O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Vi à pouco o final da partida na sporttv.

A Brito do que vi fez um jogão! Fez provavelmente a sua melhor partida enquanto sénior. Hoje ultrapassou tudo aquilo que tem falhado noutros jogos, principalmente a nível psicológico.
O ponto do match point é revelador do que foi o jogo dela hoje, noutra qualquer altura tinha perdido, que mais não fosse cometia dupla falta e lá se ia a partida!

A Brito do que fui acompanhando acho que vale ou podia valer bem mais que aquilo que tem mostrado isto falando de jogo jogado, falta-lhe é consistência no jogo, teve uma gestão de carreira desastrosa quiseram fazer dela aos 14 anos uma jogadora de 20! E em minha opinião acabou por pagar bem caro isso, os palcos prometidos como o de hoje quase não existiram enquanto sénior. Quando devia andar a jogar com o pessoal da idade dela e a tentar evoluir ganhando jogos e uma mentalidade ganhadora andava a fazer qualifyings e a perder torneios após torneios, fazia um jogo e ia para o torneio seguinte onde fazia mais um e partia para outro.

Ainda tem 20 anos, esperemos que lhe traga alguma motivação mais para o futuro.

Provavelmente depois de jogar fantasticamente hoje no próximo jogo contra a 103 do mundo comete 20 duplas faltas e 30 erros infantis e perde!

Foi sem duvida o jogo da vida dela, 13 winners e 9 erros não forçados contra a Masha, mas mais que isso conseguiu bater a Masha em potencia isso é que é extraordinário..

Quanto a gestão de carreira é verdade, tem muita mania que contribui para não fazer mais resultados.. em todo o caso acho que não tem potencial para muito mais do que andar dentro do top 100 se der, porque simplesmente não tem nenhuma pancada que faça a diferença.

Quanto ao próximo jogo, a italiana vem de uma excelente vitoria também, elas já se defrontaram no US em 2011, brito perdeu no tie break do 3 set.. e fez 12 duplas faltas. Oxalá ganhe em termos monetários também era muito importante .

Jogo inesperadamente bem mais complicado hoje... Primeiro set para a Italiana e já está em desvantagem no segundo.

Falta-lhe claramente trabalho a nível mental, o que é normal numa jogadora com 20 anos. Ter começado a participar em torneios seniores quando ainda devia estar num misto de diversão/aprendizagem não ajudou neste aspecto, na minha opinião.
Devia levar o encontro de uma forma bem mais descontraída e aproveitar o momento de estar pela primeira vez na terceira ronda de um grande torneio.
Pelo contrário, parece que tem a pressão do mundo inteiro sobre os ombros, como se fosse uma tenista de top com a "obrigação de vencer".
Pode ser que a interrupção devido à chuva a faça repensar um pouco na abordagem ao jogo.
No encontro com a Sharapova sentiu-se verdadeiramente uma outsider e isso foi determinante para sacudir a pressão e mostrar o talento que tem.

Os comentadores da ESPN estão precisamente a fazer referencia a este aspecto, dizendo que é preciso que lhe seja explicado que não tem que ganhar um Grand Slam aos 20,21,22 anos...
A seu tempo, se isso tiver que acontecer, acontecerá.

Ps: Já agora, se houver por aqui pessoal que pratique ténis na zona de Lisboa (Oriente, Alverca, Vila Franca de Xira) e que queira combinar uns jogos envie PM.
Não sou profissional nem iniciante, algo intermédio :P

Última edição:
Não encontro nenhum stream com o jogo. Já acabou?

Já vi o teu post tarde! O encontro foi interrompido devido à chuva e recomeçou por volta das 7:35

Acabou à pouco com a derrota da Michelle. Entrou muito mal no recomeço do jogo e assim se manteve até ao fim do set, tendo falhado muitas bolas "fáceis", o que afectou ainda mais a componente animica.
Precisa mesmo de melhorar este aspecto por forma a encontrar ali uma postura média, nem 8 nem 80, como aconteceu.
Quanto a Knapp fez um jogo inteligente, soube aproveitar bem os seus serviços e procurou sempre dar profundidade ás bolas, o que obrigou a Portuguesa a correr bastante e deixar muita bolas na rede.

Já vi o teu post tarde! O encontro foi interrompido devido à chuva e recomeçou por volta das 7:35

Acabou à pouco com a derrota da Michelle. Entrou muito mal no recomeço do jogo e assim se manteve até ao fim do set, tendo falhado muitas bolas "fáceis", o que afectou ainda mais a componente animica.
Precisa mesmo de melhorar este aspecto por forma a encontrar ali uma postura média, nem 8 nem 80, como aconteceu.
Quanto a Knapp fez um jogo inteligente, soube aproveitar bem os seus serviços e procurou sempre dar profundidade ás bolas, o que obrigou a Portuguesa a correr bastante e deixar muita bolas na rede.

O modo de jogar da italiana era muito cínico. Ganhou muitos pontos com ás e às vezes em troca de bolas lentas que não pareciam produzir perigo para a Michelle, aplicava alterações de velocidade, em que ganhava logo aí o ponto.

Eu gosto da raça da Michelle, na maneira que se aplica no jogo. Porém, nem todos os jogos são para isso. E este era um jogo, até pela maneira de jogar da italiana, que pedia mais cabeça e menos coração. Para não falar do desgaste mental que leva se abordar todos os jogos assim.

Última edição:
A michele fez um jogo do outro mundo contra a sharapova as bolas foram todas dentro, foi mesmo incrível foi uma coisa que acontece 1 vez na vida... hoje já esteve ao nível normal, ela tem uma jogo muito pouco variado bate "com toda a força" dias bons dá para ganhar as jogadoras do nivel dela top 80-120, dias maus mete tudo fora.

Depois claro todo o que se gerou á volta dela não ajudou, entrevistas etc.

Por falar nisso é curioso que há uns anos a rainha foi ao torneio e vários jogadores puderam cumprimenta-la numa cerimonia, e houve um que não foi lá porque isso afectava o seu planeamento e concentração competitiva.

A michele fez um jogo do outro mundo contra a sharapova as bolas foram todas dentro, foi mesmo incrível foi uma coisa que acontece 1 vez na vida... hoje já esteve ao nível normal, ela tem uma jogo muito pouco variado bate "com toda a força" dias bons dá para ganhar as jogadoras do nivel dela top 80-120, dias maus mete tudo fora.

Depois claro todo o que se gerou á volta dela não ajudou, entrevistas etc.

Por falar nisso é curioso que há uns anos a rainha foi ao torneio e vários jogadores puderam cumprimenta-la numa cerimonia, e houve um que não foi lá porque isso afectava o seu planeamento e concentração competitiva.

Tenho uma opinião muito semelhante, esta tambem não foi a Michele normal, porque alguem lhe deve ter dito que "esta era uma oportunidade de ouro", e quem joga ténis sabe como isto funciona ao contrário, pois hoje estava inconsistente e cometeu muitos erros não forçados, a Michele vale mais que isto.

Depois, a italiana para alem de um serviço fabuloso, tem mais 6 anos de experiencia, o que em termos de inteligencia emocional é uma vantagem enorme sobre uma jogadora de 20 anos e com a pressão que a Michele tem em cima.

No entanto é importante verificar que no fundo court a Michele é muito forte, com uma pancada fortissima quer de direita quer de esquerda, e tem apenas 20 Anos!!!

Quando alguém está tão consistente no saque fica difícil.

A Michelle sempre ia pressionada a sacar, enquanto a italiana por conta dos bons saques ia mais sossegada.
Ainda naquele break no 5-4 achei que a Michelle ia tomar conta do jogo.

Já tinha ouvido falar dela quando surgiu por conta da polêmica dos gritos mas ela acabou tendo uma queda de rendimento e "sumiu"
Espero que volte a jogar bem e a subir no ranking.

Ganhou um fã aqui no Brasil apr:) (gostei da garra que mostrou nos 2 jogos) e virou notícia em vários sites de esportes por aqui.

Tenho uma opinião muito semelhante, esta tambem não foi a Michele normal, porque alguem lhe deve ter dito que "esta era uma oportunidade de ouro", e quem joga ténis sabe como isto funciona ao contrário, pois hoje estava inconsistente e cometeu muitos erros não forçados, a Michele vale mais que isto.

Depois, a italiana para alem de um serviço fabuloso, tem mais 6 anos de experiencia, o que em termos de inteligencia emocional é uma vantagem enorme sobre uma jogadora de 20 anos e com a pressão que a Michele tem em cima.

No entanto é importante verificar que no fundo court a Michele é muito forte, com uma pancada fortissima quer de direita quer de esquerda, e tem apenas 20 Anos!!!

É isto... A rapariga hoje jogou com as mãos e os pés atados. Se o que se viu contra a Sharapova foi uma jogadora tremendamente agressiva e a disputar todas as bolas com confiança, hoje foi precisamente o contrário.

De repente estou a lembrar-me daquela subida à rede, em que com a Knapp completamente fora do court, não consegue fazer o ponto.

Não estou a par das das competências do pai como treinador, mas se calhar seria uma boa altura de mudar para alguém com mais experiência, sobretudo a nivél psicológico, que lhe pude-se trazer uma nova forma de pensar e abordar o seu jogo.

Estou convicto que num futuro a 3/4 anos ainda nos poderá trazer algumas boas alegrias :)

Entramos na segunda semana com jogos muito interessantes, acho que vai ser um dia bom para os dogs.. acho que Tomic, Seppi, Laura Robson, Puig podem fazer uma surpresa amanha.

Voltar
Superior