O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Achei está final muito fraca, fiquei com a impressão que já não vejo daquela lá finais imperdíveis há algum tempo.
Depois do jogo fiquei a ver alguns pontos de Sampras vs Agassi.
Hoje estive a ver que os jogadores se queixam que as bolas estão muito lentas, o que prejudica a qualidade de jogo.

O Zverev queixa-se bastante, diz que mudaram a borracha e as bolas perdem pressão.

https://youtu.be/P2yQzmgkptE?si=rmQ9I0P6OKCscSgN

Nesta altura o Sinner não dá hipóteses em hardcourt, o único jogador que vi consistentemente a este nível nesta superfície era o Djokovic no seu auge porque até o Federer tinha mais altos e baixos.

Os torneios mais interessantes deverão ser Roland Garros e Wimbledon, saber se o Alcaraz conseguirá defender os seus dois títulos mas se o Sinner não for suspenso até acho provável ele conseguir vencer um desses dois nunca esquecendo o Djokovic, sobretudo em Wimbledon e o Zverev, sobretudo em RG.

Sinner é grande jogador, mas é preciso cuidado quando se compara com um RF, a competição era outra ( depois de 2007-2008).. o talento actualmente é muito menor.

Achei está final muito fraca, fiquei com a impressão que já não vejo daquela lá finais imperdíveis há algum tempo.
Depois do jogo fiquei a ver alguns pontos de Sampras vs Agassi.
Hoje estive a ver que os jogadores se queixam que as bolas estão muito lentas, o que prejudica a qualidade de jogo.

O Zverev queixa-se bastante, diz que mudaram a borracha e as bolas perdem pressão.

https://youtu.be/P2yQzmgkptE?si=rmQ9I0P6OKCscSgN

Repara, sem Djokovic e Alcaraz, Sinner ficou com o bolo todo só para ele! [:D]

Os restantes só num dia mau dos primeiros, poderão ganhar um GS a Sinner ou Alcaraz...

Btw, hoje estreou na Prime um documentário sobre Sinner, revi a vitória dele sobre Djokovic o ano passado no AO em 5 sets.
Fabuloso jogo!

Última edição:
Sinner é grande jogador, mas é preciso cuidado quando se compara com um RF, a competição era outra ( depois de 2007-2008).. o talento actualmente é muito menor.

Eu durante a primeira semana do AO fiz questão de frisar o fraco nível tenístico que temos tido nos últimos anos, tendo 2022 sido o auge disto já que o Djokovic não pôde jogar os dois GS de hardcourt, agora durante boa parte da década de 2000 tivemos algo parecido o que permitiu ao Federer conquistar títulos uns atrás dos outros, aliás basta ver que 12 dos 20 GS dele foram ganhos até ao final de 2007 ou seja ainda antes do Djokovic ter ganho o seu primeiro GS e do Nadal ter ganho o seu primeiro GS fora da terra batida. E eu digo isto sendo o Federer o meu favorito dos big3 mas tenho de reconhecer que não tinha a consistência de um Djokovic, ou até de um Nadal no seu auge e o Sinner pelo menos nos hardcourts também está a mostrar essa consistência.

Última edição:
Eu durante a primeira semana do AO fiz questão de frisar o fraco nível tenístico que temos tido nos últimos anos, tendo 2022 sido o auge disto já que o Djokovic não pôde jogar os dois GS de hardcourt, agora durante boa parte da década de 2000 tivemos algo parecido o que permitiu ao Federer conquistar títulos uns atrás dos outros, aliás basta ver que 12 dos 20 GS dele foram ganhos até ao final de 2007 ou seja ainda antes do Djokovic ter ganho o seu primeiro GS e do Nadal ter ganho o seu primeiro GS fora da terra batida. E eu digo isto sendo o Federer o meu favorito dos big3 mas tenho de reconhecer que não tinha a consistência de um Djokovic, ou até de um Nadal no seu auge e o Sinner pelo menos nos hardcourts também está a mostrar essa consistência.

O Federer enfrentou um nivel mais baixo que o Nadal ou Djokovic porque eles jogaram os 3 em simultâneo, mas o nivel acho que era melhor que agora ainda assim, tinhas um Nalbandian, Safin, Hewitt ou Rodick, os dois primeiros talentos brutais, os segundos nem tanto mas grandes competidores.

A malta olha muito para as finais ganhas... mas e o resto?

Presenças em meias-finais (aqui o Federer quando se aposentou estava na 1ª posição):
  1. Novak Djokovic: 48
  2. Roger Federer: 46
  3. Rafael Nadal: 38
  4. Jimmy Connors: 31
  5. Ivan Lendl: 28
Presenças em finais:
  1. Novak Djokovic: 37
  2. Roger Federer: 31
  3. Rafael Nadal: 30
  4. Ivan Lendl: 19
  5. Pete Sampras: 18
E em relação ao jogo praticado actualmente, para mim o Sinner e o Alcaraz não vingavam no tempo áureo dos Big 3, e nem no melhor tempo do Pete Sampras, basta ir ver o jogo praticado pelo norte-americano.
​​

Diamondplus não vejo onde é que essa estatística ponha em causa o meu argumento, o Federer jogou durante mais tempo contra jogadores mais fracos do que o Nadal e o Djokovic por isso é natural que tenha tido imensas presenças em finais e meias-finais de GS até porque é inegavelmente um dos melhores de sempre. Eu também não argumentei nada em relação ao Alcaraz, já que acho que apenas na relva podia ser competitivo contra os big3 e mesmo aí acredito que perdesse a maior parte das vezes contra Federer, Djokovic e já que falastes nele, o Sampras. Em relação ao Sinner, seria com certeza batido na relva e em terra batida mas nos hardcourts mantenho a minha opinião que apenas um Djokovic no seu auge iria batê-lo a maior parte das vezes, não é por acaso que há muitos ex-tenistas dizem que ele é um Djokovic com mais potência do fundo do court ainda que não o considere ainda tão bom noutras pancadas e tão forte mentalmente.

carloscolin o Nalbandian foi o típico caso de muito talento e pouca cabeça, podia ter tido uma carreira bem melhor, o Safin era um muito bom daí ter ganho GS mas não vejo que fosse muito diferente dum Zverev, o Hewitt era um tipo talentoso e combativo sem dúvida mas sem uma grande arma a não ser talvez a esquerda, não o vejo mesmo a ganhar mais do que dois GS nesta era e quanto ao meu favorito da altura, Roddick, aquela final de Wimbledon 2009 continua a pairar na minha memória mas apesar de ter um enorme serviço e uma boa direita, era relativamente limitado e mentalmente não era o jogador mais forte sobretudo quando enfrentava o Federer. Já quanto à era dos big3, o que fez esse período de 2008 a 2019 tão bom, não foi simplesmente teres os três melhores de sempre em simultâneo foi também termos outros jogadores de grande nível, Murray, Wawrinka, Berdych, Del Potro (infelizmente passou a maior parte do tempo lesionado) e de vez em quando ainda tinhas um Isner ou um Raonic a servirem a um nível absurdo.

O Alcaraz poderá chegar a essa idade com mais do que qualquer outro jogador visto já ter 4 aos 21 anos.

Entretanto o Sinner foi banido por 3 meses. Irá perder 2 Masters em hardcourt e 2 em terra batida mas poderá regressar em Roma e jogar todos os Grand Slams este ano.

Entretanto o Sinner foi banido por 3 meses. Irá perder 2 Masters em hardcourt e 2 em terra batida mas poderá regressar em Roma e jogar todos os Grand Slams este ano.

Sim, e estará em RG

É sempre muito subjectivo opinar sobre este assunto do dopping, sem conhecimento de causa e apenas com os dados que vieram a publico mas .....

"0,000009876543212" encontrados, não por toma, mas por absorção via aplicação de uma pomada, faz-me pensar num "win-win" acordado para a AMA ficar com a autoridade "reforçada", e Sinner não levar isto para fora do desporto

Será que o homem está a ficar velho para o ténis!

Eu vi um bocado deste jogo, o adversário jogou muito e o Djokovic fez alguns erros! Por vezes existem maus dias no escritório.

Desconfio que o sérvio ainda vai ganhar uns torneios...

Claro que sim, mas os indicadores estão aí, derrota precoce nos ultimos 3 ATP´s, lesões, motivação, familia. Ganhou tudo ou quase tudo o que havia para ganhar, e julgo que ele não tem mindset para digerir derrotas consecutivas....

Será que o homem está a ficar velho para o ténis!

Eu vi um bocado deste jogo, o adversário jogou muito e o Djokovic fez alguns erros! Por vezes existem maus dias no escritório.

Desconfio que o sérvio ainda vai ganhar uns torneios...

Quando se é fanboy e espectador de secretária só pode dar asneira... 😆

Ainda a meio de Janeiro (deste ano de 2025...) o Djokovic eliminou o Alcaraz no AO, estando lesionado... desistindo depois frente ao Zverev na meia final.

Vê-se claramente que o sérvio está ainda sem ritmo, para além de regressar de lesão, ainda por cima apanhou antes deste torneio logo um Berrettini (nunca tinha perdido frente ao italiano) e depois agora neste em Indian Wells o B. van de Zandschulp, que não é nenhum coxo, que eu saiba...

Sem ritmo, vindo de lesão, e apanha logo 2 fortes oponentes logo na primeira ronda, não vejo nada de extraordinário ter perdido e já lhe querem fazer o funeral... enfim...

Voltar
Superior