O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

Lol por ser para ti vou puxar dos galões.

Tenho o nível 2 do curso de treinador. Tu é que não entendes nada de ténis provavelmente.

Mas, como tens muitos anos d fórum vou dar umas dicas.

A esquerda em slice do Federer é boa, mas que faz mais sentido na relva. Daí ele dar-se bem nessa superfície.
Na backhand batida, falta-lhe a força que tem o wawrinka ou o spin do Nadal ou ainda a esquerda paralela do Djokovic.

Basta ver um jogo dele para se entender as dificuldades dele quando pressionado na esquerda. Em todo o caso, sou um fan dele e espero que ganhe mais um Wimbledon.

Lol por ser para ti vou puxar dos galões.

Tenho o nível 2 do curso de treinador. Tu é que não entendes nada de ténis provavelmente.

Mas, como tens muitos anos d fórum vou dar umas dicas.

A esquerda em slice do Federer é boa, mas que faz mais sentido na relva. Daí ele dar-se bem nessa superfície.
Na backhand batida, falta-lhe a força que tem o wawrinka ou o spin do Nadal ou ainda a esquerda paralela do Djokovic.

Basta ver um jogo dele para se entender as dificuldades dele quando pressionado na esquerda. Em todo o caso, sou um fan dele e espero que ganhe mais um Wimbledon.

Que interessa o curso de treinador? O que não falta são treinadores bem mais avançados que percebem puto do que estão a fazer. Podia-te dizer que joguei a um nível bastante elevado durante vários anos e dizer-te o currículo que tenho, mas o simples facto de dizeres que o melhor jogador de todos os tempos tem uma esquerda mediana diz bem o pouco que percebes de ténis. E por mim, a conversa está terminada a este respeito.

zzcreative, nos tempos áureos do Federer o Nadal era capaz de passar o jogo todo a mandar-lhe bolas para a esquerda, e nem por isso com bons resultados, o Federer ganhava na mesma.

Pode não ter uma esquerda muito forte em potência mas tem tanta técnica como a direita. Mas é normal, o Federer não é um jogador feito no ginásio, é classe pura de quem conhece o court desde que nasceu. Dificilmente aparecerá um jogador desta nova geração com o estilo de jogo dele [s)]

Tem um jogo super completo, sem pontos fracos.. Um pouco como o Djokovic.

O Federer tem uma esquerda mediana e o Nadal idem.. Prevejo uma final em Wimbledon entre os dois de novo.

Para quem joga ténis e conhece bem a modalidade, deves compreender que uma afirmação destas tem logo uma legião de contestatários.[;)]

Todos nós temos preferências por este ou aquele jogador, por este ou aquele ponto forte do Nadal, ou do Wawrinka ou do Federer, por isso estas discussões são sempre subjectivas, pelo que o melhor é apoiá-las em factos.

E os factos são estes; segundo a imprensa especializada e as estatísticas, Federer é o mais completo e tecnicamente perfeito, de sempre, Nadal o mais forte e combativo de sempre na terra, e Djokovic o mais completo e consistente de sempre em qualquer piso, e talvez ( agora digo eu) o mais "forte" na mente.

Quando Nadal chegou, começou a empurrar o domínio de Federer para fora dos courts, depois chegou Djokovic e fez o mesmo a Nadal, são os ciclos normais de qualquer modalidade.

Murray, é um top 5 e não passará disso, Wawrinka já chega tarde, é um excelente e poderoso jogador, mas dificilmente derrotará Djokovic consistentemente. Na minha opinião Djokovic, é o mais forte actualmente

Ser jogador de ténis recente, veterano, ou treinador pouco acrescenta a uma discussão sobre ténis, quando se fala de preferências de jogadores! [:D][:p]

Federer–Nadal (10V–23V)

[TABLE="class: sortable wikitable jquery-tablesorter"]
[TR]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]No.[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Year[/TH]
[TH="class: headerSort"]Tournament[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Surface[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Round[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Winner[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Score[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Length (H:MM)[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Sets[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Federer[/TH]
[TH="class: headerSort, bgcolor: #F2F2F2, align: center"]Nadal[/TH]
[/TR]
[TR="bgcolor: #E9E9E9"]
[TD]1.[/TD]
[TD]2004[/TD]
[TD]Miami[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]R32[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–3, 6–3[/TD]
[TD]1:10[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]0[/TD]
[TD]1[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]2.[/TD]
[TD]2005[/TD]
[TD]Miami[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]2–6, 6–7[SUP](4–7)[/SUP], 7–6[SUP](7–5)[/SUP], 6–3, 6–1[/TD]
[TD]3:43[/TD]
[TD]5/5[/TD]
[TD]1[/TD]
[TD]1[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]3.[/TD]
[TD]2005[/TD]
[TD]Roland Garros[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–3, 4–6, 6–4, 6–3[/TD]
[TD]2:47[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]1[/TD]
[TD]2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]4.[/TD]
[TD]2006[/TD]
[TD]Dubai[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]2–6, 6–4, 6–4[/TD]
[TD]1:53[/TD]
[TD]3/3[/TD]
[TD]1[/TD]
[TD]3[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]5.[/TD]
[TD]2006[/TD]
[TD]Monte Carlo[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–2, 6–7[SUP](2–7)[/SUP], 6–3, 7–6[SUP](7–5)[/SUP][/TD]
[TD]3:50[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]1[/TD]
[TD]4[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]6.[/TD]
[TD]2006[/TD]
[TD]Rome[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–7[SUP](0–7)[/SUP], 7–6[SUP](7–5)[/SUP], 6–4, 2–6, 7–6[SUP](7–5)[/SUP][/TD]
[TD]5:05[/TD]
[TD]5/5[/TD]
[TD]1[/TD]
[TD]5[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]7.[/TD]
[TD]2006[/TD]
[TD]Roland Garros[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]1–6, 6–1, 6–4, 7–6[SUP](7–4)[/SUP][/TD]
[TD]3:02[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]1[/TD]
[TD]6[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]8.[/TD]
[TD]2006[/TD]
[TD]Wimbledon[/TD]
[TD]Grass[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–0, 7–6[SUP](7–5)[/SUP], 6–7[SUP](2–7)[/SUP], 6–3[/TD]
[TD]2:58[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]2[/TD]
[TD]6[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]9.[/TD]
[TD]2006[/TD]
[TD]Tennis Masters Cup[/TD]
[TD]Hard (i)[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–4, 7–5[/TD]
[TD]1:53[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]3[/TD]
[TD]6[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]10.[/TD]
[TD]2007[/TD]
[TD]Monte Carlo[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–4, 6–4[/TD]
[TD]1:35[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]3[/TD]
[TD]7[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]11.[/TD]
[TD]2007[/TD]
[TD]Hamburg[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]2–6, 6–2, 6–0[/TD]
[TD]1:55[/TD]
[TD]3/3[/TD]
[TD]4[/TD]
[TD]7[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]12.[/TD]
[TD]2007[/TD]
[TD]Roland Garros[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–3, 4–6, 6–3, 6–4[/TD]
[TD]3:10[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]4[/TD]
[TD]8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]13.[/TD]
[TD]2007[/TD]
[TD]Wimbledon[/TD]
[TD]Grass[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]7–6[SUP](9–7)[/SUP], 4–6, 7–6[SUP](7–3)[/SUP], 2–6, 6–2[/TD]
[TD]3:45[/TD]
[TD]5/5[/TD]
[TD]5[/TD]
[TD]8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]14.[/TD]
[TD]2007[/TD]
[TD]Tennis Masters Cup[/TD]
[TD]Hard (i)[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–4, 6–1[/TD]
[TD]0:59[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]6[/TD]
[TD]8[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]15.[/TD]
[TD]2008[/TD]
[TD]Monte Carlo[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]7–5, 7–5[/TD]
[TD]1:43[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]6[/TD]
[TD]9[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]16.[/TD]
[TD]2008[/TD]
[TD]Hamburg[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]7–5, 6–7[SUP](3–7)[/SUP], 6–3[/TD]
[TD]2:52[/TD]
[TD]3/3[/TD]
[TD]6[/TD]
[TD]10[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]17.[/TD]
[TD]2008[/TD]
[TD]Roland Garros[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–1, 6–3, 6–0[/TD]
[TD]1:48[/TD]
[TD]3/5[/TD]
[TD]6[/TD]
[TD]11[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]18.[/TD]
[TD]2008[/TD]
[TD]Wimbledon[/TD]
[TD]Grass[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–4, 6–4, 6–7[SUP](5–7)[/SUP], 6–7[SUP](8–10)[/SUP], 9–7[/TD]
[TD]4:48[/TD]
[TD]5/5[/TD]
[TD]6[/TD]
[TD]12[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]19.[/TD]
[TD]2009[/TD]
[TD]Australian Open[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]7–5, 3–6, 7–6[SUP](7–3)[/SUP], 3–6, 6–2[/TD]
[TD]4:23[/TD]
[TD]5/5[/TD]
[TD]6[/TD]
[TD]13[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]20.[/TD]
[TD]2009[/TD]
[TD]Madrid[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–4, 6–4[/TD]
[TD]1:26[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]7[/TD]
[TD]13[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]21.[/TD]
[TD]2010[/TD]
[TD]Madrid[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–4, 7–6[SUP](7–5)[/SUP][/TD]
[TD]2:10[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]7[/TD]
[TD]14[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]22.[/TD]
[TD]2010[/TD]
[TD]ATP World Tour Finals[/TD]
[TD]Hard (i)[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–3, 3–6, 6–1[/TD]
[TD]1:37[/TD]
[TD]3/3[/TD]
[TD]8[/TD]
[TD]14[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]23.[/TD]
[TD]2011[/TD]
[TD]Miami[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–3, 6–2[/TD]
[TD]1:18[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]8[/TD]
[TD]15[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]24.[/TD]
[TD]2011[/TD]
[TD]Madrid[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]5–7, 6–1, 6–3[/TD]
[TD]2:36[/TD]
[TD]3/3[/TD]
[TD]8[/TD]
[TD]16[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]25.[/TD]
[TD]2011[/TD]
[TD]Roland Garros[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]7–5, 7–6[SUP](7–3)[/SUP], 5–7, 6–1[/TD]
[TD]3:40[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]8[/TD]
[TD]17[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]26.[/TD]
[TD]2011[/TD]
[TD]Hard (i)[/TD]
[TD]RR[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–3, 6–0[/TD]
[TD]1:00[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]9[/TD]
[TD]17[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]27.[/TD]
[TD]2012[/TD]
[TD]Australian Open[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–7[SUP](5–7)[/SUP], 6–2, 7–6[SUP](7–5)[/SUP], 6–4[/TD]
[TD]3:42[/TD]
[TD]4/5[/TD]
[TD]9[/TD]
[TD]18[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]28.[/TD]
[TD]2012[/TD]
[TD]Indian Wells[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Federer[/TD]
[TD]6–3, 6–4[/TD]
[TD]1:31[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]10[/TD]
[TD]18[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]29.[/TD]
[TD]2013[/TD]
[TD]Indian Wells[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Quarter-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–4, 6–2[/TD]
[TD]1:24[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]10[/TD]
[TD]19[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]30.[/TD]
[TD]2013[/TD]
[TD]Rome[/TD]
[TD]Clay[/TD]
[TD]Final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]6–1, 6–3[/TD]
[TD]1:08[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]10[/TD]
[TD]20[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]31.[/TD]
[TD]2013[/TD]
[TD]Cincinnati[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Quarter-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]5–7, 6–4, 6–3[/TD]
[TD]2:14[/TD]
[TD]3/3[/TD]
[TD]10[/TD]
[TD]21[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]32.[/TD]
[TD]2013[/TD]
[TD]Hard (i)[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]7–5, 6–3[/TD]
[TD]1:19[/TD]
[TD]2/3[/TD]
[TD]10[/TD]
[TD]22[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]33.[/TD]
[TD]2014[/TD]
[TD]Australian Open[/TD]
[TD]Hard[/TD]
[TD]Semi-final[/TD]
[TD]Nadal[/TD]
[TD]7–6[SUP](7–4)[/SUP], 6–3, 6–3[/TD]
[TD]2:24[/TD]
[TD]3/5[/TD]
[TD]10[/TD]
[TD]23[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
Atenção que prefiro 1000x o Federer ao nadal, mas factos são factos.

E nunca a esquerda do Federer aguenta um tête a tête com a esqerda de um top 5 mundial..

ExpertBoy, jogaste a um nível elevado? [:D] se fores o Nuno Marques, bernardo Mota, Emanuel Couto, Cunha e Silva ou até um André Lopes aí sim...

Ser um top 100 em Portugal n é difícil, eu k o diga [:D]

Yep. Apesar de ter somente 1.65cm a sua superfície favorita é relva.. Foi onde ganhou á sharapova em Wimbledon..

Tem pancadas muito chapadas e como a bola pouco sobe, ela faz muitos winners.. Era bom se passasse pelo menos mais uma ou 2 rondas... Para ver se reentra no top 100!

Tem muito ténis. pena fazer muitas duplas faltas e a "só" ter esquerda cruzada.. [;)]

Falas dos irmãos e pai que estão com ela nos states desde 2008 (acho)?

Por acaso li algo sobre isso. Nem sei se não os sustenta... é pena, tem 22 anos e aos 15 tinha melhor ranking do que agora. Todos esperavam que ela evoluísse mais, mas se ela tiver saúde ainda fica mais 10 anos no circuito e em vez dos 800.000 doláres amealhados até agora, quem sabe não consegue supera os 2M e ajudar a família..

Falas dos irmãos e pai que estão com ela nos states desde 2008 (acho)?

Por acaso li algo sobre isso. Nem sei se não os sustenta... é pena, tem 22 anos e aos 15 tinha melhor ranking do que agora. Todos esperavam que ela evoluísse mais, mas se ela tiver saúde ainda fica mais 10 anos no circuito e em vez dos 800.000 doláres amealhados até agora, quem sabe não consegue supera os 2M e ajudar a família..

O que sempre ouvi e corre nos meandros mais conhecedores do ténis, é que esta miúda nunca conseguiu libertar-se da enorme pressão de saber e sentir que os País venderam tudo em Portugal, e na África do Sul (mãe) quando ela tinha 9 anos e decidiram ir viver para a Flórida e para a Academia do Bollettieri (fábrica de estrelas) com o objectivo bem definido de a transformarem numa Sharapova.

E as coisas até estavam a correr bem, quando em 2007 o Pai decidiu ser ele a treiná-la. A irregularidade vinda dessa enorme pressão tem vindo a sobrepôr-se ao indiscutível talento.

Serão mais as vozes que as nozes? [;)]

Acho que presentemente ela ainda está nessa academia..

n se entende é como ela continua a fazer dezenas de duplas faltas e mantém o mesmo coach [8b]

Se bem que com a ivanovic só fez 2 duplas faltas! daí ter ganho... sendo o serviço a pancada mais importante vê-se a necessidade de ela melhorar esse gesto..

Ela joga hoje com a hantuchova ás 16h [br:)]

Julgo que já não está na Nick Bollettieri Academy. O que se sabe é que houve profundas divergências relacionadas com a orientação do treino.[;)]

Sim, e é hoje o jogo.

Este ano o WImbledon está a ser topppp [:cool:] Pena haver jogadores como o australiano Kyrgios que fazem tristes figuras num torneio onde só deviam jogar senhores! E aquela claque que ele tinha atrás dele a fazer imenso barulho tipo claque de futebol, que degredo, ainda bem que foi eliminado :sh)

Ontem grande jogo entre o Wawrinka e Gasquet, sendo que este último está numa forma espectacular. Aquele smash no fim do francês em suspensão, ao fim de 3 horas de jogo... brutal!

Federer está muito bem e pela 10ª vez consecutiva está numa semi-final de Wimbledon.

Djokovic teve algumas dificuldades com o Anderson (nem sabia quem era este), acho que ficou surpreendido com a eficácia do 1º serviço do adversário que ganhou vários jogos de serviço por 40-0. Apesar disso, o sérvio mantém-se, mas duvido que ganhe, acho que relva não é muito a praia dele. Apostava no Federer ou Murray para ganhar o Wimbledon.

Quem me dera viver em Londres, pagava o que fosse preciso para ver um jogo destes ao vivo [s)]

Última edição:
Este ano o WImbledon está a ser topppp [:cool:] Pena haver jogadores como o australiano Kyrgios que fazem tristes figuras num torneio onde só deviam jogar senhores! E aquela claque que ele tinha atrás dele a fazer imenso barulho tipo claque de futebol, que degredo, ainda bem que foi eliminado :sh)

Ontem grande jogo entre o Wawrinka e Gasquet, sendo que este último está numa forma espectacular. Aquele smash no fim do francês em suspensão, ao fim de 3 horas de jogo... brutal!

Federer está muito bem e pela 10ª vez consecutiva está numa semi-final de Wimbledon.

Djokovic teve algumas dificuldades com o Anderson (nem sabia quem era este), acho que ficou surpreendido com a eficácia do 1º serviço do adversário que ganhou vários jogos de serviço por 40-0. Apesar disso, o sérvio mantém-se, mas duvido que ganhe, acho que relva não é muito a praia dele. Apostava no Federer ou Murray para ganhar o Wimbledon.

Quem me dera viver em Londres, pagava o que fosse preciso para ver um jogo destes ao vivo [s)]

Eu gostava de ver o Federer ganhar pelo menos mais um Grand Slam antes de se reformar

Eu gostava de ver o Federer ganhar pelo menos mais um Grand Slam antes de se reformar
Também eu, e acredito que é possível, está a jogar em grande nível, com a classe do costume e boa intensidade, acho que pelo menos à final deve ir, o Murray só lhe ganha se jogar próximo da perfeição, o que não tem acontecido ultimamente [kiss]

Djokovic já na final. Ganhou 3-0 ao Gasquet num jogo surpreendentemente fácil. O Gasquet cometeu muitos erros não forçados.

Federer... classe pura, está a dar show [br:)] vai ganhando 2-0 ao Murray!

Voltar
Superior