dizia-se que ninguém bateria os record do Sampras ehe

O Federer desliza, mesmo em terra nunca sujava as meias lol

Curiosamente, Djokovic, definiu-o como, se fosse um herdeiro directo das melhores skills dos três 😎

À excepção do mágico suíço, que já nasceu "perfeito", Rafa e Djoko aprimoraram-se ao longo dos anos. Será esse o caminho do Alcaraz, nomeadamente ao nível do serviço.
IMO...

li isso, deve ser bem duro enfrentar o Alcaraz; Tirando o percalço em RL, deve ser um monstro fisicamente.

Por acaso, apesar de ser um jogador completo, também acho que o serviço tem mais por onde melhorar apesar de ele não ser muito alto.

Não gosto do feitio do Rune (Stan tha man meteu-o na linha), mas acho que tem o perfil para evoluir e quem sabe chegar perto (é o meu desejo aparecer alguém para rivalizar com o Alcaraz). O tipo tem fogo na venta e vontade de melhorar.

O Medveded tem um jogo sempre igual, quando apanha um jogador que jogue mais dentro do court vê-se aflito.

Vamos ver se não temos de esperar pelo irmão do Alcaraz (10 anos mais novo) para lhe dar luta :)

Para mim a grande vantagem do Alcaraz é o preparo físico, vai a todas as bolas, ainda não tem a inteligência de se guardar porque não precisa, de todos os outros que estão no activo só o Djokovic e Nadal foram assim, mas a idade não perdoa, só estou a ver o Ruud e o Rune a aproximar-se do espanhol a nível físico.

Sim, tirando o percalço do RL tens razão. Faz lembrar o Nadal em puto. Um portento físico.

O Ruud é "aquilo", certinho mas não o vejo a subir mais no ranking. Lembro que o nosso Pedro Sousa (para mim o melhor jogador ao nível técnico que já vi em PT) deu-lhe um recital numa final em Braga há uns anos ehe (vi ao vivo).

Vou só falar no Borges, ele teve uns aninhos em Braga, sempre foi bom mas está-me a surpreender.

Tem potencial para passar o melhor rank de sempre do João Sousa.

Estava a dominar o top 20 do mundo quando teve um entorse e mesmo assim concluiu o encontro (teve uma rotura de ligamentos creio).

Uma pena porque está no auge da idade (26 anos). Mas acredito que se não tiver lesões poderá ser top 30 (creio que já esteve a 60).

li isso, deve ser bem duro enfrentar o Alcaraz; Tirando o percalço em RL, deve ser um monstro fisicamente.

Por acaso, apesar de ser um jogador completo, também acho que o serviço tem mais por onde melhorar apesar de ele não ser muito alto.

Não gosto do feitio do Rune (Stan tha man meteu-o na linha), mas acho que tem o perfil para evoluir e quem sabe chegar perto (é o meu desejo aparecer alguém para rivalizar com o Alcaraz). O tipo tem fogo na venta e vontade de melhorar.

O Medveded tem um jogo sempre igual, quando apanha um jogador que jogue mais dentro do court vê-se aflito.

Vamos ver se não temos de esperar pelo irmão do Alcaraz (10 anos mais novo) para lhe dar luta :)

O Jaime, dizem que está no mesmo trilho 😎
Sim, Rune e Musetti.

Sinner é uma promessa que tarda, ainda nao ganhou nada que o diferencie....

o texto é teu?

Cumpr.s

O Federer tinha na esquerda um fraqueza muito atacavel e isso fazia com que a direita ganhasse mais destaque, o Alcaraz não tem a direita do Fed ( para mim a segunda melhor direita deste seculo atrás apenas da do Delpo) mas a direita dele é Top e ele consegue fazer pontos inacreditáveis com ela e a esquerda também é muito boa e consegue fazer a diferença com ela.

Mas como os espanhóis dizem, o tenis joga-se com os pés, e a movimentação dele permite que ele bata as bolas bem apoiado, é muito bom, e está muito bem orientado e tem a mentalidade certa, seria muito facil ele cair na armadilha de passar muitas bolas e virar um gasquet mas ele joga ofensivo.

Acho que há varios jogadores interessantes, não pinto um cenario tão negro, o que acontece é a nostalgia a entrar em cena, provavelmente como eu assististe a uma era inteira e por isso a geração que está a acabar é sempre especial.

A esquerda do Federer realmente não era de topo como a direita ou serviço, dava umas "madeiradas" de quando em vez.

Mas, o Wawrinka que tem das melhores esquerdas de sempre, nos jogos contra o Federer, no tête-a-tête tem 3V e 23D.

Vi alguns desses jogos e o Federer mesmo na esquerda era impressionante.

O Fernando Tocha que deu formação nos cursos de treinador tinha razão "a esquerda do Federer já lhe deu muitos € para comer" eheh

Será sempre um jogador completo.

Espero q estejas certo e surjam jogadores novos a dar luta. Apesar de ser fã do Fed, sou mais fã de ver jogos equilibrados.

Triste mesmo só fiquei uma vez quando o Federer desperdiçou 2MP contra o Djok em relva em 2019 creio. Senti que seria o último título dele e merecia.

A esquerda do Federer realmente não era de topo como a direita ou serviço, dava umas "madeiradas" de quando em vez.

Mas, o Wawrinka que tem das melhores esquerdas de sempre, nos jogos contra o Federer, no tête-a-tête tem 3V e 23D.

Vi alguns desses jogos e o Federer mesmo na esquerda era impressionante.

O Fernando Tocha que deu formação nos cursos de treinador tinha razão "a esquerda do Federer já lhe deu muitos € para comer" eheh

Será sempre um jogador completo.

Espero q estejas certo e surjam jogadores novos a dar luta. Apesar de ser fã do Fed, sou mais fã de ver jogos equilibrados.

Triste mesmo só fiquei uma vez quando o Federer desperdiçou 2MP contra o Djok em relva em 2019 creio. Senti que seria o último título dele e merecia.

Sim 2019, 5:00H de tenis...

A esquerda do Fed não era má, e ele construía muitas jogadas com o slice para depois atacar com a direita, mas era muito atacavel e isso era particularmente visivel nos jogos contra o Nadal e Djok.

O H2H com o Stan não era um jogo de esquerdas, a esquerda batida do Stan é das melhores de sempre mas depois na resposta ao serviço é fraca, ele conseguiu a certa altura contornar um bocado isso introduzindo o slice. Mas nesse h2h o stan entrava logo derrotado e isso tambem fez muita diferença.

Eu falava dos jogadores que já por ai andam, há jogadores muito interessante de ver jogar, um Shapovalov por exemplo, há o Felix que só tem 22 anos e é muito poderoso, alem dos já citados atrás há muita qualidade para apreciar, acho que a qualidade media não diminuiu

O Federer tinha na esquerda um fraqueza muito atacavel e isso fazia com que a direita ganhasse mais destaque, o Alcaraz não tem a direita do Fed ( para mim a segunda melhor direita deste seculo atrás apenas da do Delpo) mas a direita dele é Top e ele consegue fazer pontos inacreditáveis com ela e a esquerda também é muito boa e consegue fazer a diferença com ela.

Mas como os espanhóis dizem, o tenis joga-se com os pés, e a movimentação dele permite que ele bata as bolas bem apoiado, é muito bom, e está muito bem orientado e tem a mentalidade certa, seria muito facil ele cair na armadilha de passar muitas bolas e virar um gasquet mas ele joga ofensivo.

Acho que há varios jogadores interessantes, não pinto um cenario tão negro, o que acontece é a nostalgia a entrar em cena, provavelmente como eu assististe a uma era inteira e por isso a geração que está a acabar é sempre especial.

Isso é verdade unicamente contra o Nadal e em terra batida (por causa da altura da bola), de resto a esquerda dele é fantástica, uma das melhores do circuito, as paralelas que ele fazia eram incríveis.

Aliás, o forte do Federer é que ele era bastante completo, e de longe o jogo mais bonito, pode-se dizer que tinha o jogo perfeito, pecou por teimosia ter demorado tanto tempo a mudar para a raquete de cabeça maior, houve logo um acréscimo de performance com a mudança.

boa dica.

jogava com cabeça da raquete de tamanho 90 ou 95 (raro no circuito).

O normal é 98 e há quem jogue com 100!

área maior da raquete, permite um ponto de contacto superior.. Como contrapartida perde um pouco de "sensação".

Eu gosto de uma raquete com saída.

Experimentei ao longo dos anos várias marcas e depois estabilizei nas Babolat.

1º as do Rodick (315g) e agora tenho uma aero que era do Nadal, pesada também. A babolat é confortável e "amortiza" a pancada com o sistema do tipo "amplifeel".

boa dica.

jogava com cabeça da raquete de tamanho 90 ou 95 (raro no circuito).

O normal é 98 e há quem jogue com 100!

área maior da raquete, permite um ponto de contacto superior.. Como contrapartida perde um pouco de "sensação".

Eu gosto de uma raquete com saída.

Experimentei ao longo dos anos várias marcas e depois estabilizei nas Babolat.

1º as do Rodick (315g) e agora tenho uma aero que era do Nadal, pesada também. A babolat é confortável e "amortiza" a pancada com o sistema do tipo "amplifeel".

Jogava em júnior com uma de 85, depois passou para 90 e manteve-se aí até transitar para a de 97 na recta final da sua carreira (a partir de 2014).

Isso é verdade unicamente contra o Nadal e em terra batida (por causa da altura da bola), de resto a esquerda dele é fantástica, uma das melhores do circuito, as paralelas que ele fazia eram incríveis.

Aliás, o forte do Federer é que ele era bastante completo, e de longe o jogo mais bonito, pode-se dizer que tinha o jogo perfeito, pecou por teimosia ter demorado tanto tempo a mudar para a raquete de cabeça maior, houve logo um acréscimo de performance com a mudança.
100% de acordo, uma classe fenomenal.

No meu entender, o mais próximo que acompanhei foi o Pete Sampras.

O bonito ou o feio é relativo.

Federer tinha uma direita elite a melhor do circuito ou a segunda melhor a seguir a do Delpo e um serviço brutal e estas duas pancadas davam logo para ganhar a quase toda a gente, a esquerda era o ponto fraco que todos atacavam, ele dizia varias vezes que a tinha melhorado ao longo dos anos sem sequer precisar de a treinar muito porque nos jogos estavam sempre a jogar para lá.

Mas como acho que disse atrás estava longe de ser fraca obviamente, mas não estava no top 10 das esquerdas do circuito, por exemplo a esquerda do Nadal é muito desvalorizada.

Voltar
Superior