O Topico tão esperado . . . Nós e a Cerveja

Tá engraçade sim senhor!

0daa8e867592df28c59c06d0f7474445.jpg

Queria agradecer ao Sr Enginheiro, ao Rafa, ao Ronaldo e até ao WC por ter saído do campo e ter permitido os 30% de descontos!! apr:)apr:)

Screen-Shot-2021-06-16-at-10-44-54.png

screen-shot-2021-06-16-104454.TashJ

screen-shot-2021-06-16-104454.TashJ

Aproveitando o dia mais fresco, revisitei aquela que é para mim apr:)a melhor cerveja fabricada na Alemanha.apr:)

É uma weizenbock, uma cerveja forte (8,2%) de trigo. Provavelmente a criadora do estilo, com receita de 1907.

Imaginem o aroma e sabor de uma weizen (Franziskaner, Paulaner, Schneider, Weihenstephaner) com a intensidade e "calor" de uma belgian strong dark / quadrupel (Rochefort, St Bernardus 12, Chimay azul, La Trappe Quadrupel, Gulden Draak). Para quem gosta de ambos os estilos, é um casamento perfeito!

Ideal para acompanhar (sobremesas com) chocolate escuro, ou para ser a própria sobremesa.

Altamente recomendada!

Última edição:
Hoje provei com bastante antecipação a nova cerveja daquele que é provavelmente o meu produtor favorito. E não me desiludiu. apr:)

Rochefort Tripel Extra

115531660962.256x256.png

A Rochefort é uma das 6 abadias belgas que produzem cerveja trapista.

A sua gama, desde 1954, compunha-se de 3 cervejas escuras, Rochefort 6, 8 e 10.
220px-Rochefort-beers.jpg

Em 2020 decidiram "ressuscitar" uma receita que tinham produzido entre 1920 e 1923. Assim, em outubro foi lançada a Rochefort Tripel Extra.

As tripel/triple são cervejas louras fortes (8% a 9,5%) com bastante gás, que formam uma espuma branca de grande volume mas curta duração. As representantes mais populares são a Tripel Karmeliet e a Westmalle Tripel (ambas excelentes).

Esta Rochefort enquadra-se no estilo mas traz algo de novo. Além dos ingredientes base, tem trigo (como a Karmeliet), casca de laranja e especiarias (semente de coentro, pensa-se). Estes ingredientes extra conferem-lhe um aspeto turvo, corpo e aroma+sabor que fazem lembrar as wit, as cervejas de trigo belgas (ex: Hoegaarden). É um misto entre uma tripel/triple e uma wit, que funciona muito bem pois gosto de ambos os estilos. [;)]

Para mim, melhor que a Westmalle Tripel (que acho um pouco agressiva), talvez um empate com ou ligeiramente inferior à Tripel Karmeliet. Excelente!

Última edição:
Discordo, para meu gosto, e nesta cerveja em específico em tap é muito melhor que em garrafa, aliás já o tinha dito lá atrás. Admito, claro, que hajam opiniões diferentes [;)]

Venho-te dar razão. Tive finalmente a oportunidade de provar a Grimbergen Double em tap e é claramente superior à versão em garrafa. :) Sabor mais suave, sem o toque a caramelo queimado que encontro na garrafa (e não faz falta nenhuma).

Por outro lado, provei também a Lagunitas IPA em tap e pareceu-me igual à garrafa. :(

Por fim, em férias no centro do país passei por um Mercadona (em Lisboa ainda não temos) e trouxe a Gran Reserva, uma tripel marca branca. Gran Banhada seria um nome mais apropriado. [:D] Feita com arroz para tornar a receita mais barata, tem um sabor bastante industrial, doce sem o lúpulo apropriado para equilibrar.

Venho-te dar razão. Tive finalmente a oportunidade de provar a Grimbergen Double em tap e é claramente superior à versão em garrafa. :) Sabor mais suave, sem o toque a caramelo queimado que encontro na garrafa (e não faz falta nenhuma).

Por outro lado, provei também a Lagunitas IPA em tap e pareceu-me igual à garrafa. :(

Por fim, em férias no centro do país passei por um Mercadona (em Lisboa ainda não temos) e trouxe a Gran Reserva, uma tripel marca branca. Gran Banhada seria um nome mais apropriado. [:D] Feita com arroz para tornar a receita mais barata, tem um sabor bastante industrial, doce sem o lúpulo apropriado para equilibrar.
Cá está ela
52db6c57cb3904507d887b19a6678449.jpg

Raramente escrevo aqui.Percebo muito pouco de cerveja artesanal.Aproveitei a campanha da Lovecraft em Aveiro (no TooGoodToGo) e para experimentar trouxe isto tudo:

Começando pela direita.

A Warsteiner é uma lager alemã de grande distribuição (não artesanal). Nada de especial. É a única que conheço.

A do meio é uma cidra de pêra, não uma cerveja. Deve ser bastante doce.

A da Velhaca é uma IPA, portanto será uma cerveja bastante amarga. Deve ir bem com comida bem condimentada.

2,99€ pelas três parece-me bastante razoável, mas o mais importante é que tu gostes. :)

Essa promoção é nacional?
Da última vez nao encontrei em nenhuma das 3 lojas a que fui.

O stock e a procura variam muito de loja para loja. Em algumas esgotam no primeiro dia, em outras continuam à venda com redução de preço (autocolante laranja) nas semanas seguintes.

Recomendo ir logo na manhã de 2a feira.

Fui ao LIDL buscar uma caixa de cervejas belgas.

Trouxe também uma Greene King IPA que não faz parte do folheto. Recomendo fortemente que não a comprem. É muito má. Nem é uma IPA, nem qualquer tipo de cerveja em condições. Só acabei a garrafa mesmo por teimosia. Foi a última vez que comprei uma cerveja internacional sem a consultar primeiro no RateBeer (onde o score 8/100 é bem merecido). [:vm)]

Fui ao LIDL buscar uma caixa de cervejas belgas.

Trouxe também uma Greene King IPA que não faz parte do folheto. Recomendo fortemente que não a comprem. É muito má. Nem é uma IPA, nem qualquer tipo de cerveja em condições. Só acabei a garrafa mesmo por teimosia. Foi a última vez que comprei uma cerveja internacional sem a consultar primeiro no RateBeer (onde o score 8/100 é bem merecido). [:vm)]
Já me deixei de comprar cervejas sem as conhecer... Dá sempre asneira.

Não sei se os meus pais conseguiram comprar alguma coisa, por acaso fui ao Lidl cá no Algarve mas a minha mulher não viu nada, apenas a Franziskaner e a Lefte.

efc5284514b6037aa490d6f33d966d6f.jpg

Começando pela direita.

A Warsteiner é uma lager alemã de grande distribuição (não artesanal). Nada de especial. É a única que conheço.

A do meio é uma cidra de pêra, não uma cerveja. Deve ser bastante doce.

A da Velhaca é uma IPA, portanto será uma cerveja bastante amarga. Deve ir bem com comida bem condimentada.

2,99€ pelas três parece-me bastante razoável, mas o mais importante é que tu gostes. :)

Obrigado pelo comentário. Já bebi a Cidra e a Velhaca.
Gostei

Voltar
Superior