[Sa?de] O Tópico dos Suplementos

Como eu disse anteriormente, há duas realidades aqui, uma deste lado e outra do outro lado do atlântico, eu não vejo incongruências no que eles dizem, parecem estar bem informados.

É estranho porque todos dizem a mesma coisa, não estamos a falar de um caso isolado.

Mas colocando agora esse assunto de parte, e recuperando a parte em que quanto a mim é muito útil saber, a qualidade dos suplementos, porque aí sim, poderá ser perigoso e/ou andar a gastar dinheiro para nada tomando suplementos de certas marcas...

E disso ninguém fala aqui e parece que há uma conivência acerca da marca Prozis, aí sim, banha da cobra, fui agora lá espreitar e meu deus, cada tiro cada melro.

E contra mim falo, porque até há pouco tempo comprava os suplementos lá.

Quando falam que a Creatina pode ter efeitos adversos, acredito que poderá ter, quando não é pura, como me aconteceu uma vez quando decidi experimentar a da Prozis (a normal, não a Creapure), basicamente foi como se tivesse tomado veneno, na altura quando a tomei tive 3 dias com problemas gastrointestinais depois de só ter consumido 10g em 2 dias.

Em relação aos outros suplementos, enfim, é do mais rasca que há, óxido de magnésio, colagénio hidrolisado, glu****to de zinco, etc... desde quando é que esses suplementos vão fazer o que prometem? A biodisponibilidade é baixa, e ali no caso do colagénio hidrolisado, na maior parte dos casos nem funciona, ao contrário do colagénio do tipo 2.

A creatina pura tem efeitos secundários que se podem manifestar ou não e que individuos podem ser mais ou menos susceptiveis a eles. Se adicionares contaminantes obviamente que aumentas a probabilidade de efeitos adversos.

A Prozis joga pelo seguro, mas não teria problemas, na atualidade, a tomar um suplemento deles. tenho a certeza que o que lá está dentro está dentro dos parametros com o que está na embalagem, independentemente de serem os que teoricamente atingem mais ou menos biodisponibilidade.

Já vou com 17 anos consecutivos a tomar creatina, e na minha modesta opinião de "gym bro" é só o melhor suplemento que existe no que toca a aumento muscular, resistência e força. Enquanto continuar a treinar é impensável prescindir da creatina, especialmente agora que vou a caminho dos 52 onde o aumento muscular, o tempo de recuperação, etc..é muito mais difícil.

Benditos suplementos...

Na minha humilde opinião, suplementos que façam sentido para mim são somente os de evidencia A, o resto é apenas resto. Alem do que é preciso fazer atenção aos estudos e quem os encomenda/patrocina.

Atualmente na minha suplementação, consumo, omega3, Whey e creatina.

Como o FZX escreveu, a creatina é o suplemento mais estudado do mercado. No entanto é preciso deixar a nota que a creatina não é toda igual. Eu noto uma diferença na textura e dissolução da Prozis (X-Core) vs optimum nutrition micronizada.

Sobre a Whey, fará sentido para bater metas que não seja possível com a alimentação.

No entanto, não concordo que quem comece agora a praticar atividade física, faça uso imediato de suplementação. Na minha opinião não faz sentido.

Na minha humilde opinião, suplementos que façam sentido para mim são somente os de evidencia A, o resto é apenas resto. Alem do que é preciso fazer atenção aos estudos e quem os encomenda/patrocina.

Atualmente na minha suplementação, consumo, omega3, Whey e creatina.

Como o FZX escreveu, a creatina é o suplemento mais estudado do mercado. No entanto é preciso deixar a nota que a creatina não é toda igual. Eu noto uma diferença na textura e dissolução da Prozis (X-Core) vs optimum nutrition micronizada.

Sobre a Whey, fará sentido para bater metas que não seja possível com a alimentação.

No entanto, não concordo que quem comece agora a praticar atividade física, faça uso imediato de suplementação. Na minha opinião não faz sentido.

O suplemento rei talvez seja o magnésio, nas suas diferentes formas.

O Complexo B também é importante.

Aliás, há medicamentos à venda na forma de magnésio, complexo b, ferro, vitamina c, vitamina d.

Eu até gostava de ver um comparativo entre marcas de suplementos mais conhecidas e os medicamentos, o que faz mais sentido e é mais eficaz.

Na vitamina d, por exemplo temos de um lado 3 comprimidos para tomar 1 a cada mês Vs suplemento habitual que se toma todos os dias mas que associam vitamina d3 + k2.

Já chegou!

Magnésio L-treonato:

ocUxuhq.jpeg

Comprei este livro do António Pedro Mendes, já quase que o li na totalidade, mas pensava que seria mais aprofundado e informativo, já que estamos a falar de alto rendimento desportivo.

É um livro que tem de ser complementado com mais informação, não é uma enciclopédia em que está quase tudo lá.

PTxcI98.jpeg

Há cerca de um ano para cá tenho tido um aumento de dores mas articulações, algumas com tendinite comprovadas (só num ombro tenho três calcificadas).
Estou a caminho dos 50 e a PDI está a tramar o andaime!
Agora só consegui consulta para agosto para iniciar receber o procedimento correto para reverter a situação.
Entretanto, será que os suplementos poderão dar um empurrão? Tenho ouvido falar do colagénio, mas há tanta disparidade de preços e de marcas que nem sei se devo tentar.
Alguma ajuda de quem já passou por isto?

Edit: trabalho com pesos, mas costumo pegar nas cargas corretamente sem exagerar. Acredito que as tendinites sejam por uma dieta desajustada e pela idade.

Tenta fazer uma alimentação anti inflamatória bem restrita, só por aí notas diferença.
Fui investigar esse tipo de dieta e reparei que é basicamente a minha alimentação. Mas se calhar as quantidades é que não são suficientes. Talvez trocando a carne por mais peixe rico em Omega 3

Fui investigar esse tipo de dieta e reparei que é basicamente a minha alimentação. Mas se calhar as quantidades é que não são suficientes. Talvez trocando a carne por mais peixe rico em Omega 3

Mais gordura/glicina.
Gordura animal claro!

As marcas que utilizei foram Now, Life, Swanson e Life-flo.
Life para magnésio L-treonato e complexo B, Now para selénio, vitamina D+K e etc. Swanson para zinco e ashwaganda, para finalizar Life-flo para o iodo.
Como se pode ver os valores subiram e bem, em 8 semanas!
Mas claro que não foi só dos suplementos, fiz e continuo a fazer dieta carnivora restrita e desporto como sempre fiz.
Nunca tinha feito análises de comparação de vitaminas e fiquei satisfeito, pelo menos sei que estas marcas não são scam nenhum.

Back