O túmulo perdido de Jesus Cristo(documentario)

Mehhh, não é com este documentário que a igreja vai perder o sono...

Pois não.
Já tinha lido sobre o assunto e já sabia que não era nenhuma bomba. Creio que o J. Cameron até já veio a publico fazer alguns esclarecimentos que tornam o documentário ainda mais soft.

Este é um tema que interessa particularmente aos não-cristãos(porque por exclusão de partes, aos cristãos não interessa nada). Mas no fundo, é questão esteril e uma perda de tempo, dado que:

1º Aos não-cristãos, é indiferente se jesus existiu ou não existiu, se o papa é isto ou é aquilo, se o papa "proibe" isto ou aquilo, se os ossos são ou não são, não lhes interessa nada e fundamentalmente não lhes diz respeito.

2º Ninguém vai provar o que quer que seja, pelo que acreditar ou não, é fundamentalmente uma questão de fé, ou falta dela.

...A menos que seja uma secreta esperança de provarem ao resto do mundo cristão a sua verdade. Numa espécie de exercicio de presunção...

Só uma pergunta.

Eu n vi e agora já é tarde para ver o do YouTube.

Isto por acaso é sobre o tumulo que foi encontrado em israel e que ficou provado para uns que era fraude e outros insistem em ser verdade?

RR

Não sei, e tal como já dizia a minha avó, a fé nos salve......
Mas uma coisa é certa, ultimamente têm sido levantadas mtas duvidas sobre tudo aquilo que durante 2 milénios foi considerado como uma certeza universal........

Achei o documentário muito interessa mas pouco objectivo... é preciso saber interpretar os dados, os testes ADN que fizeram só provaram que maria madalena não pertencia a linha sanguínea de mãe de jesus por exemplo, então supõem-se que para ela estar sepultada no túmulo da família seria mulher dele... este documentário aliado a outros que já passaram tornasse bastante credível mas como eles próprios disseram em arqueologia não há 100% de certezas... Fica ao critério de cada um analisar os factos e suposições tirar suas conclusões...

Eu pessoalmente acredito que cristo teria laços com maria madalena a própria bíblia deixa transparecer evidencias disso, embora não directamente... e depois textos que apareceram...

Ah e o debate o padre só sabia falar do código da vinci, eu já conhecia estas teorias muito antes do livro sair... muito gostam os padres de fazer dos outros burros...

Estas "terorias" já existem há muito tempo... Como já disse na página anterior, basta ler os evangelhos que ficaram de fora da bíblia, está lá tudo. Estas teorias não cairam do céu.

Os autores do documentário tinham certamente os evangelhos apócrifos em mente, por isso partiram já pré-dispostos a querer acreditar em algo.

Sabe-se que a Maria Madalena do ossário não poderia estar relacionada com Jesus por parte da mãe, mas nada nos indica que não fosse por parte do pai, no entanto, com uma evidência tão ténua, decidiram logo que "teriam" que ser marido e mulher. Ora isso é precisamente o que está nestes evangelhos, se não os tivessem em mente, teriam partido para as mesmas conclusões?

Estas "terorias" já existem há muito tempo... Como já disse na página anterior, basta ler os evangelhos que ficaram de fora da bíblia, está lá tudo. Estas teorias não cairam do céu.

Os autores do documentário tinham certamente os evangelhos apócrifos em mente, por isso partiram já pré-dispostos a querer acreditar em algo.

Sabe-se que a Maria Madalena do ossário não poderia estar relacionada com Jesus por parte da mãe, mas nada nos indica que não fosse por parte do pai, no entanto, com uma evidência tão ténua, decidiram logo que "teriam" que ser marido e mulher. Ora isso é precisamente o que está nestes evangelhos, se não os tivessem em mente, teriam partido para as mesmas conclusões?

Eu por acaso gostei muito do documentário, e apesar de algumas dúvidas (bem menores que o diploma de Sócrates [:)]), acredito que aquele seja o túmulo de Cristo. As probabilidades são incríveis. Alias, aquele professor de Matemática e Estatística, nas contas que fez deixou de fora a Maria Madalena e mesmo assim deu uma probabilidade 1 para 30000 de se encontrar outro túmulo com aquele nomes todos.

Eu só vejo outra possibilidade: Um "fanático qualquer que fez aquele túmulo e escreveu aqueles nomes nos ossários da sua própria família!

Voltar
Superior