Tu afirmas que ele diz bacoradas, entre vários tipos de médicos e especialidades eu só vejo opiniões bastante positivas, inclusive de neurocitentistas, mas eu só te vejo a criticar, então coloca aqui o teu parecer, que pela tua opinião, deverá ser negativa.
Então na tua opinião, a creatina não deve ser usada porque...
Eu não estou a discutir ou a criticar as tuas opiniões sobre a creatina, estou a discutir e a criticar a tua fonte de informação.
Não é com fontes deste calibre, vendedores da banha da cobra assumidos, que vais conseguir convencer alguém. Basta ter um pouco de bom senso para ver que não podes confiar no que ele diz.
Agora, até um relógio parado dá as horas corretas 2x por dia, por isso existe, realmente, a hipótese de ele estar certo em alguma coisa e, normalmente, os bons aldrabões usam parcialmente a verdade em determinados assuntos de modo a serem mais credíveis.
Agora, pediste a minha opinião, mas como não tenho uma opinião formada, aqui ficam alguns factos retirados da literatura existente sobre o tema em sites fidedignos:
Benefícios:
Está comprovado que aumenta a massa corporal magra, vários estudos apontam resultados práticos neste sentido.
Terá alguns efeitos a nível de desempenho cognitivo, nomeadamente a nível de velocidade de raciocínio lógico (valores de alguns estudos dão aumentos demasiado baixos para serem taxativos e conclusivos, mas demasiado altos para serem ignorados), não tem, no entanto, qualquer benefício para a memória.
Contra-indicações, efeitos adversos e interacções conhecidas:
- Aumento da creatinina sanguínea, com possível comprometimento renal.
- Aumento da irritabilidade e agressividade do utilizador, com variadíssimos casos reportados de associação a casos de violência (doméstica, rodoviária, etc..), que tornam este num dos grandes efeitos adversos da utilização da creatina.
- Desequilíbrios eletrolíticos,
- Inflamação generalizada, com presença de edema
- Interacções com anti-inflamatórios, aumentando a toxicidade de ambos estão frequentemente descritas na literatura.
Por último, mas não menos importante:
- É fator de crescimento exponencial vários tipos de cancro (não os faz aparecer com mais frequência, mas quando estão presentes desenvolvem-se com mais rapidez), bem como fator de iniciação precoce da metastização de todos os tipos de cancro, mas principalmente nos carcinomas e sarcomas
Qualquer um coloca na balança os riscos e benefícios e usa conforme se sente confiante para.