O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Está a 4 GS de Federer mas eu já o considero o melhor, e acho que vai bater esse record de GS, em todo o caso são os 2 maiores quanto a mim.

Federer apareceu a competir num espaço onde não havia um rival há altura dele, como antes havia Agassi para Sampras até 2002 +-, e a partir de 2008 apareceu Nadal e 2010 Djokovic. Federer ganhou finais de GS a jogadores como Philoppoussis, bagdatis F. Goznalez ou a um nivel superior mas ainda longe de serem grandes rivais, Hewitt Safin Roddick..

E depois há o confronto directo que é esmagador, 6-2 em finais do GS...

Está a 4 GS de Federer mas eu já o considero o melhor, e acho que vai bater esse record de GS, em todo o caso são os 2 maiores quanto a mim.

Federer apareceu a competir num espaço onde não havia um rival há altura dele, como antes havia Agassi para Sampras até 2002 +-, e a partir de 2008 apareceu Nadal e 2010 Djokovic. Federer ganhou finais de GS a jogadores como Philoppoussis, bagdatis F. Goznalez ou a um nivel superior mas ainda longe de serem grandes rivais, Hewitt Safin Roddick..

E depois há o confronto directo que é esmagador, 6-2 em finais do GS...

Isso é tudo verdade, porém o Federer é o único que me é capaz de deixar acordado até de madrugada só para o ver jogar. É um misto de ténis com poesia.
Ganhar mais não significa ser melhor para mim. [;)]

Isso é tudo verdade, porém o Federer é o único que me é capaz de deixar acordado até de madrugada só para o ver jogar. É um misto de ténis com poesia.
X2 , ver o Federer jogar é como ver arte no desporto, assim como também era com o P. Sampras, para mim o melhor de sempre. O Nadal tem ganho o meu respeito pela força de vontade e resistência às lesões e ultimamente tem jogado um ténis mais atractivo, até pode vir a ser o tenista mais ganhador de sempre, mas o melhor...

Federer é um estilo clássico, uma técnica mais bonita, tem muita classe é o único jogador do mundo que consegue jogar em clay sem sujar as meias.. Nadal é um animal de competição sempre em busca de soluções para ganhar, domingo ganha Roland Garros na segunda de manha está a treinar em Londres na relva.

O tenis é um desporto individual, quando se colocam 2 jogadores frente a frente e um ganha muito mais vezes que outro acho que é significativo.

Federer é um estilo clássico, uma técnica mais bonita, tem muita classe é o único jogador do mundo que consegue jogar em clay sem sujar as meias.. Nadal é um animal de competição sempre em busca de soluções para ganhar, domingo ganha Roland Garros na segunda de manha está a treinar em Londres na relva.

O tenis é um desporto individual, quando se colocam 2 jogadores frente a frente e um ganha muito mais vezes que outro acho que é significativo.

Claro e não me custa nada admitir que o Nadal é melhor porque como não sou amigo deles não tomo partidos [:D]
Mas do ponto de vista estético prefiro ver o jogo de uns 10 jogadores do circuito antes de ver do Nadal, podes-me chamar maluco mas sou capaz de preferir ver um Stepanek-Mahut antes de ver o Nadal a jogar com um gajo qualquer (quem diz o Nadal diz outros jogadores do mesmo estilo, não tenho nada contra o moço)

Nadal é uma máquina de jogar ténis, um poço de força e vontade... Federer um virtuoso... Dito isto, pessoalmente nunca gostei do Federer, e sempre preferi o Nadal... Por vários motivos, alguns deles já explicitados aqui... Federer nunca teve, durante muito tempo, real oposição, pois apanhou Sampras no fim da linha e os jogadores da sua geração não tinham a qualidade média que hoje têm... Nadal criou-se no meio do domínio absoluto de Federer, soube impor-se ainda bem no auge da carreira do suíço e ultrapassou-o claramente no mano a mano... Além disso, prefiro o estilo de jogo de Nadal...
A rivalidade entre ambos fica para história, bem como alguns dos jogos entre eles, especialmente a final de Wimbledon de 2008,que foi o melhor jogo de ténis que jamais vi, e com o qual vibrei mais que com jogos do Benfica... Espero que ambos continuem no activo muito tempo, embora Federer esteja já no crepúsculo da sua carreira... Nadal, sem mais sustos físicos, tem todas as condições para ser o melhor da história e bater os 17 slams do suíço, e cá espero estar para o aplaudir...
Edit: quis referir-me à épica final de 2008 e não 2009...

Última edição:
Claro e não me custa nada admitir que o Nadal é melhor porque como não sou amigo deles não tomo partidos [:D]
Mas do ponto de vista estético prefiro ver o jogo de uns 10 jogadores do circuito antes de ver do Nadal, podes-me chamar maluco mas sou capaz de preferir ver um Stepanek-Mahut antes de ver o Nadal a jogar com um gajo qualquer (quem diz o Nadal diz outros jogadores do mesmo estilo, não tenho nada contra o moço)

claro, isto cada um gosta do que gosta... o serviço vólei do jogo que colocaste acima é um tipo de jogo que não me cativa particularmente (e do mahut Stepanek de resto), alias essa final foi algo incaracterística do ponto de visto do Federer, que nesse jogo fez SV como nunca sendo que a relva na altura era também mais propicia a esse jogo, acho que a final de 2008 é incomparavelmente melhor.

Edit: Mas já agora eu não vejo o tenis como o futebol, acho que o Nadal é melhor mas tiro o mesmo prazer a ver ambos..

Última edição:
Julgo que o ferrer, e o mrphillip resumiram muito bem as diferenças entre Federer e Nadal, a forma e o percurso trilhado de cada um até ao topo, e estou plenamente de acordo com a opinião de ambos.

Não sou adepto de comparações de gerações, mas Lendl, MacEnroe, Sampras, Villander e outros campeões de há 15/20 anos atrás não tinham a perfeição técnica de Federer ou Djokovic, nem a determinação, força e agilidade de pés de Nadal, nem o ténis era tão rápido e tão exigente fisicamente, vejam por exemplo a violencia da pancada de fundo de corte, ou a velocidade dos serviços. No entanto acho que o Nadal trouxe o nivel para um patamar ainda mais elevado.

João Sousa acabou de Bater, David Ferrer nº4, talvez a maior vitoria do tenis Português, grande grande vitoria do João, espero que a CS dê o devido destaque ao João.

João Sousa acabou de Bater, David Ferrer nº4, talvez a maior vitoria do tenis Português, grande grande vitoria do João, espero que a CS dê o devido destaque ao João.

Estava a ver que ia vacilar no fim. Depois de ter feito break no 5-4 sofreu também ele break.
E mesmo no tie-break com 6-5... Segurou o ponto e foi ganhar.
Espectacular vitória para o ténis português!

Estava a ver que ia vacilar no fim. Depois de ter feito break no 5-4 sofreu também ele break.
E mesmo no tie-break com 6-5... Segurou o ponto e foi ganhar.
Espectacular vitória para o ténis português!

esteve a perder 6-4 no tie break, isso ainda dá mais valor a esta vitoria, muito forte mentalmente o João.

esteve a perder 6-4 no tie break, isso ainda dá mais valor a esta vitoria, muito forte mentalmente o João.

Isso está no site do ATP mas está errado. Esteve 6-5 com o Ferrer a servir.

Edit: Fui confirmar e parece que esteve mesmo 6-4. Tinha quase a certeza que vi o jogo em 5-5 mas como está a internet toda contra mim... :D

Última edição:
Voltar
Superior