O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Criei o cenário para reforçar o meu ponto.
Todos os desportos profissionais dependem das receitas que os atletas são capazes de gerar.

Neste caso específico os atletas masculinos gerais mais receita, por essa razão por norma recebam mais.

Este é o modelo de negócio existente e aplica-se ao tênis e a qualquer outro deporto de alta competição.

E não é só no desporto, tens a mesma situação com os actores em Hollywood ou modelos de moda.

Aliás tens a mesma situação em todo o lado, industrias que criam mais valor por norma pagam melhor aos trabalhadores.

Criar uma remuneração igual independente do mérito e do retorno é desvirtuar por completo a economia de mercado.

Acho que há exceções, pois o mérito por vezes não passa de notoriedade, e não tem de estar necessariamente relacionado com o rendimento desportivo, embora normalmente esteja de facto.

Mas a exceção que refiro, é por exemplo a centralização de direitos de transmissão televisiva, em que se tem provado que os clubes mais famosos acabam por ficar a ganhar com uma distribuição das receitas mais equitativas, ou seja, se as verbas fossem todas canalizadas para quem tem mais reconhecimento e atrai mais espetadores, então estaria a agravar-se o fosso e a dar cabo do produto, assim, com a distribuição que existe, os menos "notáveis" estão munidos de melhores condições, o que melhora o produto no seu todo ao elevar a qualidade do mesmo, tornando-o mais apelativo e capaz de gerar maior receita.

É o que dá os preconceitos de não ver ténis feminino 🤣🤣

O ténis feminino tem uma dominadora há 3 anos, chama-se Iga Swiateck, é Polaca, o ano passado quebrou o recorde de Serena Williams após vencer 37 partidas consecutivas...
Coisa pouca, foi a maior sequência de vitórias do século na WTA.

É a N⁰1 do WTA desde Abril de 2022 com 1200 pontos de avanco sobre a Sabalenka, ou seja quase um GS

Com 22 anitos e já soma
- 4 GS (3 RG consecutivos)
-14 titulis WTA
- 21 ITF's
- E 19 Milhoes de Dolares de Prize money

É tão dominadora que nem aparece nas finais do Australian Open e Wimbledon deste ano...

Diria que é a menos oscilante, e depois tirando mais 2 ou 3 jogadoras, nunca sabes o que vai acontecer no quadro feminino.

Depois tens o carisma, onde é que colocas a Iga Swiateck perante uma Serena Williams ou uma Sharapova? Pois... nem tem comparação.

É tão dominadora que nem aparece nas finais do Australian Open e Wimbledon deste ano...

Diria que é a menos oscilante, e depois tirando mais 2 ou 3 jogadoras, nunca sabes o que vai acontecer no quadro feminino.

Depois tens o carisma, onde é que colocas a Iga Swiateck perante uma Serena Williams ou uma Sharapova? Pois... nem tem comparação.

Em modo roundabout outra vez.

Esteve nas meias-finais mas isso não conta para nada. Conta as vitórias e as derrotas e vê o saldo

E um pouquinho de mais racionalidade e senso comum a falar sobre estas coisas, consegues?

[h=3][/h]

Em modo roundabout outra vez.

Esteve nas meias-finais mas isso não conta para nada. Conta as vitórias e as derrotas e vê o saldo

E um pouquinho de mais racionalidade e senso comum a falar sobre estas coisas, consegues?

[h=3][/h]

Vens tu falar de racionalidade? Não me faças rir... 😂

Acabas de afirmar que não há mais nada para lá da Iga Swiateck, então eu digo, onde pára ela nas finais do Australian Open e Wimbledon?

Vens tu falar de racionalidade? Não me faças rir... 😂

Acabas de afirmar que não há mais nada para lá da Iga Swiateck, então eu digo, onde pára ela nas finais do Australian Open e Wimbledon?

Ri, ri de ti mesmo que faz-te bem

Precisas de recorrer à desonestidade intelectual para argumentares comigo? Onde está escrito o que afirmas?

Ri, ri de ti mesmo que faz-te bem

Precisas de recorrer à desonestidade intelectual para argumentares comigo? Onde está escrito o que afirmas?

O ténis feminino tem uma dominadora há 3 anos, chama-se Iga Swiateck, é Polaca, o ano passado quebrou o recorde de Serena Williams após vencer 37 partidas consecutivas...
Coisa pouca, foi a maior sequência de vitórias do século na WTA.​

Já percebi, é dominadora mas não domina... 🤣

Ganha tudo mas não ganha...

É por aí... 😅

Não me querendo armar, mas já armando 😁 (frequentei um curso que abordou esta temática na FPT).

O ténis feminino tem especificidades sui generis, isto é, são mais sensíveis a questões ambientais que o Homem.

Lidam por vezes com alterações hormonais, muitas vezes no decorrer do mesmo jogo.

Pelo que é normal num ano haver flutuações ao nível do ranking. Uma Serena ou a tal polaca são exceções à regra, é-lhes muito difícil durante o ano todo estarem emocionalmente e fisicamente estáveis.

Posto isto, essa parte da formação do ténis (sim, há cursos específicos só para estudo sobre ténis feminino) nunca me interessou a fundo porque eu pessoalmente não conseguiria ser treinador de uma :).
Confesso que raramente acompanho um jogo inteiro feminino por estar habituado a ver alta intensidade e melhor qualidade do ténis masculino.

Mas não me aponho a que ganhem o mesmo nos torneios, é uma luta sobre a qual não entro. Entendo que haja variáveis que condicionam, é inegável que o ténis masculino tem mais adeptos seja no estádio ou na TV.

Falando de ténis, deitei-me depois das 2h, vi o 3º set Alcaraz - Djokovic e foi um dos melhores de sempre (imo).

Estava muuuuito calor, salvo raras excepções, o encontro foi sempre muito bem jogado por ambos.

Estava pelo Alcaraz mas o Djo mereceu ganhar.

A ver se surge alguém nos próximos 2 anos que desafie estes dois (não será fácil).

Última edição:
Podes carregar as respostas de smiles que não escondes o óbvio. IMHO, perdeste a noção do ridiculo e da incoêrencia algures por aí, e não é só neste tópico....

2023: 58 vitorias, 9 derrotas e uma desistência

Keep pushing

Sinceramente, ainda eu perco tempo contigo, mas queres falar de coerência? Vamos falar então...

Segundo o que dizes, a Iga é dominadora, tudo certo, mas nos homens já consideras o Djokovic ultrapassado pelos "jovens lobos"... que já não tinha hipótese, etc... etc...

Vamos a ver, Djokovic foi a todas as finais do Grand Slam, ganhou 2 delas, continua a vencer os "jovens lobos", então onde está a tua coerência em relação a isto?

Como não gramas o sérvio, a tua perspicácia para o seu domínio dele não existe, mas para a polaca e os jovens lobos já...

Enfim, da tua coerência percebo eu, se não vestirem a mesma camisola que tu és incapaz de dar a mão à palmatória! Conheço gente dessa como tu a milhas...

Não me querendo armar, mas já armando 😁 (frequentei um curso que abordou esta temática na FPT).

O ténis feminino tem especificidades sui generis, isto é, são mais sensíveis a questões ambientais que o Homem.

Lidam por vezes com alterações hormonais, muitas vezes no decorrer do mesmo jogo.

Pelo que é normal num ano haver flutuações ao nível do ranking. Uma Serena ou a tal polaca são exceções à regra, é-lhes muito difícil durante o ano todo estarem emocionalmente e fisicamente estáveis.

Posto isto, essa parte da formação do ténis (sim, há cursos específicos só para estudo sobre ténis feminino) nunca me interessou a fundo porque eu pessoalmente não conseguiria ser treinador de uma :).
Confesso que raramente acompanho um jogo inteiro feminino por estar habituado a ver alta intensidade e melhor qualidade do ténis masculino.

Mas não me aponho a que ganhem o mesmo nos torneios, é uma luta sobre a qual não entro. Entendo que haja variáveis que condicionam, é inegável que o ténis masculino tem mais adeptos seja no estádio ou na TV.

Falando de ténis, deitei-me depois das 2h, vi o 3º set Alcaraz - Djokovic e foi um dos melhores de sempre (imo).

Estava muuuuito calor, salvo raras excepções, o encontro foi sempre muito bem jogado por ambos.

A ver se surge alguém nos próximos 2 anos que desafie estes dois (não será fácil).

Claramente!

Esta perspectiva que deixaste aqui sobre o handicap para o rendimento das mulheres com os ciclos menstruais é unanimamente reconhecido no circuito do tenis. Treinei com centenas de jogadoras em 45 anos de tenis, e ainda hoje treino.

Quem conhece os meandros do ténis por dentro, sabe que é assim,

Sinceramente, ainda eu perco tempo contigo, mas queres falar de coerência? Vamos falar então...

Segundo o que dizes, a Iga é dominadora, tudo certo, mas nos homens já consideras o Djokovic ultrapassado pelos "jovens lobos"... que já não tinha hipótese, etc... etc...

Vamos a ver, Djokovic foi a todas as finais do Grand Slam, ganhou 2 delas, continua a vencer os "jovens lobos", então onde está a tua coerência em relação a isto?

Como não gramas o sérvio, a tua perspicácia para o seu domínio dele não existe, mas para a polaca e os jovens lobos já...

Enfim, da tua coerência percebo eu, se não vestirem a mesma camisola que tu és incapaz de dar a mão à palmatória! Conheço gente dessa como tu a milhas...

Game over Diamondplus. :(

Neste mesmo tópico há uns tempos atrás disse-te que há linhas vermelhas que não tolero. Voltaste a pisá-las

Se fores minimamente inteligente percebes o que te estou a dizer

Sim, e ainda o mais caricato são aquelas que tanto aparecem como desaparecem, estou a falar de um grande feito e basicamente é isso.

Caso da Raducanu por exemplo.

No sector feminino há coisas muito estranhas, caso da Muguruza também, há exemplos para tudo.

Game over Diamondplus. :(

Neste mesmo tópico há uns tempos atrás disse-te que há linhas vermelhas que não tolero. Voltaste a pisá-las

Se fores minimamente inteligente percebes o que te estou a dizer

"Linhas vermelhas que não tolero", as minhas abordagens contigo até são muito leves, depois do que me fizeste no tópico da F1 há uns tempos, foste mesmo baixo.

Voltar
Superior